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CoDAS, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2015
  • Editorial/Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • O impacto do ruído em trabalhadores de Unidades de Suporte Móveis Original Articles

    Oliveira, Rafaella Cristina; Santos, Juliana Nunes; Rabelo, Alessandra Terra Vasconcelos; Magalhães, Max de Castro

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a presença de sintomas auditivos e não auditivos em profissionais que atuam em ambulâncias. MÉTODOS: Estudo transversal descritivo com amostra de conveniência. Participaram 36 profissionais que atuam em unidades de suporte móveis, incluindo motoristas e técnicos de enfermagem de dois serviços particulares de urgência e emergência na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi aplicado um questionário contendo 17 questões de múltipla escolha sobre a história de vida e ocupação, antecedente familiar de perda auditiva, uso de medicamentos, presença de sintomas auditivos e não auditivos, entre outras investigações. Os profissionais responderam o questionário individualmente, no seu ambiente de trabalho, e, na existência de dificuldade de compreensão das questões, a pesquisadora explicou o conteúdo da questão. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando-se o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 16.0. RESULTADOS: Os sintomas auditivos mais relatados pelos profissionais foram zumbido, intolerância a sons intensos e plenitude auricular. Os sintomas não auditivos mais frequentes foram irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de conversar em ambiente ruidoso e alteração do sono. Foi observada diferença (p≤0,05) ao se analisar a relação entre autopercepção de motoristas e técnicos de enfermagem sobre acuidade auditiva, presença de zumbido, irritabilidade e dificuldade de comunicação. CONCLUSÃO: Sintomas auditivos e não auditivos são frequentes em trabalhadores de unidades de suporte móveis. Pôde-se observar associação entre sintomas e função desempenhada pelo trabalhador. Dessa forma, verifica-se a necessidade do desenvolvimento de ações preventivas voltadas à saúde geral, visando à preservação da saúde auditiva e qualidade de vida desses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the presence of auditory and nonauditory symptoms in professionals working in ambulances. METHODS: This was a descriptive cross-sectional study with a convenience sample. Thirty-six professionals working in mobile support units, including drivers and nursing technicians from two private urgency and emergency services in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, participated in the study. A questionnaire containing 17 multiple-choice questions was applied to the participants with questions regarding life history and occupation, family history of hearing loss, use of medications, and presence of auditory and nonauditory symptoms, among others. The professionals answered the questionnaire individually, in their workplaces, and received help from the researcher to understand the content of questions, if needed. Data were statistically analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, version 16.0. RESULTS: The most reported auditory symptoms were tinnitus, intolerance to intense sounds, and ear plenitude. The most reported nonauditory symptoms were irritability, headache, talking difficulties in noisy environments, and sleep alterations. A difference (p≤0.05) was observed when the relation between self-perception of drivers and nursing technicians on hearing acuity, presence of tinnitus, irritability, and communication difficulty was analyzed. CONCLUSION: Auditory and nonauditory symptoms are frequent in workers from mobile support units. An association between the worker's symptoms and the performed function was also observed. The results indicate a need of developing preventive actions regarding general health, which are aimed at the preservation of hearing health and quality of life of these professionals.
  • A influência da sonda de 226 e 1.000 Hz no registro do reflexo acústico em neonatos Original Articles

    Jacob-Corteletti, Lilian Cássia Bórnia; Duarte, Josilene Luciene; Zucki, Fernanda; Mariotto, Luciane Domingues Figueiredo; Lauris, José Roberto Pereira; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a ocorrência e o limiar do reflexo acústico em neonatos utilizando a sonda de 226 e 1.000 Hz. MÉTODOS: Trinta e seis neonatos com resultado "PASS" na triagem auditiva neonatal e timpanogramas com um ou dois picos para os dois tons de sonda. O Grupo I foi composto por 20 neonatos a termo sem indicador de risco para deficiência auditiva e o Grupo II, por 16 neonatos com pelo menos um indicador de risco. A pesquisa dos limiares do reflexo acústico ipsilateral foi realizada em 500, 1.000, 2.000 e 4.000 Hz. RESULTADOS: Os grupos apresentaram limiar do reflexo acústico entre 50 e 100 dB para ambos os tons de sonda. Na comparação entre as sondas, houve diferença em todas as frequências avaliadas no Grupo I, com a média de limiares menor com a sonda de 1.000 Hz. No Grupo II, foi detectada diferença em 2.000 Hz. Com a sonda de 226 Hz, os limiares médios do reflexo acústico foram semelhantes nos dois grupos. Com a sonda de 1.000 Hz, houve diferença em todas as frequências avaliadas. A porcentagem de presença de resposta foi maior para ambos os grupos para a sonda de 1.000 Hz. O teste kappa revelou concordância extremamente pobre na comparação dos resultados entre as duas sondas. CONCLUSÃO: A ocorrência de reflexo acústico em neonatos foi maior e os limiares menores com a utilização da sonda de 1.000 Hz, tanto para neonatos saudáveis como para os neonatos de risco.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the occurrence of acoustic reflex and its threshold on newborns using the 226 and 1,000 Hz probes. METHODS: Thirty-six newborns with "PASS" results in newborn hearing screening and tympanogram with one or two peaks for both probe tones were included. Group I comprised 20 full-term newborns without risk indicator for hearing loss, and Group II comprised 16 newborns with at least one risk indicator. The study about ipsilateral acoustic reflex thresholds was conducted in 500, 1,000, 2,000, and 4,000 Hz. RESULTS: The groups presented the acoustic reflex thresholds between 50 and 100 dB for both probe tones. In the comparison between the probes, there were differences in all frequencies evaluated in Group I, with the lowest threshold mean for the 1,000 Hz probe. In Group II, differences were detected at 2,000 Hz. The mean acoustic reflex thresholds were similar in both groups for the 226 Hz probe. There was a difference for the 1,000 Hz probe in all tested frequencies. The percentage of response was higher in both groups for the 1,000 Hz probe. The kappa test showed extremely poor agreement in the comparison of results between both probes. CONCLUSION: The occurrence of acoustic reflex was higher in newborns and its thresholds were lower with the 1,000 Hz probe both for healthy newborns and for newborns at risk.
  • Características da aquisição da ortografia de consoantes soantes em crianças de um município paulista Original Articles

    Vaz, Suellen; Pezarini, Isabela de Oliveira; Paschoal, Larissa; Chacon, Lourenço

    Resumo em Português:

    Objetivos: Descrever o desempenho ortográfico de crianças, no que se refere ao registro de consoantes soantes do Português Brasileiro; verificar se os erros em seus registros sofrem influência do acento no interior da palavra e categorizar os tipos de erros encontrados. MÉTODOS: Para a presente pesquisa, foram selecionadas 801 produções textuais resultantes do desenvolvimento de 14 diferentes propostas temáticas, realizadas por 76 crianças da primeira série do ensino fundamental, em 2001, de duas escolas de um município paulista. Dessas, foram selecionadas as palavras com ocorrência de consoantes soantes em posição silábica de ataque simples. Foram, então, organizadas conforme aparecessem em sílabas pré-tônicas, tônicas, pós-tônicas, monossílabos átonos e tônicos. RESULTADOS: Observou-se: quantidade de acertos extremamente maior do que de erros; maior ocorrência de erros em sílabas não acentuadas; maior ocorrência de substituições fonológicas seguida de omissões e, por fim, de substituições ortográficas; e maior número de ocorrência de substituições que envolveram grafemas referentes à classe das consoantes soantes. CONCLUSÃO: Considerar a distribuição de dados ortográficos entre acertos e erros, bem como suas relações com aspectos fonético-fonológicos, pode contribuir para o entendimento das dificuldades escolares encontradas nas séries iniciais de alfabetização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To describe the spelling performance of children with regard to the record of sonorant consonants in Brazilian Portuguese language, to verify if the errors in their records were influenced by the accent in the word, and to categorize the kinds of errors found. METHODS: For this current survey, 801 text productions were selected as a result of the development of 14 different thematic proposals, prepared by 76 children from the first grade of primary school, in 2001, coming from two schools of a city from São Paulo, Brazil. Of these productions, all words with sonorant consonants in a syllabic position of simple onset were selected. They were then organized as they appeared as pre-tonic, tonic, and post-tonic syllables, unstressed and tonic monosyllables. RESULTS: The following was observed: the number of hits was extremely higher than that of errors; higher occurrence of errors in non-accented syllables; higher occurrence of phonological substitutions followed by omissions and, at last, orthographic substitutions; and higher number of substitutions that involved graphemes referring to the sonorant class. CONCLUSION: Considering the distribution of orthographic data between hits and errors, as well as their relationship with phonetic-phonological aspects, may contribute to the comprehension of school difficulties, which are usually found in the first years of literacy instruction.
  • Discriminação fonêmica e a relação com os demais níveis linguísticos em crianças com desenvolvimento fonológico típico e com desvio fonológico evolutivo Original Articles

    Freitas, Carolina Ramos de; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar crianças com desenvolvimento típico de linguagem (DTL) e com desvio fonológico evolutivo (DFE) quanto à discriminação fonêmica e ao desempenho linguístico dos níveis da linguagem (morfológico, sintático, semântico e vocabulários perceptivo e produtivo). MÉTODOS: A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades de 5 a 7 anos e 11 meses e com DTL e com DFE. As crianças com DFE aguardavam atendimento nos setores de fala de duas Instituições de Ensino Superior (IES) e as crianças com DTL foram triadas em escolas públicas. Para a inclusão na pesquisa, os critérios foram: autorização pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), ter a idade estipulada e ter DTL. Após a inclusão das crianças, todos os sujeitos foram submetidos ao teste de figuras para discriminação fonêmica (TFDF), ao teste média de valores de frases (MVF), que avalia os aspectos morfossintáticos e semânticos/lexicais, e ao teste de vocabulário expressivo (TVExp). Para avaliação estatística da influência das variáveis, foi realizado o coeficiente de correlação não paramétrico de Spearman, e para a comparação dos grupos em relação aos desempenhos das avaliações, o teste U de Mann-Whitney. RESULTADOS: Somente as crianças com DFE apresentaram influência da discriminação fonêmica nos demais níveis linguísticos. Além disso, há uma diferença significativa entre os desempenhos dos grupos DTL e DFE em relação a discriminação fonêmica, vocabulário e todos os níveis avaliados na modalidade perguntas e descrição. CONCLUSÃO: A comparação entre os dois grupos mostrou que há diferença estatisticamente significativa em relação à discriminação fonêmica e ao desenvolvimento morfossintático e semântico/lexical, com melhor desempenho no grupo com DTL.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare children with typical language development (TLD) and evolutional phonological disorder (EPD) regarding the phonemic discrimination and the linguistic performance of language levels (morphological, syntactic, semantic, and perceptual and productive vocabulary). METHODS: The sample comprised 36 children, aged between 5 years and 7 years and 11 months, with TLD and EPD. Children with EPD were awaiting care in the speech units of two higher education institutions and children with TLD were screened in public schools. For inclusion in the study, the criteria were the following: being authorized by the informed consent and being within the required age group. After the inclusion of children, all subjects underwent the phonemic discrimination test with figures, to the average phrase value test, which assesses the morphosyntactic and semantic/lexical aspects, and the expressive vocabulary test. For statistical evaluation of the influence of variables, Spearman's nonparametric correlation coefficient was used, and for comparison between the groups regarding evaluation performance, Mann-Whitney test was used. RESULTS: Only children with EPD showed influence of phonemic discrimination in other linguistic levels. In addition, a significant difference was observed between the performances of both groups in relation to the phonemic discrimination, vocabulary, and all levels assessed in the questions and description modality. CONCLUSION: The comparison between both groups showed a statistically significant difference in phonemic discrimination and morphosyntactic and lexical/semantic development, with better performance in the TLD group.
  • Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental Original Articles

    Soares, Aparecido José Couto; Cárnio, Maria Silvia; Wertzner, Haydée Fiszbein

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Caracterizar o perfil de acurácia de leitura de crianças do ensino fundamental, considerando a extensão e a estrutura silábica das palavras. MÉTODOS: Participaram deste estudo 29 crianças do terceiro ano e 28 do quarto ano do ensino fundamental, com média de idade de 8:5 e 9:3, respectivamente e que não apresentassem alterações de leitura e escrita. Todos os sujeitos realizaram a leitura oral de textos adequados para sua faixa escolar, que foram caracterizados quanto à frequência das diferentes extensões de palavras e estrutura silábica. Analisou-se o desempenho dos sujeitos na leitura conforme a porcentagem de acertos em função da extensão da palavra e da estrutura silábica. Os dados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: Verificou-se que a variabilidade das porcentagens de acertos aumentou em função da extensão das palavras, com maior incidência de erros nos escolares do terceiro ano. Observou-se também melhor acurácia de leitura dos estudantes do quarto ano em relação à extensão da palavra e à estrutura silábica. A análise de variância com medidas repetidas apontou efeito de interação entre ambos os grupos e as variáveis estudadas. CONCLUSÃO: O presente estudo mostrou evidências de que a extensão da palavra é um fator determinante para a aquisição da acurácia de leitura no Português Brasileiro. Os dados indicaram ainda que a leitura de palavras com estrutura silábica diferente do padrão mais comum da língua portuguesa é mais difícil de ser realizada por crianças com menos tempo de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To characterize the profile of reading accuracy acquisition of children from the elementary school, considering word extension and syllabic structure. METHODS: This study counted on 29 children from the third grade and 28 from the fourth grade of the Brazilian elementary school, with mean age of 8:5 and 9:3 years, respectively, who did not present learning disorders. All participants underwent oral reading assessment through texts according to each school level. The texts were analyzed considering the range of word length and syllabic structure. The performance of the students was analyzed according to the accuracy percentage concerning word length and syllabic structure. All data underwent statistical analysis. RESULTS: We noticed that the variability in the percentage increased due to the number of syllables, with more incidences of error in students from the third year. Furthermore, data pointed out greater accuracy of students from the fourth year with regard to word length and syllabic structure. Analysis of variance with repeated measures indicated interaction effect between both groups and the studied variables. CONCLUSION: This study showed evidence that word length is a strong factor to reading accuracy acquisition in Brazilian Portuguese. In addition, words with syllabic structure different from the pattern commonly seen in the Portuguese language are more difficult to be read by children of lower schooling levels.
  • Disartria e Qualidade de Vida em idosos neurologicamente sadios e pacientes com doença de Parkinson Original Articles

    Lirani-Silva, Camila; Mourão, Lúcia Figueiredo; Gobbi, Lilian Teresa Bucken

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar a fonoarticulação de um grupo com doença de Parkinson (DP) e um Grupo Controle (GC) de sujeitos neurologicamente sadios, a fim de descobrir se essas características são relacionadas à doença ou ao processo normal de envelhecimento, e investigar o impacto que a disartria acarreta à Qualidade de Vida (QV) desses sujeitos. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal com a participação de 25 sujeitos, sendo 13 pacientes com DP e 12 GC. Todos os participantes foram avaliados quanto à disartria, análise perceptivo-auditiva e acústica, com base no "Protocolo de Avaliação da Disartria", e à QV, utilizando-se o questionário "Vivendo com Disartria". Os dados foram comparados entre os grupos em cada parâmetro. RESULTADOS: Na avaliação da disartria, o grupo com DP apresentou diferenças no parâmetro prosódia (p=0,012), na frequência habitual para os gêneros feminino (p=0,025) e masculino (p=0,028), e na média da extensão de intensidade (p=0,039), quando comparado ao GC. Em relação à QV, observou-se que a disartria apresenta um impacto mais negativo na QV dos pacientes com DP, quando comparados aos sujeitos do GC, conforme observado no escore total (p=0,005) e nos aspectos que influenciaram esse resultado. CONCLUSÕES: O grau de modificação da fonoarticulação dos pacientes com DP assemelha-se aos presentes no processo normal de envelhecimento, com exceção da prosódia e da frequência habitual, que estão relacionadas com o impacto mais negativo na QV dos sujeitos com DP.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the speech and voice of Parkinson's disease (PD) patients and neurologically healthy elderly adults (control group, CG), to find out whether these features are related to the disease or the normal aging process, and investigate the impact that dysarthria has on the Quality of Life (QoL) of these individuals. METHODS: This is a cross-sectional study involving 25 individuals, 13 patients with PD and 12 CG. All the participants underwent vocal assessment, perceptual and acoustic analysis, based on "Dysarthria Assessment Protocol" and analysis of QoL using a questionnaire, "Living with Dysarthria". The data underwent statistical analysis to compare the groups in each parameter. RESULTS: In the assessment of dysarthria, patients with PD showed differences in prosody parameter (p=0.012), at the habitual frequency for females (p=0.025) and males (p=0.028), and the extent of intensity (p=0.039) when compared to CG. In QoL questionnaire, it was observed that patients with PD showed more negative impact on the QoL compared to CG, as indicated by the total score (p=0.005) with various aspects influencing this result. CONCLUSION: The degree of modification of speech and voice of patients with PD resembles those seen in normal aging process, with the exception of prosody and the habitual frequency, which are related to the greatest negative impact on the QoL of patients with PD.
  • Funções orofaciais e qualidade de vida em saúde oral em indivíduos com deformidade dentofacial Original Articles

    Migliorucci, Renata Resina; Sovinski, Silmara Regina Pavani; Passos, Dannyelle Christinny Bezerra de Oliveira Freitas; Bucci, Ana Carolina; Salgado, Manoel Henrique; Nary Filho, Hugo; Abramides, Dagma Venturini Marques; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Verificar a influência do Padrão Facial nas funções orofaciais (FOF) e na qualidade de vida (QV), e a relação entre elas em indivíduos com deformidades dentofaciais (DDF). MÉTODOS: Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 36 indivíduos entre 18 e 40 anos de idade, distribuídos em 3 grupos: Padrão I (n=12), Padrão II (n=12) e Padrão III (n=12), sendo 7 mulheres e 5 homens. As FOF foram avaliadas pelo protocolo MBGR e a QV foi aplicado o questionário Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Para as comparações entre as FOF e os Padrões Faciais, foi aplicado o teste de Kruskal-Wallis, e para a correlação entre Padrão Facial e QV, o coeficiente de correlação de Spearman, considerando nível de significância de 5%. RESULTADOS: Houve diferença significativa (p<0,05) ao comparar os Padrões Faciais I e II, e os Padrões I e III, não tendo sido encontrada diferença entre os Padrões II e III, tanto para o OHIP-14 como para o MBGR. Verificou-se correlação linear significativa (r=0,666; p<0,05) entre o MBGR e o OHIP-14, demonstrando que quanto piores as FOF, pior também a QV. CONCLUSÃO: O Padrão Facial influenciou o desempenho das FOF e a QV em indivíduos com DDF, com maior ocorrência de alterações para os Padrões Faciais II e III.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the influence of the facial pattern in orofacial functions (OFFs) and quality of life (QoL), and their relationship in individuals with dentofacial deformities (DFD). METHODS: As approved by the Research Ethics Committee, 36 subjects, aged between 18 and 40 years, divided into three groups of seven female and five male participants, i.e., facial pattern I (n=12), pattern II (n=12) and pattern III (n=12), participated in this study. The OFFs were assessed using the MBGR protocol and QoL by the Oral Health Impact Profile (OHIP-14) questionnaire. Comparisons between OFFs and facial patterns were made using the Kruskal-Wallis test, and the correlation between the facial pattern and QoL by means of Spearman's test, considering a 5% significance level. RESULTS: A significant difference (p<0.05) was observed when comparing patterns I and II, and patterns I and III, with no difference between patterns II and III, neither in the OHIP-14 nor in the MBGR. A significant linear correlation (r=0.666; p<0.05) was verified between the MBGR and the OHIP-14, showing that the worse the OFFs, the worse the QoL. CONCLUSION: The facial pattern influenced the performance of the OFFs and the QoL in individuals presenting DFD, with a greater occurrence of changes for patterns II and III, and the worse the OFFs, the worse the QoL in cases with DFD.
  • Relação entre as avaliações clínica e instrumental da língua em adultos jovens Original Articles

    Rezende, Bárbara Antunes; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Casas, Estevam Barbosa de Las; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Pesquisar a associação entre os aspectos da avaliação clínica da língua e avaliação quantitativa da força de protrusão da língua. Métodos: Foi realizada uma pesquisa transversal com 48 adultos saudáveis, 13 homens e 35 mulheres (idades entre 20 e 44 anos; média - M=24,8 anos; desvio padrão - DP=5,3 anos). Na avaliação clínica, os seguintes aspectos foram avaliados: força da língua, movimentos alternados, estalo, sucção e vibração da língua. O avaliador também verificou se o assoalho da boca elevava-se durante tarefas de elevação e sucção de língua no palato, bem como a ocorrência de tremor lingual. Para avaliação quantitativa da força da língua, utilizou-se o FORLING, o qual é composto por um conjunto pistão/cilindro acoplado a um bocal e a uma haste de acionamento. A força aplicada pela língua à haste é hidraulicamente transmitida a um sensor de pressão. Utilizou-se o teste de Mann-Whitney para verificar se havia diferenças nas forças médias e máximas, de acordo com as características avaliadas. Adotou-se nível de significância de 5%. RESULTADOS: Os aspectos com maior número de indivíduos alterados foram sucção de língua no palato e vibração de língua. Tremor lingual teve alta ocorrência durante tarefas de mobilidade. Elevação do assoalho da boca durante sucção de língua no palato foi o único aspecto da avaliação clínica associado à avaliação quantitativa de força. CONCLUSÃO: A associação entre elevação do assoalho da boca durante sucção de língua no palato com a avaliação quantitativa de força pode indicar uma maior participação da musculatura supra-hióidea em determinados participantes em ambas as tarefas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To verify the association of tongue clinical evaluation aspects with quantitative evaluation of tongue force. METHODS: A cross-sectional study was conducted with 48 healthy adults, 13 men and 35 women (ages 20-44 years; mean - M=24.8 years; standard deviation - SD=5.3 years). By clinical evaluation, the following aspects were checked: tongue force, alternate movements, snap, suction and vibration of the tongue. The evaluator also checked if the floor of the mouth elevated during tasks of tongue elevation and sucking tongue on palate and the occurrence of lingual tremor. Quantitative evaluation was accomplished using the FORLING instrument. It is composed of a piston/cylinder assembly attached to a mouthguard and to a drive shaft. The force applied by the tongue to the drive shaft is hydraulically transmitted to a pressure sensor. Mann-Whitney's test was used to verify whether there were differences in average and maximum forces according to the characteristics assessed. The test was performed at a 5% level of significance. RESULTS: The aspects with the most frequent alteration were sucking tongue on palate and tongue vibration. Tremor had a higher occurrence during tongue movements. Elevation of the floor of the mouth in sucking tongue on palate was the only aspect associated with quantitative evaluation. CONCLUSION: The association between elevation of the floor of the mouth during sucking tongue on palate and quantitative evaluation can provide insight into the higher participation of the suprahyoid muscles in some participants in both tasks.
  • Correlação entre o fechamento velofaríngeo, hipernasalidade, emissão de ar nasal e ronco nasal em indivíduos com fissura de palato reparada Original Articles

    Scarmagnani, Rafaeli Higa; Barbosa, Daniela Aparecida; Fukushiro, Ana Paula; Salgado, Manoel Henrique; Trindade, Inge Elly Kiemle; Yamashita, Renata Paciello

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Investigar a correlação entre as dimensões do orifício velofaríngeo, hipernasalidade, emissão de ar nasal (EAN) audível e ronco nasal (RN), em indivíduos com fissura palatina reparada. MÉTODOS: Foram avaliados cem pacientes com fissura labiopalatina reparada, submetidos à medida da área do orifício velofaríngeo (área velofaríngea) por meio da técnica fluxo-pressão e à gravação de fala. A partir da área velofaríngea, determinada durante a produção de /p/ inserido numa frase, o fechamento velofaríngeo foi classificado em adequado, marginal e inadequado. A hipernasalidade foi classificada em escala de quatro pontos, EAN e RN em presente-ausente, por três fonoaudiólogas utilizando amostra de fala gravada. A concordância inter e intra-avaliadores foi estabelecida e a correlação entre as variáveis foi analisada por meio do coeficiente de correlação de Spearman, considerando p<0,05. Um modelo de regressão logística ordinal foi elaborado para investigar se as características da fala podem predizer o fechamento velofaríngeo. Para tanto, foram incluídas somente 43 amostras de fala que obtiveram 100% de concordância quanto ao grau de hipernasalidade entre as avaliadoras. RESULTADOS: Correlação significativa entre hipernasalidade e área velofaríngea; EAN audível e área velofaríngea. Correlação negativa foi verificada entre RN e área velofaríngea. O modelo logístico mostrou que as características da fala contribuíram significativamente para a previsão do fechamento velofaríngeo. CONCLUSÃO: Existe correlação entre dimensões do orifício velofaríngeo e hipernasalidade, EAN e RN, sugerindo que as características perceptivas da fala podem predizer o fechamento velofaríngeo, favorecendo o diagnóstico e a definição de conduta de tratamento da disfunção velofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To investigate the correlation among velopharyngeal closure, hypernasality, audible nasal air emission (NAE) and nasal rustle (NR), in individuals with repaired cleft palate. METHODS: One hundred patients with repaired cleft palate and lip, submitted to pressure-flow study for measurement of velopharyngeal orifice area (velopharyngeal area) and speech sample recordings. Velopharyngeal area was estimated during the production of the sound /p/ inserted in a sentence, and the velopharyngeal closure was classified as adequate, borderline or inadequate. Hypernasality was rated using a 4-point scale, NAE and NR were rated as absent or present, by three speech language pathologists, using recorded speech samples. Inter and intra-judge agreements were established. Statistical analysis was performed using the Spearman correlation coefficient considering p<0.05. An ordinal logistic regression model was developed to investigate whether the characteristics of speech can predict velopharyngeal closure. For this, the speech samples included in this analysis were those that obtained 100% agreement among raters as to the degree of hypernasality (43 out of 100). RESULTS: Significant correlation was found between hypernasality and velopharyngeal area; audible NAE and velopharyngeal area. A negative correlation was observed between the NR and velopharyngeal area. The regression analysis showed that the perceptual speech characteristics contributed significantly to predict the velopharyngeal closure. CONCLUSION: There is significant correlation between velopharyngeal closure and hypernasality, NAE and NR. It suggests that the perceptual speech characteristics can predict velopharyngeal closure, favoring the diagnosis and the definition of treatment conduct of velopharyngeal dysfunction.
  • Organização do sistema de referência e contrarreferência de uma clínica-escola fonoaudiológica Original Articles

    Molini-Avejonas, Daniela Regina; Estevam, Stephanie Falarara; Couto, Maria Inês Vieira

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar a eficácia do fluxo de referência e contrarreferência fonoaudiológico realizados em uma clínica-escola e caracterizar o perfil dos usuários atendidos. MÉTODOS: Estudo do tipo avaliativo, retrospectivo e prospectivo, no qual foram selecionados 503 prontuários de pacientes sem restrição de idade atendidos numa clínica-escola e analisadas as seguintes variáveis: informações demográficas, hipótese diagnóstica fonoaudiológica e conduta fonoaudiológica. Os pacientes foram distribuídos em dois grupos, segundo os encaminhamentos realizados: internos (G1, n=341) e externos (G2, n=162) à própria clínica-escola. RESULTADOS: Prevaleceram os sujeitos do gênero masculino, com até 12 anos de idade e hipótese diagnóstica fonoaudiológica de alterações de linguagem oral de origem primária e secundária. Foi observado que 83% dos pacientes do G1 foram convocados para avaliação e terapia fonoaudiológica após, em média, 7 meses de espera; e, que dos pacientes contatados do G2 (n=101), 13,9% foram convocados e estão satisfeitos com o local indicado para terapia após, em média, 4 meses de espera. Daqueles que não conseguiram atendimento, 46% procuraram outro serviço, sendo que desses, 72,5% obtiveram êxito. CONCLUSÃO: Foi constatada a eficácia e adequação dos encaminhamentos realizados internamente, sugerindo que quando a equipe trabalha com objetivo comum, a rede funciona de maneira mais adequada. Entretanto, em relação aos encaminhamentos externos, esses não atingiram as metas propostas, indicando a falta de fonoaudiólogos em serviços públicos e o baixo interesse do usuário em buscar outros locais de atendimento.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To analyze the effectiveness of the referral and counter-referral flow in a speech-language pathology and audiology clinic-school and to characterize the patients' profiles. METHODS: Evaluation, retrospective, and prospective study, in which 503 patient records, without age restriction, were selected from a clinic-school and the following variables were analyzed: demographic information, speech and hearing diagnosis, and references. Patients were distributed into two groups according to the referrals made: internal (G1, n=341) and external (G2, n=162) to the clinic-school. RESULTS: A prevalence of male subjects under 12 years of age and with diagnosis of language disorders (primary and secondary) was found. It was observed that 83% patients in G1 were recalled for evaluation and speech therapy after an average of 7 months of waiting; and from the patients in G2 that were contacted (n=101), 13.9% were summoned and are satisfied with the place indicated for therapy after an average of 4 months of waiting. From those who did not receive care, 46% sought another service, and of these, 72.5% were successful. CONCLUSION: The data show the effectiveness and appropriateness of referrals made internally, suggesting that, when the team works together, the network operates more adequately. However, in relation to external referrals, they did not reach the proposed goals, indicating a lack of speech-language pathologists in public services and the low interest of patients in looking for other places of care.
  • Avaliação perceptivo-auditiva do grau de desvio vocal: correlação entre escala visual analógica e escala numérica Original Articles

    Martins, Priscila Campos; Couto, Thalita Evaristo; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Analisar a concordância intra e interavaliadores para as escalas visual analógica e numérica na tarefa de vogal sustentada e determinar pontos de corte numéricos da escala visual analógica correspondentes aos graus da escala numérica. MÉTODOS: Foram selecionadas 205 amostras da tarefa da vogal /a/ sustentada de modo habitual. Seis especialistas em voz avaliaram o grau geral de desvio vocal pela escala visual analógica e, após dois dias, pela escala numérica. Foram comparados os resultados encontrados nas avaliações pelas duas escalas e analisadas as concordâncias intra e interavaliadores, a correlação entre as escalas e a estimativa dos pontos de corte utilizando-se respectivamente os coeficientes de correlação intraclasse e de concordância Kappa, o coeficiente de Spearman e a Análise de Variância, os valores de sensibilidade e especificidade. RESULTADOS: Houve elevada correlação entre as escalas. Os valores de corte numéricos encontrados para a escala visual analógica correspondentes aos graus da escala numérica foram: neutro (grau zero) - 0 a 34 mm, leve (grau um) - 34,1 a 51 mm, moderado (grau dois) - 51,1 a 63,5 mm, intenso (grau três) - 63,6 a 77,5 mm e extremo (grau quatro) - acima de 77,5 mm. CONCLUSÃO: As escalas visual analógica e numérica apresentaram uma alta correlação, sendo observada maior concordância intra e interavaliador na escala visual analógica. Foram encontrados valores de corte numéricos para a escala visual analógica. Essa correlação possibilita a comparação entre os resultados encontrados na avaliação do grau geral de desvio vocal pelas duas escalas, que são amplamente utilizadas em pesquisas e na rotina clínica fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To analyze the intra- and inter-rater agreement for visual analog scale and numerical scale in task of sustained vowel and to determine numerical cutoff points to visual analog scale corresponding to the degrees of the numeric scale. METHODS: We selected 205 samples of the usual task of the sustained vowel /a/. Six voice specialists rated the overall degree of vocal deviation, first by visual analog scale and, after two days, by the numeric scale. The results obtained by both scales were compared and the intra- and inter-rater agreement, the correlation between the scales, and the estimated cutoff points using the intraclass correlation and concordance Kappa coefficients, the Spearman coefficient, and analysis of variance, and the values of sensitivity and specificity were analyzed. RESULTS: A strong correlation was observed between the scales. The following numerical cutoff values were found for visual analog scale corresponding to the numerical scale: neutral (degree zero) - 0 to 34 mm; mild (degree one) - 34.1 to 51 mm; moderate (degree two) - 51.1 to 63.5 mm; intense (degree three) - 63.6 to 77.5 mm; and extreme (degree four) - above 77.5 mm. CONCLUSION: The visual analog scale and numerical scale showed a strong correlation, being observed the greater intra- and inter-rater agreement in visual analog scale. Numerical cutoff values for visual analog scale were found. This correlation enables the comparison between the results found in the evaluation of the overall degree of vocal deviation by both scales, which are widely used in research and in the clinical speech therapy routine.
  • Autopercepção, queixas e qualidade vocal entre discentes de um curso de Pedagogia Original Articles

    Fabron, Eliana Maria Gradim; Regaçone, Simone Fiuza; Marino, Viviane Cristina de Castro; Mastria, Marina Ludovico; Motonaga, Suely Mayumi; Sebastião, Luciana Tavares

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar a autopercepção vocal e as queixas vocais reportadas por dois grupos de alunas do curso de Pedagogia (ingressantes e formandas); relacionar a autopercepção vocal com as queixas vocais nesses grupos e comparar a qualidade vocal das alunas desses grupos por meio da avaliação perceptivo-auditiva e da análise acústica. MÉTODOS: Inicialmente, 89 estudantes de um curso de Pedagogia responderam a um questionário sobre a autopercepção da qualidade vocal e queixas vocais. Numa segunda etapa foram realizadas análises perceptivo-auditiva e acústica das vozes de 48 participantes, por meio de gravações de emissão de vogal sustentada e leitura de poema. RESULTADOS: As queixas vocais mais relatadas foram cansaço no uso da voz, dor na garganta, esforço para falar, irritação ou ardor na garganta, rouquidão, tensão na nuca e variações da voz ao longo do dia. Houve maior ocorrência de queixas entre as formandas, quando comparadas com as ingressantes, mas com diferença significativa para quatro das nove queixas. Também foi possível observar a relação entre a autopercepção vocal e as referidas queixas dessas alunas. Não foram encontradas diferenças significativas nos resultados da análise perceptivo-auditiva, entretanto, algumas formandas tiveram suas vozes avaliadas com maior severidade de desvio da normalidade. Na análise acústica não houve diferença entre os grupos. CONCLUSÃO: O aumento da demanda vocal pelas formandas pode ter provocado o maior número e diversidade de queixas vocais, sendo que várias delas se relacionaram com a autoavaliação da qualidade vocal. As avaliações perceptivo-auditiva e acústica não mostraram desvios na voz.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the vocal self-perception and vocal complaints reported by two groups of students of the pedagogy course (freshmen and graduates); to relate the vocal self-perception to the vocal complaints for these groups; and to compare the voice quality of the students from these groups through perceptual auditory assessment and acoustic analysis. METHODS: Initially, 89 students from the pedagogy course answered a questionnaire about self-perceived voice quality and vocal complaints. In a second phase, auditory-perceptual evaluation and acoustic analyses of 48 participants were made through voice recordings of sustained vowel emission and poem reading. RESULTS: The most reported vocal complaints were fatigue while using the voice, sore throat, effort to speak, irritation or burning in the throat, hoarseness, tightness in the neck, and variations of voice throughout the day. There was a higher occurrence of complaints from graduates than from freshmen, with significant differences for four of the nine complaints. It was also possible to observe the relationship between vocal self-perception and complaints reported by these students. No significant differences were observed in the results of auditory-perceptual evaluation; however, some graduates had their voices evaluated with higher severity of deviation of normalcy. During acoustic analysis no difference was observed between groups. CONCLUSION: The increase in vocal demand by the graduates may have caused the greatest number and diversity of vocal complaints, and several of them are related to the self-assessment of voice quality. The auditory-perceptual evaluation and acoustic analysis showed no deviations in their voice.
  • Sistema de Frequência Modulada e percepção da fala em sala de aula: revisão sistemática da literatura Systematic Review

    Bertachini, Ana Lívia Libardi; Pupo, Altair Cadrobbi; Morettin, Marina; Martinez, Maria Angelina Nardi; Bevilacqua, Maria Cecília; Moret, Adriane Lima Mortari; Balen, Sheila Andreoli; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Esta revisão teve como objetivo apresentar os benefícios, em relação à percepção de fala no ruído, que crianças usuárias de aparelho de amplificação sonora individual e/ou implante coclear demonstram com o Sistema de Frequência Modulada (FM) na escola. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foi realizado levantamento bibliográfico conduzido em base eletrônica de dados com busca padronizada até o ano de 2012 e busca manual, utilizando palavras-chave específicas. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados na busca, foram estabelecidos critérios contemplando os aspectos: tipo de estudo, participantes, intervenção adotada e avaliação dos resultados. ANÁLISE DOS DADOS: Foi possível verificar que o Sistema de FM melhora a percepção de fala e o limiar de fala no ruído, sendo esses resultados encontrados em todos os estudos. RESULTADOS: Em relação ao desempenho quanto ao tipo, os melhores resultados foram obtidos quando as crianças utilizavam o Sistema de FM pessoal, seguido pelo de mesa e o campo livre. CONCLUSÃO: Após a extensa revisão da literatura nacional e internacional, foi possível concluir que os estudos indicam a necessidade de pesquisas voltadas principalmente ao impacto do Sistema de FM no desempenho escolar de crianças usuárias de dispositivos sensoriais acoplados ao Sistema de FM. O que foi encontrado na literatura específica quanto às publicações voltadas à questão da percepção de fala no ruído não relacionaram os aspectos educacionais e auditivos.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: This review aimed at presenting the benefits regarding the speech perception in noise shown by children who wear hearing aid devices and/or cochlear implants with the Frequency Modulation (FM) System at school. RESEARCH STRATEGY: A bibliographic survey was conducted in an electronic database with standardized search until the year 2012, and a manual search was performed by using specific keywords. SELECTION CRITERIA: For the selection and evaluation of the scientific studies chosen in the search, criteria were established covering the following aspects: type of study, participants, adopted intervention, and evaluation of results. DATA ANALYSIS: The FM system was verified to improve speech perception and speech threshold in noise in all studies. RESULTS: Regarding the performance as to type, the best results were obtained when children used the personal FM system, followed by the table and the sound field systems. CONCLUSION: After extensive review of national and international literature, it was concluded that the studies indicate the need for further research concerning mainly the impact of the FM system on the school performance of children who have sensory devices coupled to the FM system. Findings in the literature with relation to the publications focused on speech perception in noise did not relate educational and auditory aspects.
  • Adaptação do Dyslexia Early Screening Test - Second Edition para o Português Brasileiro: resultados preliminares Brief Communication

    Matta, Tatiana Ribeiro Gomes da; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    A avaliação das habilidades linguísticas na primeira infância pode fornecer informações importantes sobre o futuro processo de alfabetização e desempenho acadêmico. Crianças com dificuldade de leitura devem ser identificadas no início da escolarização, antes de apresentarem falhas e vivenciarem experiências de fracasso e desmotivação na escola. Considerando a importância da detecção precoce dos distúrbios de linguagem e a falta de instrumentos padronizados para a realidade brasileira, o objetivo geral deste estudo foi traduzir e adaptar o Dyslexia Early Screening Test (DEST-2) para, posteriormente, verificar sua aplicabilidade e eficácia em pré-escolares falantes nativos do Português Brasileiro. Participaram desta pesquisa 20 crianças de ambos os gêneros, regularmente matriculadas em uma escola municipal da região metropolitana de São Paulo, todas sem queixas relacionadas à aprendizagem e sem indicadores de alterações sensoriais, neurológicas, cognitivas ou comportamentais. Constatou-se que não houve necessidade de modificações significativas na estrutura original do DEST-2 ou no formato das instruções de aplicação. O desempenho das crianças nas provas traduzidas e nas provas nacionais utilizadas como parâmetro de comparação foi compatível, sugerindo que as adaptações realizadas atenderam às equivalências necessárias para a utilização do instrumento em crianças brasileiras. Um estudo randomizado que complementará os dados preliminarmente obtidos está em andamento. Considerando a diversidade linguística e cultural do Brasil, é imprescindível que a versão traduzida do DEST-2 possa ser aplicada em larga escala e em diversos estados do país, a fim de possibilitar o uso desse instrumento como ferramenta de avaliação de linguagem no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The assessment of language skills in early childhood can provide important information about the future of literacy and academic performances. Children with reading difficulties should be identified early in their education, before they suffer from shortcomings and experience failures and feel discouraged at school. Considering the importance of early identification of language disorders and the shortage of standardized instruments for the Brazilian scenario, the overall objective of this study was to translate and adapt the Dyslexia Early Screening Test - Second Edition (DEST-2) to, subsequently, verify its applicability and efficacy in preschoolers who had Brazilian Portuguese as their native language. The study was composed of 20 children of both genders, regularly enrolled in a public school in the metropolitan region of São Paulo, none had any complaints related to learning and no indicators of sensory, neurological, cognitive, or behavioral disorders. It was observed that there was no need for significant changes to the original structure of the DEST-2 or in their administration instructions format. The performance of the children in the translated and in the national exams that were used as a benchmark was compatible, suggesting that the adjustments made met the equivalences needed to utilize this instrument with Brazilian children. A randomized study that will complement the preliminarily data obtained is in progress. Taking into consideration the linguistic and cultural diversity of Brazil, it is imperative that the translated version of the DEST-2 can be applied on a large scale and in several states of the country, in order to allow the use of this instrument as a language assessment tool in Brazil.
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