Métodos de avaliação do olfato em pacientes vítimas de hemorragia subaracnóidea: revisão sistemática

Sandro Júnior Henrique Lima Hildo Rocha Cirne de Azevedo Filho Hilton Justino da Silva Sobre os autores

RESUMO

Objetivos:

Revisar de forma sistemática os métodos para avaliação do olfato em vítimas de hemorragia subaracnóidea aneurismática, e identificar as alterações encontradas com a utilização desses métodos.

Estratégia de pesquisa:

A pesquisa bibliográfica foi realizada na plataforma de busca PubMed e nas bases de dados Web of Science, Scopus, PsycINFO, CINAHL e ScienceDirect, tendo a busca de dados ocorrida em agosto e setembro de 2014.

Critérios de seleção:

Artigos originais publicados em qualquer língua que abordassem as alterações de olfato na hemorragia subaracnóidea aneurismática, com objetivo de avaliar essa função através de métodos específicos. Foram excluídos estudos de revisão; estudos de caso; capítulos de livro; editoriais e estudos que abordassem a hemorragia subaracnóidea não aneurismática.

Análise dos dados:

Foram consideradas como variáveis na análise dos dados: autor/ano, país, amostra/idade, tratamento, método utilizado, momento da avaliação do olfato e resultados.

Resultados:

A busca de artigos resultou em 1.763 artigos, desses, 9 artigos originais foram selecionados para esta revisão. Foi observado que todos os artigos foram desenvolvidos em países europeus e asiáticos e na avaliação do olfato utilizou-se desde testes padronizados e não padronizados a questionários, cujos objetivos variaram entre avaliar o olfato antes e/ou após o tratamento cirúrgico nessa população.

Conclusão:

Foi observada heterogeneidade nos métodos utilizados para avaliação do olfato na hemorragia subaracnóidea aneurismática, como também no momento selecionado para aplicação das avaliações. Além disso, os estudos evidenciaram a existência de déficit olfatório nos pacientes, e a relação entre o tratamento cirúrgico e a disfunção olfatória.

Descritores:
Olfato; Hemorragia Subaracnóidea; Aneurisma Intracraniano; Círculo Arterial do Cérebro.

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br