Acessibilidade / Reportar erro

Clustering e Switching nos testes de fluência verbal em crianças do ensino fundamental I com e sem dificuldade de aprendizagem

RESUMO

Objetivo

Avaliar o desempenho nos testes de Fluência Verbal Semântica e Fonêmica em relação aos componentes cognitivos de clustering e switching e explorar as mudanças no desenvolvimento no ensino fundamental.

Método

Participaram 68 crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I de uma escola pública do município de Santo André, divididas em dois grupos, Dificuldade de Aprendizagem (DA) e Desenvolvimento Típico (DT).

Resultados

Os testes de Fluência Verbal foram comparados para o número de clusters, tamanho médio dos clusters e número de switches. Todas as variáveis comparadas mostraram uma pontuação estatisticamente significante maior para o teste de Fluência Verbal Semântica. Foram realizadas as médias e desvios-padrão das mesmas variáveis para efeito de ano e grupo em ambos os testes. Foi observada diferença estatisticamente significante apenas para o número total de clusters no teste de Fluência Verbal Semântica para efeito de grupo, com o melhor desempenho do grupo DT. Observou-se correlação alta no total de acertos em ambos os testes de Fluência Verbal com o número total de clusters e número de switches. Além disso, foi observada correlação entre o total de acertos com a média de tamanho dos clusters apenas no teste de Fluência Verbal Fonêmica. A análise de regressão linear apresentou maior variância para o número total de clusters, o tornando mais preditivo para o desempenho em ambos testes de Fluência Verbal.

Conclusão

Os testes de Fluência Verbal podem ser sensíveis e preditivos para a identificação de possíveis diferenças no desempenho escolar associados à leitura.

Descritores:
Análise e Desempenho de Tarefas; Baixo Rendimento Escolar; Desempenho Acadêmico; Ensino Fundamental e Médio; Testes Neuropsicológicos

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br