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CoDAS, Volume: 29, Issue: 4, Published: 2017
  • Speech fluency profile on different tasks for individuals with Parkinson’s disease Original Article

    Juste, Fabiola Staróbole; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o perfil da fluência da fala de indivíduos com Doença de Parkinson em diferentes tarefas de fala. Método Participaram do estudo 40 indivíduos, de 40 a 80 anos de idade, de ambos os gêneros, divididos em 2 grupos: GP (grupo pesquisa - 20 indivíduos com diagnóstico de Doença de Parkinson); GC (grupo controle - 20 indivíduos sem qualquer alteração de comunicação e/ou neurológica). Para todos os participantes, foram coletadas três amostras de fala envolvendo diferentes tarefas: monólogo, leitura individual e fala automática. Resultados O GP apresentou um número significativamente maior de rupturas, tanto comuns quanto gagas, e maiores porcentagens de descontinuidade de fala e disfluências gagas nas tarefas de monólogo e leitura quando comparado ao GC. Nas tarefas de fala automática, ambos os grupos apresentaram número reduzido de rupturas comuns e gagas, não apresentando diferença significante entre os grupos para esta tarefa. Em relação à velocidade de fala, tanto em palavras quanto em sílabas por minuto, os indivíduos com Doença de Parkinson apresentaram velocidade reduzida em relação ao grupo controle em todas as tarefas de fala. Conclusão O GP apresentou alteração em todos os parâmetros da fluência avaliados no presente estudo quando comparado ao grupo controle, porém esta alteração da fluência não se configura como um quadro de gagueira.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To characterize the speech fluency profile of patients with Parkinson’s disease. Methods Study participants were 40 individuals of both genders aged 40 to 80 years divided into 2 groups: Research Group - RG (20 individuals with diagnosis of Parkinson’s disease) and Control Group - CG (20 individuals with no communication or neurological disorders). For all of the participants, three speech samples involving different tasks were collected: monologue, individual reading, and automatic speech. Results The RG presented a significant larger number of speech disruptions, both stuttering-like and typical dysfluencies, and higher percentage of speech discontinuity in the monologue and individual reading tasks compared with the CG. Both groups presented reduced number of speech disruptions (stuttering-like and typical dysfluencies) in the automatic speech task; the groups presented similar performance in this task. Regarding speech rate, individuals in the RG presented lower number of words and syllables per minute compared with those in the CG in all speech tasks. Conclusion Participants of the RG presented altered parameters of speech fluency compared with those of the CG; however, this change in fluency cannot be considered a stuttering disorder.
  • Elaboration of an instrument to investigate the acquisition of minimal contrast perception in the Brazilian sign language Original Article

    Vargas, Diéssica Zacarias; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Kessler, Themis Maria

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Elaborar um instrumento para verificar a percepção dos contrastes mínimos, mediante a utilização de pares de sinais, os quais apresentam oposições em relação a um dos parâmetros: configuração de mão, locação de mão, movimento de mão e orientação de mão. Método Realizou-se um levantamento dos pares mínimos e foram confeccionadas figuras por um profissional das artes visuais, essas foram dispostas em três colunas, podendo ser iguais ou diferentes. Realizou-se a gravação de um vídeo contendo uma intérprete que realizava dois sinais por vez, para que o sujeito que fosse avaliado pudesse visualizá-los e apontar, nas figuras, quais sinais foram solicitados. Os julgadores analisaram os pares, referindo se estavam adequados, podendo realizar modificações ou solicitar que o par mínimo fosse retirado. Os julgadores verificaram ainda se as figuras estavam claras e se eram do vocabulário de crianças. Resultados A análise de concordância realizada entre os avaliadores mostrou resultado significativo para o critério julgado como ‘não é par mínimo’. Foram retirados do instrumento 13 itens, pois variavam em mais de um parâmetro, configurando, dessa forma, pares análogos e não pares mínimos. Foram modificados 16 pares e acrescentados sete que variavam quanto ao parâmetro orientação, configurando um total de 35 pares mínimos na versão final do instrumento. Conclusão O objetivo de elaborar um instrumento de percepção de contrastes mínimos foi alcançado, sendo realizados alguns ajustes necessários durante a avaliação de seu conteúdo pelos juízes. O instrumento final foi composto por 35 pares, os quais diferem em somente um parâmetro.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To design an instrument to check the perception of minimal contrasts by through pairs of signs, which differ in one the following parameters: handshape, hand location, hand movement and hand orientation. Methods An inventory of minimal pairs was made and some pictures were drawn by a visual artist. These pictures were organized into three columns, which could be equal or different from each other in the pair. A video file with an interpreter making two signs at a time was played to the individual taking the test and this was expected to watch the signs and point to the pictures that corresponded to them. Raters analyzed the pairs and decided whether or not they were accurate. They could modify the pairs or ask for particular pairs to be removed; they also checked if the pictures were clear and if they were part of the children’s vocabulary. Results The analysis of agreement among raters had a significant result for the criterion rated as 'not a minimal pair'. Thus, 13 items were removed from the instrument because they differed as to more than one parameter, and were considered either analogous or not minimal pairs. Additionally, 16 pairs were modified, and seven pairs which differed in orientation, were added. As a consequence, there was a total of 35 minimal pairs in the final version of the instrument. Conclusion The purpose of designing an instrument for evaluation of the perception of minimal contrasts was achieved. Some adjustments were made during the assessment of the content of the instrument as suggested by raters. The final instrument was composed of 35 pairs which differ from each other in only one parameter.
  • Orofacial characteristics of functionally independent elders Original Article

    Silva, Danielle Nunes Moura; Couto, Erica de Araújo Brandão; Becker, Helena Maria Gonçalves; Bicalho, Maria Aparecida Camargos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo conhecer as características orofaciais de idosos funcionalmente independentes e analisar a associação com a idade, gênero, nível socioeconômico e estado dentário. Método estudo observacional, transversal de caráter analítico com amostra não probabilística. Foi aplicado o instrumento validado “Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escalas para Idoso” em sujeitos funcionalmente independentes com idade igual ou acima de 60 anos, em boas condições de saúde segundo avaliação geriátrica padronizada, intitulada Protocolo de Avaliação Multidimensional do Idoso. Resultados os idosos apresentaram padrões de normalidade acima de 60% nos parâmetros de aspecto e mobilidade das estruturas. As alterações significantes foram: sulco nasolabial acentuado; bochechas flácidas ou arqueadas; vedamento labial com tensão ou ausência de vedamento e comissuras labiais deprimidas. As alterações de mobilidade foram pequenas, entre 20,6% e 33,8%, com maior prevalência na elevação da língua e lateralização do ar em bochechas infladas e da mandíbula. Não houve relação destes achados perante a progressão da idade e as classes socioeconômicas. As mulheres apresentaram maior chance de exibirem aspecto normal dos lábios e alguma alteração da mobilidade. O número de dentes associou-se com o volume e a configuração dos lábios e a mobilidade da mandíbula. Além disso, o uso de prótese dentária associou-se significativamente com o aspecto do sulco nasolabial e a tensão/configuração das bochechas. Conclusão este trabalho sugere que o sistema oromiofacial encontra-se dentro dos padrões de normalidade na maioria dos idosos funcionalmente independentes. O que ampara a atuação multiprofissional na prevenção, promoção e tratamento da saúde oromiofuncional dos idosos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose to understand the main orofacial characteristics of functionally independent elderly individuals and to investigate their association with age, gender, socioeconomic level, and dental status. Methods an observational, cross-sectional, and analytical study was carried out with a non-probabilistic sample. Inclusion criteria: minimum age of 60 years, individual in good health conditions according to a pre-established protocol published by the health care service. In order to collect the data, we used the validated Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores for Aged Protocol. Results The elderly individuals presented normal patterns in more than 60% of the appearance and mobility parameters. Significant alterations observed were: pronounced nasolabial sulcus; flaccid or arched cheeks; labial sealing with tension or absence of sealing; and depressed labial commissures. Alterations in mobility were few, between 20.6% and 33.8%, with higher prevalence of alterations when raising the tongue, lateralizing air inflated in cheeks and jaw. There was no relationship between these findings and the progression of age and socioeconomic classes. Women were more likely to show normal appearance of lips and some alterations in lips mobility. The number of teeth was associated with the volume and shape of lips and with jaw mobility. In addition, the use of dental prosthesis was shown to be significantly related to the nasolabial sulcus aspect and the configuration/tension of cheeks. Conclusion This study suggests normal patterns of oromyofacial system in most functionally independent elderly individuals. It supports multidisciplinary action for prevention, promotion, and treatment of the elderly population’s oral functions.
  • Neonatal Hearing Screening in primary health care and family health care Original Article

    Sabbag, José Carlos; Lacerda, Adriana Bender Moreira de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) visa ao diagnóstico precoce e à reabilitação de neonatos em situação de risco ou não para deficiência auditiva. O objetivo principal foi analisar o fluxo de Triagem Auditiva Neonatal Universal em Unidade de Estratégia de Saúde da Família por meio do rastreamento e monitoramento das crianças. Método É um estudo retrospectivo, quantitativo. O rastreamento foi realizado a partir da terceira via da Declaração de Nascido Vivo preenchida na maternidade. O monitoramento foi realizado pela ficha de acompanhamento do recém-nascido preenchida pelo agente comunitário e uma entrevista com os pais ou responsáveis, na unidade da Secretaria Municipal de Saúde, ou por visita domiciliar. Também foram coletadas informações na caderneta de saúde da criança e acompanhamento em serviços de alta complexidade. Resultados A casuística foi constituída por 50 neonatos, sendo que 52% deles estavam entre 30 e 89 dias de vida e 54% eram do gênero masculino. Apresentaram fator de risco para deficiência auditiva, 12% dos neonatos e 86% realizaram a triagem neonatal. As ações em Saúde Auditiva mostram que está havendo integralidade de atendimento na etapa hospitalar e ambulatorial, na unidade básica de saúde analisada e em serviços de alta complexidade. Conclusão O fluxo de atendimento em Triagem Auditiva Neonatal Universal converge para a Diretriz de Atenção à Saúde da Criança Curitibana, mas ainda não é universal. Concluindo-se assim, que a participação da Unidade de Estratégia de Saúde da Família, no rastreamento e monitoramento das crianças submetidas ao programa de Triagem Auditiva Neonatal Universal no município, é viável e recomendada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The Universal Newborn Hearing Screening (UNHS) looks for early diagnosis and rehabilitation of newborns at risk or not of hearing impairment. The purpose is analyze the flow of Universal Newborn Hearing Screening in the family health care strategy unit through the tracking and monitoring of children. Methods This is a quantitative and retrospective study. The trace begins with the third copy of the Live Newborn Declaration, filled in at the maternity ward. An interview with parents and guardians was made by a community agent at the Health Unit or at the home of the newborn. Monitoring was conducted by live birth declaration and the information collected by the interviewer from maternal and child health booklet and the follow-up at high complexity services. Results The sample was made up of 50 neonates. 52% were between 30 and 89 days and 54% were male. 12% of newborns presented a risk factor for hearing loss and the neonatal screening was performed in 86% of cases. Hearing health measures show integrality in hearing impairment care at the basic health unit to high complexity hospital. Conclusion The flow of care for newborn hearing screening is in agreement with the child health care guidelines in Curitiba, however, it is not yet universal. In conclusion, the participation of the family health strategy unit in the tracking and monitoring of children submitted to the Universal newborn hearing screening program is feasible and recommended.
  • Content validation: clarity/relevance, reliability and internal consistency of enunciative signs of language acquisition Original Article

    Crestani, Anelise Henrich; Moraes, Anaelena Bragança de; Souza, Ana Paula Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Analisar os resultados da validação de construção de sinais enunciativos de aquisição da linguagem para crianças de 3 a 12 meses. Método Os sinais foram construídos a partir de mecanismos enunciativos e experiência clínica com distúrbios de linguagem e submetidos ao julgamento, quanto à clareza e à pertinência, por seis doutores com conhecimento em psicolinguística e clínica de linguagem. A validação de fidedignidade contou com dois juízes para aplicação dos instrumentos em vídeos de 20% da amostra total das díades mãe-bebê com o método entre avaliadores. O método Consistência Interna foi aplicado no total da amostra constituída de 94 díades mãe-bebê para os sinais da Fase 1 (3 a 6 meses) e de 61 díades mãe-bebê para os sinais da Fase 2 (7 a 12 meses). A coleta de dados ocorreu por meio da interação mãe-bebê feita com base em filmagens e aplicação dos sinais conforme a faixa etária da criança. Os dados foram organizados em planilha eletrônica e convertidos para aplicativos computacionais para análise estatística. Resultados Os julgamentos quanto à clareza/pertinência mantiveram os instrumentos sem modificações. O teste de fidedignidade apontou uma concordância entre os juízes quase perfeita (0,8 ≤ Kappa ≥ 1,0), apenas o item 2 da Fase 1 apresentou uma concordância substancial (0,6 ≤ Kappa ≥ 0,79). A consistência interna para a Fase 1 apresentou alpha = 0,84 e, para a Fase 2, alpha = 0,74, demonstrando confiabilidade nos instrumentos. Conclusão Os resultados sugerem adequação quanto à validação de conteúdo dos sinais criados para ambas as faixas etárias.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To analyze the results of the validation of building enunciative signs of language acquisition for children aged 3 to 12 months. Methods The signs were built based on mechanisms of language acquisition in an enunciative perspective and on clinical experience with language disorders. The signs were submitted to judgment of clarity and relevance by a sample of six experts, doctors in linguistic in with knowledge of psycholinguistics and language clinic. In the validation of reliability, two judges/evaluators helped to implement the instruments in videos of 20% of the total sample of mother-infant dyads using the inter-evaluator method. The method known as internal consistency was applied to the total sample, which consisted of 94 mother-infant dyads to the contents of the Phase 1 (3-6 months) and 61 mother-infant dyads to the contents of Phase 2 (7 to 12 months). The data were collected through the analysis of mother-infant interaction based on filming of dyads and application of the parameters to be validated according to the child's age. Data were organized in a spreadsheet and then converted to computer applications for statistical analysis. Results The judgments of clarity/relevance indicated no modifications to be made in the instruments. The reliability test showed an almost perfect agreement between judges (0.8 ≤ Kappa ≥ 1.0); only the item 2 of Phase 1 showed substantial agreement (0.6 ≤ Kappa ≥ 0.79). The internal consistency for Phase 1 had alpha = 0.84, and Phase 2, alpha = 0.74. This demonstrates the reliability of the instruments. Conclusion The results suggest adequacy as to content validity of the instruments created for both age groups, demonstrating the relevance of the content of enunciative signs of language acquisition.
  • Stage of readiness of patients with behavioral dysphonia in pre and post-group voice therapy assessments Original Article

    Costa, Bianca Oliveira Ismael da; Silva, Priscila Oliveira Costa; Pinheiro, Renata Serrano de Andrade; Silva, Hêmmylly Farias da; Almeida, Anna Alice Figueirêdo de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar a efetividade da terapia de grupo no estágio de prontidão de pacientes com disfonia comportamental, bem como identificar que itens da Escala URICA-Voz são mais sensíveis a mudanças pós-terapia de grupo em pacientes com disfonia comportamental. Método Trata-se de um estudo de intervenção realizado com 49 pacientes com disfonia comportamental. A terapia de grupo ocorreu em oito sessões, sendo a primeira e a última de avaliação e as outras seis terapêuticas, com abordagem eclética. A escala URICA-Voz foi utilizada para avaliar o estágio de prontidão em que o paciente se encontra nos momentos pré e pós-terapia de grupo para voz. Foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Resultados A maioria dos pacientes que participaram deste estudo era do gênero feminino, não faziam uso profissional da voz e tinham lesão membranosa da prega vocal. A maior parte estava no estágio de Contemplação tanto no momento pré quanto pós-terapia. Houve mudança significativa na comparação do pré e pós-terapia, a maioria dos pacientes apresentou redução no estágio de prontidão e poucos avançaram para um estágio maior. Na comparação dos itens da Escala URICA-V, sete questões apresentaram respostas iguais ou inferiores no momento pós-terapia. Conclusão Não houve diferença estatística ao se comparar as médias do escore total URICA-V no pré e pós-terapia de grupo. Houve mudanças significativas dos estágios de prontidão dos pacientes nos momentos pré e pós-terapia fonoaudiológica de grupo. Sete itens da URICA-V tiveram número igual ou menor no momento pós-intervenção entre os pacientes avaliados.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the efficacy of group voice therapy in the stage of readiness and identify which items of the URICA-Voice range are more sensitive to post-therapy change in patients with behavioral dysphonia. Methods An intervention study was conducted on 49 patients with behavioral dysphonia. An eclectic approach to group therapy was implemented over eight sessions, the first and last sessions consisting of assessments. The URICA-Voice range was used to evaluate the stage of readiness at pre- and post-therapy assessments. A descriptive and inferential statistical analysis was implemented for the results. Results Most participants were female, did not make professional use of voice, and had membranous vocal fold lesions. Most of them were in the Contemplation stage at in both moments, pre- and post-therapy. There was no significant change in the comparison of pre- and post-therapy scores. The majority of patients showed a reduction in the stage of readiness and some advanced to a higher stage. In the comparison of URICA-V range items, seven questions had equal or inferior responses in the post-therapy assessment. Conclusion There was no statistical difference when comparing the pre- and post-therapy total average score of the URICA-Voice range. There were significant changes in the stage of readiness of patients in pre- and post-group speech therapy assessments.
  • Functional health literacy and quality of life of high-school adolescents in state schools in Belo Horizonte Original Article

    Rocha, Poliana Cristina; Rocha, Dálian Cristina; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação entre letramento funcional em saúde e fatores sociodemográficos, qualidade de vida, autopercepção da saúde e percepção de contextos de violência em adolescentes de escolas estaduais de Belo Horizonte. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal com amostra probabilística estratificada composta por 384 adolescentes entre 15 e 19 anos. A coleta de dados foi realizada em 16 escolas e incluiu questionários autoaplicáveis de avaliação do letramento funcional em saúde, classificação socioeconômica, autopercepção de saúde e de qualidade de vida. A confiabilidade da consistência interna do instrumento de letramento funcional em saúde foi determinada por meio do cálculo do coeficiente de Alfa de Cronbach. Foram realizadas análises descritivas, bivariada e de regressão logística múltipla com entrada hierarquizada dos dados segundo o nível de determinação do modelo teórico estabelecido. Foi considerado o nível de significância de 5% e utilizada como medida de magnitude das associações o Odds Ratio. Resultados O instrumento de letramento funcional em saúde apresentou coeficiente de 0,766, indicando consistência interna aceitável. Mais da metade dos adolescentes apresentou letramento funcional em saúde bom. No modelo final da análise multivariada, permaneceram associadas ao letramento funcional em saúde as variáveis: não praticar religião (p = 0,006; OR = 2,108); domínio social da qualidade de vida (p = 0,004; OR = 1,022); e domínio escolar da qualidade de vida (p = 0,009; OR = 1,019). Conclusão Adolescentes com melhor percepção do convívio social e da inserção escolar tendem a apresentar melhor letramento funcional em saúde. A presença da prática de religião na vida do adolescente também interfere no letramento funcional em saúde.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association between functional health literacy and sociodemographic factors, quality of life, self-perception of health, and perception of contexts of violence in adolescents in state schools in Belo Horizonte. Methods This is a cross-sectional analytical observational study with a probabilistic sample of 384 adolescents between 15 and 19 years old. Data collection was carried out in schools and included self-reporting questionnaires to assess the functional health literacy, socioeconomic classification, self-perceived health, and quality of life. The reliability of internal consistency of the functional health literacy instrument was determined by calculating Cronbach's alpha coefficient. A multivariate logistic regression analysis was performed using hierarchical data entry according to the level of determination of the theoretical model established. In order to evaluate the association, a significance level of 5% was considered, while the Odds Ratio used as a measure of the magnitude of the associations. Results The functional health literacy instrument presented a coefficient of 0.766, indicating adequate internal consistency. More than half of teenagers presented good functional health literacy. In the final model of multivariate analysis, the variables not practicing a religion (p = 0.006; OR = 2.108); social domain of quality of life (p = 0.004; OR = 1.022); and educational domain of quality of life (p = 0.009; OR = 1.019) remained associated with functional health literacy. Conclusion Not practicing a religion and the increase in the scores of social and educational domains of quality of life increased the chances of better functional health literacy.
  • Oral narrative of individuals with Fetal Alcohol Spectrum Disorder Original Article

    Ganthous, Giulia; Rossi, Natalia Freitas; Giacheti, Célia Maria

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Investigar e comparar a narrativa oral de indivíduos com Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF) e de indivíduos com desenvolvimento típico de linguagem (DTL) e correlacionar o desempenho na narrativa oral com a pontuação do “4-Digit Diagnostic Code”. Método Participaram 20 indivíduos com TEAF, de ambos os gêneros, com idade cronológica entre seis e 16 anos e 20 indivíduos com DTL, semelhantes quanto ao gênero, idade e nível socioeconômico aos do grupo TEAF. A narrativa oral foi eliciada por meio do livro “Frog, where are you?” e analisada quanto aos aspectos macroestruturais, microestruturais e nível de coerência global. Os aspectos macroestruturais incluíram elementos típicos de história e os microestruturais incluíram palavras (total, palavras diferentes), unidades comunicativas (C-Units), diversidade lexical e extensão média dos C-Units. Resultados Desempenho inferior foi encontrado para o grupo TEAF em todos os aspectos macroestruturais, exceto para os marcadores linguísticos. Dentre os aspectos microestruturais, a diversidade lexical e a ocorrência de “C-Units” incompletos foram aspectos que diferenciaram os grupos TEAF e DTL. O grupo TEAF apresentou nível de coerência global inferior ao grupo DTL. Correlações negativas foram encontradas entre os aspectos macroestruturais e os itens características faciais e alterações no Sistema Nervoso Central. Conclusão O uso restrito de elementos estruturais típicos de história com níveis inferiores de coerência e vocabulário reduzido diferenciaram o TEAF do DTL. Estudos futuros poderão explorar se a associação entre o desempenho narrativo e os itens do “4-Digit Diagnostic Code” apresentam valor preditivo no desempenho narrativo dos indivíduos com TEAF.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To investigate and compare the oral narrative of individuals with FASD and individuals with typical language development (TLD), as well as to correlate the narrative performance with the score from 4-Digit Diagnostic Code. Methods Participants were 20 individuals with FASD, of both genders, with chronological age between 6 and 16 years, and 20 individuals with TLD, same gender and similar to the FASD group in age and socioeconomic status. The oral narrative was elicited using the book Frog, where are you? and the data were analyzed in terms of macrostructure, microstructure and global coherence level. Measures regarding the macrostructure included the presence of typical structural elements of storytelling, while the microstructural aspects included words (total and different words), communication units (C-Units), lexical diversity, and mean length of C-Units. Results Low performance was found in the FASD group for all macrostructural aspects, with the exception of linguistic markers. Among the microstructural aspects, lexical diversity and incomplete C-Units were different between the FASD and TLD groups. The FASD group presented lower global coherence level compared to the TLD group. Negative correlations were found between macrostructural aspects, facial characteristics, and Central Nervous System impairment. Conclusion Restricted use of typical structural elements of storytelling with lower levels of coherence and reduced vocabulary distinguished the FASD from the TDL group. Future studies may explore whether the association between narrative performance and the 4-Digit Diagnostic Code items present predictive values in the narrative performance of individuals with FASD.
  • Violence in schools and the voice of teachers Original Article

    Dornelas, Rodrigo; Santos, Thaynara Alves dos; Oliveira, Daniela Sena de; Irineu, Roxane de Alencar; Brito, Aline; Silva, Kelly

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Correlacionar a autorreferência de distúrbio vocal com hábitos que influenciam a produção da voz e situações de violência vivenciadas por professores. Método Participaram do estudo 41 professores do Fundamental da Zona Rural e Urbana. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: Condição de Produção Vocal - Professor (CPV-P) e o Índice de Triagem para Distúrbio de Voz – ITDV. Para a verificação da associação entre as variáveis, foi utilizado o teste Quiquadrado, com nível de significância de 5%. Resultados A amostra foi composta por oito homens e 33 mulheres com idade entre 25 e 66 anos, com mediana de 39 anos. Com relação aos hábitos vocais, 33 (80,5%) pessoas referiram o costume de gritar, 40 pessoas (97,5%) se autodeclararam falar muito. Quanto aos cuidados com a voz, 31 (73,1%) pessoas relataram ingerir água enquanto realizam uso vocal. Quanto ao escore total do ITDV, 30 (73,1%) professores ficaram acima da pontuação proposta para predisposição à alteração vocal. A análise estatística evidenciou associação significativa entre o gênero feminino e a queixa de violência do tipo pichações. Não foi evidenciada nenhuma correlação significativa entre o resultado do ITDV com o gênero e ITDV com as formas de violência avaliadas no estudo. Conclusão A autorreferência sobre distúrbios de voz não apresentou relação significativa com as situações de violência. Porém, a análise do contexto de violência nas escolas e os problemas vocais são temas que merecem atenção e podem direcionar para a criação de políticas públicas capazes de minimizar o adoecimento vocal e de mecanismos que impeçam ou diminuam as situações de violência na escola.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To correlate self-reporting of voice disorders with habits that impact voice production and situations of violence experienced by teachers. Methods The study involved 41 elementary-school teachers of rural and urban areas. Two instruments were used for data collection: The Vocal Production Condition - Teacher (CPV-P) questionnaire and the Screening Index for Voice Disorders - ITDV. The chi-square test was used to verify association among variables with a significance level of 5%. Results The sample consisted of 8 men and 33 women aged 25-66 years with a median of 39 years. Regarding vocal habits, 33 people (80.5%) mentioned the screaming as usual practice, 40 people (97.5%) declared they talk a lot. As for voice care, 31 people (73.1%) reported drinking water while using their voice. As for the ITDV total score, 30 teachers (73.1%) were above the score threshold set for predisposition to vocal disorders. Statistical analysis revealed a significant association between female participants and complaint of graffiti writings as a type of violence. No significant correlation between the ITDV results with gender and the ITDV with forms of violence evaluated in the study was indicated. Conclusion Self-reporting of voice disorders showed no significant relationship with acts of violence. However, analysis of the context of violence in schools and vocal problems are issues worthy of attention, particularly the observed naturalization of gender inssues, which is seldom problematized.
  • Screening tool for oropharyngeal dysphagia in stroke – Part I: evidence of validity based on the content and response processes Original Article

    Almeida, Tatiana Magalhães de; Cola, Paula Cristina; Pernambuco, Leandro de Araújo; Magalhães Junior, Hipólito Virgílio; Magnoni, Carlos Daniel; Silva, Roberta Gonçalves da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Este estudo tem o objetivo de identificar as evidências de validade baseadas no conteúdo e nos processos de resposta de um instrumento de Rastreamento para disfagia orofaríngea no Acidente Vascular Encefálico (RADAVE). Método Os critérios para elaborar os itens do instrumento foram baseados na revisão de literatura. Um grupo de juízes com 19 profissionais distintos e da área da saúde avaliaram a relevância e representatividade das questões e o resultado foi analisado por meio do índice de validade de conteúdo (IVC). Para evidência de validade baseada nos processos de resposta, 23 profissionais da saúde aplicaram o instrumento e analisaram as questões por meio de escala estruturada e entrevista cognitiva. Resultados O RADAVE foi estruturado para ser aplicado em duas etapas. A primeira versão foi constituída por 18 questões na etapa I e 11 questões na etapa II. Oito questões da etapa I e quatro questões da etapa II não atingiram o IVC mínimo, sendo realizadas reformulações pelos autores. A entrevista cognitiva demonstrou a necessidade de novos ajustes que resultaram na versão final com 12 questões na Etapa I e seis questões na Etapa II. Conclusão Foi possível desenvolver um instrumento de rastreamento para a disfagia no Acidente Vascular Encefálico com adequadas evidências de validade baseadas no conteúdo e nos processos de resposta. As duas evidências de validade obtidas até o momento permitiram ajustar o instrumento em relação ao seu constructo. Os próximos estudos irão analisar as demais evidências de validade e as medidas de acurácia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The aim of the present study was to identify the evidence of validity based on the content and response process of the Rastreamento de Disfagia Orofaríngea no Acidente Vascular Encefálico (RADAVE; “Screening Tool for Oropharyngeal Dysphagia in Stroke”). Methods The criteria used to elaborate the questions were based on a literature review. A group of judges consisting of 19 different health professionals evaluated the relevance and representativeness of the questions, and the results were analyzed using the Content Validity Index. In order to evidence validity based on the response processes, 23 health professionals administered the screening tool and analyzed the questions using a structured scale and cognitive interview. Results The RADAVE structured to be applied in two stages. The first version consisted of 18 questions in stage I and 11 questions in stage II. Eight questions in stage I and four in stage II did not reach the minimum Content Validity Index, requiring reformulation by the authors. The cognitive interview demonstrated some misconceptions. New adjustments were made and the final version was produced with 12 questions in stage I and six questions in stage II. Conclusion It was possible to develop a screening tool for dysphagia in stroke with adequate evidence of validity based on content and response processes. Both validity evidences obtained so far allowed to adjust the screening tool in relation to its construct. The next studies will analyze the other evidences of validity and the measures of accuracy.
  • Comparative analysis of initial vocalizations of preterm and full-term infants with and without risk for development Original Article

    Fattore, Isabela de Moraes; Uhde, Rejane Maiara; Oliveira, Luciéle Dias; Roth, Antônia Motta; Souza, Ana Paula Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Comparar a evolução das vocalizações em bebês prematuros e a termo, com e sem risco ao desenvolvimento, analisando as possíveis relações entre variáveis sociodemográficas, obstétricas e psicossociais com as vocalizações. Método A amostra foi composta por 30 bebês com idade entre os 3 meses e 1 dia aos 4 meses e 29 dias (fase 1) e 6 meses e 1 dia aos 7 meses e 29 dias (fase 2), de ambos os gêneros, com idade gestacional inferior a 37 semanas (grupo de prematuros) e superior a 37 semanas (grupo a termo). Para a coleta de dados, utilizaram-se os protocolos Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil, o teste Denver II e entrevista sobre a experiência da maternidade com dados sociodemográficos, obstétricos e psicossociais, além de filmagem da díade mãe-bebê nas duas fases da pesquisa. Os dados das filmagens foram analisados no software EUDICO Linguistic Anotador (ELAN) e os resultados analisados estatisticamente no software STATISTICA 9.0. Resultados Quanto maior o número total de vocalizações do bebê e quanto mais vocalizações das mães com manhês, maior o número de Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil presentes. Também se percebeu aumento significativo de vocalizações sem manhês na fase 2 pesquisada. As variáveis sociodemográficas, idade gestacional, peso ao nascer, escolaridade materna e o Critério Brasil não incidiram diretamente no nível de vocalizações dos bebês. Conclusão A análise das vocalizações dos bebês associou-se ao risco ao desenvolvimento, assim como os Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil, na fase 1 pesquisada, o teste Denver-Linguagem é mais efetivo na fase 2. Não houve influência das variáveis sociodemográficas na fase estudada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To compare the evolution of vocalization in preterm and full-term infants, with and without risk for development, analyzing the possible association of sociodemographic, obstetric and psychosocial variables with vocalization. Methods The study sample consisted of 30 infants, aged 3 months and 1 day to 4 months and 29 days (Phase 1) and 6 months and 1 day to 7 months and 29 days (Phase 2), of both genders, with gestational age <37 weeks (preterm group) and >37 weeks (full-term group). The following instruments were used for data collection: Child Development Risk Indicators (IRDl), the Denver II Test, an interview on the experience of motherhood with sociodemographic, obstetric and psychosocial data, as well as filming of the mother-infant dyad at the two phases of the research. Footage was analyzed using the EUDICO Linguistic Annotator (ELAN) software and the results were statistically analyzed on the STATISTICA 9.0 software. Results The larger the total number of Phase II infants’ and mothers’ vocalizations using motherese, the greater the number of IRDls present. Significant increase in vocalizations without motherese was also observed in Phase 2. Sociodemographic variables, gestational age, weight at birth, maternal schooling, and the Brazil Criterion did not directly affect the infants’ vocalization level. Conclusion Analysis of the infants’ vocalizations was sensitive to risk development and Child Development Risk Indicators in Phase 1; the Denver-language test was more effective in Phase 2. No influence of the sociodemographic variables was observed in the phases studied.
  • Correlation between vocal tract symptoms and modern singing handicap index in church gospel singers Original Article

    Pinheiro, Joel; Silverio, Kelly Cristina Alves; Siqueira, Larissa Thaís Donalonso; Ramos, Janine Santos; Brasolotto, Alcione Ghedini; Zambon, Fabiana; Behlau, Mara

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo correlacionar os sintomas de desconforto do trato vocal e desvantagem de voz percebida em homens e mulheres cantores evangélicos. Método participaram 100 cantores evangélicos, 50 do gênero masculino e 50 do feminino. Todos os participantes responderam a dois questionários: Escala de Desconforto do trato vocal (EDTV) e o Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM). Foi realizada a comparação entre os gêneros, tanto em relação aos sintomas do trato vocal como em relação aos índices de IDCM, por meio do teste Mann-Whitney. Para a correlação entre as respostas na Escala de Desconforto no Trato Vocal e IDCM, foi utilizado o teste de Correlação de Sperman (p<0,05). Resultados cantoras evangélicas apresentaram maior frequência e intensidade de sintomas de desconforto do trato vocal, bem como maior desvantagem vocal para o canto, quando comparadas aos cantores evangélicos. Considerando as respostas de todos os cantores, houve correlações positivas entre os sintomas de desconforto do trato vocal e a desvantagem vocal para o canto. Conclusão as percepções de desconforto em trato vocal e de desvantagem para o canto foram diferentes entre os cantores evangélicos do gênero masculino e feminino no grupo estudado. O maior desconforto no trato vocal e desvantagem no canto foram verificados pelas cantoras. Quanto maior foi a frequência e a intensidade de sintomas de desconforto no trato vocal, maior foi a desvantagem vocal.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Objective To verify the correlation between vocal tract discomfort symptoms and perceived voice handicaps in gospel singers, analyzing possible differences according to gender. Methods 100 gospel singers volunteered, 50 male and 50 female. All participants answered two questionnaires: Vocal Tract Discomfort (VTD) scale and the Modern Singing Handicap Index (MSHI) that investigates the vocal handicap perceived by singers, linking the results of both instruments (p<0.05). Results Women presented more perceived handicaps and also more frequent and higher intensity vocal tract discomfort. Furthermore, the more frequent and intense the vocal tract symptoms, the higher the vocal handicap for singing. Conclusion Female gospel singers present higher frequency and intensity of vocal tract discomfort symptoms, as well as higher voice handicap for singing than male gospel singers. The higher the frequency and intensity of the laryngeal symptoms, the higher the vocal handicap will be.
  • Quantitative analysis of tongue movement in 14 phonemes of Brazilian Portuguese Original Article

    Silva, Lídia Maurício da; Vassoler, Aline Mara de Oliveira; Marino, Viviane Cristina de Castro; Berti, Larissa Cristina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi caracterizar o padrão ultrassonográfico do movimento de língua em 14 fonemas consonantais do Português Brasileiro (doravante PB), buscando identificar e descrever que parâmetros ultrassonográficos poderiam apreender a diferença de modo e ponto de articulação entre esses fonemas. Método Foram selecionados 20 indivíduos com produção típica de fala, de 20 a 30 anos, de ambos os gêneros. Os estímulos selecionados contemplaram os 14 fonemas consonantais linguais do PB no contexto da vogal [a]. Os dados foram coletados e analisados com o uso do ultrassom e dos softwares AAA (Articulate Assistant Advanced) e Ultra-CATS (The Ultrasonographic Contour Analyzer for Tongue Surfaces). Três índices ultrassonográficos (US) foram utilizados para análise de dados: índice de anterioridade (IA), média global (MG) e índice de anterioridade relativa (IAR). Os dados foram submetidos à análise estatística. Resultados A ANOVA mostrou efeito significante para os índices IAR e MG, sendo que o IAR diferenciou os fonemas quanto ao ponto (alveolar, pré-palatal, palatal e velar) e modo de articulação (fricativa, nasal e oclusiva) e o MG diferenciou os fonemas somente quanto ao ponto de articulação (alveolar, pré-palatal e velar). Conclusão Não houve um único índice US que pudesse diferenciar todos os pontos e modos de articulação simultaneamente. A aplicação clínica para análise das alterações da produção da fala requer o uso de pelo menos dois índices ultrassonográficos: um para distinguir ponto e outro para distinguir o modo de articulação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The aim of this study was to characterize the ultrasonographic pattern of tongue movement in 14 consonant phonemes of Brazilian Portuguese (BP), seeking to identify and describe ultrasonographic parameters that could grasp the difference of manner and place of articulation among these phonemes. Methods We selected 20 individuals with typical speech production, aged between 20-30 years of both genders. The selected stimuli included the 14 lingual consonant BP phonemes in the intervocalic context of [a]. Data were collected and analyzed with the use of ultrasound, and the AAA (Articulate Assistant Advanced) and the Ultra-CATS (The Ultrasonographic Contour Analyzer for Tongue Surfaces) softwares. Three ultrasound parameters were used for data analysis: anteriority index (AI), global average of tongue height (GA) and relative anteriority index (RAI). Data were statistically analyzed. Results ANOVA showed a significant effect on the parameters and the RAI differentiated phonemes as the place (alveolar, pre-palatal, palatal and velar) and manner of articulation (fricative, nasal and occlusive); GA differentiate phonemes only as the place of articulation (alveolar, pre-palatal and velar). Conclusion There was no single US parameter that could differentiate place and manner of articulation simultaneously. The clinical application for analysis of speech production disorders require the use of at least two ultrasound parameters: one to distinguish the place and another to distinguish the articulation manner.
  • Cortical maturation of long latency auditory evoked potentials in hearing children: the complex P1-N1-P2-N2 Original Article

    Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Carvalho, Ana Claudia Martinho de; Matas, Carla Gentile

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi monitorar o surgimento e as mudanças nos componentes dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) em crianças com audição normal. Método Estudo longitudinal com crianças de ambos os gêneros, sendo: sete crianças com idade entre 10 e 35 meses, e oito crianças com idade entre 37 e 63 meses. A avaliação eletrofisiológica da audição consistiu na análise dos PEALL obtidos em campo sonoro com as caixas posicionadas a 90° azimute, por meio da sílaba /ba/ na intensidade de 70 dBnNA. Cada criança passou por uma avaliação inicial seguida por duas reavaliações após três e nove meses. Resultados Foi observado surgimento dos componentes dos PEALL ao longo dos nove meses de acompanhamento, sendo os componentes P1 e N2 os mais frequentes em crianças desta faixa etária. Não houve diferença estatística no que diz respeito à ocorrência dos componentes P1, N1, P2 e N2 entre as crianças mais novas ou mais velhas. No que tange aos valores de latência, as maiores diferenças ao longo dos nove meses foram observadas no componente P1 para as crianças mais novas e para o componente N2 para as crianças mais velhas. Somente o componente P1 apresentou diferença estatisticamente significante entre os grupos, sendo que foram observados maiores valores de latência entre as crianças mais novas. Conclusão A maturação dos PEALL ocorre gradualmente e o surgimento dos componentes do complexo parece estar mais relacionado à maturação do sistema nervoso auditivo central do que à idade cronológica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to monitor the emergence and changes to the components of the Long Latency Auditory Evoked Potentials (LLAEP) in normal hearing children. Methods This longitudinal study included children of both genders: seven aged between 10 and 35 months, and eight children between 37 and 63 months. The electrophysiological hearing evaluation consisted of analysis of LLAEP obtained in a sound field generated with loudspeakers positioned at an azimuth of 90°, through which the syllable /ba/ was played at an intensity of 70 dB HL. Each child underwent an initial evaluation followed by two re-evaluations three and nine months later. Results The emergence of LLAEP components across the nine-month follow-up period was observed. P1 and N2 were the most common components in children of this age range. There was no statistically significant difference regarding the occurrence of P1, N1, P2, and N2 components amongst younger and older children. Regarding latency values, the greatest changes overtime were observed in the P1 component for younger children and in the N2 component for older children. Only the P1 component significantly differed between the groups, with the highest latency values observed in younger children. Conclusion LLAEP maturation occurs gradually and the emergence of complex components appears to be related more to the maturation of the central auditory nervous system than to chronological age.
  • Group climate in the voice therapy of patients with Parkinson’s Disease Original Article

    Diaféria, Giovana; Madazio, Glaucya; Pacheco, Claudia; Takaki, Patricia Barbarini; Behlau, Mara

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Verificar impacto de estratégias de coaching e de dinâmica dos grupos na voz, fala, comunicação e clima do grupo de pacientes com DP. Método Participaram 16 indivíduos com disartria leve a moderada por DP, divididos em: GC (8 pacientes), terapia tradicional (12 sessões mais 4 de reforço), e GE (8 pacientes), terapia tradicional (12 sessões) acrescida de 4 sessões de estratégias de coaching de dinâmica dos grupos. Foi aplicado questionário Vivendo com Disartria - VcD, além de autoavaliação da voz, fala e comunicação e análise perceptivo-auditiva da voz, nos momentos: pré-terapia, pós-terapia tradicional (pós 1) e pós-reforço/estratégias de coaching (pós 2); no pós 1 e 2 foi aplicado o Questionário Clima de Grupo - QCG. Resultados GC e GE apresentaram melhores escores do VcD, comparando pré com pós 1 e pós 2. A autoavaliação da voz foi melhor no GE, comparando pré com pós 2 e pós 1 com pós 2, de regular para muito boa; ambos apresentaram melhora na autoavaliação da comunicação. A análise perceptivo-auditiva foi diferente entre os grupos no pós 1, com vozes melhores no GE. Sem diferença em QCG; contudo, GE apresentou menor evitação no pós 2. Conclusão Pacientes apresentaram melhor autoavaliação da voz, fala e comunicação nas duas modalidades de terapia; GE mostrou redução na evitação, tornando o ambiente mais colaborativo e propício para a terapia fonoaudiológica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To verify the impact that group dynamics and coaching strategies have on the PD patients voice, speech and communication, as well as the group climate. Methods 16 individuals with mild to moderate dysarthria due to the PD were divided into two groups: the CG (8 patients), submitted to traditional therapy with 12 regular therapy sessions plus 4 additional support sessions; and the EG (8 patients), submitted to traditional therapy with 12 regular therapy sessions plus 4 sessions with group dynamics and coaching strategies. The Living with Dysarthria questionnaire (LwD), the self-evaluation of voice, speech and communication, and the perceptual-auditory analysis of the vocal quality were assess in 3 moments: pre-traditional therapy (pre); post-traditional therapy (post 1); and post support sessions/coaching strategies (post 2); in post 1 and post 2 moments, the Group Climate Questionnaire (GCQ) was also applied. Results CG and EG showed an improvement in the LwD from pre to post 1 and post 2 moments. Voice self-evaluation was better for the EG - when pre was compared with post 2 and when post 1 was compared with post 2 - ranging from regular to very good; both groups presented improvement in the communication self-evaluation. The perceptual-auditory evaluation of the vocal quality was better for the EG in the post 1 moment. No difference was found for the GCQ; however, the EG presented lower avoidance scores in post 2. Conclusion All patients showed improvement in the voice, speech and communication self-evaluation; EG showed lower avoidance scores, creating a more collaborative and propitious environment for speech therapy.
  • Language in Frontotemporal Dementia: an analysis in light of Enunciative-Discursive Neurolinguistics Case Report

    Ucedo, Daniel de Martino; Santos, Karoline Pimentel dos; Santana, Ana Paula de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo de caso objetiva analisar longitudinalmente a fala espontânea de um indivíduo com Demência Frontotemporal (DFT). Para isto, foram transcritos e analisados quatro episódios de terapia fonoaudiológica de um indivíduo com DFT entre 2012 e 2014 à luz da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva. A análise evidenciou, ao longo da progressão da DFT, as diferentes estratégias semióticas utilizadas pelo indivíduo, como o uso discursivo da repetição e do gesto, bem como o lugar de importância do interlocutor para a promoção do fazer-dizer do indivíduo. Nesse sentido, conclui-se que o reconhecimento, na interlocução, das estratégias utilizadas pelo indivíduo em favor de sua posição de falante é o que viabiliza e legitima esta posição.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this case study was to perform a cross-sectional analysis of spontaneous speech of a patient with Frontotemporal Dementia (FTD). For this purpose, four speech and language therapy episodes, from 2012 to 2014, were selected, transcribed and analyzed in light of Enunciative-Discursive Neurolinguistics. The analysis showed, as the patient’s FTD status progressed, that he used different semiotic strategies, e.g., use of repetition and gesture during speech production. It also highlighted the importance of the interlocutor’s role of prompting the patient to express verbal meaning. Thus, it can be concluded that the recognition of the strategies used by the patient in favor of his role as a speaker, during interactions, is what enables and legitimates his role.
  • Relation between arithmetic performance and phonological working memory in children Brief Communication

    Silva, Kelly da; Zuanetti, Patrícia Aparecida; Borcat, Vanessa Trombini Ribeiro; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso; Kuroishi, Rita Cristina Sadako; Domenis, Daniele Ramos; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Objetivo Comparar os resultados da Memória de Trabalho - Alça Fonológica (MTAF) em crianças com dificuldades específicas em aritmética. Método O estudo foi realizado com 30 crianças, com idade entre sete e nove anos que frequentavam a segunda ou terceira série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Foram excluídas da pesquisa as crianças com sinais sugestivos de perda auditiva, alterações neurológicas, baixo desempenho na prova de compreensão leitora ou em acompanhamento fonoaudiológico. As crianças incluídas na pesquisa foram submetidas ao subteste de aritmética do Teste de Desempenho Escolar para divisão em dois grupos (G1 e G2). O G1 foi composto por crianças com baixo desempenho em aritmética e o G2, por crianças com desempenho médio/superior em aritmética. Todas as crianças foram submetidas à avaliação da MTAF por meio da prova de repetição de palavras sem significado. Para análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney, considerados significativos os valores de p-valor <0,05. Resultados Participaram do estudo 20 meninas e 10 meninos, com idade média de 8,7 anos. O G1 foi composto por 17 crianças e o G2, por 13 crianças. Houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos estudados para a repetição de palavras sem significado com três e quatro sílabas, com pior desempenho para o G1. Conclusão Os resultados deste estudo fornecem suporte para a hipótese de que a alteração na MTAF está relacionada com dificuldades em aritméticas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Purpose To compare the results of Loop Phonological Working Memory (LPWM) in children without global learning alterations, with lower and average/higher arithmetic performance. Methods The study was conducted with 30 children, between the ages of seven and nine years old, who attended the second or third grade of elementary school in the public network. Exclusion criteria were children with suggestive signs of hearing loss, neurological disorders, poor performance in the reading comprehension test or in speech therapy. The children included in the study were submitted to the subtest of arithmetic of Academic Achievement Test for division into two groups (G1 and G2). The G1 was composed of children with low performance in arithmetic and G2 for children with average/higher performance in arithmetic. All children were submitted to PWM assessment through the repetition of pseudowords test. Statistical analysis was performed using the Mann-Whitney test and a p-value <0.05 was considered significant. Results The study included 20 girls and 10 boys, mean age 8.7 years. The G1 was composed of 17 children and G2 of 13 children. There was a statistically significant difference between the groups studied for the repetition of pseudowords with three and four syllables. Conclusion The results of this study provide support for the hypothesis that changes in phonological working memory are related to difficulties in arithmetic tests.
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