1.Leio sobre como falar bem em público
1
2
3
4
5
2.Invento uma desculpa para não falar em público
1
2
3
4
5
3. Me esforço para pronunciar as palavras com clareza
1
2
3
4
5
4. Adio a situação de falar em público
1
2
3
4
5
5. Busco apoio de um profissional para aprender a falar bem em público
1
2
3
4
5
6. Me culpo por não querer falar em público
1
2
3
4
5
7.Visualizo-me falando bem
1
2
3
4
5
8. Peço que alguém fale em meu lugar
1
2
3
4
5
9. Reajo com impaciência quando os outros pedem para repetir o que falei
1
2
3
4
5
10. Negocio um prazo maior para me preparar
1
2
3
4
5
11.Observo como bons falantes falam
1
2
3
4
5
12. Me imagino travado na hora de falar em público
1
2
3
4
5
13. Evito conversar com meus colegas sobre minha dificuldade
1
2
3
4
5
14. Evito lugares onde tenha que falar
1
2
3
4
5
15. Procuro sugestões de como os colegas lidam com a situação
1
2
3
4
5
16. Repito para mim mesmo que é difícil enfrentar essa situação
1
2
3
4
5
17. Escondo dos colegas o que sinto quando sou obrigado a falar
1
2
3
4
5
18. Tento manter uma postura corporal confiante
1
2
3
4
5
19. Reflito sobre o que vou falar, mas não encontro uma saída
1
2
3
4
5
20. Treino a minha fala com pessoas conhecidas
1
2
3
4
5
21. Insisto na ideia de que não terei sucesso
1
2
3
4
5
22. Procuro manter-me tranquilo enquanto falo
1
2
3
4
5
23. Tento falar melhor, mas não consigo
1
2
3
4
5
24. Reclamo com colegas por ter que ser eu a falar
1
2
3
4
5
25. Faço caminhadas para me distrair antes de uma apresentação em público
1
2
3
4
5
26. Digo a mim mesmo que a minha apresentação vai dar errado
1
2
3
4
5
27. Acelero a fala para terminar logo
1
2
3
4
5
28. Escuto música para relaxar antes de falar em público
1
2
3
4
5
29. Demonstro irritação quando alguém discorda do que eu estou falando
1
2
3
4
5
30. Assisto vídeos sobre como falar bem
1
2
3
4
5
Famílias de coping e itens ECOFAP
Famílias de coping
Itens
FATOR DESAFIO
Busca de informações: tentativa ativa para aprender mais sobre a situação. Ler, estudar, perguntar aos demais.
1, 11, 30
Resolução de problemas: tentativa ativa de modificar a situação ou suas consequências. Planejar estratégias, ações instrumentais.
3
Autoconfiança: tentativa ativa de diminuir a angústia emocional. Regulação comportamental e autofala positiva.
7, 18, 22
Acomodação: tentativa ativa de redirecionar a atenção para longe da situação estressora, ocupando-se com atividades prazerosas ou modificando a visão sobre a situação. Restruturação cognitiva, aceitação, minimização.
25, 28
Busca de apoio: tentativa ativa de usar recursos sociais disponíveis para lidar com a situação estressora por meio de busca de contato, ajuda, referenciamento social.
5, 15, 20
Negociação: tentativa ativa de encontrar novas opções, elaborar uma solução de compromisso entre as prioridades individuais e as restrições da situação, estabelecer novos objetivos. Troca.
10
FATOR AMEAÇA
Desamparo: o indivíduo se considera impotente frente à situação. Passividade, dúvida, desânimo
12, 23, 19
Delegação: o indivíduo tem pena de si ao avaliar que não tem recursos suficientes para lidar com o evento estressor. Reclamação, autoculpa, lamentação.
6, 8, 24
Fuga: tentativa ativa para libertar-se da situação e das dificuldades relacionadas a ela. Pessimismo, afastamento mental.
2, 4, 27
Isolamento: tentativa ativa de evitar as pessoas ou impede que elas saibam sobre como se sente frente a situação. Afastamento social, evitação dos demais, solidão.
13,14, 17
Submissão: tentativa ativa de manter o foco passivo e repetitivo nos aspectos negativos e prejudiciais da situação. Rigidez, ruminação, pensamentos intrusivos.
16, 21, 26
Oposição: tentativa ativa de usar comportamentos de raiva, explosão, para remover obstáculos impostos pela situação estressora. Agressão, explosão, culpar os outros.
9, 29
Correção da ECOFAP: Calcula-se o somatório simples de cada fator:
Desafio: itens 1, 3, 5, 7, 10, 11, 15, 18, 20, 22, 25, 28 e 30 (13 itens, pontuação máxima 65)
Ameaça: itens 2, 4, 6, 8, 9, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 23, 24, 26, 27 e 29 (17 itens, pontuação máxima 85)
Table 1
Analysis of the main ECOFAP components
Table 2
ECOFAP exploratory factor analysis – stage 1: 48-item ECOFAP; stage 2: 36-item ECOFAP
Table 3
Structural Equation Modeling adjustment indicators for ECOFAP validation
Table 4
Factorial structure of ECOFAP
1. I read about how to speak well in public
1
2
3
4
5
2. I make excuses not to speak in public
1
2
3
4
5
3. I struggle to pronounce the words clearly
1
2
3
4
5
4. I postpone the situation of speaking in public
1
2
3
4
5
5. I seek professional support to learn how to speak well in public.
1
2
3
4
5
6. I blame myself for not wanting to speak in public
1
2
3
4
5
7. I visualize myself speaking well
1
2
3
4
5
8. I ask someone else to speak in my place.
1
2
3
4
5
9. I get impatient when others ask me to repeat what I said.
1
2
3
4
5
10. I negotiate more time to prepare myself
1
2
3
4
5
11. I observe how good speakers speak
1
2
3
4
5
12. I see myself paralyzed when speaking in public
1
2
3
4
5
13. I avoid talking to my colleagues about my difficulty
1
2
3
4
5
14. I avoid places where I have to talk
1
2
3
4
5
15. I seek suggestions from colleagues on how they handle the situation
1
2
3
4
5
16. I keep telling myself that it's hard to cope with this situation
1
2
3
4
5
17. I hide my feelings from my colleagues when I have to speak
1
2
3
4
5
18. I try to maintain a confident body posture
1
2
3
4
5
19. I reflect on what I'm going to say, but I can't find a way out
1
2
3
4
5
20. I practice my speech with people I know
1
2
3
4
5
21. I insist on the idea that I will not succeed
1
2
3
4
5
22. I try to remain calm while I speak
1
2
3
4
5
23. I try to speak better, but I can't
1
2
3
4
5
24. I complain to colleagues about having to be the one to speak
1
2
3
4
5
25. I take walks as a distraction before a public presentation
1
2
3
4
5
26. I tell myself my presentation will go wrong
1
2
3
4
5
27. I speed up my speech to finish quickly
1
2
3
4
5
28. I listen to music to relax before speaking in public
1
2
3
4
5
29. I get irritated when someone disagrees with what I'm saying.
1
2
3
4
5
30. I watch videos on how to speak well
1
2
3
4
5
Coping families and ECOFAP items
Coping families
Items
CHALLENGE FACTOR
Seeking information: actively trying to learn more about the situation. Reading, studying, asking others.
1,11, 30
Solving problems: actively trying to change the situation or its consequences. Planning strategies, instrumental actions.
3
Self-confidence: actively trying to reduce emotional distress. Behavioral regulation and positive self-talk.
7, 18, 22
Adapting: Actively trying to redirect attention away from the stressful situation, engaging in pleasurable activities, or changing one's perspective on the situation. Cognitive restructuring, acceptance, minimization.
25, 28
Seeking support: actively trying to use available social resources to deal with stressful situations through seeking contact, help, and social referencing.
5, 15, 20
Negotiating: actively trying to find new options, balancing individual priorities with the constraints of the situation, and establishing new goals. Exchanging.
10
THREAT FACTOR
Helplessness: the individual considers themselves powerless in the face of the situation. Passivity, doubt, discouragement
12, 23, 19
Delegation: the individual feels sorry for themselves when they believe they do not have sufficient resources to deal with the stressful event. Complaining, self-blaming, regretting.
6, 8, 24
Avoidance: actively trying to free themselves from the situation and its related difficulties. Pessimism, mental withdrawal.
2, 4, 27
Isolation: Actively trying to avoid people or prevent them from knowing how you feel about the situation. Social withdrawal, avoidance of others, loneliness.
13,14, 17
Submission: actively trying to maintain passive and repetitive focus on the negative and harmful aspects of the situation. Rigidity, rumination, intrusive thoughts.
16, 21, 26
Opposition: Actively trying to use angry, explosive behaviors to remove obstacles imposed by the stressful situation. Aggression, explosiveness, blaming others.
9, 29
ECOFAP correction: The simple sum of each factor is calculated:
Challenge: items 1, 3, 5, 7, 10, 11, 15, 18, 20, 22, 25, 28 and 30 (13 items; maximum score: 65)
Threat: items 2, 4, 6, 8, 9, 12, 13, 14, 16, 17, 19, 21, 23, 24, 26, 27 and 29 (17 items; maximum score: 85)