Acessibilidade / Reportar erro

Editorial Convidado

INTERDISCIPLINARIDADE E FONOAUDIOLOGIA

É notável o crescimento da Fonoaudiologia como ciência. A criação das quatro primeiras especializações em 1996 pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial e Voz, representam um marco desse crescimento. O surgimento de especialidades chaves como a Disfagia, a Saúde Coletiva e posteriormente a Fonoaudiologia Educacional reforçam a hipótese de como essa ciência evoluiu alcançando padrões de excelência nacional e, em muitas dessas áreas, tornando-se referência internacional.

Se por um lado entendemos que as especialidades colaboram para o crescimento específico das áreas que compõem a profissão, por outro entendemos que o futuro será da indissociabilidade de todas elas e do diálogo com outros campos do conhecimento, para o entendimento do complexo funcionamento da comunicação humana e seus distúrbios. Nesse sentido, a interdisciplinaridade surge como necessidade cada vez mais presente no cenário científico, refletida em nossas práticas.

A interdisciplinaridade é entendida, assim, como "a convergência de duas ou mais áreas do conhecimento, não pertencentes à mesma classe, que contribua para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, que transfira métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos ou disciplinas e faça surgir um novo profissional com um perfil distinto dos existentes, com formação básica sólida e integradora". Pressupõe ainda "uma nova forma de produção do conhecimento, porque implica trocas teóricas e metodológicas, geração de novos conceitos e metodologias, e graus crescentes de intersubjetividade, visando a atender a natureza múltipla de fenômenos com maior complexidade"(1)Capes, 2014, Documento de Área 2013 (Área Interdisciplinar), http://www.capes.gov.br
http://www.capes.gov.br...
.

Tal conceito, aplicado à Fonoaudiologia, nos faz pensar que a Fonoaudiologia já nasceu a partir desse marco, pois é impossível pensarmos em uma prática científica, de docência e profissional, diferente do conceito descrito.

É nesse cenário que surge o tema do XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade em Fonoaudiologia. A proposta para a edição do evento neste ano é ampliar a discussão do estado da arte de cada especialidade do ponto de vista da interdisciplinaridade. O grande desafio para os departamentos científicos e comissões é aprofundar as reflexões acerca do que seja o seu papel dentro das equipes de trabalho, além de resgatar as inter-relações da Fonoaudiologia com as profissões das áreas de saúde e educação.

Como é uma marca das duas gestões da diretoria atual, cada comissão e todos os departamentos receberam uma sala temática onde foi possibilitado o desenvolvimento do tema Interdisciplinaridade em Fonoaudiologia. As sessões foram divididas em quatro diferentes tipos de atividades. Os Simpósios Departamentais são destinados às discussões de especialistas na área com diferentes enfoques em torno de um tema. Nos Simpósios Interdepartamentais pretendemos trazer à discussão, assuntos comuns na perspectiva de diferentes departamentos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Já os Simpósios Interdisciplinaresdestinam-se a demonstrar o trabalho conjunto do fonoaudiólogo e profissionais de áreas afins. Para as sessões Como eu Faço foram reservados momentos de atualização com grandes referências em cada área da nossa profissão. Para essa edição os departamentos científicos também prepararam alguns cursos instrucionais nos quais os congressistas terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos em assuntos específicos que fundamentam cada área.

Uma de nossas salas foi exclusivamente destinada à Fonoaudiologia Internacional, onde receberemos profissionais e pesquisadores oriundos da América Latina, América do Norte e da Europa. Momentos de troca entre fonoaudiólogos brasileiros e representantes desses continentes será o ponto alto do evento.

O Espaço Pós-Graduação novamente está sendo construído com o objetivo de atualizar o conhecimento em relação à formação de mestres e doutores dos programas credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse espaço também discutirá a atualização de informações sobre os nossos principais periódicos em Fonoaudiologia. É compromisso dessa diretoria, portanto, destinar espaço onde a produção científica em Fonoaudiologia possa ser discutida, o que é muito pertinente em um momento em que muitos fonoaudiólogos brasileiros desenvolvem suas pesquisas em programas de pós-graduação interdisciplinares. Parece oportuno que em um congresso com essa temática possamos discutir a pós-graduação contemporânea, visto que há uma tendência mundial de aumento de grupos de pesquisas e programas acadêmicos tratando de questões interdisciplinares(2)Philippi Junior A, Silva Neto AJ (orgs.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Ed. Manole; 2011..

O Espaço Ciência e Profissão contará com uma conferência magna em horário especial organizada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Sistema de Conselhos Regionais. Da mesma forma, os Sindicatos de Fonoaudiologia contarão com momentos de apresentação e reflexão dos caminhos de nossas entidades de classe. A parceria continuada com órgãos de classe de fiscalização e orientação também tem sido compromisso da SBFa com seus associados.

O prêmio mérito em Fonoaudiologia, as premiações dos destaques dos departamentos e comissão, as premiações de Excelência e Menção Honrosa em Fonoaudiologia, melhores teses e dissertações e os prêmios das melhores campanhas continuam sendo um marco de nossos encontros anuais. É um brinde à ciência Fonoaudiologia e aos seus pesquisadores, com destacados trabalhos e ações sendo reconhecidos por seus pares.

Começamos esse editorial destacando o crescimento da Fonoaudiologia como ciência. Em especial o quanto as especialidades contribuíram para esse crescimento. Em 2014 novas especialidades foram instituídas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa): Fonoaudiologia do Trabalho, Fonoaudiologia Neurofuncional, Gerontologia e Neuropsicologia. Embora esse movimento ainda se instaure dentro de uma lógica disciplinar, cada vez mais reflete a indissociação das áreas, expressas nos nomes de cada especialidade, dando a direção de que trilhamos para um caminho de práticas interdisciplinares colaborativas. Ainda que o conhecimento específico seja muito necessário e produza conhecimento para provar sua capacidade resolutiva, em nossos congressos cada vez mais teremos que pensar em momentos para discussão conjunta, em mesas interdisciplinares. Nesse cenário, a SBFa deverá incentivar e apoiar que cada departamento promova eventos específicos para discutir a legitimidade que lhes compete.

Indubitavelmente o movimento da profissão historicamente tem nos levado a entender que uma Fonoaudiologia interdisciplinar é necessária nos tempos atuais. A SBFa sente-se, portanto, plenamente realizada em propor essa temática para a edição de 2015.

Por fim, Motivação e Comunicação será a conferência magna que encerrará o congresso deste ano. Tema mais do que pertinente no cenário atual em que tantos desafios éticos e de necessidade de mobilização social atravessam o nosso país.

Estamos motivados e felizes com a realização de mais um congresso anual. Organizar um dos maiores eventos científicos mundiais da Fonoaudiologia não representa uma tarefa fácil, mas é uma excelente oportunidade de presenciar os grandes avanços conquistados pela ciência fonoaudiológica.

Hilton Justino da SilvaMarileda Tomé

REFERENCES

  • 1
    Capes, 2014, Documento de Área 2013 (Área Interdisciplinar), http://www.capes.gov.br
    » http://www.capes.gov.br
  • 2
    Philippi Junior A, Silva Neto AJ (orgs.). Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Barueri: Ed. Manole; 2011.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Aug 2015
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br