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Letramento em saúde e autopercepção de saúde em adultos usuários da atenção primária

RESUMO

Objetivo

Verificar a associação entre o letramento em saúde, determinantes sociais e autopercepção da saúde em adultos usuários da Atenção Primária à Saúde.

Método

Estudo observacional analítico transversal no qual foram entrevistados 380 usuários do Sistema Único de Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. A amostra foi probabilística, estratificada por gênero, faixa etária e Unidade Básica de Saúde. O letramento em saúde foi avaliado por meio de instrumento de análise da percepção de adultos sobre o entendimento de orientações em saúde e possíveis dificuldades nesse processo (Escala de Letramento em Saúde). Foram realizadas análises descritivas e de associação (teste Qui quadrado de Pearson, p≤0,05).

Resultados

Verificou-se que a maioria dos entrevistados pertence às classes C1 e C2 e cursou o ensino médio. Quanto à autopercepção da saúde, considerar-se saudável e com boa saúde foram as percepções predominantes. Na Escala de Letramento em Saúde, verificou-se que a maior parte dos usuários relatou nunca apresentar dificuldades nas situações desse instrumento, exceto compreensão de orientações por escrito. Observou-se associação com significância estatística da melhor percepção de letramento em saúde com maior escolaridade e classificação econômica, bem como com a autopercepção da saúde boa.

Conclusão

Houve associação estatística entre letramento em saúde, determinantes sociais e autopercepção da saúde nos adultos avaliados. Ressalta-se a contribuição da Escala de letramento em saúde por enfatizar a percepção de dificuldades nas situações cotidianas da saúde. Faz-se necessário desenvolver relações dialógicas que construam processos comunicativos robustos entre equipe e usuário para favorecer as habilidades de letramento em saúde.

Descritores
Alfabetização em Saúde; Autoavaliação; Determinantes Sociais da Saúde; Saúde do Adulto; Atenção Primária à Saúde

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