Accessibility / Report Error
CoDAS, Volume: 27, Issue: 5, Published: 2015
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • LITERATURE REVIEW: A REVIEW WITH A FOCUS ON THE SYSTEMATIC REVIEWS Editorial Convidado

    Cunha, Maria Claudia
  • Teleaudiology: efficacy assessment of an online social network as a support tool for parents of children candidates for cochlear implant Artigos Originais

    Aiello, Camila Piccini; Ferrari, Deborah Viviane

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia de uma rede social on-line como apoio aos pais de crianças com deficiência auditiva. Métodos: Vinte e duas mães, divididas randomicamente em grupo experimental (n=11) e controle (n=11), preencheram um formulário on-line contendo o Índice de Estresse Parental - versão reduzida (PSI-SF). Apenas o grupo experimental teve acesso à rede social "Portal dos Bebês". Ambos os grupos preencheram novamente o formulário on-line , três meses após a primeira aplicação, tendo o grupo experimental também avaliado o uso e a participação na rede social. As postagens na rede social foram classificadas por dois juízes independentes em relação aos temas e mecanismos de autoajuda. Resultados: Não houve diferença entre os escores médios do PSI-SF entre os grupos, tanto na primeira como na segunda aplicação. A análise intragrupos mostrou não haver diferença nos resultados totais e das subescalas do PSI-SF entre as duas aplicações, para ambos os grupos, com exceção da subescala "Resposta Defensiva", em que houve diminuição da pontuação para o grupo controle. Os temas mais frequentes das postagens foram relacionados às informações pessoais e expressões de crença religiosa. Nos mecanismos de autoajuda, observou-se maior frequência de trocas de experiências e expressão de gratidão. Os participantes do grupo experimental relataram que gostariam de ter participado mais da rede social, pois consideraram esse tipo de ferramenta importante pela troca de informações e experiências com outras mães e profissionais. Conclusão: As postagens e a avaliação dos participantes indicaram o potencial dessa rede para fornecimento de apoio aos pais de crianças com deficiência auditiva.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To assess the efficacy of an online social network as a support for parents of children with hearing impairment. Methods: Twenty-two mothers, randomly divided into experimental (n=11) and control (n=11) groups, filled in an online form containing the Parental Stress Index - Short Form (PSI-SF). Only the experimental group had access to the "Babies' Portal" social network. Both groups filled in the online form once again 3 months after the first assessment, for evaluating the use and participation in the social network. The posts on the social network were rated by two independent raters regarding themes and mechanisms of self-help. Results: No difference was observed in mean PSI-SF scores between the groups for both assessments. Intragroup analysis showed no difference for total and subscale results of PSI-SF between the two data collected for both groups except for the "Defensive Response" subscale, in which a decrease was observed in the score for the control group. The most frequent posting themes were related to personal information and expressions of religious beliefs. Regarding self-help mechanisms, a higher frequency of exchanging experiences and gratitude expressions was observed. Participants in the experimental group stated they would have liked to participate more frequently in the social network as they considered this tool important because of the exchange of information and experience with other mothers and hearing health-care professionals. Conclusion: The posts and the assessment of participants indicated the potential of this network to support parents of children with hearing impairment.
  • Figure-background in dichotic task and their relation to skills untrained Artigos Originais

    Cibian, Aline Priscila; Pereira, Liliane Desgualdo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivos: Verificar a eficácia do treinamento auditivo em tarefa dicótica e comparar as respostas da habilidade treinada com as repostas das habilidades não treinadas, após quatro e oito semanas. Métodos: 19 indivíduos, de 12 a 15 anos foram submetidos a um treinamento auditivo baseado no DIID e organizados em 8 sessões, com duração de 50 minutos por sessão. Realizaram a avaliação do processamento auditivo em três momentos: pré-intervenção, pós-intervenção na metade e no final do treinamento. Os dados desta avaliação foram analisados por grupo de distúrbio de acordo com as alterações nos processos auditivos avaliados: atenção seletiva e processamento temporal. Em cada um deles, denominado Grupo atenção seletiva (GAS) e Grupo processamento temporal (GPT), e em ambos os processos: Grupo atenção seletiva e processamento temporal (GASPT). Resultados: O treinamento melhorou a habilidade treinada e a não treinada de fechamento, normalizando todos os indivíduos. As habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal não atingiram a normalidade no GASPT e GPT. Conclusão: Os indivíduos alcançaram a normalidade para a habilidade treinada de figura-fundo e paraa não treinada de fechamento. Já as habilidades não treinadas de resolução e ordenação temporal melhoraram em alguns indivíduos, porém não atingiram a normalidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purposes: To evaluate the effectiveness of auditory training in dichotic task and to compare the responses of trained skills with the responses of untrained skills, after 4-8 weeks. Methods: Nineteen subjects, aged 12-15 years, underwent an auditory training based on dichotic interaural intensity difference (DIID), organized in eight sessions, each lasting 50 min. The assessment of auditory processing was conducted in three stages: before the intervention, after the intervention, and in the middle and at the end of the training. Data from this evaluation were analyzed as per group of disorder, according to the changes in the auditory processes evaluated: selective attention and temporal processing. Each of them was named selective attention group (SAG) and temporal processing group (TPG), and, for both the processes, selective attention and temporal processing group (SATPG). Results: The training improved both the trained and untrained closing skill, normalizing all individuals. Untrained solving and temporal ordering skills did not reach normality for SATPG and TPG. Conclusions: Individuals reached normality for the trained figure-ground skill and for the untrained closing skill. The untrained solving and temporal ordering skills improved in some individuals but failed to reach normality.
  • Interaction between diabetes mellitus and hypertension on hearing of elderly Artigos Originais

    Rolim, Laurie Penha; Rabelo, Camila Maia; Lobo, Ivone Ferreira Neves; Moreira, Renata Rodrigues; Samelli, Alessandra Giannella

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Introdução: Doenças crônicas e alterações metabólicas podem atuar como fator de aceleração na degeneração do sistema auditivo decorrente da idade. No entanto, estudos envolvendo a associação entre a perda auditiva com a diabetes mellitus (DM) e com a hipertensão arterial (AH) em idosos mostraram conclusões controversas. Sendo assim, novos estudos sobre essa temática são necessários, a fim de elucidarmos o efeito dessas doenças crônicas sobre o sistema auditivo. Objetivo: Comparar os limiares auditivos de idosos portadores de DM, de HA e de DM+AH com um grupo controle (GC). Métodos: Estudo retrospectivo realizado por meio de levantamento de prontuários de 80 idosos com avaliação audiológica completa, entre 2008 e 2012. Os idosos foram distribuídos em quatro grupos: portadores de DM, portadores de AH, portadores de DM+AH e sem doenças crônicas conhecidas (GC). Foram utilizados os testes estatísticos ANOVA, Tukey e Mauchly, com nível de significância de 0,05. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante entre as orelhas, sendo esses resultados agrupados. As comparações entre as médias dos limiares auditivos dos grupos GC e DM ou AH não mostraram diferenças estatisticamente significantes, entretanto houve diferença estatisticamente significante na comparação entre esses três grupos e o grupo DM+AH para várias das frequências da audiometria avaliadas. Conclusão: Verificou-se que idosos com DM e AH associados apresentaram maior comprometimento auditivo com relação aos outros grupos, sugerindo um efeito sinérgico das duas doenças crônicas sobre a audição.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Introduction: Chronic diseases and metabolic changes may act as accelerating factor in the degeneration of the auditory system due to age. However, studies involving an association between hearing loss and diabetes mellitus (DM) and hypertension (HA) in the elderly have shown controversial conclusions. Thus, further studies on this topic are needed in order to elucidate the effect of these chronic diseases on the auditory system. Aim: To compare the hearing thresholds of elderly patients with DM, HA and DM + HA with a control group (CG). Methods: Retrospective study was conducted through survey charts of 80 elderly people with full hearing assessment, between 2008 and 2012. Subjects were divided into four groups: DM, HA, DM + HA and without chronic diseases known (CG). The ANOVA, Tukey and Mauchly tests, with a significance level of 0.05, were used. Results: There was no statistically significant difference between the ears, which are grouped. Comparisons between the means of hearing thresholds of CG and DM or HA showed no statistically significant differences. However, a statistically significant difference in the comparison between these three groups and DM + HA group for several of the frequencies evaluated was observed. Conclusion: It was found that older adults with DM and hypertension associated showed greater hearing impairment in comparison with the other groups, suggesting a synergistic effect of the two chronic diseases on hearing.
  • Influence of the educational status on the Dichotic Sentence Identification test in Brazilian Portuguese Artigos Originais

    Andrade, Adriana Neves de; Silva, Mariane Richetto da; Iorio, Maria Cecilia Martinelli; Gil, Daniela

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Comparar o desempenho, na versão em português brasileiro, do teste de identificação de sentenças dicóticas (DSI) entre: as orelhas direita e esquerda e escolaridade em indivíduos audiologicamente normais. Métodos: Foram avaliados 200 indivíduos normouvintes, destros, separados em sete grupos de acordo com os anos de escolaridade.Todos os sujeitos foram submetidos à audiológica básica e comportamental do processamento auditivo (teste de localização sonora, teste de memória para sons verbais e não verbais em sequência, testedicótico de dígitos e DSI). Resultados: Os sujeitos avaliados apresentaram média de escolaridade de 13,1 anos e resultados adequados nos testes selecionados para a avaliação audiológica e do processamento auditivo. Em relação ao teste DSI, a escolaridade teve relação de dependência com as porcentagens de acertos em cada etapa do teste e com a orelha avaliada. Houve correlação positiva estatisticamente significante entre a escolaridade e a porcentagem de acertos para todas as etapas do teste DSI em ambas as orelhas. Também houve efeito do grau de escolaridade nos resultados obtidos em cada etapa do teste DSI, com exceção da etapa de escuta direcionada à direita. Conclusões: Na comparação do desempenho considerando as variáveis estudadas no teste DSI, concluiu-se que: há vantagem da orelha direita e quanto maior o nível educacional, melhor o desempenho dos indivíduos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To compare the performance of the Dichotic Sentence Identification (DSI) test in the Brazilian Portuguese version, considering: the right and left ears and the educational status in normal-hearing individuals. Methods: This investigation assessed 200 individuals who are normal listeners and right-handed and were divided into seven groups according to the years of schooling. All the participants underwent basic audiologic evaluation and behavioral auditory processing assessment (sound localization test, memory test for verbal and nonverbal sounds in sequence, dichotic digits test, and DSI). Results: The evaluated individuals revealed an average educational status of 13.1 years and results within normal limits in the selected tests for the audiologic and auditory processing assessments. Regarding the DSI test, the educational status showed a dependent relationship with the percentages of correct answers in each stage of the test and the evaluated ear. There was a statistically significant positive correlation between the educational status and the percentage of correct answers for all the stages of the DSI test in both the ears. There was also an effect of the educational level on the results obtained in each condition of the DSI test, with the exception of directed attention to the right ear. Conclusions: Comparing the performance considering the variables studied in the DSI test, we concluded that there is an advantage of the right ear and that, the better the educational level, the better the performance of the individuals.
  • Qualitative and quantitative ultrasound analysis of oropharyngeal swallowing Artigos Originais

    Rocha, Simone Galli; Silva, Roberta Gonçalves da; Berti, Larissa Cristina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Analisar a influência do efeito da consistência do alimento e da idade sobre os parâmetros qualitativos e/ou quantitativas no exame ultrassonográfico (USG) da deglutição. Métodos: Foram realizadas avaliações ultrassonográficas da deglutição em 100 indivíduos sadios (divididos em quatro grupos com idades entre 20 e 60 anos) nas consistências líquida e purê. Para análise qualitativa, considerou-se a presença de cinco etapas durante a deglutição orofaríngea. Para a análise quantitativa, foram observados os parâmetros: duração da propulsão da língua durante a deglutição e a distância do deslocamento máximo do osso hióide durante a deglutição. Resultados: Na análise ultrassonográfica qualitativa, todos os indivíduos, independente da faixa etária, apresentaram o mesmo padrão de posição de língua para a recepção e apreensão do alimento e repouso (fases 1, 2 e 5) e houve grande variabilidade inter-sujeitos do movimento ondulatório da língua na fase 3. Na fase 4, o pico máximo do deslocamento do osso hióide aumentou em função da consistência de alimento. Na análise quantitativa, observou-se efeito da idade (p=0,03) e consistência (p=0,00), bem como para a interação entre idade*consistência (p=0,03) nos parâmetros USG analisados. De forma geral, o grupo de indivíduos entre 20 e 30 anos (G1) diferenciou-se dos demais grupos e a consistência purê aumentou os valores de duração e deslocamento. Conclusão: A ultrassonografia do movimento de língua mostrou-se um instrumento viável para avaliar alguns dos parâmetros da deglutição orofaríngea. Idade e consistência alimentar modificam as imagens USG do movimento de língua em indivíduos normais e devem ser consideradas conjuntamente na avaliação ultrassonográfica da deglutição.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Purpose To analyze the effect of the age group and food's consistency according to the qualitative and quantitative ultrasonographic parameters in the oropharyngeal swallowing. Methods: Ultrasonographic evaluations of swallowing were performed in 100 health individuals (divided into four groups, whose age brackets were 20-60 years), using liquid and mashed consistencies. For qualitative analysis, five steps were taken into account during the oropharyngeal swallowing. The following parameters were regarded in the quantitative analysis: duration of the tongue propulsion and maximum displacement of the hyoid bone during swallowing. Results: In the qualitative ultrasonographic analysis, all the participants, independent to age groups, presented the same pattern of the tongue position (1, 2, and 5 phases), whereas in phase 3 there was a great variability within participants of the wavelike movement of the tongue. In phase 4, the displacement of the hyoid bone increased as a consequence of the consistency of the food. In the quantitative ultrasonographic analysis, a significant effect regarding age (p=0.03), consistence (p=0.00), as well as the age*consistency interaction was observed (p=0.03). Overall, the group of individuals between 20 and 30 years (G1) differed from the other groups and pudding consistency increased the measure of duration and displacement. Conclusion: The ultrasonography of the movement of the tongue proved itself as a viable instrument to describe the oropharyngeal swallowing. Parameters such as age and food consistency modify the USG images of movement of the tongue in normal subjects should be considered in ultrasound examination of oropharyngeal swallowing.
  • Vocabulary and verbal comprehension of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder Artigos Originais

    Barini, Nayara Salomão; Hage, Simone Rocha De Vasconcellos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Comparar o vocabulário receptivo e a compreensão verbal de escolares com e sem Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e, ainda, confrontar o desempenho deles com os valores normativos dos testes aplicados. Métodos: 40 crianças em idade escolar com e sem TDAH foram submetidas a dois testes de linguagem receptiva, TVfusp e Token Test. Análise descritiva foi realizada, obtendo-se os valores de média, mediana, mínimo, máximo e quartis. Para uma análise comparativa entre os grupos foi realizado o teste t de Student. Para a comparação dos desempenhos obtidos pelos escolares com os valores de referência dos testes aplicados foi utilizado o Teste de Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: Em todas as medidas estudadas, o desempenho das crianças com TDAH foi inferior ao das sem o transtorno, no TVfusp e no Token Test. A comparação demonstrou diferença significativa, sendo que 50% e 5% das crianças com TDAH apresentaram pontuação na média, respectivamente, no TVfusp e no Token Test, considerando os valores normativos dos testes. Conclusão: Escolares com TDAH apresentaram vocabulário mais restrito e mais dificuldades de compreensão verbal quando comparados aos seus pares sem o transtorno. O confronto do desempenho obtido pelos grupos com os valores normativos do TVfusp e do Token Test indicou que uma parcela das crianças com TDAH apresenta desempenho dentro da média nos testes aplicados. Este estudo chama a atenção para a importância de investigações mais abrangentes em crianças com suspeita de TDAH, indo além da verificação da presença ou ausência dos sintomas nucleares e suas relações com baixo desempenho acadêmico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To compare the receptive vocabulary and the verbal comprehension of schoolchildren with and without Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), as well as to confront their performance with the normative scores from applied tests. Methods: 40 students, with and without ADHD, were submitted to two receptive language tests, TVfusp and Token Test. Descriptive analysis was made, obtaining the average, median, minimum and maximum values. For the comparative assessment between groups, the t Student test was employed. For the comparison of performance scores obtained by the schoolchildren with the normative values from the tests applied, the Mann-Whitney test (p<0.05) was employed. Results: On all measures assessed, the performance of the children with ADHD was inferior to those without the disorder, which occurred both on TVfusp and Token Test. The comparison between groups showed considerable differences, with 50% and 5% of the ADHD schoolchildren presenting average scores, respectively, on TVfusp and Token Test, in comparison to the normative values of the tests. Conclusion: Schoolchildren with ADHD presented more restricted vocabulary and more limited verbal comprehension when compared to their pairs without the disorder. The comparison of the performance obtained by groups with the normative values of the TVfusp and Token Test demonstrates that a portion of the children with ADHD presented performance within the average of the applied tests. This study calls attention to the importance of the language evaluation in children with suspicion of ADHD, going beyond evaluating the presence or absence of nuclear symptoms and their relations with the low academic performance.
  • Depressive signs and cognitive performance in patients with a right hemisphere stroke Original Articles

    Oliveira, Camila Rosa de; Pagliarin, Karina Carlesso; Calvette, Luara de Freitas; Gindri, Gigiane; Argimon, Irani Iracema de Lima; Fonseca, Rochele Paz

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Investigar a influência de sinais sugestivos de depressão (SSD) em pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) de hemisfério direito (HD) no desempenho em um instrumento de avaliação neuropsicológica breve. Métodos: Participaram 42 adultos pós-episódio único de lesão cerebrovascular de HD (LHD) e 84 controles emparelhados. Administraram-se a Escala de Depressão Geriátrica GDS-15 e o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. Resultados: Aproximadamente metade da amostra de pacientes apresentou SSD. O grupo com LHD com SSD (LHD+) obteve desempenho inferior em no mínimo uma tarefa dos domínios cognitivos avaliados (atenção concentrada, percepção visual, memória de trabalho, memória verbal episódica e memória semântica; linguagem oral e escrita; praxia construtiva e fluência verbal). Conclusão: A associação de depressão e LHD parece aumentar a extensão dos déficits cognitivos, sendo que uma avaliação neuropsicológica breve pode ser útil na identificação de alterações cognitivas neste quadro neuropsiquiátrico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: This study investigated the influence of suggestive signs of depression (SSD) in right-hemisphere brain-damaged (RHD) patients following a stroke on their cognitive performance measured by a brief neuropsychological assessment battery. Methods: Forty-two adults with RHD after a single episode of stroke and 84 matched controls participated in this study. They were assessed by means of the Geriatric Depression Scale and by Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN. Results: Almost half of the patients showed SSD. The RHD group with SSD (RHD+) showed poorer performance in at least one task among all evaluated cognitive domains (concentrated attention, visual perception, working memory, episodic verbal memory and semantic memory, auditory and written language, constructional praxia and verbal fluency). Conclusion: The association of depression and RHD seems to enhance the occurrence and the severity of cognitive déficits. A brief neuropsychological assessment can be useful to identify cognitive impairment caused by this neuropsychiatric disorder.
  • Phonological short-term memory and phonological awareness in students from the Elementary School Artigos Originais

    Cárnio, Maria Silvia; Sá, Beatriz Campos Magalhães de; Jacinto, Laís Alves; Soares, Aparecido José Couto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares no início e término (1° e 5° ano) do Ensino Fundamental I, nas habilidades de Memória de Curto Prazo Fonológica e Consciência Fonológica. Métodos: Foram avaliados 80 escolares, de ambos gêneros, com bom desempenho escolar e linguístico, sendo 40 do 1º ano e 40 do 5º ano de uma escola estadual com média de idade, respectivamente, de 6,2 e 9,8 anos. Para a avaliação da Memória de Curto Prazo Fonológica (MCPF) foi utilizado um teste padronizado de repetição de pseudopalavras. A Consciência Fonológica (CF) foi avaliada por meio de um Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Resultados: Não houve diferença entre os escolares do 1º e do 5º ano no desempenho em MCPF, tanto na pontuação total quanto em relação à similaridade das pseudopalavras. Quanto à CF, houve diferença significativa entre as distribuições das porcentagens de acertos, tanto no subteste de consciência silábica quanto no de consciência fonêmica nos dois anos escolares, com desempenho superior dos escolares do 5º ano. Conclusão: No início e no término do Ensino Fundamental I, as habilidades de MCPF são semelhantes. O mesmo não acontece para a CF, evidenciando a influência da escolaridade sobre o desenvolvimento da CF. O fato de existir correlação entre MCPF e CF apenas para os escolares do 5º ano sugere que ao início da alfabetização a MCPF não pode ser considerada um preditor para o desempenho das crianças em CF. Entretanto, com o avanço da escolaridade existe influência da CF na MCPF.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objectives: To characterize and compare the performance of students at the beginning and at the end of the elementary school in Short-Term Phonological Memory (STPM) and Phonological Awareness (PA). Methods: We assessed 80 students of both the genders who showed adequate linguistic and academic performance. The sample comprised 40 students in 1st grade and 40 in 5th grade from a public state school with mean age of 6.2 and 9.8 years, respectively. The STPM was assessed using a standardized test of Pseudoword Repetition. PA was assessed through a Sequential Assessment Test (CONFIAS). Results: No difference was found between the students of 1st and 5th years in STPM both in total score and concerning the similarity of the pseudowords. Regarding PA, there was a significant difference among the percentage distribution of correct answers in syllabic and phonemic tasks, and the students from 5th grade presented better performance. Conclusion: At the beginning and at the end of the elementary school, there is no difference in STPM performance. On the other hand, there is difference in PA, which highlights the influence of schooling on PA development. The correlation between STPM and PA only in 5th-year students suggests that, at the beginning of literacy, STPM cannot be considered as a predictor to children's performance in PA. Nevertheless, as the schooling advances, there is influence of PA on STPM.
  • Comparative analysis of velopharyngeal activity assessed by acoustic rhinometry and rhinomanometry Artigos Originais

    Salgueiro, Alícia Graziela Noronha Silva; Silva, Andressa Sharllene Carneiro da; Araújo, Bruna Mara Adorno Marmontel; Yamashita, Renata Paciello; Trindade, Inge Elly Kiemle

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Analisar a atividade velofaríngea (VF) de indivíduos com disfunção velofaríngea (DVF) aferida por rinometria acústica, comparativamente à rinomanometria. Métodos: Estudo clínico prospectivo em 41 adultos, de ambos os gêneros, com fissura de palato±lábio previamente operada e DVF residual ao exame clínico, sem articulação compensatória nas plosivas surdas [p], [t] e [k]. Variáveis analisadas: (1) variação volumétrica da nasofaringe (∆V) na produção das três plosivas, relativamente ao repouso, por rinometria acústica (reduções <3 cm3 foram consideradas como ausência de atividade velofaríngea); (2) área do orifício velofaríngeo (área VF), por rinomanometria anterior modificada; áreas ≥0,05 cm2 foram consideradas como fechamento inadequado. Na comparação das técnicas foi utilizada a plosiva [p] (n=24). Resultados: Observou-se: (1) ∆V médio de 18% no [k], significantemente menor (p<0,05) que a redução relatada para normais (30%); valores de ∆V sugestivos de DVF constatados em 59% dos casos. Resultados similares foram obtidos no [p] e [t], mostrando-se mais apropriados para o exame rinométrico, por não envolverem a participação da língua no fechamento velofaríngeo, diferentemente da plosiva velar [k]; (2) fechamento VF inadequado em 85% dos casos. Não houve correlação significativa entre o ∆V e a área do orifício velofaríngeo. A concordância de diagnóstico entre os métodos ocorreu em 51% dos casos. Conclusão: A rinometria acústica não apresentou boa acurácia como método de diagnóstico da DVF frente ao método padrão. Demonstrou, contudo, potencial como método de acompanhamento dos resultados de intervenções clínico-cirúrgicas que levem à maior atividade velar e faríngea.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To analyze the velopharyngeal (VP) activity of subjects with velopharyngeal dysfunction (VPD) by acoustic rhinometry, as compared to rhinomanometry. Methods: This was a prospective clinical study conducted in 41 adults, both genders, with repaired cleft palate, with or without a previously repaired cleft lip, and residual VPD on clinical assessment, without compensatory articulations for [p], [t], and [k]. The outcome measures were as follows: (1) on acoustic rhinometry, nasopharyngeal volumetric change (ΔV) during [p], [t], and [k], relatively to rest condition (decreases by <3 cm3 considered as absence of VP activity); (2) on modified anterior rhinomanometry, VP orifice area (areas ≥0.05 cm2 considered as inadequate closure). The plosive [p] was used when comparing the techniques (n=24). Results: (1) A mean ΔV decrease of 18% was observed during [k], which was significantly lower (p<0.05) than the decrease reported for individuals without VPD (30%). ΔV values suggesting VPD were observed in 59% subjects. Similar results were obtained for [p] and [t], which shall be used as stimulus, given that they do not involve the use of the tongue to lift the velum during VP closure, differently from the velar plosive [k]. (2) Inadequate closure was seen in 85% subjects. No correlation was observed between ∆V and VP orifice area. Agreement between techniques was observed in 51% cases. Conclusion: Acoustic rhinometry had low accuracy as a diagnostic method of VPD when compared to the gold standard method. Nevertheless, the technique shows potential as a method for monitoring the outcomes of clinical and surgical treatment of VPD aimed at increasing velar and pharyngeal activity.
  • Study of the correlation between the linear measurements of the skull and face and palatal wide and length measures Artigos Originais

    Cordeiro, Brenda Alves; Stefani, Fabiane Miron; Goldfeder, Eliane Maria

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Analisar a relação entre as medidas lineares antropométricas de crânio e face com as medidas de largura e comprimento do palato duro. Métodos: foram utilizados 23 crânios humanos e as medidas foram obtidas com o auxílio de um paquímetro e um pelvímetro. Foram mensuradas as seguintes medidas lineares: comprimento máximo do crânio, distância biporion, largura facial máxima, altura nasal, comprimento palatino e largura palatina. Resultados: Após a descritiva completa das variáveis, observou-se uma homogeneidade das medidas de crânio, face e palato. Houve correlação, com maior significância, do comprimento palatino e da largura palatina com a largura facial máxima e a distância biporion, respectivamente. A distância biporion foi a única medida que se mostrou significante na explicação, gerando fórmulas para a obtenção do comprimento e de largura palatina. Conclusão: É possível estimar o comprimento e a largura palatina por meio de dois modelos (fórmulas) por meio da medida da distância biporion. Como não existe consenso na literatura, há necessidade de padronização na obtenção das medidas lineares do palato.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective: To analyze the relation between the anthropometric linear measurements of the skull and face and the measurements of width and length of the hard palate. Methods: Twenty-three human skulls were used, and the measurements were collected with the help of a caliper and pelvimeter. The following linear measurements were studied: maximum cranial length, biporion distance, maximum face width, nasal height, palatal length, and palatal width. Results: After a complete descriptive assessment of the variables, we observed homogeneity in the measurements of the skull, face, and palate. There were correlations, with higher significance, between the palatal length and width and the maximum face width and the biporion distance, respectively. The biporion distance was the only measurement that was significant in the explanation, generating formulas to obtain the palatal length and width. Conclusion: It is possible to estimate the palatal length and the palatal width using the two models (formulas) through the measurements of the biporion distance. Because in the literature, there is no consensus, there is a need for standardization when obtaining the linear measurements of the palate.
  • Analysis of tongue pressure in Brazilian young adults Artigos Originais

    Prandini, Estefânia Leite; Totta, Tatiane; Bueno, Mariana da Rocha Salles; Rosa, Raquel Rodrigues; Giglio, Lúcia Dantas; Trawitzki, Luciana Vitaliano Voi; Berretin-Felix, Giédre; Felício, Cláudia Maria de; Genaro, Katia Flores

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Apresentar valores para a pressão da língua em adultos jovens brasileiros, considerando provas específicas e possíveis diferenças quanto ao gênero e tipo de prova. Método: Foram avaliados 51 voluntários de 18 a 28 anos, ambos os gêneros, com boa relação dento-oclusal e sem alterações de fala. Utilizou-se o Iowa Oral Performance Instrument na avaliação da pressão da língua (Kilopascal) durante as provas de elevação, protrusão, deglutição e lateralização, além do teste de resistência (segundos). Na análise dos resultados foi utilizado o ANOVA, seguido do teste de comparações múltiplas Tukey, adotando o nível de significância de 5%. Resultados: Os valores obtidos, respectivamente para homens e mulheres, na prova de elevação foram 63,94±12,92 e 50,27±15,29, na protrusão 60,22±13,62 e 44,30±12,95, na deglutição 33,94±12,06 e 34,27±13,25, na lateralização à direita 44,15±10,47 e 31,85±8,46, na lateralização à esquerda 43,15±10,22 e 29,55±8,91, e no teste de resistência 24,85±10,95 e 17,35±6,71. Os homens apresentaram valor maior nas provas de protrusão e de lateralização; os valores das provas de protrusão e elevação não diferiram entre si para o gênero masculino, mas foram maiores que a lateralização e a deglutição em ambos os gêneros; não houve diferença na prova de lateralização em relação ao lado em ambos os gêneros. Conclusão: Valores de pressão da língua em adultos jovens brasileiros foram determinados para provas específicas; o gênero influenciou nos valores das provas de protrusão e lateralização; os valores obtidos nas provas de elevação e protrusão foram maiores que na lateralização e deglutição.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To present the measures for tongue pressure in Brazilian young adults, considering specific tasks, and to verify the differences regarding gender and according to the tasks. Methods: Fifty-one volunteers aged 18 to 28 years, of both genders with normal occlusion and without speech disorders were evaluated. We used the Iowa Oral Performance Instrument in the evaluation of tongue pressure (kilopascal) during specific tests of elevation, protrusion, swallowing, and lateralization, in addition to the endurance test (seconds). The analysis was conducted using analysis of variance, followed by the Tukey's multiple comparison test, adopting a 5% significance level. Results: The values obtained for men and women in the tests were as follows: elevation, 63.94±12.92 and 50.27±15.29; protrusion, 60.22±13.62 and 44.30±12.95; swallowing, 33.94±12.06 and 34.27±13.25; lateralization on the right, 44.15±10.47 and 31.85±8.46; lateralization on the left, 43.15±10.22 and 29.55±8.91; and endurance test: 24.85±10.95 and 17.35±6.71, respectively. The values were higher in men compared with women for the protrusion and lateralization tasks. The measures of the protrusion and elevation tasks did not differ for men but were higher in both genders than those of the lateralization and the swallowing tests. There was no difference in lateralization according to side in both the genders. Conclusion: The measures for the tongue pressure in Brazilian young adults were determined by specific tasks. Gender influenced the pressure of the tongue values for the protrusion and lateralization tasks. Elevation and protrusion tasks measures were higher than those of the lateralization and swallowing tasks.
  • A comparison of vocal parameters in adult bilingual Hebrew-English speakers Original Articles

    Nevo, Leah; Nevo, Chaya; Oliveira, Gisele

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Muitas pesquisas foram realizadas para investigar o efeito da língua-mãe em características vocais. Contudo, poucos estudos investigaram o impacto da língua-mãe em características vocais de indivíduos bilíngues. O presente estudo teve como objetivo comparar parâmetros vocais de indivíduos bilíngues que falam Hebraico e Inglês ao falarem Hebraico versus Inglês. Métodos: Participaram desta pesquisa 40 indivíduos bilíngues em Hebraico e Inglês, 17 do gênero masculino e 23 do gênero feminino, com idade variando de 23 a 60 anos. Os participantes foram instruídos a discursar espontaneamente sobre um tópico neutro. As amostras foram digitalizadas diretamente em um tablet para análise perceptivo-auditiva e acústica de parâmetros selecionados. Resultados: Os resultados mostraram que há diferenças na ressonância, ataque vocal, variabilidade da frequência fundamental e velocidade de fala quando os indivíduos bilíngues falam Inglês e Hebraico. Conclusão: Esses achados mostram evidências de que a língua-mãe influencia as características vocais dos indivíduos bilíngues quando falam diferentes línguas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: There has been growing research on the effects of language on voice characteristics; however, few studies have examined the impact of language on vocal features within bilinguals. This study aimed to compare vocal parameters among bilingual Hebrew/English speaking individuals when speaking in Hebrew versus English. Methods: Forty bilingual participants (17 males and 23 females) between the ages of 23-60 years were asked to spontaneously speak about a neutral topic. Voice samples were digitalized into a tablet for perceptual and acoustic analyses of selected parameters. Results: Results show that there are changes in resonance, glottal attack, fundamental frequency variation and speech rate when adult bilingual speakers talk in Hebrew as compared to English. Conclusion: These findings provide evidence that language plays a role in affecting vocal characteristics of bilingual individuals when they speak different languages.
  • World Voice Day in news: analysis of reports on the Voice Campaign in Brazil Artigos Originais

    Dornelas, Rodrigo; Giannini, Susana Pimentel Pinto; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: Analisar reportagens televisionadas sobre o Dia Mundial da Voz veiculadas pela TV Globo(r). Métodos: foram pesquisadas reportagens veiculadas pela emissora Globo(r) em telejornais regionais, no período de 15 de março a 20 de abril de 2013. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise Documental (AD), em que se destacavam as variáveis: localização, turno de veiculação, tempo de duração, profissional entrevistado, menção ao trabalho multiprofissional, orientações à população e o enfoque da entrevista como promoção de saúde ou prevenção de doença. Por meio de análise estatística, o enfoque da entrevista foi considerado desfecho e associado às demais variáveis. Resultados: Dentre os sítios em que são inseridos os jornais da emissora pesquisada, a maioria realizou reportagens sobre Campanha de Voz. Dentre essas, constatou-se que as cinco regiões do Brasil foram contempladas, no turno manhã/tarde, com duração média de 5,3'. A presença do fonoaudiólogo foi registrada em maior número, como também a ênfase na importância de se realizar um trabalho multiprofissional. Em relação ao conteúdo apresentado, os entrevistados deram enfoque a doenças acarretadas por hábitos que prejudicam a voz, com orientações à população sobre o que interfere negativamente no bem estar vocal. Conclusão: O enfoque das entrevistas não foi, em sua maioria, de uma mesma natureza (de promoção do bem estar vocal ou de prevenção ao distúrbio de voz) e a prática interprofissional ainda é vista com menos frequência, como uma estratégia possível de trabalho.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: To analyze the television reports on the World Voice Day transmitted by Globo(r) TV. Method: We researched television reports broadcasted by Globo(r) Network in regional television news programs from March 15 to April 20, 2013. For the data analysis, the Document Analysis technique was used. The analyzed variables were the following: location, broadcasting period, duration, interviewed professional, mention of multiprofessional work, orientation to the population, and the interview approach (health promotion or disease prevention). Through statistical analysis, the interview approach was considered the outcome and associated with the other variables. Results: On the regions where there are news programs for the researched TV station, the majority made reports about the Voice Campaign. Among these, we discovered that the five regions of Brazil were contemplated, in the morning/afternoon periods, with medium duration of 5.3 minutes. The presence of the speech-language pathologist was observed in greater numbers of the interviews, as also the emphasis on the importance of a multiprofessional work. Regarding the content presented, the interviewees focused on diseases caused by habits that impair the voice, with orientation to the public about what negatively interferes in the vocal well-being. Conclusion: The approach of the interviews was not, in the majority of times, of the same nature (promoting the vocal well-being or preventing voice disorder), and the interprofessional practice is still seen less frequently as a possible work strategy.
  • Speech language therapy bilingual clinic, a written language therapeutical proposal to deaf people: case report Relato De Caso

    Guarinello, Ana Cristina; Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula; Tonocchi, Rita; Lustosa, Sandra Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar produções escritas de um sujeito surdo em processo de apropriação da escrita. Métodos: Participou dessa pesquisa um sujeito surdo, reconhecido pela inicial R., em conjunto com a sua fonoaudióloga. Cabe esclarecer que tal profissional, proficiente em língua de sinais, atuou como interlocutora e intérprete, priorizando a natureza interativa da linguagem e interferindo nas produções escritas apenas quando solicitada. Resultados: Durante os três anos trabalhados com R., observou-se uma mudança de postura perante a língua escrita. Além disso, ele passou a refletir sobre seus textos e a utilizar a Língua Portuguesa de maneira que seus textos tornaram-se mais coerentes para os leitores. A escrita tornou-se, assim, um espaço a mais de manifestação da singularidade de R., que passou a reconstruir sua história de relação com a linguagem. Conclusão: O trabalho fonoaudiológico em uma clínica bilíngue, por meio do qual os surdos podem ter acesso precoce à língua de sinais, pode possibilitar o desenvolvimento da modalidade escrita da Língua Portuguesa.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to analyze the written production of a deaf person who is in the process of written language acquisition. Methods: One person with hearing disability, called R., participated in this study together with his Speech Language Pathologist. The therapist, proficient in sign language, acted as an interlocutor and interpreter, prioritizing the interactive nature of language and interfering in the written production only when it was requested. Results: During the 3 years of work with R., a change in stance toward written language was observed. In addition, he began to reflect on his texts and utilize written Portuguese in a way that allowed his texts to be more coherent. Writing became an opportunity to show his singularity and to begin reconstructing his relationship with language. Conclusion: Speech language pathology and audiology therapy, at a bilingual clinic, can allow people with hearing disability early access to sign language and, consequently, enable the development of the written form of Portuguese.
  • A warning to the Brazilian Speech-Language Pathology and Audiology community about the importance of scientific and clinical activities in primary progressive aphasia Comunicações Breves

    Beber, Bárbara Costa; Brandão, Lenisa; Chaves, Márcia Lorena Fagundes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo alertar a comunidade científica fonoaudiológica brasileira sobre a importância e necessidade da atuação científica e clínica a respeito da Afasia Progressiva Primária. Esse alerta é fundamentado em um levantamento bibliográfico sistemático da produção científica brasileira sobre Afasia Progressiva Primária, a partir do qual foram encontrados nove artigos brasileiros. Percebe-se que há uma evidente escassez de estudos sobre o tema, pois todos os artigos encontrados foram publicados em periódicos da área médica e boa parte deles foi composta por amostras pequenas, sendo que dois descreveram a efetividade da reabilitação fonoaudiológica de pacientes com Afasia Progressiva Primária. São discutidas perspectivas futuras na área, bem como características da terapia fonoaudiológica para Afasia Progressiva Primária. Concluiu-se que é evidente a necessidade de uma maior atuação da fonoaudiologia nas Afasias Progressivas Primárias.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims to warn the Brazilian Speech-Language Pathology and Audiology scientific community about the importance and necessity of scientific and clinical activities regarding Primary Progressive Aphasia. This warning is based on a systematic literature review of the scientific production on Primary Progressive Aphasia, from which nine Brazilian articles were selected. It was observed that there is an obvious lack of studies on the subject, as all the retrieved articles were published in medical journals and much of it consisted of small samples; only two articles described the effectiveness of speech-language therapy in patients with Primary Progressive Aphasia. A perspective for the future in the area and characteristics of Speech-Language Therapy for Primary Progressive Aphasia are discussed. As a conclusion, it is evident the need for greater action by Speech-Language Pathology and Audiology on Primary Progressive Aphasia.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br