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CoDAS, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2013
  • Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Priming lexical em crianças fluentes e com gagueira do desenvolvimento Artigos Originais

    Andrade, Claudia Regina Furquim de; Juste, Fabiola Staróbole; Fortunato-Tavares, Talita Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Examinar a possível relação entre variáveis lexicais (categorização e nomeação) e gagueira do desenvolvimento. MÉTODOS: Participaram do estudo 30 crianças falantes do português brasileiro, entre 7 a 9 anos e 11 meses. Foi utilizado o paradigma de priming lexical para investigar experimentalmente se as crianças com gagueira do desenvolvimento (Grupo Pesquisa) se diferenciam de seus pares fluentes (Grupo Controle), em relação ao tempo de reação em três condições de pesquisa - condição controle (sem prime); condição de prime semanticamente relacionado e condição de prime semanticamente independente -, em duas tarefas experimentais: categorização e nomeação do estímulo-alvo. RESULTADOS: Na tarefa de categorização, não houve diferença no tempo de reação entre os grupos. O tempo de reação foi diferente para cada condição, porém, a variação foi similar em ambos os grupos. Houve efeito de prime entre as condições sem prime e prime relacionado indicando que, para ambos os grupos, o tempo de reação foi menor na condição de prime relacionado. Na tarefa de nomeação, houve diferença no tempo de reação entre os grupos. O tempo de reação no Grupo Pesquisa foi maior em relação ao Grupo Controle. Não houve efeito de prime, ou seja, em qualquer condição, o Grupo Pesquisa apresentou tempo de reação maior. CONCLUSÕES: Os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese de que, nas crianças com gagueira do desenvolvimento, a prontidão na programação motora da fala - input - é lentificada, em relação ao Grupo de Controle de crianças fluentes. Não há diferença entre os grupos quando a função lexical não exige prontidão para a fala.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To examine the possible relationship between lexical variables (categorization and naming) and developmental stuttering. METHODS: Thirty Brazilian Portuguese speaking children with ages ranging from 7 to 9 years and 11 months participated in the study. We applied a lexical priming paradigm to experimentally investigate whether children with developmental stuttering (Research Group) differed from their fluent peers (Control Group), with respect to reaction time in three conditions - control (without prime); semantically related prime, and semantically independent prime - of two experimental tasks: categorization and naming of the target stimulus. RESULTS: No difference between groups was observed in reaction time on the categorization task. However, there was a condition effect showing that, for both groups, reaction time was shorter in the semantically related prime condition when compared to the no prime condition. In the naming task, a between-group difference was observed in reaction time, indicating a longer reaction time in the Research Group than the Control Group. There was no condition effect on naming, i.e. the Research Group showed slower reaction time regardless of prime type. CONCLUSIONS: The results confirm the hypothesis that, in children with developmental stuttering, readiness in motor programming of speech is slowed when compared to fluent children. There is no difference between groups when the lexical function does not require speech readiness.
  • Habilidades de resolução de conflito em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem Artigos Originais

    Paula, Erica Macêdo de; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar as habilidades de resolução de conflito de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem e verificar se há correlação entre o tempo de terapia fonoaudiológica e o desempenho na tarefa de resolução de conflito. MÉTODOS: Os sujeitos foram 20 crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (Grupo Pesquisa) e 40 crianças em desenvolvimento normal de linguagem (Grupo Controle), com idades entre 7 anos e 8 anos e 11 meses. Para avaliar as habilidades de resolução de conflito, cinco contextos hipotéticos de conflito foram apresentados. As estratégias propostas foram assim classificadas e pontuadas em níveis: nível 0 (soluções que não se enquadram nos demais níveis); nível 1 (soluções físicas); nível 2 (soluções unilaterais); nível 3 (soluções cooperativas); e nível 4 (soluções mútuas). RESULTADOS: A análise estatística demonstrou efeito de grupo para a variável pontuação total. Houve diferença entre os grupos para o nível de desenvolvimento modal, sendo que o Grupo Controle apresentou maior nível de desenvolvimento modal que o Grupo Pesquisa. Não houve correlação entre o tempo de terapia e a pontuação total. CONCLUSÃO: Crianças com Distúrbio Específico de Linguagem enfrentam dificuldades para resolver problemas, pois utilizam predominantemente estratégias físicas e unilaterais. Não há correlação entre o tempo de terapia e o desempenho na tarefa de resolução de conflito.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the conflict resolution abilities of children with Specific Language Impairment, and to verify whether the time of speech-language therapy correlates to the performance on the conflict resolution task. METHODS: Participants included 20 children with Specific Language Impairment (Research Group) and 40 children with normal language development (Control Group), with ages ranging from 7 years to 8 years and 11 months. To assess the conflict resolution abilities, five hypothetical contexts of conflict were presented. The strategies used by the children were classified and scored by the following levels: level 0 (solutions that do not match the other levels), level 1 (physical solutions), level 2 (unilateral solutions), level 3 (cooperative solutions), and level 4 (mutual solutions). RESULTS: Statistical analysis showed group effect for the variable total score. There was a difference between the groups for modal development level, with higher level of modal development observed in the Control Group. There was no correlation between the period of speech-language therapy attendance and the total score. CONCLUSION: Children with Specific Language Impairment present difficulties in solving problems, in view of the fact that they mainly use physical and unilateral strategies. There was no correlation between the time of speech-language therapy and performance in the task.
  • Consciência fonológica e a memória de trabalho de crianças com e sem dificuldades na alfabetização Artigos Originais

    Cardoso, Andreia Martins de Souza; Silva, Mônica Marins da; Pereira, Mônica Medeiros de Britto

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar as habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho, bem como a sua influência no processo de alfabetização em um grupo de crianças intelectualmente normais. MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 40 crianças de 7 anos e 6 meses a 8 anos, intelectualmente normais, dos segundo e terceiro anos do ensino fundamental. Estas foram organizadas em dois grupos com 20 cada, sendo um com dificuldade na alfabetização, e outro sem alterações nesse processo. Esses participantes foram submetidos ao teste RAVEN do quociente de inteligência, à avaliação audiométrica, ao teste de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial, à prova escrita de ditado e ao teste de memória de trabalho. RESULTADOS: Os indivíduos que se encontram na fase alfabética apresentaram bom desenvolvimento da consciência fonológica e 85% deles, elevado desempenho da memória de trabalho. As crianças na fase silábico-alfabética apresentaram alterações na consciência fonológica e 91,6% delas mostraram um mediano desempenho da memória de trabalho. Os sujeitos que se encontram nas fases silábica e pré-silábica tiveram mais dificuldades na consciência fonológica do que aqueles na silábico-alfabética, e obtiveram um baixo desempenho da memória de trabalho. Houve diferença entre as médias dos grupos para os testes CONFIAS e memória de trabalho (p<0,0001). Houve uma correlação também significativa, r=0,78, com p=0,01, entre as habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho para o total de sujeitos da amostra. CONCLUSÕES: Verificou-se que, na medida em que os níveis de consciência fonológica e memória de trabalho se elevam, a fase de alfabetização da criança também avança, sendo, portanto, medidas diretamente proporcionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate phonological awareness and working memory skills as well as their influence on the literacy process in a group of intellectually normal children. METHODS: Forty intellectually normal children (7.6-8.0 years) from the second and third grades of elementary school participated. Children were organized in two groups (20 children each): one with and another without literacy difficulties. These participants underwent RAVEN's intelligence quotient test, audiometric assessment, CONFIAS test of phonological awareness, written spelling task, and working memory test. RESULTS: Children in the alphabetic phase presented a good development of phonological awareness, and 85% of them showed a high-performance working memory. Children in the syllabic-alphabetic phase had changes in phonological awareness, and 91.6% of them showed an average working memory performance. The subjects at pre-syllabic and syllabic phases demonstrated more difficulties in phonological awareness than those at syllabic-alphabetic and had a poor working memory performance. Between-group differences were observed for CONFIAS and working memory tests (p<0.0001). There was also a significant correlation (r=0.78, p=0.01) between the skills of phonological awareness and working memory for the total sample of individuals. CONCLUSIONS: Based on these results, it was found that as phonological awareness and working memory levels increased, the literacy phase also advanced, therefore showing that these are directly proportional measures.
  • Tradução e adaptação transcultural para o português brasileiro do teste Children's Communication Checklist-2 Artigos Originais

    Costa, Vanessa Barbosa Soares da; Harsányi, Estefânia; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Kummer, Arthur

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Traduzir o Children's Communication Checklist-2 (CCC-2) para o idioma português brasileiro, realizar sua adaptação transcultural e avaliar sua consistência interna. MÉTODOS: A tradução e a adaptação transcultural seguiram as recomendações da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research. O teste foi aplicado em 20 responsáveis ou cuidadores de indivíduos com autismo a fim de averiguar o grau de compreensibilidade do objeto e sua consistência interna. RESULTADOS: Após os devidos ajustes, chegou-se à versão final em português brasileiro do CCC-2. Os pais e/ou cuidadores não fizeram sugestões para a adaptação do teste. A versão final recebeu a chancela da autora do instrumento original e da editora responsável pela comercialização do CCC-2. A confiabilidade do instrumento é aceitável, com valores de consistência interna das subescalas variando de 0,75 a 0,90. CONCLUSÕES: O instrumento pode ser utilizado como recurso para avaliação clínica de crianças com autismo e transtorno do desenvolvimento da linguagem, porém ainda há necessidade de estudos que avaliem a validade do instrumento no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To translate the Children's Communication Checklist-2 (CCC-2) into Brazilian-Portuguese, to make its cross-cultural adaptation and to assess its internal reliability. METHODS: The translation and cross-cultural adaptation followed the recommendations of the International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research. The test was administered to 20 parents or caregivers of individuals with autism in order to investigate the level of understandability of the object under study. RESULTS: After implementing the necessary adjustments, the final version of the Brazilian-Portuguese CCC-2 was achieved. Parents and/or caregivers did not make any suggestion for its adaptation. The final version was certified by the author of the original instrument and by the publisher responsible for marketing the CCC-2. Reliability of the instrument is acceptable, with values of internal consistency of its subscales ranging from 0.75 to 0.90. CONCLUSION: The instrument can be used in the clinical evaluation of children with autism and developmental language disorder. However, further studies are needed to assess the reliability and validity of the instrument in Brazil.
  • Qualidade de vida em irmãos de crianças incluídas no espectro do autismo Artigos Originais

    Vieira, Camila Bolivar Martins; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida em irmãos de crianças com espectro do autismo por meio da autorresposta ao questionário da World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-A). MÉTODOS: Foram coletados dados sociodemográficos de 77 crianças com diagnósticos incluídos no espectro do autismo, com idades entre 3 e 16 anos. A partir destes, foram selecionados 21 irmãos mais velhos, com idades entre 16 e 30 anos, os quais responderam ao questionário WHOQOL-abreviado, elaborado pelo Programa de Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde para avaliação da qualidade de vida. RESULTADOS: Os dados indicaram diferença entre o domínio Meio Ambiente e os domínios Psicológico e Físico. CONCLUSÃO: Os aspectos relacionados ao meio ambiente têm importante papel na percepção da qualidade de vida autorreferida pelos sujeitos. Porém, a individualidade familiar, as estratégias de enfrentamento, o suporte social e a assistência recebida influenciam diretamente esta percepção.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To assess the Quality of Life in siblings of children of the autism spectrum through self-response to the World Health Organization Quality of Life (WHOQOL)-BREF questionnaire. METHODS: Social-demographic data of 77 children included in the autism spectrum, aged 3 to 16 years, were collected. From these information, 21 older siblings, aged 16 to 30 years, were selected to answer said questionnaire, proposed by the World Health Organization Mental Health Program for quality of life evaluation. RESULTS: The data have shown a difference between the Environmental domain and the Physical and Psychological domains. CONCLUSION: The aspects related to the environment have an important role to the perception of quality of life self-declared by the subjects. However, family individuality, coping behaviors, social support, and assistance received directly interfere on this perception.
  • Qualidade de vida dos cuidadores de crianças e adolescentes com alterações de fala e linguagem Artigos Originais

    Zerbeto, Amanda Brait; Chun, Regina Yu Shon

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a qualidade de vida dos cuidadores de crianças ou adolescentes com alterações de fala e linguagem de acordo com a perspectiva deles. MÉTODOS: Participaram dois grupos, totalizando 40 sujeitos. O Grupo 1 foi composto por 20 cuidadores de crianças ou adolescentes com alterações de fala e linguagem entre 4 e 17 anos, pareados por idade com o Grupo Controle ou 2, que incluiu 20 de crianças ou adolescentes sem queixas de fala e linguagem. Para a coleta de dados, foram aplicadas duas questões abertas e um instrumento da Organização Mundial de Saúde, traduzido e adaptado para o português - World Health Organization Quality of Life Scale (WHOQOL) Abreviado. Os resultados de tal instrumento foram submetidos à análise estatística, e as perguntas abertas estavam sendo analisadas qualitativamente. RESULTADOS: Na distribuição das mudanças de fala e linguagem, havia: gagueira (35%), alterações de linguagem oral sem (35%) e com causas neurológicas (30%). Na análise dos escores do WHOQOL-abreviado, encontraram-se diferenças da qualidade de vida nos domínios físico (1,1%), psicológico (0,5%) e relações sociais (1,8%). O Grupo 1 apresentou qualidade de vida mais insatisfatória; e nas abertas, boa e razoável. Já o Grupo 2 mostrou ótima e boa. A rotina clínica e os filhos foram mencionados como fatores que dificultam o autocuidado no Grupo 1. CONCLUSÕES: O menor escore do Grupo 1 no WHOQOL-abreviado foi compatível com achados das questões abertas, mostrando que aspectos como rotina de atendimentos clínicos e dificuldades de compreensão influenciam a qualidade de vida dos cuidadores. Os resultados reafirmam a necessidade de que, além de cuidadores, sejam cuidados, entendendo-os como um grupo digno de ações de saúde direcionadas aos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the quality of life of caregivers of children and adolescents presenting speech and language disorders from their own perspective. METHODS: Two groups participated, adding up to 40 subjects. Group 1 was composed by 20 caregivers of 4 to 17 years-old children or adolescents with speech and language disorders, paired by age with the Control Group or 2 that included 20 caregivers of children or adolescents with no speech and language complaints. Data collection was done using: two open questions and the World Health Organization instrument, which was translated and adapted to Portuguese language - the World Health Organization Quality of Life Scale (WHOQOL-BREF). The results were submitted to statistical analysis and the open questions were qualitatively analyzed. RESULTS: The language disorders distribution showed: stuttering (35%), non-neurological (35%), and neurological oral language disorders (30%). In the analysis of the WHOQOL-BREF scores, there were quality of life differences regarding the physical (1.1%), psychological (0.5%), and social relationships (1.8%) domains. Group 1 presented the most dissatisfying quality of life. Concerning the open questions, it presented good and reasonable characteristics and Group 2, good and very good. The clinical routine and children were mentioned as factors that hamper self-care in Group 1. CONCLUSIONS: The lowest score of Group 1 in the WHOQOL-BREF was consistent with the open questions results, showing that aspects such as clinical attendance routine and comprehension difficulties influence caregivers' quality of life. The results corroborate that they should be assisted, since they are a group that deserves healthy actions directed to them.
  • Adesão das professoras disfônicas ao tratamento fonoterápico Artigos Originais

    Santos, Lívia Rodrigues; Almeida, Letícia; Teixeira, Letícia Caldas; Bassi, Iara; Assunção, Ada Ávila; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar os possíveis fatores associados à adesão ao tratamento fonoaudiológico para a disfonia, em mulheres professoras da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. MÉTODOS: Trata-se de um estudo retrospectivo, no qual foram analisados 251 prontuários de professores atendidos no Ambulatório de Voz do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (AV-UFMG) no período de 2007 a 2009. Foram coletados os seguintes dados: idade, número de sessões programadas, número de faltas, número de filhos, tipo de disfonia, grau da disfonia, renda mensal familiar e escolaridade. Calculou-se a distância, em quilômetros, da residência ao local do tratamento e do local de trabalho ao local do tratamento fonoaudiológico. Analisou-se também o Índice de Vulnerabilidade Social do local de trabalho. RESULTADOS: Dos 251 prontuários analisados, 135 preencheram os critérios de inclusão. Destes 89 (65,93%) correspondem ao grupo que recebeu alta e 46 (34,07%) ao grupo que abandonou o tratamento. Das variáveis estudadas, apenas o número de faltas e o tipo de disfonia apresentaram relação com a adesão à terapia de voz. CONCLUSÃO: O número de ausências às sessões, fator relacionado ao tratamento, e a disfonia do tipo organofuncional, aspecto referente ao quadro clínico, mostraram-se associados ao abandono da terapia de voz.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To study the possible factors associated with adherence to the speech-language pathology treatment of dysphonia in female teachers of municipal schools of Belo Horizonte. METHODS: This was a retrospective study that analyzed the medical records of 251 teachers treated at the Voice Ambulatory Speech Language Pathology Service, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (AV-UFMG) from August 2007 to December 2009. The collected data included age, number of scheduled sessions, number of absences, number of children, type of dysphonia, degree of dysphonia, monthly family income, and education. We calculated the distance, in kilometers, of the residence to the place of treatment and the workplace to place of treatment. We also analyzed the social vulnerability index of the workplace. RESULTS: The results of this research indicated that of the 135 records that were included in the study, 89 (65.93%) corresponded to the discharged group and 46 (34.07%) corresponded to the abandonment group. In comparison with all the variables studied, only the number of faults and the type of dysphonia were associated with poor adherence to voice therapy. CONCLUSION: Results showed that the number of absences in sessions, treatment-related factor, organofuncional dysphonia type, and clinical-related factor were all associated with the abandonment of voice therapy.
  • Diagrama de desvio fonatório e análise perceptivo-auditiva pré e pós-terapia vocal Artigos Originais

    Pifaia, Letícia Ribeiro; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar se o Diagrama de Desvio Fonatório (DDF) demonstra a mudança vocal obtida por meio da terapia fonoaudiológica e se acompanha as alterações da análise perceptivo-auditiva. MÉTODOS: Foram analisadas amostras da vogal sustentada /ε/ de 34 indivíduos, com diversos tipos de disfonia, nos momentos pré e pós-terapia. As vozes foram submetidas à análise acústica pelo DDF e perceptivo-auditiva pela escala analógica visual (EAV) de 100 pontos. No DDF, as vozes foram classificadas quanto à densidade (concentrada ou ampliada), à forma (horizontal, vertical ou circular) e à localização nos quadrantes do diagrama (inferior esquerdo = 1; inferior direito = 2; superior direito = 3 e superior esquerdo = 4). Procedeu-se à análise estatística dos parâmetros acústicos, da distribuição das amostras e da correlação entre a análise acústica e a auditiva, nos momentos pré e pós-terapia. RESULTADOS: Os dados acústicos mostraram melhora na situação pós-terapia. A densidade do DDF não se diferenciou nos dois momentos. Já as formas diferenciaram-se nos dois momentos (p=0,031), sendo que a vertical caracterizou as amostras no momento pré-terapia (12; 35,29%), e a circular (7; 20,59%) no momento pós-terapia. No momento pré-terapia, as amostras estavam distribuídas em três dos quatro quadrantes; no pós-terapia, 90% localizaram-se no quadrante 1 (área de normalidade). A média da avaliação auditiva passou de grau moderado a leve-moderado (p<0,001). Houve diferença entre a localização no quadrante e a avaliação auditiva (p<0,001). CONCLUSÃO: O DDF é útil para identificar mudanças em relação à terapia vocal, correlacionando-se à avaliação perceptivo-auditiva.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: Verify whether PDD reflects vocal changes obtained by vocal rehabilitation and whether it reflects the changes in perceptual analysis. METHODS: Samples of the sustained vowel / ε /, pre and post-therapy, from 34 individuals with different dysphonia diagnosis were collected. The voices were acoustically analyzed by the PDD and an auditory perceptual analysis was performed using a visual analog scale (VAS) of 100 points. The acoustic samples were classified according to PDD density (concentrate or spread), shape (horizontal, vertical or circular) and position within the quadrants of the graph (lower left = 1, = lower right = 2, upper right = 3 and upper left = 4). Statistical analysis of acoustic parameters, distribution of samples and correlation between acoustic analysis and auditory perceptual analysis were performed. RESULTS: Acoustic data showed improvement after therapy. Density did not differ in the two moments, while shape showed differences pre and post-therapy (p = 0.031). The vertical form characterized pre-therapy samples (12, 35.29%), and the circular form was associated to post-therapy samples (7, 20.59%). In pre-treatment condition, samples were distributed in three of the four quadrants, while in post-therapy, 90% were located in the first quadrant (normality area). The average perceptual deviation reduced from moderate to mild-moderate (p <0.001). There is a relationship between quadrant location and perceptual analysis (p <0.001). CONCLUSION: PDD is useful to identify changes acquired with voice therapy and correlates with perceptual voice analysis.
  • Efeito do gênero, da altura corporal e da etnia nas medidas antropométricas orofaciais Artigos Originais

    Nascimento, Weslania Viviane do; Cassiani, Rachel de Aguiar; Dantas, Roberto Oliveira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo desta investigação foi avaliar, em população adulta, a influência do gênero, da altura corporal, e da raça nas medidas antropométricas orofaciais, e a possibilidade de correlação entre as medidas. MÉTODOS: Foram realizadas medidas antropométricas orofaciais em voluntários assintomáticos, 56 mulheres e 44 homens, com idades entre 19 e 53 anos. As medidas realizadas foram: altura do lábio superior (sn-sto); altura do lábio inferior (sto-gn); altura do filtro (sn-ls); terço superior da face (tr-g); terço médio da face (g-sn); terço inferior da face (sn-gn); distância entre o canto externo do olho (ex) e o cheilion (ch). RESULTADOS: Todas as medidas realizadas foram maiores nos homens do que nas mulheres. Houve correlação positiva entre a maioria das medidas realizadas. Não houve correlação entre a altura corporal e as medidas antropométricas orofaciais, exceto para a medida do terço médio da face (g-sn) nos homens, quando houve correlação positiva fraca. Na comparação com indivíduos da raça branca os indivíduos da raça negra tiveram maiores medidas do terço inferior da face (sn-gn) e entre o canto externo do olho (ex) e o cheilion (ch) esquerdo. CONCLUSÃO: Homens têm maiores medidas antropométricas orofaciais do que as mulheres. A altura corporal dos indivíduos parece não influenciar estas medidas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim of this study was to assess the influence of gender, height and ethnicity on anthropometric orofacial measures in the adult population, and the possible correlation between these measures. METHODS: Anthropometric orofacial measurements were performed in asymptomatic volunteers, being 56 women and 44 men, aged 19 to 53 years. The measure were: upper lip height (sn-sto); lower lip height (sto-gn); filter height (sn-ls); upper third of the face (tr-g); middle third of the face (g-sn); lower third of the face (sn-gn); and distance between the outer canthus (ex) and cheilion (ch). RESULTS: All measurements were larger for men than for women. There was a positive correlation between most of the measures. There was no correlation between height and anthropometric orofacial measures, except for the middle third of the face (g-sn) of men, which had a weak positive correlation. Afro-Brazilian subjects presented larger measures for the lower third of the face (sn-gn) and for the distance between the outer canthus (ex) and the left cheilion (ch) than white subjects. CONCLUSION: Men have greater orofacial anthropometric measures than women. Height does not seem to have an influence on such measures.
  • Fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas Artigos Originais

    Bomfim, Fernanda Maria Santana; Chiari, Brasília Maria; Roque, Francelise Pivetta

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Identificar os fatores associados a sinais sugestivos de disfagia orofaríngea em idosas institucionalizadas. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal com 30 idosas institucionalizadas (média de idade: 83,73±10,56 anos) em Maceió. Coletaram-se, de agosto de 2007 a julho de 2008, dados sociodemográficos, culturais, de saúde geral e de deglutição, mediante análise do prontuário e acompanhamento (presencial e por filmagem) de uma refeição de cada idosa. Compararam-se as idosas com e sem sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e foram verificados os fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea e às alterações da dinâmica alimentar. RESULTADOS: No grupo de idosas com sinais sugestivos de disfagia verificou-se maior uso de medicação, menor ocorrência de depressão, maior número de dentes e de alterações da dinâmica alimentar. Em relação aos fatores associados às alterações da dinâmica alimentar, as idosas com demência apresentaram mais chances de requererem assistência durante a alimentação e de apresentarem quatro ou mais alterações da dinâmica alimentar. As idosas com assistência requerida apresentaram mais chances de se alimentarem na cama, de estarem posicionadas inadequadamente e de apresentarem três ou mais alterações da dinâmica alimentar. CONCLUSÃO: Em idosas institucionalizadas, são considerados fatores associados aos sinais sugestivos de disfagia orofaríngea o uso de medicação, a ausência de depressão, o número de dentes presentes e o número de alterações da dinâmica alimentar apresentadas pelas idosas. Os fatores associados às alterações da dinâmica alimentar estão relacionados à demência e assistência requerida.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To identify the factors associated to suggestive signs of oropharyngeal dysphagia (OD) in institutionalized elderly women. METHODS: A cross-sectional, study with 30 institutionalized elderly women (mean age: 83,73±10,56 years) was carried out in Maceió. From August 2007 to July 2008, social, demographic and cultural data was collected, as well as data on general health and deglutition from their medical records and follow-up (both in person and by video) of one meal of each elderly woman. Those with signs suggestive of OD were compared to those with no signs of it and the factors associated with signs suggestive of orophayngeal dysphagia and changes in the feeding dynamics were considered. RESULTS: Regarding the factors associated to changes in feeding dynamics, the elderly with dementia were more likely to require assistance during mealtime and to present four or more changes in feeding dynamics. The elderly that required assistance were more likely to eat in bed, at an inadequate position and to have three or more changes in feeding dynamics. CONCLUSION: For institutionalized elderly women, the factors associated to signs suggestive of oropharyngeal dysphagia were use of medication, absence of depression, number of teeth and number of changes in feeding dynamics. The factors associated to changes in feeding dynamics are related to dementia and need of special care.
  • Sabor azedo e temperatura fria na fase oral da deglutição no acidente vascular encefálico Original Articles

    Gatto, Ana Rita; Cola, Paula Cristina; Silva, Roberta Gonçalves da; Spadotto, André Augusto; Ribeiro, Priscila Watson; Schelp, Arthur Oscar; Carvalho, Lidia Raquel de; Henry, Maria Aparecida Coelho de Arruda

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar o efeito do sabor azedo e da temperatura fria no tempo de trânsito oral da deglutição. MÉTODOS: Participaram deste estudo 52 indivíduos (28 do gênero masculino e 24 do gênero feminino) após acidente vascular encefálico isquêmico, com lesão à direita ou à esquerda e disfagia orofaríngea de grau leve a moderado, com idades variando de 50 a 80 anos (mediana=66 anos). Foi realizada a videofluoroscopia da deglutição para a análise dos tempos de deglutição. Cada indivíduo foi avaliado durante a deglutição de bolo na consistência pastosa, oferecido em colher com 5 ml, com quatro estímulos diferentes (natural, frio, azedo e azedo-frio). Após o exame foram realizadas as medidas de tempo de trânsito oral utilizando software específico. Foram mensurados o tempo de trânsito oral (a partir do início do movimento do bolo alimentar na boca) e o tempo de trânsito oral total (a partir do momento em que o bolo é colocado na boca). RESULTADOS: A associação entre o estímulo azedo e a temperatura fria provocou mudanças significavas no tempo de trânsito oral total e no tempo de trânsito oral, com redução nestes tempos. CONCLUSÃO: O sabor azedo e a temperatura fria associados apresentaram redução do tempo de trânsito oral em pacientes pós acidente vascular encefálico.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To determine the effect of sour flavor and cold temperature on oral transit time during swallowing. METHODS: Participants were 52 subjects (28 male and 24 female) with ages between 50 and 80 years (median=66 years), after ischemic stroke involving right or left side damage and mild to moderate oropharyngeal dysphagia. Videofluoroscopy was performed to analyze the swallowing times. Each subject was assessed during swallowing of a paste consistency bolus offered in 5 ml spoons, with a total of four different stimuli (natural, cold, sour and sour-cold). After the exam, the oral transit time was measured using specific software. The oral transit time (starting at the beginning of the bolus movement in the mouth) and the total oral transit time (starting at the moment that the bolus is placed in the mouth) were measured. RESULTS: The association between sour and cold stimuli caused a significant decrease of oral transit time and total oral transit time. CONCLUSION: Sour flavor and cold temperature reduced oral transit time in stroke patients.
  • Resultados da reabilitação auditiva em idosos usuários de próteses auditivas avaliados com teste dicótico Artigos Originais

    Lessa, Alexandre Hundertmarck; Hennig, Tais Regina; Costa, Maristela Julio; Rossi, Angela Garcia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar os efeitos da reabilitação auditiva, por meio da análise dos aspectos quantitativos e qualitativos do Teste Dicótico de Dissílabos Alternados (SSW), em idosos novos usuários de próteses auditivas. MÉTODOS: O estudo foi realizado com 17 idosos, novos usuários de próteses auditivas, com idades entre 60 e 84 anos, distribuídos em G1, que somente fez uso das próteses auditivas, e G2, que foi submetido a um programa de reabilitação auditiva, que abrangeu o aconselhamento e treinamento auditivos. Todos os indivíduos foram submetidos ao teste SSW em momentos distintos de avaliação, inicial e final do estudo. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Para os aspectos quantitativos, os sujeitos do G1 apresentaram melhora entre as avaliações, porém não signiticativa, enquanto os sujeitos do G2 apresentaram melhora significativa quanto aos aspectos direita competitiva, esquerda não-competitiva e total de acertos. Quando comparado o desempenho final de ambos os grupos, houve diferença significativa entre quase todas as variáveis, com vantagem para o G2. No que diz respeito aos aspectos qualitativos, os idosos de ambos os grupos apresentaram déficits em ambas as avaliações, com diferentes mudanças entre elas. CONCLUSÃO: Os escores alcançados pelos indivíduos do grupo submetido à reabilitação auditiva nas variáveis direita competitiva e esquerda não-competitiva demonstram, principalmente, a melhora no que diz respeito ao funcionamento do hemisfério esquerdo proporcionada pelo treinamento. Para a evidência de diferença entre os resultados dos aspectos qualitativos, possivelmente fosse necessária reavaliação após um período mais longo de tempo, para que realmente houvesse alteração das percepções auditivas associadas a outras funções sensoriais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the effects of auditory rehabilitation through the analysis of quantitative and qualitative aspects of the Staggered Spondaic Word Test (SSW) in elderly people who have recently started wearing hearing aids. METHODS: The study included 17 elderly people, who have recently started wearing hearing aids, aged between 60 and 84 years old, divided into two groups: G1, for those who only wore hearing aids, and G2, for those submitted to an auditory rehabilitation program structured in seven sessions, including auditory counseling and training. All subjects were evaluated with the SSW test at two different moments, the beginning and the end of the study. All data were statistically analyzed. RESULTS: Regarding quantitative aspects, subjects in G1 showed improvements, but no statistically significant differences were observed between evaluations, while G2 presented statistically significant improvements on the competitive right, the non-competitive left and the total number of hits. When comparing the final performance of both groups, there were statistically significant differences concerning almost all of the variables with greater results to the G2 group. Regarding qualitative aspects, volunteers in both groups had difficulties with phonemic decoding, gradual memory loss, organization and integration in both assessments, with different alterations between them. CONCLUSION: The scores obtained by subjects in G2 submitted to the hearing rehabilitation in the variables competitive right and left non-competitive show especially the improvement on the left hemisphere, due to auditory training. For further evidence of differences between the results of qualitative aspects, a longer period of time would possibly be required in order for changes in auditory perception to occur associated with other sensory functions.
  • Prevalência de queixa de zumbido e prováveis associações com perda auditiva, diabetes mellitus e hipertensão arterial em pessoas idosas Artigos Originais

    Gibrin, Paula Carolina Dias; Melo, Juliana Jandre; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a prevalência de queixa de zumbido e a possível associação com perda auditiva, diabetes mellitus e hipertensão arterial em pessoas idosas. MÉTODOS: Estudo transversal com indivíduos com idade superior a 60 anos, submetidos à avaliação audiológica (audiometria tonal e história), e questionário de comorbidades. Foram avaliados 519 indivíduos de ambos os gêneros com mediana de idade de 69 anos. Foram excluídos os indivíduos que não participaram do exame audiométrico, totalizando então 498 sujeitos. Foram aplicados os testes estatísticos apropriados para analisar a queixa de zumbido e os fatores associados. RESULTADOS: Observou-se a prevalência de 42,77% de queixa de zumbido, sendo 58,68% zumbido bilateral e 41,31% zumbido unilateral. Houve diferença entre o zumbido e a perda auditiva, porém não houve diferença entre a queixa de zumbido e hipertensão arterial e entre zumbido e o diabetes mellitus isoladamente. CONCLUSÃO: A queixa de zumbido tem prevalência importante nos idosos. Houve diferença entre zumbido e perda auditiva, ocorrendo associação entre o lado afetado pelo zumbido e o lado da perda auditiva. Apenas a associação das comorbidades de presença de diabetes mellitus e de hipertensão arterial é fator independente de risco para o zumbido.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To assess the prevalence of tinnitus and possible association with hearing loss, diabetes mellitus and hypertension in elderly. METHODS: Cross-sectional study with individuals older than 60 years who underwent audiological evaluation (pure tone audiometry and history) and answered a comorbidity questionnaire. We evaluated 519 subjects of both genders with a median age of 69 years. Individuals who did not participate in the audiometric test were excluded, then totaling 498 subjects. We applied the appropriate statistical tests to analyze the tinnitus and associated factors. RESULTS: The prevalence of 42.77% of tinnitus was found, being 58.68% bilateral tinnitus and 41.31% unilateral tinnitus. There was a difference between tinnitus and hearing loss, but there was no difference between tinnitus and hypertension and between tinnitus and diabetes mellitus alone. CONCLUSION: The prevalence of tinnitus is significant in the elderly. There are differences between tinnitus and hearing loss, with association between the side affected by tinnitus and the side of hearing loss. Only the association of comorbidity of diabetes mellitus and hypertension is an independent risk factor for tinnitus.
  • Limiares auditivos em músicos militares: convencionais e altas frequências Artigos Originais

    Gonçalves, Cláudia Giglio de Oliveira; Lacerda, Adriana Bender Moreira; Zeigelboim, Bianca Simone; Marques, Jair Mendes; Luders, Débora

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar e caracterizar os limiares auditivos tonais entre 500 Hz e 16.000 Hz de músicos profissionais, integrantes de uma banda militar. MÉTODOS: Realizou-se um estudo de coorte histórico, que comparou um grupo de 50 músicos profissionais (banda militar) com um grupo sem histórico de exposição profissional a som intenso (44 sujeitos); e homogêneos (p<0,05) em relação ao gênero (masculino) e à idade (em torno de 35 anos). Foram realizados exames de audiometria tonal limiar convencional e de altas frequências (de 9.000 a 16.000 Hz). RESULTADOS: A exposição à música desencadeou alterações auditivas permanentes. Quanto aos limiares auditivos convencionais, no grupo exposto encontrou-se 32% dos músicos com alterações auditivas neurossensoriais e no grupo não exposto encontrou-se 2,27%. Os sujeitos expostos à música tiveram 14,54 vezes mais risco de adquirir alterações auditivas neurossensoriais do que o grupo não exposto. Após 20 anos de exposição à música foram observadas pioras significativas nos limiares auditivos, principalmente nas altas frequências, e ocorreram diferenças entre os grupos a partir de 30 anos de idade. CONCLUSÃO: A exposição à música desencadeou alterações auditivas permanentes, evidenciando diferenças em relação ao grupo não exposto à música, registradas na avaliação audiológica convencional e em altas frequências.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze and characterize tonal auditory thresholds between 500 Hz and 16,000 Hz of professional musicians, specifically members of a military band. METHODS: A historic cohort study was carried out comparing one group of 50 professional musicians (military band) with another group (44 subjects) without history of professional exposure to intense sound; the groups were homogenous (p<0.05%) in relation to gender (male) and age (about 35 years old). Tone threshold audiometry for conventional (from 500 to 8,000 Hz) and high frequencies was applied (from 9,000 to 16,000 Hz). RESULTS: Exposure to music triggered permanent hearing impairment. As to conventional auditory thresholds, the exposed and non-exposed groups presented sensorineural hearing loss of 32 and 2.27%, respectively. The subjects exposed to music had 14.54 times more risks of acquiring sensorineural hearing loss than the non-exposed group. After 20 years of exposure to music, significant worsening was observed in auditory thresholds, especially at extended high frequencies, and differences occurred between the groups from the age of 30 on. CONCLUSION: Exposure to music caused permanent hearing impairment, showing differences in relation to the non-exposed group, registered in conventional audiometry and at high-frequency audiometry.
  • Processamento temporal e consciência fonológica nas alterações de leitura e escrita: dados preliminares Comunicação Breve

    Soares, Aparecido José Couto; Sanches, Seisse Gabriela Gandolfi; Alves, Débora Cristina; Carvallo, Renata Mota Mamede; Cárnio, Maria Silvia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar se há associação entre o desempenho nos testes auditivos temporais e na consciência fonológica em indivíduos com alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Foram sujeitos deste estudo 16 crianças, entre 7 e 12 anos, com alterações de leitura e escrita confirmada após avaliação específica. Todos os participantes foram submetidos à avaliação da consciência fonológica, utilizando-se o teste de consciência fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial. Para avaliar o processamento auditivo temporal foram utilizados os testes de padrão de duração e frequência, realizados em cabina audiométrica. RESULTADOS: A análise descritiva indicou desempenho alterado nas habilidades silábicas e fonêmicas da consciência fonológica, bem como nos testes temporais. O teste de Fisher indicou associação entre a presença de alteração no processamento temporal e nas tarefas de consciência fonológica (p<0,001), sugerindo que a alteração no processamento temporal contribua para pior desempenho nestas habilidades. CONCLUSÕES: Houve associação entre o desempenho em testes auditivos temporais e consciência fonológica. Os dados encontrados trazem reflexões no sentido de incluir a avaliação dos padrões temporais dentre os procedimentos utilizados na avaliação dos indivíduos com alterações de leitura e escrita.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify if there is an association between temporal auditory tests and phonological awareness in individuals with reading and writing disorders. METHODS: Sixteen children were subjects of this study, aged between 7 and 12 years old, who had reading and writing disorders confirmed after specific assessment. All participants underwent phonological awareness assessment using CONFIAS test. In order to assess the auditory temporal processing, duration and frequency pattern tests were used. RESULTS: The descriptive analysis indicated low performance in syllabic and phonemic activities of phonological awareness as well as in temporal auditory tests. Fisher's test indicated association between disorders in auditory temporal processing and phonological awareness (p>0.001). It suggests that disorders in temporal processing contribute to low performance in phonological awareness tasks. CONCLUSIONS: There was association between performance in temporal auditory tests and in the phonological awareness. Data found provide reflections about including temporal auditory assessment among procedures used in the analysis of individuals with reading and writing disorders.
  • Documento sem título Letter To Editor

    Battle, Dolores Elaine
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