Componente de funções do corpo
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Funções da consciência (b110) – funções mentais gerais do estado de alerta e de consciência, incluindo a clareza e continuidade do estado de vigília. |
Funções da orientação (b114) – funções mentais gerais relacionadas ao conhecimento e determinação da relação da pessoa consigo própria, com outras pessoas, com objetos e com o espaço. |
Funções intelectuais (b117) – funções mentais gerais, necessárias para compreender e integrar de forma construtiva as diferentes funções mentais, incluindo todas as funções cognitivas e seu desenvolvimento ao longo da vida. |
Funções psicossociais globais (b122) – funções mentais gerais, como elas se desenvolvem ao longo da vida, necessárias para compreender e integrar construtivamente as funções mentais que levam à formação das habilidades interpessoais necessárias para o estabelecimento de interações sociais recíprocas, tanto em termos de significado como de objetivo. |
Funções do temperamento e da personalidade (b126) – funções mentais gerais relacionadas com um temperamento que faz o indivíduo reagir de uma determinada maneira a situações, incluindo o conjunto de características mentais que diferenciam esse indivíduo das outras pessoas. |
Funções da energia e de impulsos (b130) – funções mentais gerais dos mecanismos fisiológicos e psicológicos que estimulam o indivíduo a agir de modo persistente para satisfazer suas necessidades específicas e seus objetivos. |
Funções do sono (b134) – funções mentais gerais de desconexão física e mental do ambiente imediato, de caráter periódico, reversível e seletivo, acompanhada por mudanças fisiológicas características. |
Funções da atenção (b140) – funções mentais específicas de concentração em um estímulo externo ou experiência interna pelo período de tempo necessário. |
Funções da memória (b144) – funções mentais específicas de registro e armazenamento de informações e sua recuperação quando necessário. |
Funções psicomotoras (b147) – funções mentais específicas de controle dos eventos motores e psicológicos em nível corporal. |
Funções emocionais (b152) – funções mentais específicas relacionadas ao sentimento e aos componentes afetivos dos processos mentais. |
Funções da percepção (b156) – funções mentais específicas relacionadas com o reconhecimento e interpretação dos estímulos sensoriais. |
Funções do pensamento (b160) – funções mentais específicas relacionadas ao componente ideativo da mente. |
Funções cognitivas superiores (b164) – funções mentais específicas especialmente dependentes dos lobos frontais do cérebro, incluindo comportamentos complexos direcionados para metas, como tomada de decisão, pensamento abstrato, planejamento e execução de planos, flexibilidade mental e decisão sobre quais são os comportamentos adequados em circunstâncias específicas, chamadas com frequência de funções executivas. |
Funções mentais da linguagem (b167) – funções mentais específicas de reconhecimento e utilização de sinais, símbolos e outros componentes de uma linguagem. |
Funções mentais de sequenciamento de movimentos complexos (b176) – funções mentais específicas de sequenciamento e coordenação de movimentos complexos e com finalidade específica. |
Funções de experiência pessoal e de tempo (b180) – funções mentais específicas relacionadas à consciência da própria identidade, do próprio corpo, de sua postura em seu ambiente e no tempo. |
Funções da visão (b210) – funções sensoriais relacionadas com a percepção de luz e forma, tamanho, formato e cor de um estímulo visual. |
Funções auditivas (b230) – funções sensoriais que permitem perceber sons e discriminar sua localização, intensidade, ruído e qualidade. |
Funções vestibulares (b235) – funções sensoriais da orelha interna relacionadas à posição, ao equilíbrio e ao movimento. |
Função proprioceptiva (b260) – funções sensoriais que permitem sentir a posição relativa das partes do corpo. |
Funções da voz (b310) – funções da produção de vários sons pela passagem de ar através da laringe. |
Funções da articulação (b320) – funções da produção de sons da fala. |
Funções da fluência e do ritmo da fala (b330) – funções da produção do fluxo e ritmo da fala. |
Funções alternativas de vocalização (b340) – funções da produção de outras formas de vocalização. |
Funções respiratórias (b440) – funções relacionadas à inalação de ar para os pulmões, à troca de gases entre o ar e o sangue e à expulsão do ar. |
Funções dos músculos respiratórios (b445) – funções dos músculos envolvidos na respiração. |
Funções de ingestão (b510) – funções relacionadas à ingestão e manipulação de sólidos ou líquidos no corpo através da boca. |
Funções relacionadas à força muscular (b730) – funções relacionadas à força gerada pela contração de um músculo ou grupo de músculos. |
Funções relacionadas ao controle dos movimentos voluntários (b760) – funções relacionadas ao controle dos movimentos voluntários. |
Componente de atividades e participação
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Observar (d110) – utilizar intencionalmente o sentido da visão para experimentar estímulos visuais, como acompanhar ou seguir visualmente um objeto, assistir a um evento esportivo ou observar pessoas ou crianças brincando. |
Ouvir (d115) – utilizar intencionalmente o sentido da audição para experimentar estímulos auditivos, como ouvir rádio, vozes humanas, música, uma aula ou o relato de uma história. |
Outras percepções sensoriais intencionais (d120) – utilizar intencionalmente os outros sentidos básicos do corpo para experimentar estímulos, como tocar ou sentir texturas, saborear doces ou sentir o cheiro das flores. |
Imitar (d131) – imitar ou espelhar como componente básico do aprendizado, como copiar uma expressão facial, um gesto, um som ou as letras de um alfabeto. |
Aquisição de linguagem (d132) – desenvolver a capacidade de representar pessoas, objetos, acontecimentos, sentimentos por meio de palavras, símbolos, frases e sentenças. |
Ensaiar (d135) – repetir uma sequência de eventos ou símbolos como componente básico do aprendizado, como contar de dez em dez ou praticar a recitação de uma rima com gestos ou acordes em um instrumento musical. |
Aquisição de conceitos (d137) – desenvolver a capacidade de entender e usar conceitos básicos e complexos relacionados às características de coisas, pessoas ou acontecimentos. |
Aquisição de informação (d138) – obter fatos sobre pessoas, coisas e acontecimentos, como perguntar por quê, o quê, onde e como, perguntar por nomes. |
Aprender a ler (d140) – desenvolver a capacidade de ler material impresso (incluindo braile e outros símbolos) com fluência e precisão, como reconhecer caracteres e letras do alfabeto, vocalizar palavras escritas com a pronúncia correta e compreender palavras escritas de frases. |
Aprender a escrever (d145) – desenvolver a capacidade de produzir símbolos que representam sons, palavras ou frases que tenham um significado (incluindo a escrita braile e outros símbolos), como escrever de maneira eficiente e utilizar a gramática correta. |
Aquisição de habilidades (d155) – desenvolver capacidades básicas e complexas em usar conjunto integrado de ações ou tarefas de maneira a iniciar e concluir a aquisição de uma habilidade, como manipular ferramentas ou brinquedos, ou disputar jogos. |
Concentrar a atenção (d160) – centrar-se intencionalmente em um estímulo específico, desligando-se de ruídos que distraem a atenção. |
Pensar (d163) – formular e manipular ideias, conceitos e imagens, dirigidos ou não a um objetivo, sozinho ou com outros, como criar ficção, comprovar um teorema, brincar com ideias, debater ideias, meditar, ponderar, especular ou refletir. |
Tomar decisões (d177) – fazer uma escolha entre opções, implementar a escolha e avaliar os efeitos da escolha, como selecionar e adquirir um item específico ou decidir pôr em prática e realizar uma tarefa entre várias tarefas que precisam ser feitas. |
Realizar uma única tarefa (d210) – realizar ações simples ou complexas e coordenadas relacionadas aos componentes mentais e físicos de uma única tarefa, como iniciar uma tarefa, organizar o tempo, o espaço e os materiais para uma tarefa, regular o desempenho da tarefa e executar, concluir e manter a tarefa. |
Realizar a rotina diária (d230) – realizar e coordenar ações simples ou complexas para planejar, gerenciar e concluir as exigências dos procedimentos ou dos deveres do dia a dia, como administrar o tempo e fazer planos para diversas atividades ao longo do dia. |
Comunicação – recepção de mensagens orais (d310) – compreender os significados literal e implícito das mensagens em linguagem oral, como distinguir se uma frase tem um significado literal ou é uma expressão idiomática. |
Comunicação – recepção de mensagens não-verbais (d315) – compreender os significados literal e implícito das mensagens transmitidas por gestos, símbolos e desenhos, como perceber que uma criança está cansada quando ela esfrega os olhos ou que um alarme significa que há incêndio. |
Comunicação – recepção de mensagens na linguagem de sinais convencionais (d320) – receber e compreender mensagens na linguagem de sinais convencionais com significado literal e implícito. |
Fala (d330) – produzir palavras, frases e passagens mais longas em mensagens faladas com significado literal e implícito, como expressar um fato ou contar uma história em linguagem oral. |
Cantar (d332) – usar tons em uma sequência que resulte em melodia para transmitir mensagens. |
Produção de mensagens não verbais (d335) – usar gestos, símbolos e desenhos para transmitir mensagens, como sacudir a cabeça para indicar desacordo ou desenhar uma figura ou um diagrama para transmitir um fator ou uma ideia complexa. |
Conversação (d350) – iniciar, manter e finalizar uma troca de pensamentos e ideias, realizada por meio da linguagem escrita, oral, de sinais ou de outras formas de linguagem, com uma ou mais pessoas conhecidas ou estranhas, em um ambiente formal ou informal. |
Comer (d550) – executar as tarefas e ações coordenadas de comer o alimento servido, levá-lo à boca e consumi-lo de maneira naturalmente aceitável; cortar ou partir o alimento em pedaços; abrir embalagens e pacotes; utilizar utensílios para comer; atividades relacionadas com refeições, banquetes e jantares. |
Beber (d560) – pegar a bebida, levá-la à boca e consumir a bebida de maneira culturalmente aceitável, misturar, meses e verter líquidos para beber, abrir garrafas e latas, beber através de um canudo ou beber água corrente da torneira ou de uma fonte; amamentar. |
Interações interpessoais básicas (d710) – interagir com as pessoas de maneira contextual e socialmente adequada, como mostrar consideração e estima quando apropriado ou reagir aos sentimentos dos outros. |
Interações interpessoais complexas (d720) – manter e controlar as interações com outras pessoas, de maneira contextual e socialmente apropriada, como controlar emoções e impulsos, controlar a agressão verbal e física, agir de maneira independente nas interações sociais e agir de acordo com as regras e convenções sociais quando, por exemplo, estiver brincando, estudando ou trabalhando com outras pessoas. |
Relações formais (d740) – criar e manter relações específicas em ambientes formais, como com professores, funcionários, profissionais ou prestadores de serviço. |
Relações sociais informais (d750) – iniciar relações com os outros, como relações causais com pessoas que vivem na mesma comunidade ou residência, ou com colaboradores, estudantes, companheiros de lazer ou pessoas com formação ou profissão similares. |
Relações familiares (d760) – criar e manter relações de parentesco, como com membros do núcleo familiar, parentes, família adotiva e de criação, e parentes não consanguíneos, relações mais distantes como primos de segundo grau ou tutores legais. |
Educação informal (d810) – aprender em casa ou em outro ambiente não institucional, como aprender trabalhos manuais e outras habilidades como pais ou membros familiares, ou escolarização em casa. |
Educação infantil (d815) – aprender em um nível inicial de instrução organizada, projetada principalmente para introduzir a criança no ambiente escolar e prepará-la para a educação obrigatória, como adquirir habilidades em uma creche ou em um ambiente similar em preparação para a escola. |
Educação escolar (d820) – obter acesso à escola, participar de todas as responsabilidades e os privilégios relacionados à escola, e aprender o material do curso, a matéria e outras exigências curriculares em um programa educacional fundamental e médio, incluindo ir à escola regularmente, trabalhar em cooperação com outros alunos, seguir as orientações dos professores, organizar, estudar e concluir tarefas e projetos designados, e progredir para os outros estágios de educação. |
Recreação e lazer (d920) – participar de qualquer forma de jogo, atividade recreativa ou de lazer, como jogo ou esportes informais ou organizados, programa de exercício físico, relaxamento, diversão, ir a galerias de arte, museus, cinema ou teatro, participar de trabalhos artesanais ou hobbies, ler por prazer, tocar instrumentos musicais, fazer excursões, turismo ou viajar por prazer. |
Direitos Humanos (d940) – desfrutar de todos os direitos nacional e internacionalmente reconhecidos que são atribuídos às pessoas pelo simples fato de sua condição humana, como os direitos humanos reconhecidos pela Nações Unidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), nas Normas sobre Igualdade de Oportunidades para Pessoas com Deficiência (1993) e na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006); o direito à autodeterminação ou autonomia; e o direito de controlar o próprio destino. |
Componente de fatores ambientais
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Som (e250) – um fenômeno que é ou pode ser ouvido, como batida, toque, pancada, canto, assobio, grito ou zumbido, em qualquer volume, timbre ou tom, e que pode fornecer informações úteis sobre o mundo. |
Família nuclear (e310) – indivíduos relacionados por nascimento, casamento ou outros relacionamentos reconhecidos pela cultura, como família nuclear, cônjuges, parceiros, pais, irmãos, filhos, pais de criação, pais adotivos e avós. |
Família ampliada (e315) – indivíduos aparentados por meio de família ou casamento ou outros relacionamentos reconhecidos pela cultura, como parentes, tias, tios, sobrinhos e sobrinhas. |
Amigos (e320) – indivíduos que são próximos e contínuos em relacionamentos caracterizados por confiança e apoio mútuos. |
Profissionais da saúde (e355) – todos os fornecedores de serviços que trabalham no contexto do sistema de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, audiologistas, protéticos, assistentes sociais da área médica. |
Outros profissionais (e360) – todos os fornecedores de serviço que trabalham fora do sistema de saúde, mas que fornecem serviços relacionados à saúde, como assistentes sociais, professores, arquitetos ou projetistas. |
Serviços, sistemas e políticas de saúde (e580) – serviços, sistemas e políticas de prevenção e tratamento de problemas de saúde, fornecimento de reabilitação médica e promoção de um estilo de vida saudável. |
Componente de estruturas do corpo (algo a declarar):
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Componente de fatores pessoais (descrição):
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