Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação em adultos surdocegos com síndrome de Usher: estudo observacional retrospectivo

Communication in deafblind adults with Usher syndrome: retrospective observational study

Resumos

OBJETIVO: Conhecer as características e desafios enfrentados por surdocegos para comunicar-se e locomover-se; avaliar as repercussões da surdocegueira na vida dos sujeitos, especialmente em relação à comunicação e locomoção. MÉTODOS: Relato de série de casos realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com questões relativas à funcionalidade da comunicação, com indivíduos com diagnóstico clínico de síndrome de Usher que frequentaram um ambulatório especializado em um serviço universitário, durante o ano de 2007. A amostra foi composta por 11 sujeitos surdocegos portadores da síndrome de Usher, com idades entre 20 e 57 anos (média de 43 anos e DP=12,27), dos quais 7 (63,6%) eram do gênero feminino. As respostas foram analisadas qualiquantitativamente pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTADOS: Todos os entrevistados referiram que os sintomas visuais e auditivos tiveram início na infância. Dos 11 entrevistados, 6 sentiram que a doença afetou negativamente suas atividades cotidianas, 6 sentiram dificuldade no trabalho, 2 no lazer. Quatro relataram que houve mudança no relacionamento familiar e 5 relataram que não houve mudança na interação com a família e com os amigos. Na análise do discurso, quase 30% dos entrevistados relataram utilizar-se de formas alternativas de comunicação; 40% afirmaram deslocar-se sozinho se o trajeto for previamente conhecido. CONCLUSÃO: Os indivíduos com síndrome de Usher enfrentam situações desafiadoras nas atividades cotidianas, nos relacionamentos pessoais, no trabalho e no lazer. Formas alternativas de comunicação são muito utilizadas quando a comunicação oral não é possível. A maioria dos entrevistados referiu independência de locomoção, ou procurava alcançá-la.

Transtornos da surdocegueira; Comunicação; Transtornos da linguagem; Barreiras de comunicação


PURPOSE: To characterize the communication and the main mechanisms that facilitate interpersonal relationships of deafblind, especially in relation to communication and locomotion and the impact of these aspects on deafblindness. METHODS: Report of a series of cases conducted from semi-structured interviews with questions relating to the functionality of communication, with Usher syndrome patients attended in a specialized clinic in a university service, in the year 2007. The sample consisted of 11 deafblind subjects, with Usher syndrome, aged between 20 and 57 years (mean age 43 years and SD=12.27), of which 7 (63.6%) were female. The responses were analyzed by qualitative-quantitative technique of the Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). RESULTS: All participants reported that visual and auditory symptoms began in childhood. Of the 11 interviewed, 6 reported that the disease has negatively affected their daily activities, 6 experienced difficulty at work, and 2 at leisure. Four reported that there was a change in family relationships, and 5 reported no change in the interaction with family and friends. In discourse analysis, almost 30% of respondents reported to use alternative forms of communication, 40% said move alone if the way is known before. Only 1 of 11 participants said they did not ask for help when needed. CONCLUSION: Individuals diagnosed with Usher syndrome face challenging situations in daily activities, personal relationships, at work and at play. Alternative forms of communication are often used when verbal communication is not possible. The majority of respondents have independence of locomotion, or seeking ways to achieve it.

Deaf-blind disorders; Communication; Language disorders; Communication barriers


  • 1
    Hoevenaars-van den Boom MAA, Antonissen ACFM, Knoors H, Vervloed MPJ. Differentiating characteristics of deafblindness and autism in people with congenital deafblindness and profound intellectual disability. J Intellect Disabil Res. 2009;53(6):548-58.
  • 2
    Heine C, Browning CJ. Communication and psychosocial consequences of sensory loss in older adults: overview and rehabilitation directions. Disabil Rehabil. 2002;24(15):763-73.
  • 3
    Grasland A, Pouchot J, Hachulla E, Blétry O, Papo TE, Vinceneux P. Typical and atypical cogan's syndrome: 32 cases and review of the literature. Rheumatology. 2004;43(8):1007-15.
  • 4
    Pennings RJ, Fields RR, Huygen PL, Deutman AF, Kimberling WJ, Cremers CW. Usher syndrome type III can mimic other types of Usher syndrome. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2003;112(6):525-30.
  • 5
    Pennings RJ, Huygen PL, Weston MD, van Aarem A, Wagenaar M, Kimberling WJ, et al. Pure tone hearing thresholds and speech recognition scores in Dutch patients carrying mutations in the USH2A gene. Otol Neurotol. 2003;24(1):58-63.
  • 6
    Reisser CFV, Kimberling WJ, Otterstedde CR. Hearing loss in Usher syndrome type II is nonprogressive. Ann Otol Rhinol Laryngol. 2002;111(12 Pt 1):1108-11.
  • 7
    Szlyk JP, Seiple W, Fishman GA, Alexander KR, Grover S, Mahler CL. Perceived and actual performance of daily tasks: relationship to visual function tests in individuals with retinitis pigmentosa. Ophthalmology. 2001;108(1):65-75.
  • 8
    Chiari BM, Bragatto EL, Carvalho CAF, Nishihata R. Perspectivas da Atuação Fonoaudiológica diante do Diagnóstico e Prognóstico da Surdocegueira. Distúrbios da Comunicação. 2006;18(3):371-82.
  • 9
    Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs; 2003.
  • 10
    Rocha EM, Alves M. Metodologia qualitativa. In: Bicas HEA, Rodrigues MLV, editores. Metodologia científica. Rio de Janeiro: Cultura Médica; 2008. p. 337-40.
  • 11
    Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento. Pesquisa Qualitativa em Saúde. 8ª ed. São Paulo: Hucitec;2004.
  • 12
    Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. São Paulo: Vozes; 2003.
  • 13
    Silva LR, Paula JS, Rocha EM, Rodrigues MLV. Fatores relacionados à fidelidade ao tratamento do glaucoma: opiniões de pacientes de um hospital universitário. Arq Bras Oftalmol. 2010;73(2):116-9.
  • 14
    Carvalho RS, Temporini AR, Kara-José N. Assessment of visual health campaign activities at school teachers perception. Arq Bras Oftalmol. 2007;70(2):239-45.
  • 15
    Kara-José N, Alves MR, Temporini ER. Características e percepções de pais de escolares portadores de problemas oculares atendidos em projeto comunitário. Rev Bras Oftalmol. 2000;59(2):99-104.
  • 16
    Lemos MES, Barros CGC, Amorim RHC. Representações familiares sobre as alterações no desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Distúrbios da Comunicação. 2006;18(3):323-33.
  • 17
    Trenche MCB, Balieiro CR. A escrita e prática fonoaudiológica com crianças surdas/deficientes auditivas. Distúrbios da Comunicação. 2004;16(2):175-80.
  • 18
    Maia SR, Araoz SMM, Ikonomidis VM. Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: sugestões de recursos acessíveis e estratégias de ensino. São Paulo: Grupo Brasil; 2010.
  • 19
    Schein JD, Miller MH. Genetics and deafness: implications for education and life care of deaf students. Am Ann Deaf. 2008;153(4):408-10.
  • 20
    Geruschat DR, Turano KA, Stahl JW. Traditional measures of mobility performance and retinitis pigmentosa. Optom Vis Sci. 1998;75(7):525-37.
  • 21
    Brabyn JA, Schneck ME, Haegerstrom-Portnoy G, Lott LA. Dual Sensory Loss: Overview of Problems, Visual Assessment, and Rehabilitation. Trends Amplif. 2007;11(4):219-26.
  • 22
    Lefèvre F, Lefèvre AMC. Depoimentos e discursos. Brasília: Liberlivro; 2005.
  • 23
    GEM: Global Entrepreneurship Monitor [Internet]. [cited May 2011]. Available from: http://www.gemconsortium.org
    » link
  • 24
    Silman S, Iorio MCM, Mizhahi MM, Parra VM. Próteses auditivas: um estudo sobre seu benefício na qualidade de vida de indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial. Distúrbios da Comunicação. 2004;16(2):153-65.
  • 25
    Carabellese C, Appollonio I, Rozzini R, Bianchetti A, Frisoni GB, Frattola L, et al. Sensory impairment and quality of life in a community elderly population. J Am Geriatr Soc. 1993;41(4):401-7.
  • 26
    Luey HS. Sensory loss: a neglected issue in social work. Journal of Gerontological Social Work. 1994;21(3-4):213-23.
  • 27
    Oppegard K, Hansson RO, Morgan T, Indart M, Crutcher M, Hampton P. Sensory loss, family support, and adjustment among the elderly. J Soc Psychol. 1984;123(2D Half):291-2.
  • 28
    Ravish T. Prevent social isolation before it starts. J Gerontol Nurs. 1985;11(10):10-3.
  • 29
    Saunders GH, Echt KV. An Overview of Dual Sensory Impairment in Older Adults: Perspectives for Rehabilitation. Trends Amplif. 2007;11(4):243-58.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Set 2013
  • Data do Fascículo
    2013

Histórico

  • Recebido
    11 Fev 2012
  • Aceito
    14 Fev 2013
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br