Ditado de sintagmas nominais para avaliação da escrita: análise psicométrica

Mirian Aratangy Arnaut Christian Hudelot Maria Mercedes Saraiva Hackerott Clara Regina Brandão de Avila Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Construir uma lista de sintagmas nominais capaz de caracterizar desempenhos segundo o ano escolar.

Método

Uma lista de 25 sintagmas nominais foi elaborada para ditado, aplicada a 275 estudantes típicos, do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental I. A unidimensionalidade subjacente aos itens propostos foi analisada por meio da Teoria de Resposta ao Item.

Resultados

A lista diferenciou o desempenho dos dois anos iniciais do apresentado pelos finais. Em geral, seus itens mostraram grau moderado de dificuldade e médio poder de discriminação.

Conclusão

As análises mostraram ajuste ao modelo proposto e diferenciaram desempenhos quando os anos escolares foram agrupados. A lista avaliou com mais precisão crianças de 4º e 5º anos.

Descritores
Escrita; Estudantes; Aprendizagem; Avaliação; Fonoaudiologia

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