CoDAS, Volume: 29, Issue: 1, Published: 2017
  • Letter to the Editor Carta Ao Editor

    Andrade, Claudia Regina
  • Development skills of children born premature with low and very low birth weight Artigos Originais

    Ribeiro, Camila da Costa; Pachelli, Mariane Regina de Oliveira; Amaral, Natalie Camillo de Oliveira; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Comparar o desempenho de crianças nascidas prematuras de baixo peso (BP) e muito baixo peso (MBP) com crianças nascidas a termo na faixa etária de um a três anos, quanto ao desenvolvimento infantil, nos domínios motor grosso; motor fino adaptativo; pessoal-social; e linguagem. Método Estudo de coorte transversal. A amostra foi constituída por 150 crianças nascidas prematuras (grupo experimental) e a termo (grupo comparativo), divididas em oito grupos, quanto ao peso (baixo peso: abaixo de 2500 gramas e muito baixo peso: abaixo de 1500 gramas) e faixa etária (de 12 a 24 e de 25 a 36 meses). Os grupos comparativos foram pareados aos experimentais quanto ao gênero, idade cronológica e nível socioeconômico. A avaliação constou da aplicação do protocolo de anamnese, classificação socioeconômica e do Teste de Screening de Desenvolvimento Denver-II (TSDD-II). Foi realizado o cálculo da idade corrigida para as crianças prematuras de idade até 24 meses. Utilizou-se análise estatística descritiva e o Teste “t” Student. Resultados Na comparação entre os grupos de prematuros e nascidos a termo, houve diferença estatisticamente significante para todos os domínios avaliados. Conclusão O desempenho de crianças nascidas prematuras foi inferior quando comparado ao desempenho de crianças nascidas a termo, nos domínios motor grosso, motor fino adaptativo, pessoal-social e linguagem. Neste estudo, os grupos de prematuros obtiveram desempenho distintos, ou seja, no mesmo grupo existiram desempenhos normativo, na média e abaixo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To compare the performance of children born premature with low birth weight (LBW) and very low birth-weight (VLBW) with that of children born at term, within the age range of one to three years, regarding child development in the gross motor, fine motor-adaptive, personal-social and language domains. Methods This is a cross-sectional study in a cohort of 150 infants born premature (experimental group) and at term (control group) divided into eight groups with respect to weight (low birth weight: <2500 grams and very low birth weight: <1500 grams) and age range (aged 12 to 24 and 25 to 36 months). The control groups were paired with the experimental groups as for gender, chronological age, and socioeconomic level. Assessment comprised the application of anamnesis protocol, socioeconomic classification, and Denver Developmental Screening Test (DDST-II). Corrected age was calculated for premature children up to 24 months of age. Descriptive statistical analysis and the Student’s t-test were used. Results No statistically significant difference was found in the comparison between the groups of infants born premature and at term for all domains evaluated. Conclusion The performance of infants born premature was lower than that of infants born at term regarding the gross motor, fine motor-adaptive, personal-social and language domains. In this study, the preterm groups presented different performances, i.e., normative, average, and below average performances were observed within the same group.
  • Effect of performance time of the high-pitched blowing vocal exercise in the voice of women Artigos Originais

    Moreira, Fabíola Santos; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar o resultado dos tempos um, três, cinco e sete minutos de execução do exercício vocal sopro e som agudo, em mulheres com disfonia por nódulos vocais e em mulheres sem queixa de voz. Método Trata-se de um estudo experimental com amostra de conveniência consecutiva. Participaram 30 mulheres disfônicas, por nódulos em pregas vocais (GE), e 30 mulheres sem queixa vocal (GC). Todas executaram o exercício sopro e som agudo durante um, três, cinco e sete minutos. As vogais sustentadas /a/ e a contagem de um a dez foram registradas antes e após cada tempo de execução do exercício. As gravações foram randomizadas e avaliadas por tarefa de comparação por quatro fonoaudiólogos utilizando os parâmetros grau de desvio vocal, rugosidade, soprosidade, antenia, tensão e instabilidade (GRBASI). Para a análise acústica, foram obtidos os parâmetros de frequência fundamental, jitter, shimmer, o quociente de perturbação de frequência, quociente de perturbação de amplitude e proporção harmônico ruído. Depois de cada momento de realização do exercício vocal, as participantes responderam em uma escala visual analógica de desconforto vocal. Resultados A análise perceptivo-auditiva no GE demonstrou melhora do grau geral da disfonia e da soprosidade após três minutos e piora destes parâmetros auditivos após sete minutos de realização do exercício. Houve autopercepção do desconforto vocal após sete minutos de realização do exercício no GE. Conclusão O tempo ideal de prescrição do exercício vocal sopro e som agudo para o grupo das mulheres disfônicas foi de três minutos. O mesmo grupo, após sete minutos, apresentou piora na qualidade da voz e autorreferiu desconforto.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To analyze the results of the runtimes of one, three, five, and seven minutes of the high-pitched blowing vocal exercise in women without voice complaints and with dysphonia and vocal nodules. Methods This is an experimental study with a consecutive and convenience sample of 60 women divided into two groups: 30 participants with dysphonia caused by vocal fold nodules (study group - SG) and 30 participants without vocal complaints (control group - CG). All participants performed the high-pitched blowing vocal exercise for one, three, five, and seven minutes. Sustained vowels /a/ and counting from one to ten were recorded before and after each exercise runtime. The recordings were randomized and evaluated by comparison task by four speech-language pathologists using the parameters grade of vocal deviation, roughness, breathiness, asthenia, strain and instability (GRBASI). The acoustic parameters analyzed were fundamental frequency, jitter, shimmer, period perturbation quotient, amplitude perturbation quotient, and harmonics-to-noise ratio. After each vocal exercise runtime, the participants responded whether they had felt vocal discomfort using a visual analogue scale. Results Auditory-perceptual analysis in the SG showed improved overall severity of dysphonia and breathiness after three minutes and worsening of these acoustic parameters after seven minutes of exercise performance. Participants in the SG reported self-perception of vocal discomfort after seven minutes of exercise performance. Conclusion The ideal prescription time for the high-pitched blowing vocal exercise in dysphonic women is three minutes; worsening of voice quality and perception of vocal discomfort occurs after seven minutes.
  • TELEGRAM: contribution in assistive technology indication for individuals with hearing impairment Artigos Originais

    Jacob, Regina Tangerino de Souza; Lopes, Natália Barreto Frederigue; Cruz, Aline Duarte da; Alves, Tacianne Kriscia Machado; Santos, Larissa Germiniani dos; Angelo, Thais Corina Said de; Mondelli, Maria Fernanda Capoani Garcia; Moret, Adriane Lima Mortari

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo O objetivo do estudo foi traduzir e adaptar culturalmente para a Língua Portuguesa Brasileira o instrumento TELEGRAM e avaliar sua aplicabilidade em adultos com deficiência auditiva usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Método Foram realizadas a tradução do TELEGRAM para o idioma Português, a revisão das equivalências gramatical e idiomática (traduções reversas) e as adaptações linguística e cultural. Após a tradução, o TELEGRAM foi aplicado em 20 indivíduos adultos com deficiência auditiva. Resultados Foi realizada análise descritiva dos resultados. Após a equivalência gramatical e idiomática foi sugerida substituição de um termo/item, tendo sido o mesmo modificado e compatibilizado ao contexto brasileiro. De modo geral, as perguntas do questionário foram consideradas de fácil entendimento. Dentre as categorias avaliadas, os indivíduos com deficiência auditiva apresentaram maior dificuldade quanto ao uso do telefone e em atividades como participar de eventos em igrejas, festas, ou seja, em situações de ruído, distância e reverberação. Conclusão O TELEGRAM traduzido para a Língua Portuguesa Brasileira mostrou ser uma ferramenta de fácil aplicação na população estudada e efetivo para avaliar quais são as principais situações em que indivíduos com deficiência auditiva apresentam maior dificuldade de comunicação, reforçando a importância da reabilitação auditiva e das tecnologias assistivas para minimizar essas dificuldades.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The objective of the study was to translate and culturally adapt to Portuguese the TELEGRAM instrument and to evaluate its effectiveness in adults with hearing impairment using hearing aids. Methods The TELEGRAM was translated into the Portuguese language, reviewed for grammatical and idiomatic equivalences (reverse translations) and linguistic and cultural adaptations. After translation, the TELEGRAM was applied to 20 individuals with hearing impairment. Results A descriptive analysis of the results was performed. After the grammatical and idiomatic equivalence, the replacement of one term/item was suggested, which was modified and adapted to the Brazilian context. In general, the questions of the instrument were considered easy to understand. Among the categories assessed, individuals with hearing loss had greater difficulty using the telephone and in activities such as attending church gatherings, parties, or in situations of noisy environments, distance and reverberation. Conclusion The TELEGRAM translated into Brazilian Portuguese proved to be an easily applicable tool in population studies and effective to assess which are the main situations where individuals with hearing impairment have greater difficulty in communication, reinforcing the importance of hearing rehabilitation and assistive technology to minimize these difficulties.
  • Correlation between swallowing-related quality of life and videofluoroscopy after head and neck cancer treatment Artigos Originais

    Andrade, Margareth Souza; Gonçalves, Aline Nogueira; Guedes, Renata Lígia Vieira; Barcelos, Camila Barbosa; Slobodticov, Luciana Dall’Agnol Siqueira; Lopes, Simone Aparecida Claudino; Francisco, Ana Lúcia Noronha; Angelis, Elisabete Carrara de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Introdução A utilização de questionários sintoma-específicos no câncer de cabeça e pescoço (CCP) em conjunto com avaliações objetivas da deglutição pode ser sensível às mudanças na qualidade de vida (QV) decorrentes da disfagia, porém é uma ferramenta pouco utilizada como complemento de avaliações clínicas. Objetivo analisar a associação entre o questionário de disfagia M. D. Anderson (MDADI) com a videofluoroscopia (VF) da deglutição em pacientes tratados do CCP. Método Estudo retrospectivo, com revisão de prontuários, dados da VF e do questionário de disfagia MDADI. Foram incluídos indivíduos maiores de 18 anos, tratados do câncer de cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe, independentemente do tratamento curativo. Para o exame de VF, foram consideradas as deglutições de 5 e 20 ml na consistência néctar. O teste não paramétrico de Mann-Whitney foi utilizado para avaliar a associação entre o questionário MDADI e a VF. Resultados Casuística de 39 indivíduos, predomínio de homens, 34 (87,18%), e média de idade de 61 anos. Prevalência de câncer de cavidade oral, 16 (41,03%). Vinte e dois (56,4%) possuíam estádio clínico IV. Cirurgia isolada foi o tratamento mais prevalente, 16 (41,03%). Vinte indivíduos (51,28%) se alimentavam por via oral. A média total (MT) do MDADI foi de 63,36. Na correlação da VF com o MDADI, observou-se associação significante entre MT, domínio emocional (DE) e domínio físico (DFis) com penetração para 5 ml. Penetração e aspiração com 20 ml determinou prejuízo para questão global (p=0,018 e p=0,0053), DE (p=0,0012 e p=0,027), DFis (p=0,0002 e p=0,0051) e MT (p=0,0023 e p=0,0299), respectivamente. A presença de estase não determinou piora da QV. Conclusão Pacientes tratados do CCP que apresentam penetração/aspiração demonstram impacto na qualidade de vida nos DE e DFis.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Introduction The use of symptom-specific questionnaires on head and neck cancer (HNC), together with objective swallowing measures, can be sensitive to changes in quality of life (QoL) resulting from dysphagia, but this tool is not broadly used as a complement to clinical evaluations. Purpose To analyze the correlation between the M. D. Anderson Dysphagia Inventory (MDADI) questionnaire and videofluoroscopy (VF) in patients treated for head and neck cancer. Methods This is a retrospective study with review of clinical data, VF and MDADI results. The study sample was composed of adult patients (>18 y.o.) treated for tumors at the oral cavity, oropharynx, hypopharynx, and larynx, regardless of treatment type. For the VF examination, swallowing of 5 and 20 ml of nectar-thick liquids were considered. The Mann-Whitney nonparametric test was applied to evaluate the correlations between the MDADI and VF. Results Thirty-nine patients, mostly men (87.18%), with mean age of 61 years participated in the study. Most patients (16) presented oral cavity tumors (41.03%). Twenty-two patients were in advanced clinical stage (IV). Surgery was the most prevalent treatment (41.03%). Approximately half of the participants (20) received oral feeding. The total mean (TM) on the MDADI was 63.36. Comparison between VF and MDADI data showed significant correlation between TM, emotional domain (ED), and physical domain (PD) with penetration during the swallowing of 5 ml. Penetration and aspiration with 20 ml determined worse QoL on the global (p=0.018 and p=0.0053), emotional (p=0.0012 and p=0.027) and physical (p=0.0002 and p=0.0051) domains, and TM (p=0.0023 and p=0.0299), respectively. The presence of stasis did not determine worse QoL. Conclusion Patients treated for HNC who presented penetration/aspiration showed worse QoL on the emotional and physical domains of the MDADI.
  • Relationship between oxygen saturation, gestational age, and level of oral feeding skills in preterm infants Artigos Originais

    Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Prade, Leila Sauer; Bolzan, Geovana de Paula; Weinmann, Angela Regina Maciel; Keske-Soares, Márcia

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Correlacionar a saturação periférica de oxigênio com a idade gestacional e com o nível de habilidade de alimentação oral, na introdução da alimentação oral, de recém-nascidos pré-termo. Método Estudo transversal e quantitativo no qual participaram 169 recém-nascidos pré-termo, clinicamente estáveis. A verificação da saturação de oxigênio foi realizada antes e após a introdução da primeira alimentação por via oral. Os recém-nascidos pré-termo foram estratificados em três grupos baseados na idade gestacional ao nascimento: 26-29, 30-33 e 34-36 semanas. A habilidade para alimentação oral foi classificada em quatro níveis com base na habilidade oral e resistência apresentada pelo recém-nascido pré-termo. Resultados Não houve diferença na saturação periférica de oxigênio entre os estratos da idade gestacional e entre os níveis de habilidade oral. Foram observadas diferenças nos grupos com idade gestacional de 30-33 semanas (p=0,04) e 34-36 semanas (p=0,02) e no nível I de habilidade de alimentação oral (p=0,04) quando comparada com a saturação inicial e final. Correlações significativas (p<0,001) foram encontradas entre a idade gestacional e níveis de habilidade oral (r=0,38); no Grupo A, entre a idade gestacional e a saturação inicial (r=0,83); e, no Grupo B, entre o nível de habilidade oral com a saturação inicial, e com a idade gestacional. Conclusão A saturação de oxigênio apresentou correlação quando comparada com a idade gestacional e com o nível de habilidade oral.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To correlate the peripheral oxygen saturation with gestational age and the level of oral feeding skills in the introduction of oral feeding in preterm infants. Methods This is a cross-sectional, quantitative study whose sample was composed of 169 clinically stable preterm infants. Peripheral oxygen saturation was assessed before and after introduction of oral feeding. The preterm infants were stratified into three groups based on their gestational age at birth: 26-29, 30-33, and 34-36 weeks. The preterm infants were classified into four levels according to their oral feeding skill and resistance. Results No differences in oxygen saturation were observed between the strata of gestational age and between the levels of oral feeding skill. Differences were observed in the groups of preterm infants aged 30-33 weeks (p=0.04) and 34-36 weeks (p=0.02) and on the level I of oral feeding skills (p=0.04) when oxygen saturation was compared at pre- and post-first oral feeding. Significant correlations (p<0.001) were found between gestational age and the levels of oral feeding skills (r=0.38); in Group A, between gestational age and oxygen saturation before the first oral feeding (r=0.83); in Group B, between the level of oral feeding skill and oxygen saturation before the first oral feeding (r=0.26) and between level of oral feeding skill and gestational age (r=0.26). Conclusion Correlation was found for peripheral oxygen saturation when compared with gestational age and with the level of oral feeding skills.
  • The individual with epilepsy: perceptions about the disease and implications on quality of life Artigos Originais

    Hopker, Christiane del Claro; Berberian, Ana Paula; Massi, Gisele; Willig, Mariluci Hautsch; Tonocchi, Rita

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar percepções de pessoas com epilepsia acerca da doença e seu impacto na qualidade de vida. Método Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo de corte transversal realizado em hospital de referência terciária, vinculado ao Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo 30 pessoas com o diagnóstico de epilepsia de lobo temporal refratária. Foi aplicado questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos, bem como das percepções acerca da doença. Avaliou-se a qualidade de vida por meio do Subjective Handicap of Epilepsye e o estigma pela Escala Estigma na Epilepsia. Resultados Foi encontrada significância na relação entre estigma e qualidade de vida com os domínios trabalho e social/pessoal, entre estigma e percepções sobre a epilepsia. As respostas fornecidas pelos participantes foram organizadas em quatro categorias: definições e causas; crises e tratamento; impacto familiar e social; impacto na vida das pessoas. Conclusão Evidenciou-se o predomínio do conhecimento restrito dos participantes acerca da epilepsia e o impacto negativo que o estigma relacionado a tal doença acarreta na qualidade de vida. Pode-se verificar que a qualidade de vida e o estigma estão diretamente relacionados ao conhecimento dos participantes sobre a epilepsia. Ressalta-se a necessidade do implemento de programas e ações que objetivem: proporcionar maior conhecimento sobre a epilepsia por parte do paciente e de seus familiares; favorecer a comunicação entre os profissionais de saúde e as PCEs; promover a participação do paciente e de seus familiares na gestão do tratamento.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The present study aims to analyze the perceptions of individuals with epilepsy about the disease and its impact in their quality of life (QoL). Methods This is a cross-sectional, qualitative and quantitative study conducted in a tertiary referral hospital associated with the Brazilian National Health System (SUS). Data were collected from 30 individuals with diagnosis of refractory temporal lobe epilepsy (RTLE). The study participants responded to a questionnaire to collect sociodemographic and clinical data, as well as their perceptions about the disease. QoL was assessed by the Subjective Handicap of Epilepsy (SHE) and the Stigma Scale of Epilepsy (SSE). Results Significant correlation was found between stigma and quality of life and the work and activity and social and personal life domains, as well as between stigma and perceptions about epilepsy. The responses provided by the participants were organized into four categories: definitions and causes, seizures and treatment, family and social impacts, and impact on individuals’ lives. Conclusion The results show that participants have limited knowledge about epilepsy and that there is a negative impact caused by the stigma related to this disease on their QoL. It was possible to verify that QoL and stigma are directly related to the understanding of participants about epilepsy. Therefore, it is important to implement programs and actions that aim to provide patients and their families with more comprehensive knowledge about epilepsy; promote communication between health professionals and patients; and encourage the participation of patients and their families during treatment.
  • Language and functionality of post-stroke adults: evaluation based on International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) Artigos Originais

    Santana, Maria Tereza Maynard; Chun, Regina Yu Shon

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo O Acidente Vascular Encefálico é um importante problema de Saúde Pública, com alto índice de mortes e sequelas, tais como alterações de linguagem. As mudanças conceituais da saúde, ao longo do tempo, levaram à incorporação de aspectos funcionais e sociais como propõe a Organização Mundial de Saúde na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. O objetivo foi avaliar e classificar aspectos de linguagem, funcionalidade e participação de pessoas pós-Acidente Vascular Encefálico com base conceitual da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e caracterizar o perfil sociodemográfico dos participantes. Método A coleta de dados ocorreu pela aplicação de instrumento clínico para avaliação de linguagem, participação e funcionalidade em cinquenta indivíduos, com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Resultados A idade variou de 32 a 88 anos, sendo a maioria do gênero masculino. Em relação a funções do corpo, os participantes referiram maior dificuldade em funções da memória; nos aspectos de atividade e participação, verificou-se maior dificuldade em recreação e lazer; e nos fatores ambientais, os profissionais de saúde foram indicados como facilitadores para a maioria dos participantes. Conclusão Os resultados mostram o impacto das dificuldades de linguagem na vida das pessoas pós-Acidente Vascular Encefálico e reafirmam a aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como importante instrumento complementar à avaliação de linguagem, funcionalidade e participação numa abordagem integral e humanizada, em prol do aprimoramento da assistência à saúde no atendimento ambulatorial desse grupo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Cerebrovascular accident is an important Public Health problem because of the high rates of mortality and sequelae such as language disorders. The conceptual health changes have led to the incorporation of functional and social aspects in the assessments as proposed by the World Health Organization in the International Classification of Functioning, Disability and Health. The purpose was to evaluate and classify language aspects, functionality and participation of post-stroke individuals based on the concepts of the International Classification of Functioning, Disability and Health and characterize the sociodemographic profile of participants. Methods Data collection was carried out through the application of a clinical instrument to evaluate language, participation and functionality in fifty individuals based on the International Classification of Functioning, Disability and Health. Results The age of the participants varied between 32 and 88 years, and the majority were elderly men. Among body functions, the participants reported more difficulties in “memory functions”. As for activity and participation, more difficulties were reported in “recreation and leisure”. As for environmental factors, the component “healthcare professionals” was indicated as a facilitator by the majority of participants. Conclusion The results show the impact of language difficulties in the lives of post-stroke adults and reinforce the applicability of the International Classification of Functioning, Disability and Health as an important complementary tool for assessing language, functionality and participation in a comprehensive and humane approach, towards the improvement of health assistance in ambulatory care.
  • Selection of words for implementation of the Picture Exchange Communication System – PECS in non-verbal autistic children Artigos Originais

    Ferreira, Carine; Bevilacqua, Monica; Ishihara, Mariana; Fiori, Aline; Armonia, Aline; Perissinoto, Jacy; Tamanaha, Ana Carina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Sabe-se que alguns autistas são considerados não verbais, uma vez que não são hábeis para utilizar o código linguístico. E tampouco usam gestos para compensar a ausência de fala. Sendo assim, a habilidade comunicativa desses indivíduos pode ser beneficiada pelo uso do sistema de comunicação alternativa Picture Exchange Communication System – PECS. O objetivo deste estudo foi verificar os vocábulos mais frequentemente utilizados na implementação do PECS em crianças autistas. E, de forma complementar, analisar a correlação entre a frequência destes vocábulos e o índice de comportamentos não adaptativos. Método Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi constituída por 31 crianças autistas, sendo vinte e cinco meninos e seis meninas, na faixa etária de 5 a 10 anos. Para identificação dos vocábulos mais frequentemente utilizados no período inicial de implementação do PECS, utilizamos a Planilha de Seleção de Vocabulário. E, para obtermos o índice de comportamentos não adaptativos, aplicamos o Autism Behavior Checklist (ABC). Resultados Houve predomínio significativo de itens na categoria alimentos, seguido de atividade e bebidas. Não houve correlação entre o total de itens identificados pelas famílias com o índice de comportamentos não adaptativos. Conclusão Foi possível identificar as categorias de vocábulos mais mencionados pelas famílias e verificar que o índice de comportamentos não adaptativos não interferiu diretamente na elaboração da planilha de seleção de vocábulos das crianças estudadas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose It is known that some autistic individuals are considered non-verbal, since they are unable to use verbal language and barely use gestures to compensate for the absence of speech. Therefore, these individuals’ ability to communicate may benefit from the use of the Picture Exchange Communication System – PECS. The objective of this study was to verify the most frequently used words in the implementation of PECS in autistic children, and on a complementary basis, to analyze the correlation between the frequency of these words and the rate of maladaptive behaviors. Methods This is a cross-sectional study. The sample was composed of 31 autistic children, twenty-five boys and six girls, aged between 5 and 10 years old. To identify the most frequently used words in the initial period of implementation of PECS, the Vocabulary Selection Worksheet was used. And to measure the rate of maladaptive behaviors, we applied the Autism Behavior Checklist (ABC). Results There was a significant prevalence of items in the category “food”, followed by “activities” and “beverages”. There was no correlation between the total amount of items identified by the families and the rate of maladaptive behaviors. Conclusion The categories of words most mentioned by the families could be identified, and it was confirmed that the level of maladaptive behaviors did not interfere directly in the preparation of the vocabulary selection worksheet for the children studied.
  • Prototype app for voice therapy: a peer review Artigos Originais

    Lavaissiéri, Paula; Melo, Paulo Eduardo Damasceno

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo A terapia fonoaudiológica vocal promove mudanças de hábitos relacionados à voz do paciente, assim como sua reabilitação. O fonoaudiólogo pode utilizar desde materiais como figuras até recursos eletrônicos e de informática como instrumentos facilitadores durante esse processo. A tecnologia móvel é atrativa, interativa e presente em tempo quase integral na rotina de parte da população e apresenta-se crescente na área da saúde. Desenvolver um protótipo de aplicativo para terapia vocal, submetê-lo à análise por pares e aprimorar o protótipo inicial a partir das apreciações. Método foi desenvolvido um protótipo do aplicativo Q-Voz com base nas Diretrizes de Interface Humana da Apple. O protótipo foi analisado por sete fonoaudiólogos que atuam na área de voz e, a partir das apreciações, foram realizadas melhorias no produto. Resultados todos os recursos do aplicativo foram considerados muito satisfatórios pela maioria dos avaliadores. Todos os avaliadores consideraram o aplicativo muito útil; referiram acreditar que os pacientes terão mais facilidade em realizar mudanças no comportamento vocal com o aplicativo que sem ele; que usariam esse aplicativo com seus pacientes disfônicos em reabilitação; e consideraram que o aplicativo apresenta ferramentas úteis para o autogerenciamento vocal. A partir das sugestões, foram realizadas seis melhorias no protótipo. Conclusão o protótipo do Aplicativo Q-Voz desenvolvido foi avaliado por sete fonoaudiólogos e aprimorado. Todos os avaliadores afirmaram que usariam o aplicativo com seus pacientes em reabilitação, o que indica que o Aplicativo Q-Voz para dispositivos móveis pode ser considerado uma ferramenta auxiliar para a terapia fonoaudiológica vocal.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose Voice speech therapy promotes changes in patients’ voice-related habits and rehabilitation. Speech-language therapists use a host of materials ranging from pictures to electronic resources and computer tools as aids in this process. Mobile technology is attractive, interactive and a nearly constant feature in the daily routine of a large part of the population and has a growing application in healthcare. To develop a prototype application for voice therapy, submit it to peer assessment, and to improve the initial prototype based on these assessments. Methods a prototype of the Q-Voz application was developed based on Apple's Human Interface Guidelines. The prototype was analyzed by seven speech therapists who work in the voice area. Improvements to the product were made based on these assessments. Results all features of the application were considered satisfactory by most evaluators. All evaluators found the application very useful; evaluators reported that patients would find it easier to make changes in voice behavior with the application than without it; the evaluators stated they would use this application with their patients with dysphonia and in the process of rehabilitation and that the application offers useful tools for voice self-management. Based on the suggestions provided, six improvements were made to the prototype. Conclusion the prototype Q-Voz Application was developed and evaluated by seven judges and subsequently improved. All evaluators stated they would use the application with their patients undergoing rehabilitation, indicating that the Q-Voz Application for mobile devices can be considered an auxiliary tool for voice speech therapy.
  • Hearing and Speech Sciences in Educational Environment Mapping in Brazil: education, work and professional experience Artigos Originais

    Celeste, Letícia Corrêa; Zanoni, Graziela; Queiroga, Bianca; Alves, Luciana Mendonça

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Fonoaudiologia Educacional é a área de atuação que visa à promoção de ações de educação dirigidas à comunidade escolar nos diferentes ciclos de vida, levando-se em consideração a realidade socioeducacional dos indivíduos envolvidos, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação daquela população. Objetivo Mapear o perfil dos fonoaudiólogos brasileiros, que relatam atuar na especialidade de Fonoaudiologia Educacional, no que diz respeito aos aspectos relacionados à formação, atuação e experiência profissional. Método Estudo retrospectivo, baseado na análise de banco de dados secundários do Conselho Federal de Fonoaudiologia dos questionários de fonoaudiólogos que relatam atuar com Fonoaudiologia Educacional. Resultados Foram respondidos 312 questionários, dos quais 93,3% eram mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. A maior parte dos fonoaudiólogos deu continuidade aos estudos, optando, em sua maioria, pela especialização. Quase 50% dos participantes trabalham a menos de 6 anos com a especialidade, mais expressivamente em serviço público (especialmente municipal) e na área privada. Conclusão O perfil do fonoaudiólogo atuante na área de Fonoaudiologia Educacional no Brasil é de um profissional predominantemente do gênero feminino, que valoriza a continuidade de estudos após a graduação, sendo a especialização a mais procurada. As áreas mais procuradas na especialização foram audiologia e motricidade orofacial. O tempo de experiência da maioria é de até 10 anos de trabalho e a natureza do serviço se divide, principalmente, em pública municipal e privada. A atuação dos fonoaudiólogos da área Educacional se concentra no Ensino Infantil e Fundamental 1, com carga horária variada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The Hearing and Speech Sciences in Educational Environment is the area of performance that aims at promoting educational actions directed to the school community in different life cycles, taking into account the socio-educational reality of those involved, from studies comprising the health and education context of that population. Purpose To map the profile of Brazilian Speech Therapists who report acting in Educational Speech Therapy, with regard to aspects related to training, performance and professional experience. Methods Retrospective study, based on secondary database analysis of the Federal Council of Hearing and Speech Sciences on the questionnaires reporting acting with Educational Environment. Results 312 questionnaires were completed, of which 93.3% by women aged 30-39 years. Most Speech Therapists continued the studies, opting mostly for specialization. Almost 50% of respondents, have worked for less than six years with the speciality, most significantly in the public service (especially municipal) and private area. Conclusion The profile of the Speech Therapists active in the Educational area in Brazil is a professional predominantly female, who values to continue their studies after graduation, looking mostly for specialization in the following areas: Audiology and Orofacial Motor. The time experience of the majority is up to 10 years of work whose nature is divided mainly in public (municipal) and private schools. The performance of Speech Therapists in the Educational area concentrates in Elementary and Primary school, with varied workload.
  • Dosage dependent effect of high-resistance straw exercise in dysphonic and non-dysphonic women Artigos Originais

    Paes, Sabrina Mazzer; Behlau, Mara

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito do tempo de realização do exercício de canudo de alta resistência em mulheres com disfonia comportamental e em mulheres vocalmente saudáveis. Método As participantes, 25 mulheres disfônicas (GD), com idade média de 35 anos (DP = 10,5) e 30 mulheres vocalmente saudáveis (GVS), com idade média de 31,6 anos (DP = 10,3), emitiram um som contínuo em um canudo de alta resistência por 7 minutos, com interrupções depois de 1, 3, 5 e 7 minutos. Amostras de vogal sustentada “é” e contagem de números foram registradas (FonoView-4.6, CTS) antes do início da realização do exercício e depois de cada uma das séries. Posteriormente, foram analisadas acusticamente. Cada participante foi orientada a prestar atenção no esforço fonatório aplicado durante o exercício, bem como na fala, registrando sua intensidade em uma escala analógico-visual (EAV). Resultados Para o GD, houve predomínio de respostas positivas após 3 minutos de exercício, com melhora do esforço para falar, aumento do TMF e redução da variabilidade de F0; com a continuidade do exercício, esses parâmetros pioraram, sugerindo sobrecarga no sistema, e o esforço fonatório percebido no exercício piorou gradativamente com o tempo. Para o GVS, o único parâmetro que se modificou foi o TMF, que melhorou após 1 minuto; 7 minutos não parece significar sobrecarga para essa população. Conclusão Foram observadas modificações vocais positivas com o exercício de canudo de alta resistência, mas há limites quanto a sua dosagem. Deve-se observar efeitos não desejados para evitar sobrecarga vocal desnecessária, principalmente em mulheres disfônicas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose to study the dosage dependent effect of high-resistance straw exercise in women with behavioral dysphonia and in vocally healthy women. Methods 25 dysphonic women (DG), with average age of 35 years (SD = 10.5) and 30 vocally healthy women (VHG), with average age of 31.6 years (SD = 10.3). The participants produced a continuous sound into a thin high-resistance straw for seven minutes, being interrupted after the first, third, fifth and seventh minute. At each interval, speech samples were recorded (sustained vowel and counting up to 20) and subsequently acoustically analyzed. Each participant reported the effort necessary to perform exercise and to speak, indicating their ratings on visual analog scales (VAS). Results with regard to the DG, the exercise caused positive vocal changes, especially between the third and fifth minute: less phonatory effort, increase in MPT, and reduction of F0 variability; these voice parameters deteriorated after five minutes. This fact associated with the increased effort to perform the exercise indicates a possible overload of the phonatory system. As to the VHG, MPT improved after one minute of exercise, while the other parameters did not change over time, probably due to the fact that the voices were not deviant; seven minutes did not seem to impose an overload in this population. Conclusion positive vocal changes were observed with the high-resistance straw exercise; however, there are dosage restrictions, especially for dysphonic women.
  • Use of FM System in cochlear implant Artigos Originais

    Silva, Joice de Moura; Pizarro, Luzia Maria Pozzobom Ventura; Tanamati, Liège Franzini

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM) e o benefício deste dispositivo em usuários de implante coclear. Método Análise de prontuários dos 113 usuários de Implante Coclear (IC), adaptados com kits de Sistema FM, entre setembro de 2013 e 2015, após publicação da Portaria 1.274 de 25/6/2013, referentes aos resultados dos testes de percepção de fala (TPF) e dos questionários Listening Inventory For Education – Revised (LIFE-R) e Classroom Participation Questionnaire (CPQ). Resultados O uso do Sistema FM em sala de aula foi efetivo por 47,15% dos pacientes, enquanto 21,42% não o utilizaram. Não houve correlação entre o uso do Sistema FM e a faixa etária dos pacientes. Os resultados nos TPF no ruído foram estatisticamente melhores com o uso do FM. Em relação aos questionários, a pontuação obtida na situação “após uso do Sistema FM”, no questionário LIFE-R, foi estatisticamente melhor para o item “situações de escuta em sala de aula” e, no questionário CPQ, para os itens “compreensão dos professores e aspectos positivos”, quando comparada a da situação “sem uso do Sistema FM”. Conclusão Os pacientes beneficiados com a concessão do Sistema FM fizeram uso do dispositivo em sala de aula e mostraram melhora tanto na percepção da fala no ruído quanto na impressão subjetiva da compreensão da fala do professor em sala de aula, após o uso do Sistema FM.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the use of the Frequency Modulation System (FM) and its benefit for cochlear implant users. Methods Analysis of medical records of 113 users of Cochlear Implants (CI) adapted with FM System kits between September 2013 and September 2015 after publication of the Administrative Rule 1.274 of 6/25/2013, regarding the results of the speech perception tests (SPT) and the Listening Inventory For Education - Revised (LIFE-R) and Classroom Participation Questionnaire (CPQ). Results The use of the FM System in the classroom was effective for 47.15% of the patients, while 21.42% did not use it. There was no correlation between the use of the FM System and the age group of patients. The results of the SPT regarding noise were statistically better with the use of FM System. Regarding the questionnaires, the score obtained in the LIFE-R in the situation “after use of the FM System” was statistically better for the item “listening situations in the classroom” and in the CPQ, for the items “teacher understanding” and “positive aspects”, when compared to the situation “without using the FM System”. Conclusion Patients benefitting from the concession of the FM System made use of the device in the classroom and improvement in both speech perception in noisy environments and subjective impression of the understanding of teachers’ speech in the classroom was observed after the use of the FM System.
  • Fine motor skills and expressive language: a study with children with congenital hypotyreoidism Artigos Originais

    Frezzato, Renata Camargo; Santos, Denise Castilho Cabrera; Goto, Maura Mikie Fukujima; Ouro, Michelle Prado Cabral do; Santos, Carolina Taddeo Mendes dos; Dutra, Vivian; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Triar o desenvolvimento global de crianças com e sem hipotireoidismo congênito e investigar a associação entre as habilidades motora fina e de linguagem expressiva nesses dois grupos. Método Trata-se de um estudo prospectivo de uma coorte de crianças com hipotireoidismo congênito, diagnosticadas e acompanhadas em um serviço de referência em triagem neonatal de um hospital público e de crianças sem essa disfunção. A triagem foi realizada por meio das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil III, nos domínios cognitivo, motor grosso e fino e de linguagem receptiva e expressiva. O desempenho das crianças foi expresso em competente e não competente. Resultados Foram triadas 117 crianças com Hipotireoidismo Congênito diagnosticado pelo teste do pezinho, com o nível de Hormônio Tireotrófico (TSH) normalizado no momento da avaliação e 51 sem essa doença, ambos os grupos com idade média de 21 meses. As crianças com Hipotireoidismo Congênito apresentaram um desempenho pior nas habilidades motora grossa e fina quando realizada a comparação entre os dois grupos e não houve diferença nas áreas cognitiva e de linguagem receptiva e expressiva. A associação entre motricidade fina e linguagem persiste no grupo com a doença, demonstrando que há uma inter-relação dessas habilidades, sendo que o grupo com hipotireoidismo apresenta duas vezes mais chances de alterações na linguagem expressiva quando a motricidade fina já estiver comprometida. Conclusão No processo de desenvolvimento, ambas as habilidades, linguagem expressiva e motricidade fina, podem estar associadas e/ou dependentes uma da outra nesta amostra avaliada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To screen the global development of children with and without congenital hypothyroidism and to investigate the association between fine motor skills and expressive language development in both groups. Methods This is a prospective study of a cohort of children diagnosed with Congenital Hypothyroidism and monitored in a reference service for congenital hypothyroidism of a public hospital and of children without this disorder. The screening was performed using the Bayley Scales of Infant Development III in the cognitive, gross and fine motor skills, and receptive and expressive language domains. The children's performance was expressed in three categories: competent, and non-competent. Results We screened 117 children with average age of 21 months diagnosed with Congenital Hypothyroidism at birth, with the Thyroid Stimulating Hormone (TSH) level normalized during screening, and 51 children without the condition. The children with Congenital Hypothyroidism presented lower performance in gross and fine motor skills upon comparison between the two groups, and no differences were found in the cognitive and receptive and expressive language domains. The association between fine motor skills and language persisted in the group with Hypothyroidism, demonstrating that the interrelationship of skills is present in all individuals, although this group is two times more likely to present expressive language impairment when fine motor skills are already compromised. Conclusion In the development process, both skills – motor and expressive language – might be associated and/or dependent on each other in the sample assessed.
  • Brazilian Portuguese Hearing in Noise Test (HINT): different interpretation criteria for individuals’ responses Artigos Originais

    Melo, Rafaela do Couto; Menezes, Denise Costa; Pacífico, Fernando Augusto; Advíncula, Karina Paes; Griz, Silvana Maria Sobral

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Introdução A capacidade em perceber os sons da fala possibilita ao ser humano comunicar-se de forma eficiente. Esse aspecto deve ser considerado na avaliação dos distúrbios da comunicação humana. O Hearing in Noise Test (HINT) foi adaptado para o português brasileiro e faz uso de sentenças para avaliar o reconhecimento de fala em silêncio e na presença de ruído competitivo. O teste pode ser uma ferramenta clínica importante, embora não se observe a utilização do HINT na prática clínica audiológica no Brasil. Um dos motivos dessa ausência pode estar relacionado com a falta de padronização em alguns aspectos do teste, incluindo o julgamento de respostas apresentadas durante sua aplicação. Objetivo Analisar os diferentes critérios de julgamento de respostas obtidas de indivíduos submetidos à pesquisa de limiares de reconhecimento das sentenças do HINT em português brasileiro. Método A pesquisa foi realizada com 30 adultos jovens (três grupos de 10 pessoas), entre 18 e 25 anos, de ambos os gêneros, com audição normal. Os indivíduos foram submetidos ao teste de reconhecimento de sentenças em presença de ruído competitivo com uso de sentenças do HINT, adaptado para o português brasileiro. Foram determinados limiares de reconhecimento de sentenças na presença de ruído, através da utilização de três critérios de julgamento publicados na literatura brasileira. Foi realizada uma análise de variação única para comparar as médias dos limiares entre os três grupos. A probabilidade máxima de erro para rejeitar a hipótese nula foi de 5%. Resultados As médias e os desvios padrão dos limiares de reconhecimento de sentenças, respectivamente, foram: 59,90 dB NPS ± 1,43; 59,60 dB NPS ± 0,53 e 59,95 dB NPS ± 0,6. Não houve diferença, estatisticamente significativa, entre as médias (F=0,398; p>0,05). Conclusão Independentemente do critério de julgamento utilizado, as respostas obtidas de indivíduos submetidos à pesquisa de limiares de reconhecimento de sentenças na presença de ruído, foram semelhantes.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Introduction The ability to recognize the sounds of speech enables an efficient communication. This ability must always be considered when communication disorders are evaluated. In this study, sentences of the Hearing in Noise Test (HINT), originally developed in English and adapted to Brazilian Portuguese, were used to evaluate speech recognition in silence and in the presence of noise. Although this test can be an important clinical tool, it is noticed that it has not been used in audiological clinical practice in Brazil. One possible reason is the lack of standardization of some aspects of the test, including the methods adopted to analyze the patient’s answers. Purpose The aim of this study was to analyze different judgment criteria of individuals’ answers during sentence recognition thresholds measurement using the HINT in Brazilian Portuguese. Methods The study was conducted with 30 young adults (three groups of 10 people), between 18 and 25 years old, of both genders, with normal hearing. HINT sentences were adapted to Brazilian Portuguese and speech recognition thresholds were determined in the presence of noise by using three judgment criteria published in Brazilian literature. A single variation analysis was performed to compare the average threshold between the three groups. The maximum error probability to reject the null hypothesis was 5%. Results The mean and standard deviations of thresholds, respectively, were: 59.90 ± 1.43 dB SPL; 59.60 ± 0.53 dB SPL and 59.95 ± 0.6 dB SPL. There was no statistically significant difference between the means (F = 0.398; p> 0.05). Conclusion Regardless the judging criteria used, results obtained in all groups were equivalent.
  • Association between functionality assessment scales and the severity of dysphagia post-stroke Artigos Originais

    Passos, Karen de Oliveira dos; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas; Scheeren, Betina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre os resultados das escalas de funcionalidade e severidade da disfagia determinadas a partir de exames de videofluoroscopia em pacientes pós-AVC. Método Estudo observacional, retrospectivo e descritivo, com análise de 109 exames de Videofluoroscopia da Deglutição de pacientes pós-AVC. Dos exames da amostra foram coletadas informações quanto ao diagnóstico da severidade da disfagia e avaliados quanto à funcionalidade da deglutição de maneira independente por dois avaliadores. Resultados Foi constatada uma alta prevalência de disfagia classificada como discreta. Nos pacientes com disfagia foi observada a presença de aspiração laringotraqueal em um terço da amostra. Verificou-se associação significativa entre os escores das escalas Functional Oral Intake Scale e Dysphagia Outcome and Severity Scale em pacientes pós-AVC, ou seja, quanto maior o comprometimento da deglutição, menor o nível de ingestão por via oral na análise dos avaliadores (p < 0,001). Conclusão Há associação entre as escalas, podendo elas serem utilizadas como balizadores avaliativos e no gerenciamento da intervenção clínica fonoaudiológica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study was to investigate the association between the results of functionality scales and dysphagia severity determined from videofluoroscopy swallowing study (VSS) in post-stroke patients. Methods A retrospective study of 109 VSS analysis of post-stroke patients. From the exams was collected information on the diagnosis of dysphagia severity and evaluated regarding the swallowing functionality in an independent way by two evaluators. Results A high number of discrete dysphagia was observed. In one third of dysphagic patients it was noticed the presence of tracheal aspiration. There was a significant association between the scores of Functional Oral Intake Scale and Dysphagia Outcome and Severity Scale in post-stroke patients which means when the swallowing is highly compromised, the level of intake by mouth will be smaller according to the evaluators’ analysis (p < 0.001). Conclusion There is an association between the scales and it can be used as evaluative benchmarks and in the management of clinical Speech Pathology intervention.
  • Self-perception of swallowing by patients with benign nonsurgical thyroid disease Comunicação Breve

    Pernambuco, Leandro; Silva, Marlisson Pinheiro da; Almeida, Marluce Nascimento de; Costa, Erika Beatriz de Morais; Souza, Lourdes Bernadete Rocha de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo verificar a frequência de queixa para deglutir em pacientes com doença tireoidiana benigna não cirúrgica e comparar a autopercepção de intensidade da alteração de deglutição em diferentes tipos de doença tireoidiana. Método a amostra do estudo foi composta por 39 mulheres com idades entre 19 e 58 anos (38,54 ± 10,74 anos) e diagnóstico de hipotireoidismo (n=22; 56,4%) ou nódulos tireoidianos (n=17; 43,6%). Investigou-se a presença de queixa, tipo de queixa e autopercepção da intensidade da alteração de deglutição por meio da escala analógico-visual de 100 milímetros. Os dados foram analisados de forma descritiva e para comparar a autopercepção entre os diferentes diagnósticos clínicos utilizamos o teste não paramétrico de Mann-Whitney. O nível de significância foi de 5%. Resultados vinte e seis (66,7%) participantes relataram queixa para deglutir. As queixas referidas foram sensação de estase em região laringofaríngea (37,15%), engasgo (34,29%) e odinofagia (28,57%). O valor médio da autopercepção de intensidade da alteração de deglutição por meio da escala analógico-visual foi 59,35 (± 27,38) milímetros. A autopercepção não foi diferente entre os diagnósticos clínicos de doença tireoidiana. Conclusão nessa amostra, queixas para deglutir foram frequentes em mulheres com doenças tireoidianas benignas não cirúrgicas. Essas pacientes percebem a alteração de forma moderada, independentemente do diagnóstico clínico da patologia tireoidiana.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the frequency of swallowing complaints in patients with benign nonsurgical thyroid disease and compare the self-perception of swallowing disorder intensity between different types of thyroid disease. Methods The study sample comprised 39 women aged 19-58 years (38.54 ± 10.74) with hypothyroidism (n=22; 56.4%) or thyroid nodules (n=17; 43.6%). Presence and type of swallowing complaint and self-perception of swallowing disorder intensity were investigated by means of self-ratings recorded on a 100-millimeter visual analog scale. The data were analyzed by descriptive measures and the Mann-Whitney nonparametric test was used to compare the self-perception of swallowing disorder intensity between both clinical diagnoses of thyroid disease. The level of 5% was adopted for statistical significance. Results Twenty-six (66.7%) individuals reported the following swallowing complaints: pharyngolaryngeal stasis sensation (37.15%), chocking (34.29%), and odynophagia (28.57%). The mean value of self-perception of swallowing disorder intensity by the visual analog scale was 59.35 (± 27.38) millimeters. No difference in self-perception was reported between the clinical diagnoses of thyroid disease. Conclusion In this sample, swallowing complaint was frequently observed in patients with benign nonsurgical thyroid disease. Moderate self-perception of swallowing disorder intensity was reported regardless of the clinical diagnosis of thyroid disease.
  • Vocabulary of preschool children with typical language development and socioeducational variables Comunicação Breve

    Moretti, Thaís Cristina da Freiria; Kuroishi, Rita Cristina Sadako; Mandrá, Patrícia Pupin

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre idade, nível socioeconômico e o desempenho em prova de vocabulário emissivo e receptivo de crianças com desenvolvimento típico de linguagem. Método Participaram 60 estudantes da Educação Infantil, com idade entre 3 a 5:11 anos, de ambos os gêneros, com desenvolvimento típico de linguagem, divididos em Grupos: GI (ẋ 3:6 anos), GII (ẋ 4:4 anos) e GIII (ẋ 5:9 anos). Foram aplicados, individualmente, os testes de Linguagem Infantil ABFW- parte Vocabulário e o Peabody para vocabulário emissivo e receptivo, respectivamente, e o preenchimento do questionário de classificação socioeconômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) pelo responsável. Os dados foram analisados conforme critérios dos instrumentos e dispostos em planilha de Excel for Windows XP®. Foi utilizado modelo de Regressão Linear múltipla, adotou-se um nível de significância de 5% para estudar a relação entre a idade, o nível socioeconômico e o desempenho em prova de vocabulário receptivo e emissivo. Resultados No ABEP, os participantes foram classificados em sua maioria no nível social C (63,3%), seguido do B (26,6%) e D (10%). Apresentaram vocabulário emissivo e receptivo condizente com a faixa etária. No vocabulário emissivo e receptivo, houve diferença estatística para a variável idade e nível socioeconômico. Verificou-se maior pontuação nos testes, conforme o avanço da idade e do nível socioeconômico, do nível social “B” para o “D”, e do “C” para o “D”. Conclusão As variáveis idade e nível socioeconômico podem influenciar o desempenho nas provas de vocabulário emissivo e receptivo do grupo estudado.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate the correlation between age, socioeconomic status (SES), and performance on emissive and receptive vocabulary tests in children with typical language development. Methods The study sample was composed of 60 preschool children of both genders, aged 3 years to 5 years 11 months, with typical language development divided into three groups: G I (mean age=3 years 6 months), G II (mean age=4 years 4 months) and G III (mean age=5 years 9 months). The ABFW Child Language Test - Vocabulary and the Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT) for emissive and receptive language were applied to the preschoolers. The socioeconomic classification questionnaire of the Brazilian Association of Survey Companies (ABEP) was applied to the preschoolers’ parents/legal guardians. Data were analyzed according to the criteria of the aforementioned instruments and were arranged in Excel spreadsheet for Windows XP®. A multiple linear regression model was used, adopting a statistical significance level of 5%, to analyze the correlation between age, SES, and performance on the receptive and emissive vocabulary tests. Results In the ABEP questionnaire, participants were classified mostly into social level C (63.3%), followed by levels B (26.6%) and D (10%). The preschoolers investigated presented emissive and receptive vocabulary adequate for the age groups. No statistically significant difference was found for the variables age and SES regarding emissive and receptive vocabulary. Higher test scores were observed with increased age and SES, for social levels “B” compared with “D” and for “C” with “D”. Conclusion The variables age and socioeconomic status influenced the performance on emissive and receptive vocabulary tests in the study group.
  • The influence of morphological awareness on reading and writing: a systematic review Revisão Sistemática

    Silva, Ainoã Athaide Macedo; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Realizar uma revisão sistemática de estudos nacionais e internacionais sobre a relação entre consciência morfológica e leitura e escrita de escolares. Estratégia de pesquisa Foi realizado um levantamento na literatura nacional e internacional utilizando as bases de dados Medline (via PubMed) e Portal de Periódicos da Capes (Eric, PsycINFO, LILACS, SciELO) no período de agosto a setembro de 2015. Critérios de seleção Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e que atendiam à temática estabelecida pelos descritores e palavras-chave. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso, relato de caso e estudos de revisão. Análise dos dados Foram considerados os seguintes marcadores: tipo de estudo, objetivo do estudo e habilidade relacionada à consciência morfológica (leitura, escrita), os testes realizados e principais resultados. Resultados A partir da busca por meio de descritores e termos livres foram encontrados 203 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Na Pubmed, a pesquisa resultou em 81 estudos e 122 no Portal de Periódicos da Capes. Do total, 154 foram excluídos pelo título e resumo e 39, pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 10 artigos. Conclusão Crianças com melhor desempenho em testes de consciência morfológica apresentam melhores resultados em provas de leitura e escrita, para todas as séries.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose this study aimed to perform a systematic review of national and international studies about the relationship between morphological awareness, reading/writing, reading comprehension, and spelling. Research strategies a search for national and international literature was carried out using databases Medline (via PubMed) and Portal de Periódicos da Capes (Eric, PsycINFO, LILACS, SciELO) from August to September 2015. Selection criteria the inclusion criteria were: studies that answered the guiding question and addressed the subject matter established by the descriptors and keywords. Studies with animals, laboratories, opinion/expert pieces, case series, case reports and review studies were excluded. Data analysis the following markers were considered: type and objective of the study, the skills related to morphological awareness (reading, writing, reading comprehension and spelling), tests performed, and their main results. Results the search carried out in the pre-established databases with descriptors and free terms resulted in 203 articles. The search in PubMed resulted in 81 studies, and in Portal de Periódicos Capes, 122. Of the total, 154 were excluded according to the title and abstract, whereas 39 were excluded upon reading the full text. This allowed for the analysis of 10 articles. Conclusion children with better scores in the morphological awareness test show better results in reading and writing across all school grades.
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
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