Acessibilidade / Reportar erro

Uso do Sistema FM em implante coclear

RESUMO

Objetivo

Verificar o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM) e o benefício deste dispositivo em usuários de implante coclear.

Método

Análise de prontuários dos 113 usuários de Implante Coclear (IC), adaptados com kits de Sistema FM, entre setembro de 2013 e 2015, após publicação da Portaria 1.274 de 25/6/2013, referentes aos resultados dos testes de percepção de fala (TPF) e dos questionários Listening Inventory For Education – Revised (LIFE-R) e Classroom Participation Questionnaire (CPQ).

Resultados

O uso do Sistema FM em sala de aula foi efetivo por 47,15% dos pacientes, enquanto 21,42% não o utilizaram. Não houve correlação entre o uso do Sistema FM e a faixa etária dos pacientes. Os resultados nos TPF no ruído foram estatisticamente melhores com o uso do FM. Em relação aos questionários, a pontuação obtida na situação “após uso do Sistema FM”, no questionário LIFE-R, foi estatisticamente melhor para o item “situações de escuta em sala de aula” e, no questionário CPQ, para os itens “compreensão dos professores e aspectos positivos”, quando comparada a da situação “sem uso do Sistema FM”.

Conclusão

Os pacientes beneficiados com a concessão do Sistema FM fizeram uso do dispositivo em sala de aula e mostraram melhora tanto na percepção da fala no ruído quanto na impressão subjetiva da compreensão da fala do professor em sala de aula, após o uso do Sistema FM.

Descritores
Implante Coclear; Ruído; Questionários; Sistema FM

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br