Acessibilidade / Reportar erro
CoDAS, Volume: 28, Número: 6, Publicado: 2016
  • Editorial Editorial

    Navas, Ana Luiza; Silva, Roberta Gonçalves da
  • Função olfatória e qualidade de vida após a reabilitação do olfato em laringectomizados totais Artigos Originais

    Santos, Christiane Gouvêa dos; Bergmann, Anke; Coça, Kaliani Lima; Garcia, Angela Albuquerque; Valente, Tânia Cristina de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar os efeitos da reabilitação do olfato na função olfatória e na qualidade de vida de laringectomizados totais. Métodos Estudo clínico pré e pós-intervenção em laringectomizados totais submetidos à reabilitação do olfato pela técnica Nasal Airflow- Inducing Maneuver, por meio do Teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia, dos Questionários sobre a Acuidade Olfatória, do Questionário de Acompanhamento e do Questionário de Qualidade de Vida da Universidade de Washington. Resultados Foram incluídos 45 laringectomizados totais. Antes da reabilitação do olfato, 48,9% dos participantes tiveram o olfato classificado em anosmia, 46,8% apresentaram algum tipo de microsmia e 4,4% tiveram o olfato considerado normal. Depois da reabilitação, 4,4% dos participantes foram classificados como anosmia e 31,1% foram classificados dentro da normalidade. No Teste de Identificação do Olfato, o escore médio após a reabilitação apresentou melhora estatisticamente significante. Nos questionários sobre a acuidade olfatória após a reabilitação do olfato, os resultados demonstram melhora na frequência da percepção com relação ao olfato, paladar e à capacidade de sentir cheiros dos perfumes, alimentos, gás vazando e fumaça, após o aprendizado da manobra. Os escores do Questionário de Qualidade de Vida, embora já indicassem uma boa qualidade de vida antes da intervenção, apresentaram valores estatisticamente significantes após a reabilitação do olfato. Conclusão A reabilitação do olfato melhora a função olfatória e tem impacto positivo nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos laringectomizados totais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the effects of olfaction rehabilitation in the olfactory function and quality of life of total laryngectomized patients. Methods Pre-post intervention clinical study conducted with total laryngectomees submitted to olfaction rehabilitation by means of the Nasal Airflow-Inducing Maneuver (NAIM) using the University of Pennsylvania Smell Identification Test (UPSIT), Olfactory Acuity Questionnaires, a Monitoring Questionnaire, and the University of Washington Quality of Life Questionnaire (UW-QOL). Results Participants were 45 total laryngectomees. Before olfaction rehabilitation, 48.9% of the participants had their olfactic abilities classified as anosmia, 46.8% as microsmia, and 4.4% were considered within the normal range. After olfaction rehabilitation, 4.4% of the participants were classified as anosmia and 31.1% were within the normal range. In the Smell Identification Test, the mean score after rehabilitation showed statistically significant improvement. Reponses to the Olfactory Acuity Questionnaires after rehabilitation showed improvement in the frequency of perception regarding smell, taste, and the ability to smell perfume, food, leaking gas, and smoke, after learning the maneuver. Although the scores in the Quality of Life Questionnaire already indicated good quality of life before the surgery, post-intervention values were statistically significant. Conclusion Olfaction rehabilitation improves olfactory function and has a positive impact on the activities of daily living and quality of life of total laryngectomized patients.
  • Autoavaliação da comunicação em promotores de justiça em um estado do nordeste, Brasil Artigos Originais

    Sales, Neuza Josina; Castaneda, Daniel Francisco Neyra; Barreto, Íkaro Daniel de Carvalho; Paoliello, Marina; Campanha, Silvia Márcia Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever a autoavaliação do promotor de justiça quanto à sua comunicação e reação do ouvinte e analisar a relação com o gênero, idade e anos de trabalho. Método Desenho descritivo, transversal. Foi elaborado um questionário e enviado aos 126 promotores, sendo devolvidos 33 questionários preenchidos. As variáveis independentes foram o gênero, idade e anos do exercício profissional. As variáveis dependentes foram a autoavaliação da comunicação ao longo dos anos de trabalho, os parâmetros de comunicação utilizados e a reação do ouvinte. Foi realizada análise descritiva e o Teste Exato de Fisher. Resultados A amostra foi constituída por ambos os gêneros, mediana de 43 anos de idade e 20 anos de trabalho. A maioria dos respondentes referiu que ao falar em público sente desmotivação, insegurança, tensão e dificuldade de persuadir o ouvinte. Houve maior proporção em mulheres de piora da comunicação ao longo dos anos de trabalho que em homens. Todas as mulheres relataram insegurança ao falar em público. Um terço dos promotores referiu alteração de voz. Os respondentes com mais de 43 anos de idade tiveram maior proporção de voz alterada que aqueles com idade menor. A maioria dos promotores com mais de 20 anos de trabalho revelou insegurança ao falar em público comparado com aqueles com idade menor. Conclusão Os promotores identificam seus parâmetros fortes e fracos da comunicação. O gênero, idade e tempo de profissão influenciam o desempenho comunicativo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe how public prosecutors self-assess their communication approaches and how listeners react to them; to analyze how this relates to gender, age, and work experience. Methods Descriptive, transversal study. A questionnaire was developed and sent to 126 public prosecutors for completion. Thirty-three completed questionnaires were sent back. The independent variables were gender, age, and number of years of professional experience. The dependent variables were communication self-assessment throughout the years of work, communication parameters used, and listeners’ reactions. A descriptive analyzis and Fisher’s Exact Test was carried out. Results the sample contained both male and female participants with a median age of 43 years and an average of 20 years of professional experience. Most of the respondents claimed they had experienced demotivation, insecurity, tension, and difficulty when trying to convince listeners. More women than men reported they felt that their communication had worsened throughout their careers. All the women reported they experienced insecurity when speaking in public. One third of the public prosecutors stated they suffered from disorders on their voice. Those respondents aged over 43, experienced greater proportion on voice change than younger ones. In contrast to their younger colleagues, the majority of public prosecutors with more than 20 years of professional experience revealed that they felt insecure when speaking in public. Conclusion the public prosecutors identified their strong and weak communication parameters. Gender, age, and work experience affect communicative performance.
  • Classificação de perdas auditivas por grau e configuração e relações com Índice de Inteligibilidade de Fala (SII) amplificado Artigos Originais

    Figueiredo, Renata de Souza Lima; Mendes, Beatriz; Cavanaugh, Maria Carolina Versolatto; Novaes, Beatriz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo estabelecer relações entre valores do índice de inteligibilidade de fala - SII gerados na verificação dos aparelhos de amplificação sonora programados conforme regra prescritiva DSLm[i/o]v5 e uma proposta de classificação de indivíduos que considere a associação de grau e configuração de perdas auditivas. Método foram selecionadas 41 crianças com idades entre 4 e 80 meses, totalizando 78 orelhas para análise. Foram considerados os limiares auditivos nas frequências 250, 500, 1000, 2000 e 4000 Hz e analisados valores de SII para os sinais de entrada 65 dB NPS, obtidos na verificação dos AASI no equipamento Verifit®Audioscan. Resultados as perdas auditivas foram classificadas em cinco grupos homogêneos quanto às características audiológicas (grau e configuração audiométrica) e heterogêneos entre si. A partir dos grupos, determinaram-se três intervalos de valores de SII. Foram determinadas equações para classificação da perda auditiva conforme grupos e equações para determinação de valores de SII ajustado. Conclusão o valor de SII pode ser considerado um indicador da audibilidade para sons de fala para diferentes características de perdas auditivas e nortear avalições de comportamento auditivo. O SII tem relação mais forte com a associação das variáveis grau e configuração audiométrica, quando comparado com sua relação com o grau da perda auditiva isoladamente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To establish the relationship between speech intelligibility index (SII) values generated at the verification of hearing aids programmed according to DSLm [i/o] v5 prescription rule and a proposed individual classification that considers the combination of hearing loss degree and configuration. Methods Forty-one children aged between 4 and 80 months were selected, totaling 78 ears for analysis. We considered hearing thresholds at the frequencies of 250, 500, 1000, 2000 and 4000 Hz; and analyzed values of the Speech Intelligibility Index (SII) for the input signal of 65 dB SPL obtained during the verification of hearing aids using the equipment Verifit®Audioscan. Results Hearing losses were classified into five homogeneous groups regarding audiometric degree and configuration. The groups were heterogeneous when compared to each other. From the groups, three ranges of SII values were determined. Equations were developed for classification of hearing loss according to groups and for determination of the adjusted SII values. Conclusion The SII value is a useful indicator of audibility for speech sounds in different characteristics of hearing losses, and can guide observations of auditory skills. The SII has stronger relationship with the association of the audiometric degree and configuration when compared with degree of hearing loss alone.
  • Percepção dos Agentes Comunitários de Saúde quanto aos agravos fonoaudiológicos Artigos Originais

    Knochenhauer, Carla Cristina Lins Santos; Vianna, Karina Mary de Paiva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Conhecer a percepção dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quanto aos agravos fonoaudiológicos. Método Estudo do tipo transversal que envolveu a aplicação de questionário com questões referentes ao conhecimento dos ACS sobre agravos fonoaudiológicos. Realizado com os ACS alocados no Distrito Sanitário Centro de Florianópolis. Resultados Foram entrevistados 35 ACS, sendo sua maioria (80%) do gênero feminino, com média de idade de 47 anos (desvio padrão = 2,09 anos). Dos ACS entrevistados, 57% afirmaram conhecer o trabalho do fonoaudiólogo, 57% acreditam que não há relação entre as doenças crônicas e fonoaudiologia e 97% acham importante a participação da fonoaudiologia na atenção básica. Quanto à capacitação, 88% dos ACS alegaram não ter tido nenhum tipo de capacitação realizada por fonoaudiólogo; 75% dos profissionais declararam ter feito capacitação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil; 57%, do Programa Capital Criança; e 41%, do Programa Capital Idoso. Conclusão O conhecimento dos ACS sobre o trabalho do fonoaudiólogo ainda é limitado, mas a importância do trabalho fonoaudiológico é reconhecida na atenção básica. O desconhecimento, no que diz respeito aos agravos fonoaudiológicos, pode estar relacionado à falta de capacitação dos ACS em ações e/ou cursos de educação continuada que poderiam esclarecer e instruir esses profissionais a identificar e melhor orientar a população em suas visitas domiciliares. Destaca-se a necessidade de mais pesquisas voltadas a ações de capacitação desses profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To know the perception of the Community Health Workers (CHW) about the speech and language disorders. Method Cross-sectional study, which involved a questionnaire with questions related to the knowledge of CHW on speech and language disorders. The research was carried out with CHW allocated in the Centro Sanitary District of Florianópolis. Results We interviewed 35 CHW, being mostly (80%) female gender, with a average age of 47 years (standard deviation = 2.09 years). From the total number of interviewed professionals, 57% said that they knew the work of the speech therapist, 57% believe that there is no relationship between chronic diseases and speech therapy and 97% who think the participation of Speech, Hearing and Language Sciences is important in primary care. As for capacity development, 88% of CHW claim not to have had any training performed by a speech therapist, 75% of professionals stated they had done the training Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, 57% of the Programa Capital Criança and 41% of the Programa Capital Idoso. Conclusion The knowledge of CHW about the work of a speech therapist is still limited, but the importance of speech and language disorders is recognized in primary care. The lack of knowledge, with regard to speech and language disorders, may be related to lack of qualification of the CHW in actions and/or continuing education courses that could clarify and educate these professionals to identify and better educate the population in their home visits. This study highlights the need for further research on training actions of these professionals.
  • Parâmetros cardiorrespiratórios e sua relação com a idade gestacional e nível de habilidade de alimentação oral de recém-nascido pré-termo Artigos Originais

    Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Prade, Leila Sauer; Berwig, Luana Cristina; Weinmann, Angela Regina Maciel; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Correlacionar os parâmetros cardiorrespiratórios com a idade gestacional e com o nível de habilidade de alimentação oral na introdução da alimentação oral de recém-nascidos pré-termo. Método Participaram desta pesquisa 37 recém-nascidos pré-termo, clinicamente estáveis. A verificação das frequências cardíaca e respiratória foi realizada antes e após a introdução da primeira alimentação por via oral. Os recém-nascidos foram distribuídos em três estratos conforme a idade gestacional do nascimento. A habilidade oral foi classificada em quatro níveis: I - baixa habilidade oral e baixa resistência para alimentação; II - baixa habilidade oral e alta resistência para alimentação; III - alta habilidade oral e baixa resistência para alimentação; IV - alta habilidade oral e alta resistência para alimentação. Resultados Não houve diferença na frequência cardíaca e respiratória entre os estratos da idade gestacional e entre os níveis de habilidade oral. Ao comparar a frequência cardíaca e respiratória inicial e final dentro de cada nível de habilidade oral e estrato da idade gestacional, observou-se diferença entre a frequência cardíaca nos estratos das idades gestacionais entre 30 e 33 semanas e entre 34 e 36 semanas, bem como nos níveis de habilidade oral I, II e IV; com relação à comparação entre a frequência respiratória inicial e final, foi encontrada diferença no nível I de habilidade de alimentação oral. Conclusão As frequências cardíaca e respiratória sofreram alterações quando comparadas com dados pré e pós-prandial na primeira alimentação por via oral, assim como quando comparadas sobre aspectos da idade gestacional e nível de habilidade oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To correlate cardiorespiratory parameters with gestational age and level of oral feeding skills in the first oral feeding in preterm infants. Methods Study participants were 37 clinically stable preterm infants. Cardiorespiratory rate was assessed before and after introduction of oral feeding. The newborns were divided into three strata according to gestational age at birth. Oral skill was classified into four levels: I - low oral skill and low resistance to feeding; II - low oral skill and high resistance to feeding; III - high oral skill and low resistance to feeding; IV - high oral skill and high resistance to feeding. Results No difference was observed in heart and respiratory rate between the strata of gestational age at birth and between the levels of oral skill. Comparison between pre- and post-cardiorespiratory rates within each level of oral skill and stratum of gestational age showed difference between heart rate in the strata of gestational ages of 30 to 33 weeks and of 34 to 36 weeks, as well as between oral skill of levels I, II, and IV. With regard to the comparison between pre- and post- respiratory rates, difference was found in the oral skill of level I. Conclusion Differences were observed between pre- and post-prandial cardiorespiratory rates regarding the first oral feeding, as well as between strata of gestational age at birth and levels of oral feeding skills.
  • Avaliação fonoaudiológica para decanulação traqueal em pacientes acometidos por traumatismo cranioencefálico Artigos Originais

    Zanata, Isabel de Lima; Santos, Rosane Sampaio; Marques, Jair Mendes; Hirata, Gisela Carmona; Santos, Daiane Aparecida dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever o efeito da conduta fonoaudiológica no processo de decanulação traqueal em indivíduos com traumatismo cranioencefálico (TCE). Método Estudo clínico transversal prospectivo controlado. Participaram deste estudo dois grupos de indivíduos com TCE confirmado por tomografia axial computadorizada, sendo o grupo de estudo (G1) e o grupo controle (G2) compostos por 30 indivíduos cada, com 25 (83,3%) indivíduos do gênero masculino e 5 (16,7%) do gênero feminino em cada grupo. A faixa etária variou de 18 a 53 anos, com média de 32 anos. Foi elaborado um instrumento de avaliação fonoaudiológica para indivíduos com TCE traqueostomizados composto por investigação do nível de consciência, cognição e deglutição (anexo 1) e conduta. O G1 recebeu a avaliação proposta pelo estudo e o G2, análise retrospectiva de prontuário sem avaliação fonoaudiológica. As variáveis, tempo de permanência com a traqueostomia e total de dias de internamento foram os marcadores de mensuração do efeito da conduta fonoaudiológica com esse instrumento nessa população. Resultados Verificou-se que o G1 obteve uma redução média de 4,2 dias de permanência com a traqueostomia e de 4,4 dias no tempo de internamento hospitalar quando comparado com G2, porém sem significância estatística (p = 0,2031). Conclusão O grupo que foi avaliado e recebeu a conduta fonoaudiológica proposta no instrumento obteve diminuição do tempo de permanência com a traqueostomia bem como redução do tempo de internamento hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the effect of Speech-Language Pathology (SLP) management on the tracheal decannulation process in patients with traumatic brain injury (TBI). Methods Prospective controlled clinical study. Two groups of patients with TBI confirmed by computed axial tomography were included in the study group (G1) and control group (G2) composed of 30 individuals each, with 25 (83.3%) male and 5 (16.7%) female individuals in both groups. Patients’ age ranged from 18 to 53 years old – mean age was 32 years. A SPL assessment tool was developed for tracheostomized patients with TBI, composed of investigation of awareness level, cognition and swallowing (annex 1) and conduct. G1 underwent the assessment proposed by the study, and G2 was assessed by retrospective analysis of medical records without SLP evaluation. In this population, the variables time with tracheostomy and total days of hospitalization were the measurement markers for the effect of SLP conduct with this instrument. Results It was verified that G1 presented mean reduction of 4.2 days with tracheostomy and of 4.4 days in length of hospital stay when compared to G2. However, these figures are not statistically significant (p = 0.2031). Conclusion The group that was evaluated and received the SLP conduct proposed in the instrument presented a reduction in the time of permanence with tracheostomy, as well as in hospital stay.
  • Caracterização eletrofisiológica da audição em indivíduos com Síndrome de Down Artigos Originais

    Kazan, Hellen Medeiros; Samelli, Alessandra Giannella; Neves-Lobo, Ivone Ferreira; Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Limongi, Suelly Cecília Olivan; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução Poucos estudos realizaram, concomitantemente, o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) e o P300 na Síndrome de Down (SD), em indivíduos audiologicamente normais, para a avaliação da via auditiva central, principalmente pela dificuldade de realizar estes procedimentos nesta população. Estudos anteriores sugeriram que indivíduos com SD podem apresentar padrões de respostas diferentes das encontradas em indivíduos com desenvolvimento típico, sendo que a identificação destes seria fundamental para o estabelecimento de um diagnóstico audiológico preciso. Objetivo Caracterizar o PEATE e o P300 em indivíduos com SD audiologicamente normais. Método Foram analisados o PEATE e o P300 de 17 indivíduos com SD e 21 com desenvolvimento típico de sete a 15 anos. A análise foi quantitativa e qualitativa, utilizando medidas descritivas e os testes de hipótese. Resultados Os valores de latência foram menores no PEATE para o grupo SD, com diferença estatisticamente significante para a onda V, interpicos III-V e I-V; não foram encontradas diferenças significantes nos valores de latência do P300. Observou-se maior número de indivíduos com valores precoces para as latências do PEATE e com latências atrasadas para o P300 no grupo SD; ambas as comparações mostraram diferenças significantes. Conclusão Crianças e adolescentes com SD podem apresentar respostas precoces para os componentes do PEATE, sugerindo que a via auditiva destes necessita de menor tempo para a transmissão neural do estímulo acústico até o tronco encefálico. Quanto ao P300, indivíduos com SD podem apresentar latências aumentadas, sugerindo comprometimento na via auditiva central quanto ao processamento cortical da informação auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction Few studies have performed Brainstem (BAEP) and P300 Auditory Evoked Potentials simultaneously to assess central auditory pathways in normal hearing individuals with Down syndrome (DS), mainly because of the difficulty in applying these procedures to this population. Previous studies have suggested that individuals with DS might present different patterns of response compared with those of individuals with typical development; nevertheless, the identification of these potentials would be crucial for the establishment of an accurate audiological diagnosis. Purpose To characterize BAEP and P300 in normal-hearing individuals with DS. Methods BAEP and P300 were analyzed in 17 individuals with DS and in 21 individuals with typical development aged 7 to 15 years. The results were quantitatively and qualitatively analyzed using descriptive measures and hypothesis tests. Results In the quantitative analysis, latency values were lower in the BAEP for the DS group, with statistically significant difference for wave V and interpeaks III-V and I-V; there were no significant differences in the P300 latency values. In the qualitative analysis, there were a larger number of individuals with early values for BAEP latencies and late latencies for P300 in the DS group; both comparisons showed statistically significant differences. Conclusion Children and adolescents with DS can present early responses to the components of BAEP, suggesting that their auditory pathway requires less time for the neural transmission of acoustic stimuli to the brainstem. Concerning P300, individuals with DS may present increased latencies, suggesting impairment in the central auditory pathway for the cortical processing of auditory information.
  • Association between neurological injury and the severity of oropharyngeal dysphagia after stroke Original Articles

    Otto, Danielle Martins; Ribeiro, Marlise de Castro; Barea, Liselotte Menke; Mancopes, Renata; Almeida, Sheila Tamanini de

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To associate the degree of biomechanical impairment in the swallowing process with the severity (National Institute of Health Stroke Scale – NIHSS) and type of neurological injury in patients post stroke. Methods A cross-sectional, descriptive study conducted with 42 patients (22 females), aged 65.7 years on average diagnosed with stroke. All patients underwent clinical neurological evaluation and application of the NIHSS in the first 48 hours after stroke. The swallowing function was evaluated using the Functional Oral Intake Scale (FOIS) and the Protocol for the Investigation of Oropharyngeal Dysphagia in Adults. The Fisher’s Exact Probability Test was used to assess the correlation between the degree of swallowing impairment and the severity (NIHSS score) and type of stroke. The study results were statistically analyzed at 5% significance level (p≤0.05). Results 92.9% of the patients presented ischemic stroke; 59.5% presented impairment of the anterior cerebral circulation. Statistically significant correlation was found between the neurological scale (NIHSS) scores and the swallowing impairment scale (p=0.016). Conclusion An association between stroke severity and oropharyngeal dysphagia severity was observed. A high proportion of patients with ischemic stroke with circulation affected in the anterior cerebral region presented severe oropharyngeal dysphagia. No statistically significant correlation was observed between the FOIS scale and stroke severity.
  • Validação dos indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente Artigos Originais

    Venezian, Janaina de Albuquerque; Freire, Regina Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Validar indicadores de risco para a constituição do leitor/escrevente. Método Trata-se de um estudo exploratório em que um questionário retrospectivo sobre a criança antes da entrada no ensino fundamental, baseado nos indicadores preliminares para a constituição do sujeito leitor/escritor, foi aplicado a uma população de 293 pais de alunos do ensino fundamental I, de uma escola pública de São Paulo. Os achados foram cruzados com a sondagem diagnóstica de escrita dos alunos de 1º. a 5º. ano e com a avaliação da produção de texto em alunos de 3º. a 5º. ano. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados e discussão O questionário, de confiabilidade aceitável, na análise da validade convergente, apresentou correlação positiva considerada regular, estatisticamente significativa com a sondagem diagnóstica de escrita, ou seja, quanto maior o escore no questionário melhor o desempenho na sondagem. Entre o questionário e o desempenho na produção de texto, houve correlação estatisticamente positiva nos casos em que os responsáveis apresentaram queixa em relação à leitura e escrita de seus filhos. A análise fatorial exploratória validou o constructo proposto. Conclusão O questionário é de fácil aplicação e baixo custo e os resultados demonstraram aceitação pelos respondentes, características fundamentais a instrumentos que servem à saúde e educação públicas. A pesquisa permitiu validar 8 dos 15 indicadores de risco inicialmente propostos para a constituição do leitor/escrevente. Esta validação imprime qualidade ao constructo e abre possibilidades de sua utilização na promoção de saúde, prevenção de alterações na leitura e escrita e na terapêutica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate risk factors for the constitution of the reader/scribe. Methods This is an exploratory study in which a retrospective questionnaire about the child before entering elementary school, based on preliminary indicators for the constitution of the subject reader/scribe, was applied to a population of 293 parents of elementary school students from a public school in São Paulo. The findings were crossed with the diagnostic survey of writing of students from the 1st to the 5th grade and with the evaluation of text production of students from the 3rd to the 5th grade. Data was statistically analyzed. Results and discussion The questionnaire showed acceptable reliability and the analysis of convergent validity presented positive correlation considered valid, statistically significant with the diagnostic survey of writing, that is, the higher the score the better the performance in the survey questionnaire. There was statistically positive correlation between the questionnaire and the performance of the students on text production in cases where parents had complaints regarding the reading and writing of their children. Exploratory factor analysis validated the proposed construct. Conclusion The questionnaire is easy to apply and inexpensive, and the results showed acceptance by the respondents -- fundamental characteristics of instruments that serve public health and education. The research allowed validating 8 of 15 risk indicators initially proposed for the constitution of the reader/scribe. This validation confers quality to the construct and opens possibilities for its use in health promotion, prevention and rehabilitation in reading, writing and therapy.
  • Standard operating procedure: implementation, critical analysis, and validation in the Audiology Department at CESTEH/Fiocruz Original Articles

    Freitas, Anelisse Vasco Mascarenhas de; Quixabeiro, Elinaldo Leite; Luz, Geórgia Rosangela Soares; Franco, Viviane Moreira; Santos, Viviane Fontes dos

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Evaluate three standard operational procedures (SOPs), regarding the application of the brainstem auditory evoked potential (BAEP) test, implemented by the Audiology Department of the Center for Studies in Occupational Health and Human Ecology (CESTEH) through the application of a questionnaire and to verify whether the SOPs are effective and assess the necessity for improvement. Methods The study was conducted in three phases: in the first phase, eight speech-language pathologists and seven physicians, with no experience in BAEP, were instructed to read and perform each SOP, eventually all individuals evaluated the SOPs by responding to a questionnaire; in the second phase, the questionnaires were analyzed and the three SOP texts were reviewed; in the third phase, nine speech-language pathologists and six physicians, also with no experience in BAEP, read and re-evaluated the reviewed SOPs through a questionnaire. Results In the first phase, difficulties in understanding the texts were found, raising doubts about the procedures; however, every participant was able to perform the procedure as a whole. In the third phase, after the review, all individuals were able to perform the procedures appropriately and continuously without any doubts. Conclusion The assessment of the SOPs by questionnaires showed the need for adaptation in the texts. After the texts were reviewed according to the suggestions of the health professionals, it was possible to observe that the SOPs assisted in the execution of the task, which was conducted without any difficulties or doubts, being regarded effective and ensuring quality to the service offered.
  • Fatores associados às alterações fonoaudiológicas em vítimas de acidentes de motocicletas Artigos Originais

    Silva, Maria Gabriella Pacheco da; Silva, Vanessa de Lima; Vilela, Mirella Rodrigues Bezerra; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo; Falcão, Ilka Veras; Cabral, Ana Karina Pessoa da Silva; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar fatores associados às alterações fonoaudiológicas em vítimas de acidentes motociclísticos. Método Trata-se de um estudo de corte transversal. Foram estudadas vítimas de acidentes motociclísticos assistidas no Hospital da Restauração entre junho e julho de 2014. Os dados foram coletados através da consulta dos prontuários e entrevistas direta com esses acidentados, no momento da internação e após a alta hospitalar. Para análise, foram estudadas as frequências simples, média e teste Quiquadrado de Pearson ou o teste Exato de Fisher. A margem de erro utilizada nas decisões dos testes estatísticos foi de 5% e os intervalos de confiança foram obtidos com confiabilidade de 95%. Resultados Foram estudados 99 indivíduos, sendo 90,9% do gênero masculino, com idade média de 32,7 anos. Constatou-se um alto percentual de condutores alcoolizados (42,3%) e não habilitados (51,5%). Os traumatismos cranianos estavam presentes em 30,3% dos casos. As áreas corporais mais afetadas foram os membros inferiores (71,7%), seguidos da região da cabeça e face (56,6%). Depois da alta hospitalar, 30,3% referiram queixa de alterações fonoaudiológicas e essas mostraram uma associação estatisticamente significativa com não habilitados (p=0,012) e colisões entre motos (p=0,004). Conclusão Verificou-se alto percentual de lesões em região de cabeça e face decorrentes dos acidentes, associadas principalmente à não habilitação para conduzir moto e colisões entre motocicletas, sugerindo que tais fatores podem agravar as lesões fonoaudiológicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate factors associated with speech-language disorders in victims of motorcycle accidents. Methods This is a cross-sectional study. Victims of motorcycle accidents studied were treated at Hospital da Restauração between June and July 2014. The data were collected by consulting the records and direct interviews with these, at admission and after discharge. For analysis were raised single frequencies, average and chi-square test or Fisher's exact test. The margin of error used in the statistical tests was 5%, and the intervals were obtained with 95% reliability. Results 99 individuals were studied, 90.9% male, the mean age of 32.7 years. It found a high percentage of 42.3% of drunk drivers and 51.5% were not enabled. The Head Injuries were present in 30.3% of cases. The most affected body area were the lower limbs (71.7%), followed by the head and face region (56.6%). It was also found that 30.3% had complaints of speech pathology after hospital discharge and a statistically significant association between speech therapy complaint and not enabled (p=0.012) and collisions between bikes (p=0.004). Conclusion There was a high percentage of lesions in the head and face resulting from accidents, associated mainly not eligible to drive bike and collisions between motorcycles, suggesting that these factors can aggravate injuries speech therapy
  • Compreensão de ambiguidade em crianças com Transtorno Específico de Linguagem e Fala e Transtorno do Espectro Autista Artigos Originais

    Ishihara, Mariana Katsumi; Tamanaha, Ana Carina; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar e comparar o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno Específico de Linguagem e Fala (TEL) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em teste formal e padronizado que avalia a competência de linguagem, especificamente em prova de ambiguidade. Método A amostra foi constituída por 19 indivíduos, de 6 a 14 anos, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos: Grupo TEA (9) e Grupo TEL (10). Utilizamos a prova de Sentenças Ambíguas do Teste de Competência de Linguagem – TLC (Wiig, Secord, 1989). Para a análise, foram comparadas as pontuações totais dos grupos. Resultados Houve diferença significativa com melhor desempenho do grupo TEL em comparação ao grupo TEA. Conclusão Foi possível analisar e comparar a performance dos grupos em atividade metalinguística e verificar melhor desempenho do grupo Transtorno Específico de Linguagem e Fala em relação ao Transtorno do Espectro Autista, na interpretação de informações ambíguas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify and compare the performance of children and adolescents with Specific Language Impairment (SLI) and Autism Spectrum Disorder (ASD) using a formal, standardized test that assesses language competence, more specifically comprehension of ambiguity. Methods The sample comprised 19 individuals aged 6 to 14 years, of both genders, divided into two groups: ASD Group (9) and SLI Group (10). Participants were assessed using the Test of Language Competence – TLC; Ambiguous Sentences subtest (Wiig, Secord, 1989). Analysis included the comparison of the total scores in both groups. Results We found significant difference between the groups, with better performance of the SLI Group compared with that of the ASD Group. Conclusion It was possible to analyze and compare the performance of both groups in a metalinguistic activity. We observed better performance of the SLI group compared with that of the ASD Group in the interpretation of ambiguous information.
  • Construção e aplicabilidade de um teste de percepção de fala com figuras Artigos Originais

    Souza, Laís Flavia de; Braga, Gabriela Rosito Alvarez Bernardez; Mota, Ana Lúcia Rios; Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen; Reis, Ana Cláudia Mirândola Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo construir e aplicar um material de apoio para respostas ao teste do índice percentual de reconhecimento de fala em crianças. Método estudo descritivo exploratório. A primeira etapa, elaboração de um material, foi realizada pela avaliação de 31 fonoaudiólogos (juízes), com palavras monossílabas e dissílabas, regulares e frequentes, que pertencem ao vocabulário das crianças e figuras que pudessem representar essas palavras. A segunda etapa constituiu-se da aplicabilidade do material em 30 crianças na faixa etária de 2 a 4 anos e 11 meses, com audição normal. Resultados o material foi constituído por 25 palavras e seis pranchas com seis figuras. As palavras selecionadas pelos fonoaudiólogos tiveram como critério o fonema inicial e figuras reais, coloridas e próximas do cotidiano das crianças. A média de acertos apresentada pelas crianças no índice percentual de reconhecimento de fala com apoio das figuras foi de 93% (± 8% desvio padrão) e sem, de 64% (± 25% desvio padrão). Ao comparar os resultados obtidos com e sem o apoio das figuras, observou-se diferença significativa para 15 das 25 palavras do teste, sendo maior o número de acertos quando se utilizou com apoio de figuras. Na comparação entre os acertos e erros obtidos no teste, utilizando as figuras como apoio, houve diferença significativa apenas para a palavra “cão” (p=0,0079). Conclusão houve concordância entre os juízes em relação às palavras e figuras; a aplicação foi rápida e fácil, possibilitando a avaliação e o monitoramento sistematizado da habilidade de percepção de fala independentemente da capacidade de verbalização da criança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To prepare and apply support material for responses to the Speech Recognition Percentage Index (SRPI) test in children. Methods This is a descriptive, exploratory study conducted in two phases: in the first phase, 31 speech-language pathologists (referees) prepared material composed of regular, frequently used monosyllabic and disyllabic words belonging to the vocabulary of children and figures that could represent these words; the second phase consisted in the application of this material to 30 normal-hearing children aged 2 to 4 years and 11 months. Results The material consisted of 25 words and six boards with six figures each. The word selection criterion adopted by the referees included the initial phoneme and real, colorful figures familiar to the children. The mean scores of the children in the SRPI test were 93% (SD ± 8%) with the support of figures and 64% (SD ± 25%) without figure support. Comparison between the results obtained with and without the support of figures showed significant difference for 15 of the 25 test words, with higher scores with the use of supporting figures. Comparison between correct and incorrect responses using the support of figures showed significant difference only for the word “dog” (“cão”) (p=0.0079). Conclusion There was agreement among the referees with respect to the words and figures. The SRPI test can be rapidly and easily applied, allowing evaluation and systematic monitoring of speech perception ability regardless of child verbalization capacity.
  • Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal Artigos Originais

    Melo, Ana Carolina Cardoso de; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo; Cunha, Daniele Andrade da; Lima, Sandro Júnior Henrique; Lima, Wigna Rayssa Pereira; Cunha, Renata Andrade da; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO A avaliação e quantificação das possíveis alterações da cavidade nasal são necessárias para o auxílio diagnóstico e tratamento de crianças que respiram predominantemente pela boca. O modo respiratório oral pode desencadear distúrbios da fala, deformidades da face, mau posicionamento dos dentes, postura corporal inadequada e alterações no sistema respiratório. Objetivo analisar as mudanças ocorridas na geometria das cavidades nasais, antes e depois da limpeza nasal por meio da aeração nasal e da rinometria acústica em crianças com respiração oral. Método Foram selecionadas 20 crianças com idade entre quatro e 12 anos. A coleta foi realizada no Laboratório Multifuncional do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco. Foi aplicado o Índice de Identificação dos Sinais e Sintomas da Respiração Oral; marcação da aeração nasal por meio do espelho milimetrado de Altmann e o exame da geometria nasal por Rinometria Acústica. Depois da limpeza e massagem nasal com o soro fisiológico, foram realizados os mesmos procedimentos. Resultados Observaram-se mudanças significantes nas áreas relativas ao fluxo aéreo nasal em ambos os lados, após limpeza e massagem nasais. Quanto à geometria nasal, aferida por meio da rinometria acústica, o efeito da limpeza e massagem nasal mostrou-se discreto, quando feita a comparação entre as narinas. Conclusão As medidas de aeração nasal mostraram sensibilidade à técnica de limpeza e massagem e as medidas da geometria nasal confirmaram seu efeito sobre a fisiologia respiratória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The evaluation and quantification of possible changes in the nasal cavity can assist in the diagnostics and treatment in children who breathe predominantly through the mouth. The oral breathing mode can initiate speech disorders, facial deformities, poor positioning of the teeth, improper body posture, and changes in the respiratory system. Purpose To analyze the changes occurred in the nasal cavity geometry, before and after nasal cleansing, through nasal aeration and acoustic rhinometry in children with oral breathing. Methods Twenty children aged four to 12 years were included in the study. The gathering of participants was conducted at the Multifunctional Laboratory of the Speech Pathology Department of the Federal University of Pernambuco - UFPE. The following procedures were conducted: Identification Index of Signs and Symptoms of Oral Breathing; marking of nasal expiratory airflow using the graded mirror of Altmann, and examination of the Nasal Geometry by Acoustic Rhinometry. The same procedures were performed after nasal massage and cleansing with saline solution. Results Significant change was observed in the areas with respect to the nasal airflow on both sides after nasal cleansing and massage. As for nasal geometry, measured by acoustic rhinometry, comparison between the nostrils showed that the effect of cleansing and massage was discrete. Conclusion Nasal aeration measures showed sensitivity to the cleansing and massage technique and measures of nasal geometry confirmed its effect on respiratory physiology.
  • E-LEITURA II: banco de palavras para leitura de escolares do Ensino Fundamental II Artigos Originais

    Oliveira, Adriana Marques de; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar banco de palavras de alta, média e baixa frequência em leitura para o Ensino Fundamental II. Método As palavras foram retiradas do material didático de Língua Portuguesa, utilizado pela rede de ensino do Estado de São Paulo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência de cada palavra e elaborado um banco único. Para classificá-las como alta, média e baixa frequência, optou-se por trabalhar com os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar se as palavras de alta, média e baixa frequência correspondem a essa classificação, foram avaliados 224 alunos: G1 (6º ano, n= 61); G2 (7º ano, n= 44); G3 (8º ano, n= 65); e G4 (9º ano, n= 54). As listas de palavras foram apresentadas aos escolares, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) palavras de alta e média frequência e 2ª) palavras de baixa frequência. Resultados Foram excluídas palavras que contemplavam os critérios de exclusão e que geravam desconforto ou piadas por parte dos alunos. O banco de palavras ficou constituído por 1659 palavras e foi denominado E – LEITURA II. Conclusão O E-LEITURA II é um recurso útil para os profissionais, pois disponibiliza um banco de palavras que poderá ser utilizado para fins de pesquisa, educacionais e clínicos em escolares do Ensino Fundamental II. O profissional poderá escolher as palavras de acordo com seus objetivos e critérios para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a database of words of high, medium and low frequency in reading for Basic Education II. Methods The words were taken from the teaching material for Portuguese Language, used by the teaching network of the State of São Paulo in the 6th to the 9th year of Basic Education. Only nouns were selected. The frequency with which each word occurred was recorded and a single database was created. In order to classify the words as of high, medium and low frequency, the decision was taken to work with the distribution terciles, mean frequency and the cutoff point of the terciles. In order to ascertain whether the words of high, medium and low frequency corresponded to this classification, 224 students were assessed: G1 (6th year, n= 61); G2 (7th year, n= 44); G3 (8th year, n= 65); and G4 (9th year, n= 54). The lists of words were presented to the students for reading out loud, in two sessions: 1st) words of high and medium frequency and 2nd) words of low-frequency. Results Words which encompassed the exclusion criteria, or which caused discomfort or joking on the part of the students, were excluded. The word database was made up of 1659 words and was titled ‘E – LEITURA II’ (‘E-READING II’, in English). Conclusion The E-LEITURA II database is a useful resource for the professionals, as it provides a database which can be used for research, educational and clinical purposes among students of Basic Education II. The professional can choose the words according to her objectives and criteria for elaborating evaluation or intervention procedures involving reading.
  • Efeito do tratamento fonoaudiológico após a laserterapia de baixa intensidade em pacientes com DTM: estudo descritivo Relato De Caso

    Melchior, Melissa de Oliveira; Machado, Bárbara Cristina Zanandréa; Magri, Lais Valencise; Mazzetto, Marcelo Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO O aumento da dor/desconforto durante atividades como mastigar, falar e deglutir é comumente relatado por pacientes com Disfunção Temporomandibular (DTM) e a terapia fonoaudiológica miofuncional orofacial (TMO) tem sido proposta como parte do tratamento desta condição. Porém é uma modalidade que deve ser instituída quando o quadro de DTM e dor não está exacerbado a fim de não impedir ou dificultar a realização dos exercícios. Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da TMO no tratamento de pacientes com DTM, segundo o Research Diagnostic Criteria for temporomandibular disorders (RDC/TMD), após analgesia com laserterapia de baixa intensidade (LBI), quanto às condições miofuncionais orofaciais (CMO) e quanto à percepção dos sintomas de DTM. Método Transcorridos 30 dias após a finalização da LBI, cinco pacientes foram avaliados, com idades entre 50 e 61 anos. A aplicação do questionário ProDTMMulti para investigação da autopercepção da sintomatologia de DTM e do exame clínico AMIOFE (Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores) para constatação das condições miofuncionais orofaciais foram realizados por fonoaudióloga experiente, antes e após a TMO. Resultados As CMO apresentaram aumento dos escores após TMO, indicando aumento do equilíbrio miofuncional orofacial. De acordo com a percepção das pacientes, após a TMO houve alívio dos sinais e sintomas de DTM. Conclusão A TMO instituída após a analgesia com LBI promoveu equilíbrio das funções orofaciais da amostra estudada e diminuição dos sinais e sintomas de DTM remanescentes, de acordo com a autopercepção dos indivíduos tratados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Increased pain and/or discomfort during chewing, speaking, and swallowing have been commonly reported by patients with Temporomandibular Dysfunction (TMD). Speech-language pathology therapy (orofacial myofunctional therapy - OMT) has been proposed as part of the treatment for this condition; however, it is a modality that should be introduced when the TMD context and the pain are not accentuated, so that they do not prevent or hinder the performance of exercises. The aim of this study was to analyze the effect of OMT on the treatment of patients with TMD, according to the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD), after analgesia with low-level laser therapy (LLLT), regarding orofacial myofunctional conditions (OMC) and the perception of TMD symptoms. Five patients aged 50 to 61 years were evaluated 30 days after completion of LLLT. An experienced speech-language pathologist conducted, pre- and post-OMT, the application of the ProDTM Multi-questionnaire - to investigate the self-perception of TMD symptomatology, and the Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores (OMES) clinical examination - to confirm the orofacial myofunctional conditions. OMC presented increased OMT scores, indicating an increase in myofunctional orofacial balance. According to the patients' perception, TMD signs and symptoms were relieved after the application of OMT. According to the self-perception of the treated patients, introduction of OMT after LLLT analgesia promoted a balance of the orofacial functions of the sample studied, as well as a decrease in the remaining TMD signs and symptoms.
  • Linguagem, comportamento e neurodesenvolvimento na Síndrome de Joubert: relato de caso Relato De Caso

    Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Ribeiro, Camila da Costa; Richieri-Costa, Antonio; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO A síndrome de Joubert (SJ) é uma condição genética heterogênea, rara, do grupo das ciliopatias. Mais de 20 genes foram identificados relacionados com este fenótipo. As principais manifestações incluem hipotonia, ataxia, atraso psicomotor, apraxia oculomotora e anormalidades respiratórias neonatais. O objetivo deste artigo foi apresentar achados de linguagem e neurodesenvolvimento de um indivíduo com diagnóstico da SJ. Foi realizada a anamnese, avaliação genética clínica, observação do comportamento comunicativo, avaliação da linguagem, o Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II) e a Early Language Milestone Scale (ELMS). Os principais achados da Ressonância Magnética do encéfalo mostraram grave hipoplasia do vérmis cerebelar, “sinal do dente molar”, tronco cerebral hipoplásico, atrofia dos hemisférios cerebelares. A avaliação da linguagem mostrou ausência de oralidade, prejuízo na recepção da linguagem, confirmando o diagnóstico de transtorno de linguagem, com grau de comprometimento grave. O TSDD-II e a ELMS comprovaram a observação e avaliação clínica e indicaram atraso grave nos domínios motor, autocuidados e de linguagem receptiva e expressiva. Diante da presença de hipotonia, ataxia, atraso psicomotor e anormalidades respiratórias neonatais é imprescindível a realização de exame por imagem e avaliação genética para o diagnóstico desta condição, tão complexa, com necessidades terapêuticas peculiares. Este conjunto de achados, associado à história familial e características fenotípicas peculiares reforçam o diagnóstico genético clínico da SJ. Esta síndrome genética é pouco reconhecida e merece ser apresentada para o reconhecimento da comunidade científica, visando o diagnóstico correto e planejamento terapêutico que minimize os efeitos deletérios desta condição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Joubert syndrome (JS) is a rare, heterogeneous genetic condition among the ciliopathies. More than 20 genes have been identified associated with this phenotype. The main manifestations include hypotonia, ataxia, psychomotor retardation, ocular-motor apraxia and neonatal respiratory abnormalities. The objective of this paper was to present language and neurodevelopmental findings of an individual diagnosed with JS. The following procedures were performed: anamnesis, clinical genetic evaluation observation of communicative behavior, evaluation of language, the Denver Developmental Screening Test II (DDST-II) and the Early Language Milestone Scale (ELMS). The main findings of the MRI brain showed severe hypoplasia of the cerebellar vermis, “molar tooth sign”, hypoplastic brain stem and atrophy of the cerebellar hemispheres. The observation and evaluation of the language showed no oral, impaired reception of language, confirming the diagnosis of language disorder with severe degree of impairment. The DDST-II and the ELMS confirmed the observation and clinical assessment and indicated serious delay in motor domains, self-care and receptive and expressive language. Given the presence of hypotonia, ataxia, delayed psychomotor and neonatal respiratory abnormalities it is essential to carry out examination imaging and genetic evaluation for the diagnosis of this condition, so complex, with unique therapeutic needs. This set of findings, along with the familial history and unique phenotypic characteristics reinforce the clinical genetic diagnosis JS. This genetic syndrome is rarely recognized and deserves to be presented to the recognition of the scientific community, targeting the correct diagnosis and treatment planning that minimizes the deleterious effects of this condition.
  • Versões reduzidas para protocolo clínico de enfrentamento das disfonias Comunicação Breve

    Oliveira, Gisele; Zambon, Fabiana; Vaiano, Thays; Costa, Flavia; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é explorar duas versões reduzidas do Protocolo de Estratégias de Enfrentamento na Disfonia - PEED-27 e verificar suas correspondências com o protocolo original. Foi realizada uma análise retrospectiva de questionários PEED-27 de 100 indivíduos com queixa vocal 37 homens e 63 mulheres, com idade média de 43,7 anos, para comparação com versões reduzidas do instrumento. A análise dos três instrumentos mostrou que eles apresentam níveis de correlação elevados entre si e, portanto, seus resultados são comparáveis (PEED 27 x 15, r=+0,910, p< 0,001; PEED 27 x 10, r=+0,873, p<0,001; PEED 15 x 10, r=+0,924, p< 0,001). O PEED-10 e PEED-15 são as versões reduzidas e adaptadas para o português brasileiro e mostraram avaliar as estratégias de enfrentamento utilizadas por indivíduos disfônicos para enfrentar seu problema de voz. O clínico deve definir qual versão prefere usar, de acordo com o tempo disponível e seu interesse em maior ou menor detalhamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of the study is to explore two reduced versions of the PEED-27 (Brazilian VDCQ) and compare them to the original version. It was performed a retrospective analysis of PEED-27 questionnaires of 100 individuals with vocal disorder, 37 men and 63 women, mean age of 43.7 in order to compare reduced versions of the instrument. The analysis showed that the three instruments have high level of correlation, thus their results are comparable (PEED 27 x 15, r=+0.910, p< 0.001; PEED 27 x 10, r=+0.873, p<0.001 and PEED 15 x 10, r=+0.924, p< 0.001). The PEED-10 and PEED-15 are reduced and adapted versions to the Brazilian Portuguese language. They evaluate strategies used by dysphonic individuals to cope with their voice problem. The clinician must decide which version to use based on the available time and on the need of more detailed information.
  • Alterações Fonoaudiológicas no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão sistemática de literatura Revisão Sistemática

    Machado-Nascimento, Nárli; Melo e Kümmer, Arthur; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo revisar sistematicamente as produções científicas acerca das relações entre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a Fonoaudiologia e analisar, metodologicamente, os estudos observacionais sobre a temática. Estratégia de pesquisa trata-se de revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE, EUA), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS, Brasil) e Indice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS), na qual foram utilizados os descritores “Linguagem”, “Desenvolvimento da Linguagem”, “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, “TDAH” e “Percepção Auditiva”. Critérios de seleção foram selecionados artigos publicados entre 2008 e 2013. Os critérios de inclusão foram: artigos completos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, no período de 2008 a 2013. Como critério de exclusão, foram considerados os artigos que não apresentavam, como foco principal, as alterações fonoaudiológicas presentes no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Análise dos dados foi realizada a leitura dos artigos na íntegra e a extração de dados para caracterização da metodologia e do conteúdo das pesquisas. Resultados foram encontrados 23 artigos, os quais foram separados de acordo com dois eixos temáticos, relacionados à Fonoaudiologia e ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Conclusão o estudo das produções científicas revelou que as alterações fonoaudiológicas mais abordadas foram os distúrbios de leitura e que há poucas publicações acerca da relação entre o processamento auditivo e o transtorno, bem como a respeito da atuação do fonoaudiólogo na avaliação e no tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To systematically review the scientific production on the relationship between Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Speech-language Pathology and to methodologically analyze the observational studies on the theme. Research strategies Systematic review of the literature conducted at the databases Medical Literature Analysis and Retrieval System online (MEDLINE, USA), Literature of Latin America and the Caribbean Health Sciences (LILACS, Brazil) and Spanish Bibliographic Index of Health Sciences (IBECS, Spain) using the descriptors: “Language”, “Language Development”, “Attention Deficit Hyperactivity Disorder”, “ADHD” and “Auditory Perception”. Selection criteria Articles published between 2008 and 2013. Inclusion criteria: full articles published in national and international journals from 2008 to 2013. Exclusion criteria: articles not focused on the speech-language pathology alterations present in the attention deficit hyperactivity disorder. Data analysis The articles were read in full and the data were extracted for characterization of methodology and content. Results The 23 articles found were separated according to two themes: Speech-language Pathology and Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Conclusion The study of the scientific production revealed that the alterations most commonly discussed were reading disorders and that there are few reports on the relationship between auditory processing and these disorders, as well as on the role of the speech-language pathologist in the evaluation and treatment of children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.
  • Efeitos da prematuridade na aquisição da linguagem e na maturação auditiva: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Rechia, Inaê Costa; Oliveira, Luciéle Dias; Crestani, Anelise Henrich; Biaggio, Eliara Pinto Vieira; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar quais os prejuízos a prematuridade causa à linguagem e à audição. Estratégia de pesquisa Utilizou-se os descritores language/linguagem, hearing/audição, prematurity/prematuridade nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e Scielo. Critérios de seleção Ensaios randomizados controlados, estudos de intervenção não randomizados e estudos descritivos (transversais, de coorte, projetos de caso-controle). Análise dos dados Os artigos foram avaliados independentemente por dois autores, conforme os critérios de seleção. Foram selecionados 26 estudos, sete publicados no Brasil e 19 na literatura internacional. Resultados Dezenove estudos fizeram comparação entre nascidos a termo e prematuros. Dois dos estudos fizeram comparações entre prematuros pequenos para idade gestacional e adequados para idade gestacional. Em quatro estudos a amostra era composta de crianças com prematuridade extrema, os demais trabalhos foram realizados em crianças com prematuridade acentuada e moderada. Nestes estudos, foram utilizados, para análise da audição, as Emissões Otoacústicas, o Potencial Evocado de Tronco Encefálico, a timpanometria, o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável e audiometria de reforço visual. Para avaliação de linguagem, a maioria dos artigos utilizou a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil. Observou-se na maioria dos estudos revisados a prematuridade relacionando-se direta ou indiretamente à aquisição de habilidades auditivas e de linguagem nos primeiros anos de vida. Conclusão Dessa forma, pôde-se constatar que a prematuridade bem como os aspectos relacionados a ela (idade gestacional, baixo peso e intercorrências ao nascer) influenciam a maturação da via auditiva central podendo causar efeitos negativos na aquisição da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify which damages prematurity causes to hearing and language. Research strategies We used the decriptors language/linguagem, hearing/audição, prematurity/prematuridade in databases LILACS, MEDLINE, Cochrane Library and Scielo. Selection criteria randomized controlled trials, non-randomized intervention studies and descriptive studies (cross-sectional, cohort, case-control projects). Data analysis The articles were assessed independently by two authors according to the selection criteria. Twenty-six studies were selected, of which seven were published in Brazil and 19 in international literature. Results Nineteen studies comparing full-term and preterm infants. Two of the studies made comparisons between premature infants small for gestational age and appropriate for gestational age. In four studies, the sample consisted of children with extreme prematurity, while other studies have been conducted in children with severe and moderate prematurity. To assess hearing, these studies used otoacoustic emissions, brainstem evoked potentials, tympanometry, auditory steady-state response and visual reinforcement audiometry. For language assessment, most of the articles used the Bayley Scale of Infant and Toddler Development. Most studies reviewed observed that prematurity is directly or indirectly related to the acquisition of auditory and language abilities early in life. Conclusion Thus, it could be seen that prematurity, as well as aspects related to it (gestational age, low weight at birth and complications at birth), affect maturation of the central auditory pathway and may cause negative effects on language acquisition.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br