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CoDAS, Volume: 26, Número: 5, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

    Behlau, Mara; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
  • Alterações auditivas e vestibulares na Esclerose Sistêmica: revisão de literatura Systematic Review

    Rabelo, Maysa Bastos; Ana Paula, Corona

    Resumo em Português:

    Objetivo: Descrever a prevalência das alterações auditivas e vestibulares em indivíduos com Esclerose Sistêmica (ES) e as hipóteses elencadas para explicar essas alterações. Estratégia de pesquisa: Revisão sistemática, sem meta-análise, a partir das bases de dados PubMed, LILACS, Isi Web of Science, SciELO e SCOPUS, utilizando a combinação das palavras-chave "systemic sclerosis ANDbalance OR vestibular" e "systemic sclerosis AND hearing ORauditory". Critérios de seleção: Foram incluídos artigos publicados em Português, Espanhol ou Inglês até dezembro de 2011 e excluídos os artigos de revisão de literatura, cartas e editoriais. Foram localizados 254 artigos e selecionados dez. Análise dos dados: Foi realizada a descrição do delineamento dos estudos e elencadas as características e frequência das alterações auditivas e vestibulares. Após, investigaram-se as hipóteses formuladas pelos autores para explicar o comprometimento auditivo e vestibular na ES. Resultados: A perda auditiva foi o achado mais comum, com prevalência de 20 a 77%, sendo o tipo sensorioneural bilateral o mais frequente. Hipotetiza-se que o prejuízo auditivo na ES é decorrente de alterações vasculares na cóclea. A prevalência das alterações vestibulares variou de 11 a 63%, e os achados mais frequentes foram alterações na prova calórica, nistagmo de posicionamento, resposta oculocefálica anormal, alterações nos testes clínicos de integração sensorial e vertigem postural paroxística benigna. Conclusão: Elevada prevalência de alterações auditivas e vestibulares em pacientes com ES. A condução de novas investigações pode colaborar na identificação precoce dessas alterações, fornecer subsídios para os profissionais que atuam junto a esses pacientes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To describe the prevalence of auditory and vestibular dysfunction in individuals with systemic sclerosis (SS) and the hypotheses to explain these changes. Research strategy: We performed a systematic review without meta-analysis from PubMed, LILACS, Web of Science, SciELO and SCOPUS databases, using a combination of keywords "systemic sclerosis AND balance OR vestibular" and "systemic sclerosis AND hearing OR auditory." Selection criteria: We included articles published in Portuguese, Spanish, or English until December 2011 and reviews, letters, and editorials were excluded. We found 254 articles, out of which 10 were selected. Data analysis: The study design was described, and the characteristics and frequency of the auditory and vestibular dysfunctions in these individuals were listed. Afterwards, we investigated the hypothesis built by the authors to explain the auditory and vestibular dysfunctions in SS. Results: Hearing loss was the most common finding, with prevalence ranging from 20 to 77%, being bilateral sensorineural the most frequent type. It is hypothesized that the hearing impairment in SS is due to vascular changes in the cochlea. The prevalence of vestibular disorders ranged from 11 to 63%, and the most frequent findings were changes in caloric testing, positional nystagmus, impaired oculocephalic response, changes in clinical tests of sensory interaction, and benign paroxysmal positional vertigo. Conclusion: High prevalence of auditory and vestibular dysfunctions in patients with SS was observed. Conducting further research can assist in early identification of these abnormalities, provide resources for professionals who work with these patients, and contribute to improving the quality of life of these individuals.
  • Instrumentos de rastreio em disfagia: uma revisão sistemática Systematic Review

    Etges, Camila Lucia; Scheeren, Betina; Gomes, Erissandra; Barbosa, Lisiane De Rosa

    Resumo em Português:

    Objetivo: Realizar a revisão sistemática dos instrumentos de rastreio em disfagia disponíveis na literatura. Estratégia de pesquisa: Para a seleção dos estudos, foram utilizados os seguintes descritores: "questionários", "questionnaires", "transtornos de deglutição", "deglutition disorders", "programas de rastreamento" e "mass screening" e foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO) e PubMed. A busca foi realizada no período entre abril e junho de 2013. Critérios de seleção: Foram selecionados artigos em Inglês, Português e Espanhol, independentemente do ano de publicação, que possuíam no título, resumo ou corpo do artigo relação com o objetivo da pesquisa. Análise dos dados: Após a leitura dos artigos na íntegra, foram extraídos dados de identificação e métodos dos artigos para posterior análise. Resultados: A pesquisa realizada a partir dos descritores propostos, nas bases de dados utilizadas, gerou o total de 1.012 artigos. Após a análise dos títulos, resumos e leitura dos artigos na íntegra, foram selecionados 20 estudos. As publicações sobre instrumentos para identificação de pacientes disfágicos iniciaram em 1999 e 50% dos artigos analisados foram desenvolvidos nos Estados Unidos. Os métodos empregados nos instrumentos foram: questionários, a observação de sinais e sintomas clínicos do paciente, a solicitação da execução de alguns movimentos orofaciais, teste de deglutição com água ou alimentos. Conclusão: Os instrumentos de rastreio em disfagia são bastante heterogêneos e foram desenvolvidos para diferentes públicos com o objetivo principal de identificar os pacientes com distúrbios de deglutição.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To perform a systematic review of screening instruments for dysphagia available in the literature. Methods: For the selection of studies, the following descriptors were used: "questionários", "questionnaires", "transtornos de deglutição", "deglutition disorders", "programas de rastreamento", and "mass screening". The online databases used for the research were Virtual Health Library (LILACS, IBECS, MEDLINE, Cochrane Library, SciELO) and PubMed. The research was performed from April to June 2013. Selection criteria articles in English, Portuguese, and Spanish, regardless of the year of publication, whose title, abstract, or text had any relation to the purpose of the research. After reading the articles in their entirety, identification data and method of the articles were extracted for later analysis. Results: The research carried out from the proposed descriptors produced 1,012 articles. After reviewing the titles, summaries, and fully reading the articles, 20 studies were chosen. The publications on instruments for the identification of dysphagic patients started in 1999, and 50% of the analyzed studies were carried out in the USA. The methods used on the instruments were questionnaires, observation of patient's clinical signals and symptoms, the request for execution of some orofacial movements, and swallowing test with water or food. Conclusion: Screening instruments in dysphagia are fairly heterogeneous and have been developed for different audiences with the main objective of identifying patients with swallowing disorders.
  • Fatores de risco para o desenvolvimento adequado da linguagem oral em crianças: uma revisão sistemática da literatura Systematic Review

    Gurgel, Léia Gonçalves; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques; Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; Reppold, Caroline Tozzi

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da produção bibliográfica relacionada aos fatores de risco para o desenvolvimento adequado da linguagem oral em crianças. Estratégia de pesquisa: Utilizaram-se os termos "child language", "risk factors" e "randomized controlled trial" nas bases de dados MEDLINE (acessado via PubMed), LILACS, Biblioteca Cochrane e SciELO, durante o período de janeiro de 1980 a fevereiro de 2014. Critérios de seleção: Foram incluídos ensaios controlados randomizados que envolvessem o estudo de algum fator de risco relacionado à linguagem de crianças. Foram excluídos trabalhos com indivíduos que não tivessem entre 0 e 12 anos e apresentassem definição não confiável de fator de risco. Análise dos dados: Os achados da pesquisa foram classificados de acordo com o tema investigado e os aspectos metodológicos categorizados. Resultados: Observou-se a inexistência de algum tipo de lista padronizada de fatores de risco para a linguagem disponível aos profssionais da saúde. O principal fator de risco apontado foi a dinâmica familiar, seguido da interação com os pais, o ambiente social imediato e o estímulo dado à criança nos primeiros anos de vida. Observou-se também que os riscos orgânicos, como lesão cerebral, otite média persistente e cirurgia cardíaca, além do tipo de alimentação e aconselhamento parental, podem estar relacionados aos transtornos de linguagem. Conclusão: São necessários mais ensaios clínicos controlados randomizados envolvendo a verificação dos fatores de risco para a linguagem em crianças e a criação de mais estudos envolvendo crianças acima dos 6 anos de idade e do sexo masculino.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To conduct a systematic review of literature production related to risk factors for proper oral language development in children. Methods: We used the terms "child language," "risk factors," and "randomized controlled trial" in MEDLINE (accessed via PubMed), Lilacs, SciELO, and The Cochrane Library from January 1980 to February 2014. Randomized controlled trials involving the study of some risk factors related to child language were included. Works with individuals who were not from the age group 0–12 years and presented no reliable definition of risk factors were excluded. The research findings were classified according to their theme and categorized methodological aspects. Results: We observed the lack of a standardized list of risk factors for language available for health professionals. The main risk factor mentioned was family dynamics, followed by interaction with parents, immediate social environment, and encouragement given to the child in the first years of life. It was also observed that organic hazards such as brain injury, persistent otitis media, and cardiac surgery, besides the type of food and parental counseling, may be related to language disorders. Conclusion: More randomized controlled trials involving the evaluation of risk factors for child language and the creation of further studies involving children above 6 years of age and males are needed.
  • O impacto da concordância entre avaliadores no julgamento perceptivo da nasalidade da fala Brief Communication

    Scarmagnani, Rafaeli Higa; Oliveira, Adriana Cristina de Almeida Santos Furlan de; Fukushiro, Ana Paula; Salgado, Manoel Henrique; Trindade, Inge Elly Kiemle; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    Objetivo: Investigar o efeito da concordância entre diferentes avaliadores no julgamento perceptivo da hipernasalidade na previsão do fechamento velofaríngeo (FVF). Métodos: Dois modelos de regressão logística foram desenvolvidos com o objetivo de se prever o FVF utilizando as seguintes características: FVF (adequado, marginal e inadequado), determinado pela técnica fluxo-pressão, grau da hipernasalidade (ausente, leve, moderado, grave) e a presença/ausência de emissão de ar nasal e ronco nasal, determinados perceptivamente por três fonoaudiólogas experientes. O primeiro modelo foi composto de 100 amostras de fala com índice de concordância moderado para a hipernasalidade (coeficiente kappa: 0,41) e o segundo, de 43 amostras com concordância total entre os avaliadores. O teste do χ2 foi utilizado para comparar os modelos (p≤0,05). Resultados: No primeiro modelo, 65 das 100 amostras foram classificadas na categoria correta de FVF, sendo 42 adequado e 23 inadequado. O FVF marginal não foi previsto. O segundo modelo classificou 31 das 43 amostras na categoria correta, sendo 21 FVF adequado, 5 marginal e 5 inadequado. Não houve diferença (p=0,526) entre os dois modelos. No entanto, o segundo mostrou proporção de acerto mais alta (7%) do que o primeiro modelo, além de ter conseguido prever o FVF marginal. Conclusão: Esses resultados mostram a importância da concordância total entre diferentes avaliadores quando se utilizam parâmetros subjetivos de avaliação da fala, especialmente quando comparados com a avaliação instrumental, e sugerem a necessidade de estratégias para o treinamento e calibração de avaliadores no julgamento perceptivo a fim de aumentar a confiabilidade da avaliação perceptivo-auditiva da fala.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To investigate the effect of perceptual inter-judge agreement of hypernasality on velopharyngeal (VP) closure prediction. Methods: Two logistic regression models were developed aiming to verify the possibility of predicting the VP closure using the following characteristics: rating of VP closure (adequate, borderline, inadequate), determined by the pressure-flow technique, degree of hypernasality (absent, mild, moderate, severe), and the presence/absence of nasal air emission and nasal rustle determined perceptually by three experienced speech language pathologists. In the first model, 100 speech samples with a moderate agreement rate of hypernasality (kappa coefficient: 0.41) were used. In the second model, 43 speech samples with a perfect agreement among judges were included. The χ2-test was used to compare the models (p≤0.05). Results: In the first model, 65 of the 100 samples were rated in the correct VP closure category, with 42 adequate and 23 inadequate. The borderline VP closure was not predicted. The second model rated 31 of the 43 samples in the correct category, with 21 adequate VP closure, 5 in the borderline VP closure, and 5 inadequate. There was no difference (p=0.526) between the two models. However, the second model showed a higher proportion of accuracy (7%) than the first one, and it has also predicted the borderline VP closure. Conclusion: These results showed the importance of high index of inter-judge agreement when using subjective parameters of speech evaluation, especially when compared to an instrumental evaluation. This suggests the need for strategies for training and calibration of judges in the perceptual judgment to improve the reliability of auditory-perceptual assessment.
  • Efeito das características acústicas de salas de aula na inteligibilidade de fala dos estudantes Original Articles

    Rabelo, Alessandra Terra Vasconcelos; Santos, Juliana Nunes; Oliveira, Rafaella Cristina; Magalhães, Max de Castro

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar os parâmetros acústicos de salas de aula e relação do nível de pressão sonora equivalente (Leq), tempo de reverberação (T30) e Speech Transmission Index (STI) com o desempenho de estudantes em teste de inteligibilidade de fala. Métodos: Estudo transversal descritivo com análise do desempenho acústico de 18 salas de aula de nove escolas públicas do município de Belo Horizonte. Foi realizada medição dos parâmetros acústicos de Leq, T30e STI. Foi aplicado um teste de inteligibilidade de fala em 273 estudantes das nove salas de aula avaliadas, com média de idade de 9,4 anos, sendo 45,4% do sexo masculino. Os resultados do teste de inteligibilidade de fala foram relacionados aos valores dos parâmetros acústicos por meio do teste t de Student. Resultados: Os parâmetros de Leq, T30 e STI foram obtidos nas salas de aulas vazias e mobiliadas. As crianças apresentaram melhores resultados no teste de inteligibilidade de fala nas salas de aula com menor ruído, menor tempo de reverberação e maior STI. A maioria das salas de aula não atende às recomendações das normas regulamentadoras para bom desempenho acústico. Conclusão: Os parâmetros acústicos influenciam diretamente na inteligibilidade de fala dos estudantes, sendo que o ruído contribuiu para diminuição da compreensão da mensagem oral por parte dos estudantes, o que pode trazer consequências negativas para o percurso escolar e inserção social do futuro profissional.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze the acoustic parameters of classrooms and the relationship among equivalent sound pressure level (Leq), reverberation time (T30), the Speech Transmission Index (STI), and the performance of students in speech intelligibility testing. Methods: A cross-sectional descriptive study, which analyzed the acoustic performance of 18 classrooms in 9 public schools in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, was conducted. The following acoustic parameters were measured: Leq, T30, and the STI. In the schools evaluated, a speech intelligibility test was performed on 273 students, 45.4% of whom were boys, with an average age of 9.4 years. The results of the speech intelligibility test were compared to the values of the acoustic parameters with the help of Student's t-test. Results: The Leq, T30, and STI tests were conducted in empty and furnished classrooms. Children showed better results in speech intelligibility tests conducted in classrooms with less noise, a lower T30, and greater STI values. The majority of classrooms did not meet the recommended regulatory standards for good acoustic performance. Conclusion: Acoustic parameters have a direct effect on the speech intelligibility of students. Noise contributes to a decrease in their understanding of information presented orally, which can lead to negative consequences in their education and their social integration as future professionals.
  • Potencial Evocado Auditivo Cortical: avaliação da detecção de fala em adultos usuários de prótese auditiva Original Articles

    Durante, Alessandra Spada; Wieselberg, Margarita Bernal; Carvalho, Sheila; Costa, Nayara; Pucci, Beatriz; Gudayol, Nicolly; Almeida, Kátia de

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar a presença do potencial auditivo cortical e sua concordância com a detecção psicoacústica de sons de fala bem como a latência dos componentes P1, N1 e P2 apresentados em campo livre em adultos deficientes auditivos com e sem o uso da amplificação. Métodos: Foram avaliados 22 adultos com perda auditiva sensorioneural bilateral simétrica de grau moderado a severo, usuários regulares de prótese auditiva bilateral. Foram utilizados estímulos de fala de baixas (/m/), médias (/g/) e altas (/t/) frequências, apresentados em intensidades decrescentes de 75, 65 e 55 dBNPS em campo livre nas condições sem e com o uso de próteses auditivas. O equipamento utilizado realiza a detecção estatística automática da resposta; além disso, as latências das ondas P1, N1 e P2 foram marcadas e a percepção psicoacústica foi registrada. Resultados: Os resultados demonstraram o aumento da presença de resposta cortical na condição com prótese auditiva. Observou-se a concordância entre a percepção psicoacústica e a detecção automática de 91% para os sons /g/ e /t/ e variou de 73 a 86% para o som /m/. As médias das latências P1, N1 e P2 diminuíram tanto com o aumento da intensidade como com o uso da prótese auditiva para os três sons de fala. As diferenças foram significantes para os sons /g/ e /t/ na comparação sem e com prótese auditiva. Conclusão: Houve aumento da presença do potencial evocado auditivo cortical na condição com prótese auditiva. A detecção automática da presença de resposta cortical na condição com prótese auditiva apresentou 91% de concordância com a percepção psicoacústica do sinal de fala. Na análise das medidas de latência dos componentes P1, N1 e P2, observou-se a uma diminuição tanto com o aumento da intensidade do sinal como com o uso da amplificação para os três estímulos de fala /m/, /g/ e /t/.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze the presence of auditory cortical potential and its correlation with psychoacoustic detection of speech sounds as well as the latency of the P1, N1 e P2 components presented in free field in hearing impaired adults with and without amplification. Methods: We evaluated 22 adults with moderate to severe symmetrical bilateral sensorineural hearing loss, regular users of bilateral hearing aids. Speech sounds of low (/m/), medium (/g/) and high (/t/) frequencies were presented in sound field in decreasing intensities of 75, 65 and of 55 dBSPL in free field with and without hearing aids. The used equipment performs automatic statistical detection of the presence of response; forthermore, the latencies of waves P1, N1 e P2 were labeled and the psychoacoustic perception was registered. Results: The results demonstrated the increased presence of cortical response with hearing aids. We observed the correlation between psychoacoustic perception and automatic detection of 91% for the sounds /g/ and /t/ and ranged from 73 to 86% for the sound /m/. The averages of latencies P1-P2-N1 decreased with both increasing intensity and the use of hearing aids for the three sounds. The differences were significant for the sounds /g/ and /t/ in comparison with and without hearing aids. Conclusion: There was increase in the presence of cortical auditory evoked potential with hearing aids. Automatic detection of cortical response provided with hearing aids showed 91% agreement with the psychoacoustic perception of the speech signal. In the analysis of latency measures of the P1, N1 and P2 components, it was observed a decrease with the increase of the signal intensity and the use of amplification for the three speech stimuli /m/, /g/ and /t/.
  • Dor musculoesquelética em mulheres disfônicas Original Articles

    Silverio, Kelly Cristina Alves; Siqueira, Larissa Thaís Donalonso; Lauris, José Roberto Pereira; Brasolotto, Alcione Ghedini

    Resumo em Português:

    Objetivo: Investigar a localização, frequência e intensidade da dor muscular em mulheres com disfonia funcional/organofuncional e comparar com um grupo de mulheres com vozes saudáveis. Métodos: Participaram 60 mulheres, entre 18 e 45 anos, divididas em dois grupos: Disfônico (GD) – 30 mulheres com disfonia funcional/organofuncional; Não Disfônico (GND) – 30 mulheres sem queixas vocais, sem alterações vocais. Todas responderam a um protocolo para localização, frequência e intensidade da dor. Foram investigadas as regiões: temporal, masseteres, submandibular, laringe/faringe, parte anterior/posterior do pescoço, ombros, parte superior/inferior das costas, cotovelos, punhos/mãos/dedos, quadril/coxas, joelhos, tornozelos/pés. A voluntária deveria assinalar a frequência em que a dor esteve presente nos últimos 12 meses: não, raramente, com frequência ou sempre. Para mensuração da intensidade da dor, utilizou-se a escala visual analógica. Os grupos foram comparados pelo teste de Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: As mulheres do GD relataram maior frequência de dores na região submandibular (p=0,008), região da laringe/faringe (p<0,001), parte anterior (p=0,015) e posterior (p=0,001) do pescoço, ombros (p=0,027) e parte superior das costas (p=0,027) do que as do GND; relataram dor significativamente mais intensa na laringe/faringe (p=0,022) e região posterior do pescoço (p=0,003) quando comparadas ao GND. Conclusão: A frequência e intensidade de dor musculoesquelética foram maiores e mais frequentes nas mulheres disfônicas do que nas sem queixas, revelando que a dor pode estar relacionada às disfonias funcionais e organofuncionais em mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Objective: To investigate the location, frequency and intensity of muscle pain in dysphonic functional/organofunctional women in comparison to women with healthy voices. Methods: Sixty women, ranging in age from 18 to 45 years, divided into two groups: Dysphonic Group (DG) – 30 women with functional or organofunctional dysphonia; Non-Dysphonic Group (NDG) – 30 women without vocal complaints, and with adapted voices. All answered a protocol, marking the localization, frequency and intensity symptoms of pain on the temporal area, masseters, submandibular areas, larynx/pharynx, front and back of the neck, shoulders, upper back, lower back, elbows, fists/hands/fingers, hip/this, knees and ankles/feet. The volunteer should report the frequency in which pain was present in the last 12 months: no, rarely, frequently or always. The intensity of pain was measured by visual-analogue scales. The DG and NDG groups were compared using the Mann-Whitney test (p<0.05). Results: The women of the DG reported significantly greater frequency of submandibular area (p=0.008), laryngeal pain (p<0.001), front of the neck (p=0.015), back of the neck (p=0.001), shoulder pain (p=0.027), upper back (p=0.027) and also reported significant greater intensity of pain in the larynx/pharynx (p=0.022) and back of the neck (p=0.003). Conclusion: The frequency and intensity of musculoskeletal pain was more frequent and more intense in dysphonic women than in women without vocal complaints, showing that pain may be related to functional and organofunctional dysphonia in women.
  • Intensidade do desvio vocal: integração de dados perceptivo-auditivos e acústicos em pacientes disfônicos Original Articles

    Lopes, Leonardo Wanderley; Cavalcante, Débora Pontes; Costa, Priscila Oliveira da

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar a correlação entre medidas acústicas e a intensidade do desvio vocal e seu poder discriminatório na detecção da presença de alteração vocal, na classificação da intensidade do desvio e na diferenciação do tipo de voz predominante. Métodos: Participaram 186 pacientes disfônicos. O desvio vocal foi avaliado por consenso por três fonoaudiólogos, a partir da emissão da vogal /ε/, utilizando-se uma escala analógico-visual. Foram extraídas a média e desvio padrão (DP) da frequência fundamental (F0), jitter, shimmer e Glottal to Noise Excitation Ratio(GNE). Resultados: A média de F0 correlacionou-se negativamente com o grau de rugosidade e positivamente com o grau de tensão. O DP de F0correlacionou-se positivamente com o grau geral, de rugosidade, de tensão e de instabilidade. Houve correlação positiva entre o jittere shimmer e todos os parâmetros perceptivos. Apenas o GNE diferenciou vozes saudáveis de vozes desviadas e classificou o grau de soprosidade. O shimmer separou vozes rugosas de vozes não rugosas. A média de F0 foi útil para determinar o grau de tensão fonatória e diferenciou vozes rugosas das soprosas e tensas. Conclusão: Há correlação entre as medidas acústicas e perceptivo-auditivas. Oshimmer, o GNE e o DP de F0 podem ser utilizados na detecção de rugosidade, soprosidade e tensão, respectivamente. O GNE e a média de F0 são úteis para classificar o grau de soprosidade e tensão, respectivamente. A média de F0 diferenciou vozes rugosas, soprosas e tensas, sendo as vozes rugosas mais graves em relação às outras duas.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze the correlation between acoustic measures and intensity of vocal deviation, and its discriminatory power in detecting the presence of vocal change, classifying the severity of the deviation and differencing the type of predominant voice. Methods: The sample comprised 186 patients with dysphonia. The vocal deviation from the vowel/ε/was evaluated by consensus between three speech language pathologists, using a Visual Analog Scale. We extracted the mean and standard deviation (SD) of the fundamental frequency (F0), jitter, shimmer, and Glottal-to-Noise Excitation Ratio (GNE). Results: Mean F0 was negatively correlated with the degree of roughness and positively with the degree of tension. The F0 SD was positively correlated with the overall, roughness, tension, and instability grades. The jitter and shimmer were positively correlated with all perceptual parameters. Only the GNE distinguished between healthy and dysphonic voices and rated the degree of breathiness. The shimmer separated rough voices from not rough voices. The mean F0 was helpful to determine the degree of phonatory tension and to separate rough voices from breathy and strained voices. Conclusion: There is a correlation between the acoustic and auditory perceptual measures. The shimmer, the GNE, and F0 SD can be used to detect roughness, breathing, and strain, respectively. The GNE and mean F0 are useful to classify the degree of breathiness and strain, respectively. The mean F0 distinguished between rough, breathy, and strained voices, with rough voices more severe compared to the other two.
  • Influência da dor craniomandibular e cervical na atividade dos músculos mastigatórios em indivíduos com Disfunção Temporomandibular Original Articles

    Ries, Lilian Gerdi Kittel; Graciosa, Maylli Daiani; Medeiros, Daiane Lazzeri De; Pacheco, Sheila Cristina Da Silva; Fassicolo, Carlos Eduardo; Graefling, Bárbara Camila Flissak; Degan, Viviane Veroni

    Resumo em Português:

    Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de dor nas regiões craniomandibular e cervical em indivíduos com Disfunção Temporomandibular (DTM) e analisar o efeito dessas desordens na ativação bilateral dos músculos temporal anterior (TA) e masseter (MA) durante o ciclo mastigatório. Métodos: Participaram deste estudo 55 voluntários do sexo feminino com idade de 18 a 30 anos. A presença de DTM e de dor craniomandibular e cervical foi avaliada por meio do questionário Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) e uma combinação de testes para a região cervical. A análise da ativação muscular do TA e MA durante o ciclo mastigatório foi realizada através dos índices de simetria e do coeficiente anteroposterior. Resultados: A atividade dos músculos TA, durante o ciclo mastigatório, é mais assimétrica em indivíduos com DTM. A dor craniomandibular, mais prevalente nesses indivíduos, influencia nesses resultados. Conclusão: Indivíduos com DTM apresentam alteração no padrão mastigatório do músculo TA e estímulos nociceptivos da região craniomandibular podem influenciar no aumento da assimetria de ativação dessa musculatura.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: This study aimed to establish the prevalence of pain in the craniomandibular and cervical spine region in individuals with Temporomandibular Disorders (TMD) and to analyze the effects of these disorders on the bilateral activation of anterior temporalis (AT) and masseter (MA) muscles during the masticatory cycle. Methods: The participants were 55 female volunteers aged 18–30 years. The presence of TMD and craniomandibular and cervical spine pain was evaluated by applying the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD) questionnaire and using a combination of tests for the cervical region. The muscle activity of AT and MA during the masticatory cycle was assessed using the symmetry and antero-posterior coefficient indices. Results: The AT activity during the masticatory cycle is more asymmetric in individuals with TMD. The craniomandibular pain, more prevalent in these individuals, influenced these results. Conclusion: Individuals with TMD showed changes in the pattern activity of AT. The craniomandibular nociceptive inputs can influence the increase in asymmetry of the activation of this muscle.
  • Nasalância durante produção de fricativa faríngea e oclusiva glotal Original Articles

    Garcia, Ariany Fernanda; Castro Marino, Viviane Cristina de; Pegoraro-Krook, Maria Inês; Guerra, Thais Alves; Pereira Lauris, José Roberto; Rillo Dutka, Jeniffer de Cassia

    Resumo em Português:

    Objetivo: Este estudo obteve medidas de nasalância durante a produção de articulação compensatória (AC) e comparou a nasalância entre grupos com e sem hipernasalidade e com e sem AC. Métodos: As amostras de fala foram obtidas a partir de 43 indivíduos com e sem disfunção velofaríngea durante a repetição de 20 frases, originando um total de 860 gravações e respectivos valores nasométricos. Foram excluídas 143 gravações devido à baixa qualidade e as 717 amostras restantes foram avaliadas por três fonoaudiólogas, de forma independente, quanto à presença ou ausência de hipernasalidade e AC. As 553 amostras julgadas com 100% de concordância entre as fonoaudiólogas foram agrupadas de acordo com o julgamento perceptivo-auditivo: Grupo 1 (G1) - amostras sem hipernasalidade e sem AC (n=191); Grupo 2 (G2) - amostras com hipernasalidade e sem AC (n=288); Grupo 3 (G3) - amostras com hipernasalidade e com fricativa faríngea (n=33); Grupo 4 (G4) - amostras com hipernasalidade e com oclusiva glotal (n=41). Resultados: Análise de variância (ANOVA) revelou medidas de nasalância significativamente maiores para G2, G3 e G4 (p<0,0001) quando comparados ao G1. O uso de fricativa faríngea (G3), particularmente durante /f/ (p=0,0018) e /s/ (p=0,0017) resultou em valores de nasalância significativamente maiores que os valores encontrados para G2. Conclusão: Valores de nasalância significativamente mais elevados foram encontrados durante produção de fricativa faríngea.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: This study obtained nasalance scores during use of compensatory articulation (CA) and compared nasalance between groups with and without hypernasality and with and without CA. Methods: Speech samples were obtained from 43 individuals with and without velopharyngeal dysfunction during repetition of 20 phrases originating 860 audio recordings and their respective nasometric values. After excluding 143 recordings due to low quality, the remaining 717 samples were rated by three speech language pathologists (SLPs), independently, for presence or absence of hypernasality and CA. Nasalance scores for the 553 samples rated with 100% agreement among the SLPs were grouped according to the auditory-perceptual ratings: Group 1 (G1) - included samples without hypernasality and without CA (n=191); Group2 (G2) - included samples with hypernasality and without CA (n=288); Group 3 (G3) - included samples with hypernasality and with pharyngeal fricative (n=33); Group 4 (G4) - included samples with hypernasality and with glottal stop (n=41). Results: Analysis of variance (ANOVA) revealed significant difference nasalance scores which were significantly higher for G2, G3, and G4 (p<0.0001) when compared to G1. The use of pharyngeal fricative (G3), particularly during /f/ (p=0.0018) and /s/ (p=0.0017) productions resulted in nasalance scores significantly higher than scores found for G2. Conclusion: Significantly higher nasalance values where identified during use of pharyngeal fricative.
  • Desempenho sociocognitivo nos Transtornos do Espectro do Autismo e interferência do ambiente terapêutico Original Articles

    Misquiatti, Andréa Regina Nunes; Brito, Maria Claudia; Olivati, Ana Gabriela; Santos, Thais Rosa dos; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda

    Resumo em Português:

    Objetivo: Analisar o desempenho sociocognitivo de crianças e adolescentes com Transtornos do Espectro do Autismo em dois ambientes de terapia de linguagem, que se diferenciam quanto à estruturação do aspecto físico. Métodos: Participaram dez crianças e adolescentes com a faixa etária entre 4 e 13 anos, de ambos os gêneros, com diagnósticos estabelecidos entre os Transtornos do Espectro do Autismo. Para a coleta de dados, foram realizadas oito filmagens durante sessões de terapia de linguagem individual com duração de 30 minutos, sendo quatro em sala com organização ambiental convencional (sala comum) e quatro em sala com ambientação específica (sala NIC), intercaladamente, durante um mês. Para a análise das situações filmadas, foi utilizado o Protocolo de Desempenho Sociocognitivo e os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Resultados: Verificou-se que não houve significância estatística no desempenho sociocognitivo dos dez sujeitos na sala comum e na sala NIC, embora tenham sido observadas diferenças específicas em alguns casos. Conclusão: A criação de ambientes físicos preestabelecidos ou materiais específicos não são e não devem ser considerados imprescindíveis para a terapia de linguagem. Ressalta-se, no entanto, que a ausência de um grande volume de dados estatisticamente significativos não indica que os resultados não sejam expressivos, reiterando a necessidade de novas pesquisas na área.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To analyze the sociocognitive performance of children and adolescents with autism spectrum disorders in two environments of language therapy, which differ as to the physical structure. Methods: Ten children and adolescents with ages between 4 and 13 years, of both genders, diagnosed with autism spectrum disorders took part in the study. For data collection, eight filming sessions were performed during individual language therapy lasting 30 minutes, being four in a room with conventional environmental organization (common room) and four in a room with specific ambiance [children's interaction core (CIC) room], interspersed during a month. For the analysis of filmed situations, the Sociocognitive Performance Protocol was used and obtained data were subjected to statistical analysis. Results: No statistical significance was found in sociocognitive performance of 10 subjects in the common and CIC rooms, although specific differences were observed in some cases. Conclusion: The creation of preestablished physical environments or specific materials is not and should not be considered essential for language therapy. It is noteworthy, however, that the absence of a large volume of statistically significant data does not indicate that the results are not expressive, reiterating the need for further research in the area.
  • Compreensão de inferências durante a leitura: influência da idade e escolaridade em adultos normais Original Articles

    Silagi, Marcela Lima; Romero, Vivian Urbanejo; Mansur, Leticia Lessa; Radanovic, Marcia

    Resumo em Português:

    Objetivo: Verificar o efeito da idade e escolaridade na compreensão de inferências a partir de textos escritos em indivíduos normais. Métodos: 224 adultos foram divididos em nove grupos, de acordo com a idade (jovens: 18–39 anos, adultos: 40–59 anos e idosos: 60–79 anos) e escolaridade (baixa ≤4 anos, média: 5–8 anos e alta >8 anos) e avaliados por meio da bateria La gestion de l'implicite (Teste de Gerenciamento do Implícito) para determinar a habilidade de compreender inferências, através de diferentes tipos de questões: explícitas, lógicas, distratoras, pragmáticas e outras. Resultados: Os idosos apresentaram pior desempenho na pontuação total do teste e nas questões distratoras. Quanto à escolaridade, todos os grupos se diferenciaram nas questões explícitas, lógicas, distratoras e na pontuação total do teste. Os sujeitos com alta escolaridade apresentaram melhor desempenho nas inferências pragmáticas e outras. Conclusão: A influência da idade na compreensão de inferências pode estar relacionada a dificuldades atencionais e de funções executivas. O forte efeito da escolaridade deve-se à interação da habilidade inferencial com diversas funções cognitivas, como linguagem e memória operacional, além de conhecimento de mundo.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To determine the effect of age and education on inferential comprehension from written texts in normal individuals. Methods: A total of 224 normal adults were stratified into nine groups according to age (young: 18–39 years, adults: 40–59 years, and elderly: 60–79 years) and educational level (low ≤4 years, medium: 5–8 years and high >8 years) and were evaluated through the battery La gestion de l'implicite (Implicit Information Management Test) to determine the ability to make inferences through different types of questions: explicit, logical, distractor, pragmatic and others. Results: The elderly showed worse performance for total score and distractor questions. Regarding educational level, all groups differed on explicit, logical, distractor questions, and on total test score. Subjects with high schooling performed better on pragmatic inferences and others. Conclusion: Age influence on the comprehension of inferences may be due to difficulties in attention and executive functions. The strong effect of education can be explained by the interaction of inferential abilities with other cognitive functions such as working memory, vocabulary span, as well as world knowledge.
  • Autopercepção da pessoa que gagueja quanto à avaliação de suas experiências e dos resultados de seu(s) tratamento(s) para a gagueira Original Articles

    Andrade, Claudia Regina Furquim de; Cunha, Maria Claudia; Juste, Fabiola Staróbole; Ritto, Ana Paula; Almeida, Beatriz Paiva Bueno de

    Resumo em Português:

    Objetivo: Conhecer a opinião das pessoas que gaguejam sobre os tratamentos da gagueira, a partir de resposta a duas questões abertas. Métodos: Participaram do estudo 40 adultos, autoavaliados como gagos, sem distinção de gênero. Na primeira fase da pesquisa, foram feitos contatos com duas Organizações Não Governamentais brasileiras de apoio às pessoas com gagueira: Associação Brasileira de Gagueira (ABRAGAGUEIRA) e Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), que se dispuseram a participar do estudo divulgando a proposta para seus membros via correio eletrônico. O primeiro contato com os participantes esclareceu o objetivo e método da pesquisa e, após obtenção da concordância na participação da mesma, foi enviada nova correspondência contendo duas questões a serem respondidas, que envolviam opiniões sobre cura, tratamentos realizados e seus resultados. Resultados: As respostas obtidas indicaram que pessoas que gaguejam acreditam na cura da gagueira; a terapia ideal seria a que levasse ao desaparecimento do sintoma e que o tratamento mais indicado é o fonoaudiológico. Os resultados indicaram ainda que, para a maioria dos participantes, embora já tenham realizado tratamento fonoaudiológico, não foi observada melhora significativa do quadro e nem satisfação positiva com o tratamento realizado. Conclusão: Os resultados indicaram que os participantes, ao emitirem suas respostas, não se basearam no conhecimento científico do distúrbio e sim no desejo de que "algo possa acontecer" e a gagueira venha a "desaparecer". Embora a pesquisa não tenha focado no tipo de terapia realizada, os resultados indicaram que a determinação dos componentes que contribuem para um tratamento eficaz para gagueira são controversos.

    Resumo em Inglês:

    Purpose: To investigate the opinion about stuttering treatments in people who stutter, based on their answers to two open questions. Methods: The participants were 40 adults of both genders, with self-reported stuttering. During the first phase of the research, we contacted two Brazilian nongovernmental organizations: the Brazilian Stuttering Association (ABRAGAGUEIRA) and the Brazilian Fluency Institute (IBF). These associations agreed to participate and were responsible for sending the research questions to their members via electronic mail. The first contact with the participants elucidated the purpose and method of our research and, after obtaining informed consent from participants, the two questions were sent. The research questions involved their opinion about cure, treatments to which the participants had been submitted, and their outcome. Results: After analysis, the answers obtained indicated that people who stutter believe in a cure for stuttering; that the ideal therapy would be the one that led to the disappearance of the symptoms; and the most frequently reported professional to treat the disorder is the speech-language pathologist. The results also indicated that although most of the participants had undergone speech-language treatment for stuttering, neither significant improvements were observed nor satisfaction was positive. Conclusion: The results indicate that the answers presented by the participants were not based on scientific knowledge about the disorder but on their wish that "something could happen" to make stuttering "disappear." Although in this study we did not investigate the type of treatment to which the patients were submitted, the results suggest that the factors that contribute to an effective treatment are contentious.
  • Cleft laríngeo tipo I em neonato: relato de caso Case Report

    Rossi, Mirella Spinoso; Buhler, Karina Elena Bernardis; Ventura, Gabriel Alberto Brasil; Otoch, José Pinhata; Limongi, Suelly Cecilia Olivan

    Resumo em Português:

    O cleft laríngeo (CL) é uma malformação congênita que resulta em uma incomum comunicação entre esôfago e o complexo laringotraqueal. É uma doença rara, de maior prevalência no gênero masculino. O objetivo deste estudo foi relatar a atuação fonoaudiológica em um caso de um paciente neonato com diagnóstico de CL tipo I, admitido no Berçário do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, em sua segunda internação por baixo ganho ponderal e quadro de pneumonia. Foi realizada a avaliação clínica da disfagia infantil em beira de leito, cuja principal ocorrência foi a presença de engasgos frequentes. O exame de videofluoroscopia da deglutição evidenciou presença de aspiração laringotraqueal escore 8 para líquido fino e escore 1 para líquido engrossado, segundo a Escala de Penetração-Aspiração. O neonato foi submetido a microlaringoscopia, na qual foi constatada a presença de CL tipo I. Após o diagnóstico, a conduta fonoaudiológica foi de engrossar a fórmula láctea a 6% e, em oito dias, o neonato recebeu alta com dieta exclusiva por via oral, com ausência de engasgos. Foram realizadas oito consultas ambulatoriais durante 11 meses de acompanhamento, com ênfase na reintrodução de líquidos finos. A paciente recebeu alta fonoaudiológica com dieta geral para a idade, sem modificações. Durante todo o gerenciamento, a paciente permaneceu assintomática e não apresentou quadros respiratórios.

    Resumo em Inglês:

    Laryngeal cleft (LC) is a congenital malformation that leads to the unusual communication between the esophagus and the laryngotracheal complex. It is a rare disease, mostly prevalent among male individuals. The goal of this study was to describe the evaluation and intervention by the speech language pathologist of a female newborn diagnosed with LC type I, admitted on the University Hospital of Universidade de São Paulo, in her second hospitalization due to small weight gain and pneumonia. She was submitted to a bedside clinical evaluation of the swallowing and the most important occurrence was frequent gagging. The videofluoroscopy swallowing study showed laryngotracheal aspiration level 8 for thin liquid and level 1 for thickened liquid, according to the Penetration-Aspiration Scale. The newborn was submitted to a microlaryngoscopy, in which the presence of LC type I was found. After the diagnosis, the speech language pathologist offered thickened liquid at 6% and, in 8 days, the newborn was discharged with exclusive oral diet without gagging. Eight outpatient consultations were carried out for 11 months, with emphasis on reintroduction of thin liquids. The treatment was discontinued and the patient was put on general diet for the age without modifications. Throughout follow-up, the patient remained asymptomatic and showed no respiratory complications.
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