Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das funções cognitivas em idosos com e sem alterações no processamento auditivo central

RESUMO

Objetivo

Avaliar e comparar as funções cognitivas entre idosos com e sem alteração do processamento auditivo central.

Método

Vinte e oito idosos saudáveis (14 do grupo controle e 14 do grupo Transtorno do Processamento Auditivo Central - TPAC) participaram do estudo. Todos os idosos foram submetidos à bateria mínima de avaliação do processamento auditivo central (PAC), ao potencial auditivo cognitivo P300 e a bateria cognitiva breve (BCB). Na comparação entre sujeitos, foi aplicado o teste de Mann-Whitney e na comparação intra-sujeitos, utilizamos o teste de postos sinalizados de Wilcoxon. Para verificar se houve associação entre o desempenho do PAC e das variáveis cognitivas, foi utilizada a correlação de Spearman.

Resultados

Não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos ‘Controle’ e TPAC para a maioria das habilidades cognitivas avaliadas por meio da BCB, bem como para as variáveis do potencial cognitivo P300. Contudo, houve diferença estatisticamente significante entre o desempenho do grupo ‘Controle’ e TPAC para a prova do desenho do relógio. Além disso, foi possível observar correlação entre o desempenho do teste do relógio e no TPF.

Conclusão

Idosos com TPAC não apresentaram alteração na maior parte dos testes cognitivos, com exceção da prova do desenho do relógio, cuja tarefa envolve múltiplas funções cognitivas, incluindo processamento visuoespacial, função executiva, memória semântica e planejamento.

Descritores:
Envelhecimento; Percepção Auditiva; Cognição; Audição; Idosos

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br