Open-access Intervenção precoce fonoaudiológica em crianças com Transtorno do Espectro Autista

RESUMO

Objetivo  Analisar os resultados da intervenção fonoaudiológica baseada nos princípios do modelo DIR/Floortime na primeiríssima infância em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Método  Estudo longitudinal, quantitativo e prospectivo, com intervenção direta e indireta, cuja população alvo foram crianças com até três anos e onze meses de idade, com atipicidade no desenvolvimento de linguagem relacionado ao Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa contou com vinte e quatro sessões de intervenção fonoaudiológica baseando-se nos princípios do DIR/Floortime, somado a duas sessões de avaliação inicial e duas sessões para avaliação final.

Resultados  Vinte crianças concluíram a pesquisa, com idade média de 36 meses na avaliação final. 90% das crianças já tinham diagnóstico de Autismo Infantil (F84.0). Houve aumento médio de 0,8 atos comunicativos e de 6,66% de ocupação do espaço comunicativo com significância estatística, assim como diminuição do uso gestual. Foi observado também uma correlação positiva com significância moderada entre a “Comunicação intencional de duas vias” e o número de atos expressos por minuto (quanto maior a capacidade de comunicação intencional de duas vias, maior o número de atos por minuto).

Conclusão  Ao analisar os resultados pré e pós intervenção, percebeu-se uma evolução consistente e com significância estatística. Na comunicação social, as habilidades são interligadas e precisam ser trabalhadas de modo correlacional, observando as necessidades individuais de cada criança.

Descritores:
Fonoaudiologia; Transtorno do Espectro Autista; Comunicação Social; Linguagem

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