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CoDAS, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Dreux, Fernanda; Behlau, Mara
  • Influência da memória, atenção, QI e idade em testes de processamento auditivo temporal: estudo preliminar Original Articles

    Murphy, Cristina Ferraz Borges; Zachi, Elaine Cristina; Roque, Daniela Tsubota; Ventura, Dora Selma Fix; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a existência de correlações entre o desempenho de crianças com desenvolvimento típico em testes temporais auditivos (Padrão de Frequência e Gaps in Noise - GIN) e medidas de memória, atenção, quociente intelectual e a idade. MÉTODO: Quinze participantes, com idades entre 7 e 12 anos, sem queixas envolvendo audição e desenvolvimento cognitivo, foram submetidos aos testes de processamento temporal auditivo (GIN e Padrão de Frequência), teste de Memória (Span de Dígitos), Atenção (auditiva e visual) e testes de inteligência (Matrizes Progressivas de Raven). RESULTADOS: Foram encontradas correlações significantes e positivas entre o teste Padrão de Frequência e a variável idade, sendo essa considerada boa (p<0,01, 75,6%). Não foram verificadas correlações significantes entre o teste GIN e as variáveis testadas. CONCLUSÃO: As habilidades temporais consideradas parecem ser influenciadas por diferentes fatores: enquanto a habilidade de ordenação temporal parece ser influenciada por processos maturacionais, o desempenho para a habilidade de resolução temporal não foi influenciado por nenhum dos aspectos investigados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the existence of correlations between the performance of children in auditory temporal tests (Frequency Pattern and Gaps in Noise - GIN) and IQ, attention, memory and age measurements. METHOD: Fifteen typically developing individuals between the ages of 7 to 12 years and normal hearing participated in the study. Auditory temporal processing tests (GIN and Frequency Pattern), as well as a Memory test (Digit Span), Attention tests (auditory and visual modality) and intelligence tests (RAVEN test of Progressive Matrices) were applied. RESULTS: Significant and positive correlation between the Frequency Pattern test and age variable were found, which was considered good (p<0.01, 75.6%). There were no significant correlations between the GIN test and the variables tested. CONCLUSIONS: Auditory temporal skills seem to be influenced by different factors: while the performance in temporal ordering skill seems to be influenced by maturational processes, the performance in temporal resolution was not influenced by any of the aspects investigated.
  • Correlação entre as características da ressonância e o envelhecimento da orelha externa Original Articles

    Silva, Aline Papin Roedas da; Blasca, Wanderléia Quinhoneiro; Lauris, José Roberto Pereira; Oliveira, Jerusa Roberta Massola de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O envelhecimento ocasiona alterações de orelha externa como colabamento do meato acústico externo e membrana timpânica senil. Conhecê-las é oportuno para o diagnóstico da deficiência auditiva e para seleção do aparelho de amplificação sonora individual. Por esse motivo, o estudo propôs-se a verificar a interferência das alterações anatômicas da orelha externa na ressonância do meato acústico em idosos. MÉTODOS: A amostra foi composta por medidas objetivas de orelha externa de idosos com colabamento (grupo A), membrana timpânica senil (grupo B) e sem alteração de meato acústico externo ou membrana timpânica (grupo C) e de adultos sem alteração de orelha externa (grupo D). No estudo retrospectivo/clínico realizaram-se comparações de medidas de indivíduos com e sem alteração de orelha externa por meio do ganho e resposta de ressonância da orelha externa e da frequência de pico primário para orelha direita. RESULTADOS: Nos grupos A, B e C houve diferença estatisticamente significante entre Real Ear Unaided Response (REUR) e Real Ear Unaided Gain (REUG), mas não para a frequência de pico. Para os grupos A e B ocorreu diferença significativa na REUR e REUG. Entre os grupos C e D houve significância estatística para a REUR e REUG, mas não para a frequência do pico primário. CONCLUSÃO: As alterações na orelha externa influenciam na ressonância, diminuindo a sua amplitude. Todavia, a frequência do pico primário não é afetada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Aging causes changes in the external ear as a collapse of the external auditory canal and tympanic membrane senile. Knowing them is appropriate for the diagnosis of hearing loss and selection of hearing aids. For this reason, the study aimed to verify the influence of the anatomical changes of the external ear resonance in the auditory canal in the elderly. METHODS: The sample consisted of objective measures of the external ear of elderly with collapse (group A), senile tympanic membrane (group B) and without changing the external auditory canal or tympanic membrane (group C) and adults without changing the external ear (group D). In the retrospective/clinical study were performed comparisons of measures of individuals with and without alteration of the external ear through the gain and response external ear resonant frequency and the primary peak to the right ear. RESULTS: In groups A, B and C was no statistically significant difference between Real Ear Unaided Response (REUR) and Real Ear Unaided Gain (REUG), but not for the peak frequency. For groups A and B were shown significant differences in REUR and REUG. Between the C and D groups were significant statistics to the REUR and REUG, but not for the frequency of the primary peak. CONCLUSION: Changes influence the external ear resonance, decreasing its amplitude. However, the frequency of the primary peak is not affected
  • Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico: valores de referência em relação à idade Original Articles

    Rosa, Luana Araujo Cruz; Suzuki, Marcia Rumi; Angrisani, Rosanna Giaffredo; Azevedo, Marisa Frassom

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Estudar as latências absolutas das ondas I, III e V e os intervalos interpicos I-III, III-V e I-V do potencial evocado auditivo de tronco encefálico obtidos em recém-nascidos (RN) pré-termo em relação à idade pós-conceptual e em RN a termo e aos seis meses de idade, estabelecendo valores de referência para cada grupo etário. MÉTODOS: Estudo retrospectivo realizado com a análise de exames realizados em 80 lactentes distribuídos em quatro grupos, sendo o grupo 1 composto por RN avaliados entre 35 e 36 semanas de idade pós-conceptual; o grupo 2 por RN avaliados entre 37 e 38 semanas; grupo 3 por RN avaliados entre 39 a 40 semanas; e o grupo 4 por lactentes avaliados com seis meses. RESULTADOS: A latência absoluta da onda I no grupo 1 foi 1,81 ms, reduzindo para 1,79 ms nos grupos 2 e 3 e para 1,70 ms no grupo 4. A latência da onda III no grupo 1 foi 4,74 ms, diminuindo para 4,62 ms no grupo 2, para 4,56 ms no grupo 3 e 4,37 ms no grupo 4. A latência da onda V no grupo 1 foi 7,14 ms; no grupo 2 foi 7,05 ms; no grupo 3 foi 6,90 ms; e no grupo 4 foi 6,50 ms. Os interpicos também tiveram suas latências diminuídas em todos os grupos. CONCLUSÃO: Houve diminuição das latências estudadas com o aumento da idade e semelhança dos valores com a literatura internacional.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To study the absolute latencies of waves I , III and V and interpeak I-III , III-V and I-V of Auditory brainstem responses obtained in preterm newborns in relation to post-conceptual age, term newborns and six months of age infants, establishing reference values ​​for each age group. METHODS: Retrospective study realized through the analysis of tests performed on 80 infants divided into four groups, being the group one composed per newborns assessed between 35 and 36 weeks post-conceptual age; group two by newborns assessed between 37 and 38 weeks; group three with newborns reviewed between 39 to 40 weeks; and group four with infants evaluated with six months. RESULTS: The wave I absolute latency in the group one was 1.81 ms, decreasing to 1.79 ms in groups two and three, and to 1.70 ms in group four. The wave III latency in group one was 4.74 ms, decreasing to 4.62 ms in group two, to 4.56 ms in the group three and to 4.37 ms in the group four. The wave V latency in group one was 7.14 ms, in the group two it was 7.05 ms, in the group three 6.90 ms; and in the group four it was 6.50 ms. Interpeak latencies were also decreased in all groups. CONCLUSION: The latencies studied decreased with the increasing age and were similar values ​​with the international literature.
  • Terapia intensiva de enfrentamento em grupo com adultos gagos: resultados preliminares Original Articles

    Georgieva, Dobrinka

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar e documentar o uso e a eficácia do tratamento intensivo de enfrentamento em grupo em adultos com gagueira (ACG) búlgaros, especificar quais mudanças são adotadas em diferentes situações de fala (em fase de estabilização), e demonstrar que as mudanças são mantidas após a terapia intensiva. MÉTODOS: Os participantes eram ACG (n = 15, 12 do sexo masculino, com idade média de 25,2 anos), falantes nativos de búlgaro. Doze participantes eram estudantes universitários e três tinham ensino superior em diferentes áreas. Todos os participantes foram inscritos no Primeiro (efeito total) e Segundo (efeito provisório) Estágios do Tratamento Intensivo de Enfrentamento para Gagueira. A abordagem empregada foi a terapia de modificação da gagueira de Van Riper, considerado um tratamento de enfrentamento para a gagueira. O tratamento foi realizado em búlgaro, língua nativa dos participantes. RESULTADOS: Como um grupo, os ACG (n = 15) apresentaram uma diminuição significativa no número de elocuções gaguejadas após tratamento intensivo. Estes resultados foram consistentes para os participantes com gagueira moderada e grave. Da mesma forma, houve uma diminuição significativa na duração (em segundos) das rupturas após o tratamento, sendo estes resultados também consistentes para os participantes com gagueira moderada e grave. Oitenta por cento dos ACG utilizaram o cancelamento imediatamente e seis meses após o tratamento, 65% dominaram os movimentos preparatórios imediatamente e seis meses após o tratamento, 35% apresentaram uso da técnica do pull-out imediatamente após o tratamento, e 55% o apresentaram seis meses após o tratamento. CONCLUSÃO: Estes resultados preliminares sugerem que o tratamento intensivo de enfrentamento pode ser empregado com sucesso em adultos com gagueira búlgaros. Destaca-se, em especial, as mudanças positivas que ocorreram na fluência durante o curso da terapia em relação à duração das rupturas em segundos, e o índice de rupturas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The purpose of the present study was to evaluate and document the use and efficacy of intensive non-avoidance group treatment for Bulgarian adults who stutter (AWS), to specify that changes are adopted in different speech situations (in the stabilization phase), and to demonstrate that changes are maintained after intensive therapy. METHODS: Participants were AWS (n=15, 12 males) with an average age of 25.2 years) Bulgarian native-speakers. Twelve participants were University students and three were clients with tertiary education in different areas. All participants were enrolled in First (overall effect) and Second (interim effect) Stages of Intensive Non-Avoidance Treatment for Stuttering. Van Riper's stuttering modification therapy approach was employed; the latter considers a non-avoidance treatment for stuttering. The treatment was conducted in participants' native Bulgarian language. RESULTS: AWS, as a group (n=15), significantly decreased the number of stuttered utterances after intensive treatment; findings were consistent for participants with moderate as well as severe stuttering. Likewise, there was a significant decrease in duration (in seconds) of disfluencies after treatment; findings were consistent for participants with moderate as well as severe stuttering. Eighty percent of AWS used cancellation immediately and six months after treatment, 65% mastered preparatory sets immediately and six months after treatment, 35% exhibited pull-outs immediately after treatment and 55%, six months post-treatment. CONCLUSION: These preliminary findings were taken to suggest that intensive non-avoidance treatment for stuttering can be successfully employed with Bulgarian adults who stutter. Special focus was on the positive fluency changes that occurred during the course of therapy regarding the duration of disfluencies in seconds, and index of disfluencies.
  • Adaptação do teste Clinical Evaluation of Language Functions - 4th Edition para o Português Brasileiro Original Articles

    Bento-Gaz, Ana Carolina Paiva; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Traduzir e adaptar o Clinical Evaluation of Language Functions - 4 th Edition (CELF-4) para o Português Brasileiro. MÉTODO: Participaram deste estudo 160 escolares em desenvolvimento normal de linguagem, na faixa etária entre sete e dez anos, sendo 80 deles recrutados em escola pública e 80 em escola particular da Zona Leste da cidade de São Paulo. RESULTADOS: Os procedimentos adotados na tradução do teste mantiveram a sua equivalência com a versão original, indicando que não houve mudanças significativas no conteúdo e no formato do teste. Foi utilizado o α de Cronbach para verificar a consistência interna de cada subteste do CELF-4, ou seja, se cada subteste mede de forma consistente aquele construto que pretende avaliar. Nesta análise, observou-se que, ao se excluir apenas os itens acertados ou errados por todos os sujeitos e os itens problemáticos (aqueles discrepantes dos demais resultados encontrados no grupo) da totalidade da amostra, todos os demais subtestes analisados apresentaram consistência interna satisfatória, exceto o de Associação de Palavras para a faixa etária de oito anos. CONCLUSÃO: A maioria dos subtestes, assim como o Perfil Pragmático e a Escala de Avaliação Observacional, foram apenas traduzidos, não sendo necessárias adaptações significativas. As alterações realizadas ocorreram principalmente pela diferença morfossintática e fonológica das línguas inglesa e portuguesa. A versão traduzida e adaptada para o Português Brasileiro do teste de linguagem CELF-4 caracterizou a performance de linguagem da população estudada.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSES: To translate and adapt the Clinical Evaluation of Language Functions - 4th Edition (CELF-4) to Brazilian Portuguese. METHOD: One hundred and sixty normal language development school children between the ages of seven and ten, half from public schools and the other half from private schools, both located on the east side of São Paulo. RESULTS: CELF-4's translation and adjustment to Brazilian Portuguese language showed equivalence between the original and translated versions, which demonstrates that there were no significant changes in the test's form and content. Cronbach's α test was used in order to verify CELF-4's subtests internal consistency, in other words, if every subtest measures consistently the evaluated constructors. In this analysis, we observed that by excluding right or wrong items, and problematic items from the pool (those different from the rest of the group), all analyzed subtest presented satisfactory internal consistency, except for the Word Association Task for eight years old. CONCLUSION: Most subtests, as well as the Pragmatic Profile and the Observational Evaluation Scale, were simply translated, dismissing significant adaptations. The alterations performed were due to morphosyntactic and phonological differences between both languages. CELF-4's translated and adapted version to Brazilian Portuguese was able to characterize the language performance in the studied population.
  • Adaptação do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil para questionário retrospectivo para pais Original Articles

    Machado, Fernanda Prada; Palladino, Ruth Ramalho Ruivo; Cunha, Maria Claudia

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Adaptar o instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) para questionário retrospectivo para pais de crianças de 3 a 7 anos e aplicá-lo em dois grupos de sujeitos. MÉTODOS: Participaram do estudo 72 sujeitos - pais de crianças de 2 anos e 11 meses a 7 anos e 7 meses - divididos em dois grupos: Grupo Pesquisa e Grupo Controle. A proposta de modificação do instrumento para questionário transformou os 31 indicadores (afirmações) do primeiro em perguntas de caráter retrospectivo, dirigidas aos pais em formato autoaplicável, com respostas em escala Likert. O IRDI-questionário foi aplicado nos dois grupos estudados. RESULTADOS: O IRDI-questionário mostrou-se de fácil aplicação, com rapidez no preenchimento (tempo médio de 15 minutos) e baixo custo. A análise das questões que compõem o instrumento revelou boa consistência interna. A comparação entre os grupos, segundo as respostas dos pais às 31 questões do IRDI-questionário, mostrou diferença em 16 delas. CONCLUSÃO: Foi possível verificar que os itens do questionário recobrem os principais sinais de risco para Transtorno do Espectro do Autismo apontados na literatura. Além disso, as respostas dos pais assinalaram que houve diferença entre os grupos estudados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To adapt the Child Development Clinical Risk Indicators (IRDI) instrument to retrospective report for parents of children from 3 to 7 years old and administer it in two groups. METHODS: Participated on the study 72 subjects - parents of children aged from 2 years and 11 months to 7 years and 7 months - divided into two groups: Research Group and Control Group. The proposed modification to parent report transformed the 31 indicators (affirmations) into retrospective self-administered questions to parents, with responses in Likert scale. The IRDI-questionnaire was administered in the two groups. RESULTS: The IRDI-questionnaire showed to be easy and quick to administer (average 15 minutes) and with low cost. The analysis of the questions obtained a good internal consistency value. The comparison between the groups by the parents' answers to the 31 questions showed difference in 16 questions. CONCLUSION: The items of the IRDI-questionnaire concern the main Autism Spectrum Disorders risk signs pointed out in literature. The parents' answers showed differences between the studied groups.
  • Inserção e atuação da Fonoaudiologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família Original Articles

    Molini-Avejonas, Daniela Regina; Aboboreira, Meiriane Silva; Couto, Maria Inês Vieira; Samelli, Alessandra Giannella

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar a estrutura dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), vigentes em 2010, identificar o grau de satisfação dos fonoaudiólogos que atuam nessa área e comparar o modelo proposto pela portaria 154 do Ministério da Saúde com a prática fonoaudiológica. MÉTODOS: Estudo prospectivo e descritivo, com 40 fonoaudiólogos inseridos em NASF tipo um, de todo território nacional, em 2010. Utilizou-se um questionário com nove perguntas que abordavam diferentes temas (infraestrutura de trabalho, equipe do NASF, ações desenvolvidas pelos profissionais do NASF e satisfação com o trabalho desenvolvido), enviado por correio eletrônico para os fonoaudiólogos. Para a análise das variáveis estudadas, foram utilizadas medidas descritivas, os testes do χ2, ANOVA e o coeficiente de variação de Pearson. Foi adotado o nível de significância de 5%. RESULTADOS: Os fonoaudiólogos relataram que nos NASFs em que atuavam havia em média 12,2 Equipes de Saúde da Família, 8,9 profissionais e 1,6 fonoaudiólogos por NASF, sendo a maioria com carga de 40 horas semanais. As atividades de rotina citadas pelos fonoaudiólogos foram: ações de promoção e prevenção de saúde, matriciamento, terapias, suporte aos agentes comunitários, encaminhamentos, visitas domiciliares, ações intersetoriais e atividades administrativas. Houve variabilidade na pontuação do grau de satisfação: a maioria indicou o grau "Pouco satisfeito" para infraestrutura de trabalho e encaminhamentos efetivados e "Muito satisfeito" para visitas domiciliares e suporte aos agentes comunitários de saúde. Comparando o modelo proposto com a prática dos fonoaudiólogos, não houve diferença significativa, mas 40% deles consideraram que as ações do NASF estavam abaixo do esperado. CONCLUSÃO: A estrutura dos NASFs apresentou-se bastante variada em termos de número de Equipes de Saúde da Família, profissionais envolvidos e ações executadas. Também houve variabilidade significativa no grau de satisfação entre os temas estudados.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the structure of the Centers for Supporting the Family Health (NASF), in 2010, identify the satisfaction degree of speech language pathologists who work in this area and compare the model proposed by the Brazilian Ministry of Health with practice. METHODS: Prospective and descriptive study, with 40 speech language pathologists inserted in NASF type one, from all Brazilian regions, in 2010. It was used a questionnaire with nine questions related to different topics (work infrastructure, NASF team, actions developed by these professionals and satisfaction about the work), sent by electronic mail to the speech language pathologists. Descriptive statistics, χ2, ANOVA and Pearson coefficient of variation were used to analyze variables. Significance level of 5% was adopted. RESULTS: The speech language pathologists reported that, in their working places (NASF), there was an average of 12.2 Health Family Teams, with 8.9 professionals and 1.6 speech language pathologists. Most of them work 40 hours per week. Routine activities cited by speech language pathologists were: promotion and health prevention actions, matricial, therapies, support to health community workers, referrals, home visits, intersectoral actions and administrative tasks. There was variability in the satisfaction score: the majority of interviewees indicated the degree "Somewhat satisfied" for work infrastructure and referrals, as well as reported "Very satisfied" degree for home visits and support for health community workers. Comparing the model proposed by the Ministry of Health with the speech language pathologists' practices, there was no significant difference. The results show that 40% of speech language pathologists consider that the NASF actions are below the proposed model. CONCLUSION: The NASF structure varied in terms of the number of Family Health Teams, professionals involved and actions performed. There was also significant variability in the satisfaction degree among the subjects studied.
  • Mensuração do ruído em salas de aula: revisão sistemática Systematic Review

    Fidêncio, Vanessa Luisa Destro; Moret, Adriane Lima Mortari; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Os objetivos desta revisão são elencar as principais metodologias utilizadas para a mensuração do ruído em salas de aula e se os níveis de ruído encontrados estão adequados às normas. MÉTODOS: Realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando seis diferentes bases de dados. Foram verificadas 1.088 publicações e somente oito trabalhos obedeceram aos critérios de inclusão: (a) artigos publicados nos últimos dez anos; (b) artigos disponíveis na íntegra; (c) estudos que mensurassem o ruído em salas de aula de escolas regulares. Foi realizada análise descritiva das publicações selecionadas. RESULTADOS: Cinco estudos mensuraram ruído por meio de um medidor de nível de pressão sonora. Um realizou a mensuração por meio de um dosímetro e dois utilizaram um computador portátil com software de gravação de áudio. Todas as salas de aulas avaliadas nos estudos encontrados apresentaram nível de ruído acima do permitido. CONCLUSÃO: As salas de aula são ambientes ruidosos e não há padronização quanto à metodologia que deve ser utilizada para a mensuração do ruído nesses locais. As escolas precisam ser orientadas constantemente sobre a importância da adequação acústica na sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: The aim of this systematic review is to outline the main methodologies used for measuring noise in classrooms and if the noise levels found are suitable standards. METHODS: A survey of articles published in the last ten years, using six different databases. Were verified 1.088 publications and only eight studies met the inclusion criteria: (a) articles published in the last ten years, (b) articles available in full, (c) studies that have measured the noise in the classrooms of regular schools. Data analysis: descriptive analysis was performed of selected publications. RESULTS: Five studies conducted to measure the noise using a sound level meter. One measurement performed using a dosimeter and two studies used a laptop with audio recording software. In all classrooms, the noise level was higher than allowed. CONCLUSION: Classrooms are noisy environment and there is no standardization regarding the methodology that should be used to measure the noise in these places. Therefore, schools need to be guided constantly about the importance of acoustic adaptation in the classroom.
  • Características comportamentais de crianças disfônicas: revisão integrativa da literatura Evidence-Based Speech-Language Pathology

    Maia, Andréa Alves; Gama, Ana Cristina Côrtes; Kümmer, Arthur Melo e

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Revisar de forma integrativa a literatura científica a respeito das características comportamentais de crianças disfônicas, discutindo o perfil traçado e sua relação etiológica com o distúrbio vocal, procurando definir recomendações sobre a importância da análise do comportamento infantil na avaliação vocal. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 12 anos na Biblioteca Virtual em Saúde. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Definiram-se o tema "características comportamentais de crianças disfônicas", selecionaram-se as bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO e Web of Science ISI, e os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, ano de publicação entre 2000 e 2012 e idiomas português, inglês e espanhol. ANÁLISE DOS DADOS: Entre os 528 artigos sobre voz e disfonia infantil publicados, sete abrangeram o tema pesquisado e foram incluídos nos resultados. RESULTADOS: Observou-se que quatro artigos estudaram o comportamento de crianças com nódulos vocais, um abordou as características comportamentais de crianças disfônicas com vários tipos de lesão de prega vocal e três correlacionaram o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade à disfonia. CONCLUSÃO: Não se estabeleceu um perfil comportamental de crianças com distúrbio vocal, mas os resultados foram consistentes na recomendação sobre a importância desta análise na avaliação da disfonia em crianças.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: Integrative review of the scientific literature about the behavioral characteristics of dysphonic children discussing profiled and their etiologic relationship with the voice disorder, seeking to define recommendations on the importance of analyzing the behavior of children in voice assessment. RESEARCH STRATEGY: Integrative review of articles published in the last 12 years, the Virtual Health Library. SELECTION CRITERIA: Set up the theme of "behavioral characteristics of dysphonic children" was selected the databases LILACS, IBECS, MEDLINE, Cochrane Library, SciELO and ISI Web of Science and the following inclusion criteria: original articles, publication year from 2000 and 2012, Portuguese, English and Spanish. DATA ANALYSIS: Among the 528 articles published childish voice and dysphonia, seven covered the topic researched and were included in the results. RESULTS: Observed that four papers studied the behavior of children with vocal nodules, one addressed the behavioral characteristics of children with various types of dysphonic vocal fold lesion and three correlated Attention Deficit Disorder / Hyperactivity and dysphonia. CONCLUSION: Not established a behavioral profile of children with vocal disorders, but the results were consistent recommendation for the importance of this analysis in the evaluation of dysphonia in children.
  • Disfunções do sistema estomatognático e aspectos vocais na doença de Fahr: relato de caso Case Reports

    Santos, Karoline Weber dos; Fraga, Bruno Francisco de; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo consiste em relatar o caso de uma paciente com Doença de Fahr buscando descrever as principais alterações estomatognáticas e vocais que podem ser encontradas em indivíduos com essa doença. A fim de estabelecer o diagnóstico fonoaudiológico, foi realizada avaliação das condições motoras orofaciais e produção da fala, além de eficiência da deglutição. Com base nessas avaliações, observaram-se dificuldades na coordenação e na sustentação muscular durante a fala e presença de disfagia orofaríngea. Os achados fonoaudiológicos na Doença de Fahr manifestam-se de forma complexa, incluindo disfagias e disartria e as doenças que acometem os núcleos da base apresentam quadros semelhantes de alterações fonoaudiológicas do sistema estomatognático, podendo apresentar quadro de disartria.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to report the case of a patient with Fahr's Disease in order to describe the main stomatognathic and vocal changes that can be found in individuals with this disease. In order to establish the diagnosis, an assessment of the conditions of orofacial motor system and speech production, as well the efficiency of swallowing, was realized. Based on these assessments, there were difficulties in coordinating and sustaining muscle during speech and presence of oropharyngeal dysphagia. Speech disorders found in Fahr's disease manifest themselves in complex and cover various aspects of phonological knowledge and the diseases that affect the basal ganglia have similar frames of speech-language disorders of the stomatognathic system, being able to present a picture of dysarthria.
  • Achados de neurorradiologia e voz no acidente vascular encefálico Case Reports

    Godoy, Juliana Fernandes; Brasolotto, Alcione Ghedini; Berretin-Félix, Giédre; Fernandes, Adriano Yacubian

    Resumo em Português:

    As disfonias neurológicas são distúrbios vocais que acompanham lesões ou alterações no sistema nervoso. O acidente vascular encefálico (AVE) é a segunda causa de morte no mundo e os danos cerebrais causados podem afetar a comunicação do indivíduo em diversos aspectos. As alterações de voz características dessas lesões são pouco descritas quanto à localização e extensão do acometimento cerebral. O objetivo deste estudo foi descrever as características fonatórias de dez idosos acometidos por AVE, de acordo com a topografia da lesão observada ao exame de neuroimagem. Todos os participantes tiveram amostras de voz gravadas e foi realizada avaliação perceptivo-auditiva da voz e da diadococinesia laríngea. Os exames de neuroimagem foram classificados quanto à localização, extensão, lateralidade e território de vascularização da lesão cerebral. Os resultados mostram uma população de AVEs extensos de artéria cerebral média e AVEs de localização variada no cérebro. As vozes dos sujeitos mostraram predominantemente presença de rugosidade, soprosidade, instabilidade e pastosidade, além de alteração no controle motor laríngeo, demonstrado pela velocidade reduzida e instabilidade na repetição de vogais. Essas características ocorreram tanto no grupo de pacientes com AVE extenso de lesão da artéria cerebral média como em pacientes com AVEs menores de localização variada no cérebro. Os achados sugerem que as manifestações vocais dos casos estudados não dependem apenas da topografia da lesão. Daí a importância de considerar as individualidades de cada paciente no momento da avaliação clínica.

    Resumo em Inglês:

    Neurological dysphonias are vocal disorders followed by injuries or changes in the nervous system. Stroke is the second leading cause of death worldwide and the brain damage caused by it can affect communication in several aspects. The changes in the vocal features caused by these lesions are poorly described regarding the location and extent of cerebral involvement. The aim of this study was to describe vocal parameters of ten elderly patients affected by stroke according to the topography of the lesion at neuroimaging. We recorded from them: perceptual and auditory evaluation of voice and laryngeal diadochokinesis. Neuroimaging studies were classified according to location, extent, laterality territory of brain injury. The results show a population of extensive middle cerebral artery strokes and strokes with varied location in the brain. The subjects' voices showed predominantly the presence of roughness, breathiness, richeness and instability, and change in laryngeal motor control, demonstrated by reduced speed and instability in laryngeal diadochokinesis. These features presented in patients with extensive middle cerebral artery stroke and in patients with short strokes with varied location in the brain. The results suggest that the vocal features in the assessed cases do not depend only on the topography of the brain damage. Thus, it is important to consider the patient as unique in clinical evaluation.
  • Amiotrofia Nevrálgica Estendida: fonoterapia em um caso de paralisia de prega vocal Case Reports

    Oliveira, Andréa Gomes de; Pinho, Márcia Monteiro

    Resumo em Português:

    A Amiotrofia Nevrálgica (AN) é um distúrbio raro do sistema nervoso periférico que pode incluir dor extrema, paresia multifocal e atrofia dos músculos dos membros superiores. Quando há o envolvimento de nervos localizados fora do plexo braquial, o termo Amiotrofia Nevrálgica Estendida (ANE) é utilizado. O diagnóstico da AN é clínico e possui uma série de critérios de inclusão, bem como critérios de compatibilidade estabelecidos pelo European CMT Consortium. Neste estudo são apresentados a história clínica, os dados da avaliação vocal multidimensional e as técnicas vocais utilizadas na terapia vocal de cinco semanas de um paciente, profissional da voz, com ANE. A paralisia súbita e recorrente da prega vocal direita foi a única manifestação da doença. Ao término da quinta semana, a voz do paciente estava adaptada, as extensões de voz falada e cantada eram as mesmas de antes da lesão e os escores de sua autoavaliação vocal estavam adequados.

    Resumo em Inglês:

    Neuralgic Amyotrophy (NA) is a rare disturb of the peripheral nervous system that can include extreme pain, multifocal paresis and atrophy of the muscles of the upper limbs. When the nerves located outside of the brachial plexus are involved, the term Neuralgic Amyotrophy Extended (ANE) is used. Diagnosis of NA is clinical and has a series of inclusion and compatibility criteria established by the European CMT Consortium. On this study the clinical history, multidimensional vocal assessment data and the vocal techniques used in five-weeks voice therapy for one patient, professional voice, with ANE are presented. In this case, sudden and recurrent paralysis of his right vocal fold was the only manifestation of the disease. At the end of the fifth week the patient's voice was normal, the spoken and sung vocal ranges were same as before the current episode of ANE and scores of his vocal self-assessment were appropriate.
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