Acessibilidade / Reportar erro

Preditores maternos e infantis associados a perda de seguimento do programa triagem auditiva neonatal: estudo de coorte em maternidades do nordeste do Brasil

RESUMO

Objetivo

Analisar preditores maternos e infantis associados a perda de seguimento do programa de triagem auditiva neonatal em maternidades em maternidades do nordeste do Brasil.

Método

Estudo de coorte retrospectivo, incluindo dados secundários de lactentes (n=604) que foram encaminhados para o monitoramento e/ou diagnóstico do programa de triagem auditiva neonatal, em duas maternidades do nordeste do Brasil. Preditores avaliados incluíram fatores socioeconômicos, como, idade materna, estado civil, renda, escolaridade, local de residência, número de filhos e número de pré-natais; E fatores de saúde materno e infantil, como, fumo e drogas durante a gestação, consanguinidade, infecções congênitas, malformações craniofaciais, uso de drogas ototóxicas, síndromes e história de perda auditiva na família. Foi realizado análise estatística baseada em modelos de regressão logística binária, método stepwise.

Resultados

O modelo de regressão logística contendo o número de pré-natais e a história de perda auditiva na família foi significativo [χ2(2) =34,271; p<0,001]. Foram preditores significativos, o número de pré-natais (OR = 2,343; IC 95%= 1,626 - 3,376) e a história de perda auditiva na família (OR =2,167; IC 95% = 1,507 - 3,115), os demais preditores, não apresentaram significância neste estudo.

Conclusão

Os resultados demonstram que estão associados e aumentam as chances de perda de seguimento do programa, recém-nascidos cuja mães realizaram ≤ 5 pré-natais com 2,3 vezes mais chances e história de perda auditiva na família aumentando os riscos em 2,1 vezes a mais. É importante fornecer subsídios para que sejam implementadas melhorias na saúde pública que visem aconselhar, orientar e conscientizar as mães, principalmente durante os pré-natais.

Descritores:
Perda Auditiva; Recém-nascido; Triagem Neonatal; Assistência de Seguimento; Fator de Risco

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br