Acessibilidade / Reportar erro

Interferência do ruído no foco atencional e no desempenho em testes de leitura e escrita

RESUMO

Objetivo

Investigar os efeitos de dois níveis de ruído sobre tarefas de atenção e de escrita e leitura em estudantes de três níveis de escolaridade.

Método

162 sujeitos entre o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram alocadas em três grupos conforme a escolaridade: controle (GC), experimental A (GEA) e experimental B (GEB). Todos os grupos foram submetidos aos testes de Atenção Concentrada de Cambraia; Avaliação de Leitura e Palavras Isoladas; Subteste Escrita sob Ditado do International Dyslexia Test. Os grupos GEA e GEB realizaram os testes em ambiente com ruídos de 20 dB e 40dB respectivamente. Os resultados foram analisados com teste de Kruskal-Wallis e correlação de Spearman com significância em 5%.

Resultados

Foi observado que quanto maior o escore no teste de atenção, menor o tempo gasto na leitura e menor o número de erros no ditado. Não houve diferenças nos três anos de escolaridade para o grupo GEA quanto à influência do ruído sobre a atenção e o desempenho de leitura e escrita. O grupo GEB apresentou decréscimo nos testes de atenção com aumento de erros no ditado. Comparando a escolaridade no teste de leitura, o 4º ano diminuiu o tempo de leitura enquanto os sujeitos dos 3º e 5º ano gastaram mais tempo de leitura.

Conclusão

A interferência auditiva é capaz de influenciar a capacidade de foco de atenção assim como o desempenho de leitura e de escrita em níveis de ruído mais intenso. Não foram observadas influências da escolaridade sobre os efeitos distratores.

Descritores
Atenção; Leitura; Escrita Manual; Aprendizagem; Ruído

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br