Acessibilidade / Reportar erro

Sinais depressivos e desempenho cognitivo em pacientes com lesão de hemisfério direito

RESUMO

Objetivo:

Investigar a influência de sinais sugestivos de depressão (SSD) em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) de hemisfério direito (HD) no desempenho em um instrumento de avaliação neuropsicológica breve.

Métodos:

Participaram 42 adultos pós-episódio único de lesão cerebrovascular de HD (LHD) e 84 controles emparelhados. Administraram-se a Escala de Depressão Geriátrica GDS-15 e o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN.

Resultados:

Aproximadamente metade da amostra de pacientes apresentou SSD. O grupo com LHD com SSD (LHD+) obteve desempenho inferior em no mínimo uma tarefa dos domínios cognitivos avaliados (atenção concentrada, percepção visual, memória de trabalho, memória verbal episódica e memória semântica; linguagem oral e escrita; praxia construtiva e fluência verbal).

Conclusão:

A associação de depressão e LHD parece aumentar a extensão dos déficits cognitivos, sendo que uma avaliação neuropsicológica breve pode ser útil na identificação de alterações cognitivas neste quadro neuropsiquiátrico.

Descritores:
Acidente Vascular Cerebral; Hemisfério Direito; Depressão; Cognição; Testes Neuropsicológicos

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br