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CoDAS, Volume: 30, Número: 2, Publicado: 2018
  • Comunicação científica efetiva: reflexões e dicas Carta Ao Editor

    Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Rech, Rafaela Soares
  • Análise do perfil linguístico na síndrome de down com o uso da bateria arizona para desordens de comunicação em demência – estudo piloto Original Article

    Carvalho, Cláudia Lopes; Belan, Ariella Fornachari Ribeiro; Castro, Leila Regina de; Radanovic, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o perfil linguístico de adultos e idosos com Síndrome de Down (SD) através da Bateria Arizona para Desordens da Comunicação em Demência (ABCD). Método Foram avaliados trinta indivíduos adultos e idosos com SD, através da bateria cognitiva MoCA, 4 escalas funcionais (Pfeffer, Lawton-IADL, Katz-IADL e IQCODE), e a bateria ABCD, que avalia os domínios Estado Mental, Memória Episódica, Expressão Linguística, Compreensão Linguística e Construção Visuoespacial. Os escores obtidos pelos indivíduos na ABCD foram correlacionados aos obtidos na escala Lawton-IADL. Resultados Os indivíduos com SD apresentaram desempenho bastante inferior ao de adultos e idosos cognitivamente normais descrito na literatura brasileira. Na ausência de estudos semelhantes em nosso meio, comparamos os resultados aos de idosos com Doença de Alzheimer (DA), verificando que o desempenho da população com SD é equiparável ao de indivíduos com DA, embora os primeiros apresentem melhores escores em provas de memória episódica imediata. Houve correlação positiva significante entre os escores obtidos na escala Lawton-IADL e os escores dos construtos Estado Mental, Memória Episódica, Compreensão Linguística e Total da ABCD. Conclusão A bateria ABCD é um instrumento útil na avaliação de adultos e idosos com SD e o desempenho dos indivíduos nesta bateria apresenta correlação com índices de funcionalidade. Este estudo é pioneiro em nosso meio e mostra a necessidade de melhor caracterização das habilidades linguísticas de indivíduos com SD, a fim de permitir a elaboração de estratégias de estímulo de suas habilidades comunicativas a fim de proporcionar maior inserção social desta população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the linguistic profile of adults and elderly with Down Syndrome (DS) using the Arizona Battery for Communication Disorders of Dementia (ABCD). Methods Thirty adult individuals with DS were evaluated through the MoCA cognitive battery, four functional scales (Pfeffer, Lawton-IADL, Katz-IADL and IQCODE) and the ABCD battery, which evaluates Mental State, Episodic Memory, Linguistic Expression, Linguistic Comprehension and Visuospatial Construction. The scores obtained by the individuals in the ABCD were correlated to those obtained on the Lawton-IADL scale. Results Individuals with DS had significantly lower performance than cognitively normal adults and elderly as described in Brazilian studies. Due to the lack of similar studies in our country, we compared our results to those of elderly with Alzheimer's Disease (AD), verifying that the performance of the DS population is similar to that of AD patients, although the former presented better scores on episodic immediate memory tests. There was a significant positive correlation between the scores obtained in the Lawton-IADL and those on the constructs Mental State, Episodic Memory, Linguistic Comprehension and Total ABCD. Conclusion The ABCD battery is a useful tool in the evaluation of adults and elderly with DS and the performance of individuals in this battery correlates with indices of functionality. This is a pioneer study in Brazil, and it points to the need for a better characterization of the linguistic abilities of individuals with DS, in order to allow the elaboration of strategies that stimulate their communicative abilities as to promote greater social insertion for this population.
  • Padrões silábicos no desenvolvimento fonológico típico e atípico: análise ultrassonográfica Artigo Original

    Vassoler, Aline Mara de Oliveira; Berti, Larissa Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O presente estudo busca comparar, por meio da ultrassonografia de língua, a produção de padrões silábicos do tipo CCV e CV realizados por crianças brasileiras com desenvolvimento fonológico típico e atípico. Método Dez crianças (cinco com desenvolvimento fonológico típico e cinco atípico) gravaram nove pares de palavras das sílabas: CCV e CV. As imagens e os áudios foram capturados simultaneamente pelo programa Articulate Assistant Advanced. Os dados foram submetidos à análise oitiva e à análise articulatória ultrassonográfica (área entre a ponta e a lâmina da língua). As medidas de área foram submetidas à ANOVA de medidas repetidas. Resultados Para os valores de área, a ANOVA mostrou um efeito significativo para a condição clínica das crianças (típica e atípica) (F(1,8)=172,48, p>0,000). As crianças atípicas (CAs) apresentaram, em ambos os padrões silábicos (CCV e CV), valores superiores da área entre a ponta e a lâmina da língua. Com relação aos padrões silábicos analisados, o teste estatístico não mostrou nenhum efeito significante (F(1,8)=0,19, p>0,658). Conclusão O uso de maior área de língua por parte das crianças com desenvolvimento fonológico atípico sugere a não diferenciação dos gestos de ponta e do corpo anterior da língua na produção de CV e CCV.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective The present study aims to compare the production of syllabic patterns of the CVC and CV types performed by Brazilian children with typical and atypical phonological development through ultrasonography of tongue. Methods Ten children (five with typical and with five atypical phonological development) recorded nine pairs of words from the syllables: CCV and CV. The images and audios were captured simultaneously by the Articulate Assistant Advanced software. The data were submitted to perceptive analysis and ultrasonographic articulatory analysis (the area between the tip and the blade of the tongue). The area measurements were submitted to one-way repeated measures ANOVA. Results ANOVA demonstrated a significant effect for the clinical condition (typical and atypical), (F (1.8) = 172.48, p> 0.000) forthe area measurements. In both syllabic patterns (CCV and CV) the atypical children showed greater values ​​of the area between the tip and the blade of the tongue. Regarding the syllabic patterns analyzed, the statistical test showed no significant effect (F (1.8)=0.19, p>0.658). Conclusion The use of a greater area of ​​the tongue by children with atypical phonological development suggests the non-differentiation of the tip and the anterior body gestures of the tongue in the production of CV and CCV.
  • Risco vocal em pastores: quantidade de fala, intensidade vocal e conhecimentos sobre saúde e higiene vocal Artigo Original

    Lobo, Bárbara Pereira Lopes; Madazio, Glaucya Maria Vicente; Badaró, Flávia Azevedo Righi; Behlau, Mara Suzana

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo do estudo foi investigar o conhecimento de pastores religiosos sobre aspectos de saúde e higiene vocal e avaliar a quantidade de fala e a intensidade da voz autorrelatadas, tanto nas atividades de uso laboral, quanto extralaboral, para se compreender a possibilidade de risco vocal nestes profissionais. Método Foram avaliados 50 pastores, do gênero masculino, com idade entre 22 e 73 anos. Após o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, todos responderam a dois questionários de autoavaliação vocal, a saber: Questionário de Saúde e Higiene Vocal e Quantidade de Fala e Intensidade Vocal. Os resultados foram submetidos à análise estatística. Resultados Os pastores apresentaram escores satisfatórios no Questionário de Saúde e Higiene Vocal, porém a quantidade de fala e a intensidade vocal mostraram-se elevadas na situação laboral, quando comparadas à extralaboral. As variáveis tempo de carreira pastoral, quantidade de fala e intensidade de voz extralaborais também estiveram associadas ao conhecimento sobre saúde e higiene vocal. Conclusão Os pastores mostraram bom conhecimento sobre saúde e higiene vocal e podem ser considerados como uma população de elevado risco vocal devido ao uso de grande quantidade de fala e intensidade da voz no ambiente laboral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The objective of this study was to investigate the knowledge of preachers about aspects of vocal health and hygiene and evaluate talkativeness and vocal loudness self-perceived during labor and extra-labor situations aiming to understand the possibility of vocal risk in these professionals. Methods Fifty male preachers aged 22 to 73 years were evaluated. They responded to two self-assessment questionnaires on vocal health and hygiene and talkativeness and vocal loudness. The results were submitted to statistical analysis. Results The preachers presented satisfactory scores in the Vocal Health and Hygiene Questionnaire; however, their scores in the Scale of Vocal Loudness and Talkativeness were lower in the labor situation compared with the extra-labor situations. The variables length of professional experience as a preacher and extra-labor talkativeness and vocal loudness were also associated with knowledge about vocal health and hygiene. Conclusion Preachers show good knowledge about vocal health and hygiene but are at high risk of vocal disorders due to excessive use of talkativeness and vocal loudness in the work environment.
  • Aplicação de uma prova brasileira de vocabulário expressivo em crianças falantes do Português Europeu Artigo Original

    Cáceres-Assenço, Ana Manhani; Ferreira, Sandra Cristina Araújo; Santos, Anabela Cruz; Befi-Lopes, Debora Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar o desempenho de crianças falantes do Português Europeu em prova brasileira de vocabulário expressivo, buscando apontar se existem diferenças entre as faixas etárias e o gênero, além de verificar sua aplicabilidade nesta população. Método a amostra foi constituída de 150 crianças em desenvolvimento típico, de ambos os gêneros, com idade entre 5 e 6 anos. Todas frequentavam escolas de ensino públicas na região norte de Portugal. Para avaliação do desempenho semântico, foi utilizada a prova do vocabulário expressivo do teste de linguagem infantil – ABFW, considerando a porcentagem de designações verbais usuais e a classificação (adequado / inadequado) de acordo com os valores de referência brasileiros. Resultados o desempenho das crianças portuguesas indicou que aos 6 anos elas têm maior porcentagem de acertos no vocabulário expressivo. Quanto ao gênero, houve apenas diferenças pontuais: as meninas demonstraram maior domínio nos campos semânticos vestuário (em ambas as idades) e móveis e utensílios (aos 5 anos), já os meninos demonstraram maior domínio no campo semântico meios de transporte (6 anos). Com relação à classificação, não houve diferença entre as faixas etárias no desempenho geral, apenas o campo semântico formas e cores teve mais indivíduos de 6 anos com desempenho inadequado. Conclusão os valores de referência adotados na população brasileira para classificação do desempenho indicaram que mais de 80% das crianças de cada faixa etária poderiam ser classificadas com desempenho adequado, o que sugere que tal prova possua potencial como instrumento de avaliação quantitativa do vocabulário em Português Europeu nesta faixa etária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective to investigate the performance of European Portuguese children in a Brazilian test of expressive vocabulary, seeking to identify differences between age groups and gender, and to verify its applicability in this population. Methods the sample consisted of 150 typical developed children, of both genders, between the ages of 5 and 6. All children attended public schools in the north area of Portugal. To assess the semantic performance, the expressive vocabulary sub-test of the language test (ABFW) was used, considering the percentage of usual verbal assignments and the classification (adequate/inadequate) according to the Brazilian reference values. Results the performance of the European Portuguese children indicated that at age 6 they have a higher percentage of correct answers in expressive vocabulary. As for the gender, there were only occasional differences: the girls showed a greater dominance in the semantic fields of clothing (both ages) and furniture and utensils (at age 5), whereas the boys showed more dominance in the semantic field means of transportation (6 years). Regarding classification, there was no difference between age groups in overall performance. Only the semantic field shapes and colors had more individuals of 6 years with inadequate performance. Conclusion the reference values adopted in the Brazilian population for semantic performance indicated that more than 80% of the children of each age group could have their performance classified as adequate. Such evidence suggests that this tool shows potential as an instrument of quantitative vocabulary’s assessment of 5 and 6-years old children in European Portuguese.
  • Tarefa de discriminação de fala com pseudopalavras Artigo Original

    Appezzato, Mariana Martins; Hackerott, Maria Mercedes Saraiva; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar uma lista de pseudopalavras em Português Brasileiro para avaliação da habilidade de discriminação auditiva de sons da fala e investigar a consistência interna dos itens de teste e o efeito do ano escolar sobre o desempenho na discriminação. Método Participaram 60 escolares de 3º (N=14), 4º (N=24) e 5º anos (N=22) do Ensino Fundamental (60% meninas) entre 8 anos e 2 meses e 11 anos e 8 meses (99 a 136 meses; M=120,05; DP=10,26), com média de rendimento escolar=7,21 pontos (DP=1,23; mínimo 5,0; máximo 10). Elaboraram-se 48 pares mínimos de pseudopalavras, com estrutura do Português Brasileiro e oponência de apenas um fonema. As repostas dos participantes (se os elementos dos pares eram iguais ou diferentes) foram anotadas e analisadas. Calculou-se o Coeficiente Alfa de Cronbach, o Coeficiente de Correlação de Spearman e o Teste de Bonferroni, com nível de significância de 0,05. Resultados A análise da consistência interna indicou a retirada de 20 pares. Vinte e oito resultantes mostraram boa consistência interna (α=0,84). O máximo de respostas corretas de discriminação dos estudantes foi 34, o mínimo = 16, a média = 30,79 (DP = 3,68). Não foram observadas correlações entre a idade, a nota e o desempenho em discriminação; tampouco foram apontadas diferenças de desempenho entre os anos escolares. Conclusão Grande parte dos itens propostos para avaliação da discriminação auditiva dos sons da fala mostrou boa consistência interna em relação à tarefa. Não foi observada melhora da capacidade de discriminação auditiva dos sons da fala quanto mais velha a criança ou mais adiantado o ano escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Prepare a list of pseudowords in Brazilian Portuguese to assess the auditory discrimination ability of schoolchildren and investigate the internal consistency of test items and the effect of school grade on discrimination performance. Methods Study participants were 60 schoolchildren (60% female) enrolled in the 3rd (n=14), 4th (n=24) and 5th (n=22) grades of an elementary school in the city of Sao Paulo, Brazil, aged between eight years and two months and 11 years and eight months (99 to 136 months; mean=120.05; SD=10.26), with average school performance score of 7.21 (minimum 5.0; maximum 10; SD=1.23). Forty-eight minimal pairs of Brazilian Portuguese pseudowords distinguished by a single phoneme were prepared. The participants' responses (whether the elements of the pairs were the same or different) were noted and analyzed. The data were analyzed using the Cronbach's Alpha Coefficient, Spearman's Correlation Coefficient, and Bonferroni Post-hoc Test at significance level of 0.05. Results Internal consistency analysis indicated the deletion of 20 pairs. The 28 items with results showed good internal consistency (α=0.84). The maximum and minimum scores of correct discrimination responses were 34 and 16, respectively (mean=30.79; SD=3.68). No correlation was observed between age, school performance, and discrimination performance, and no difference between school grades was found. Conclusion Most of the items proposed for assessing the auditory discrimination of speech sounds showed good internal consistency in relation to the task. Age and school grade did not improve the auditory discrimination of speech sounds.
  • Tempo de transição alimentar na técnica sonda-peito em recém-nascidos baixo peso do Método Canguru Artigo Original

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Ramos, Blenda Karen Batista; Bomfim, Déborah Letticia Santana Santos; Alvelos, Conceição Lima; Silva, Talita Cardoso da; Barreto, Ikaro Daniel de Carvalho; Santos, Felipe Batista; Gurgel, Ricardo Queiroz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o tempo despendido na transição da alimentação por gavagem para via oral exclusiva, na técnica sonda-peito, comparando RNs baixo peso, considerando suas intercorrências clínicas/médicas, submetidos ao peito exclusivo com aqueles que, além do peito, receberam complemento por copo/mamadeira. Método Estudo de coorte, analítico e longitudinal, com 165 RNs, divididos quanto à gravidade de intercorrências clínicas (G1 e G2) e quanto à via de dieta (A e B). Todos RNs eram baixo peso, do Método Canguru, estimulados no peito, conforme prescrição médica e rotina hospitalar. Pertenciam ao subgrupo A: RNs estimulados exclusivamente no peito, que mantiveram peito exclusivo no momento da alta, e ao subgrupo B: RNs que utilizaram copo/mamadeira em algum momento da internação hospitalar em complementação ao peito. Foi registrado o número de dias que o RN permaneceu em cada etapa da transição. Resultados O histórico de intercorrências médicas influenciou significativamente o tempo total de transição. Subgrupos G1-A (10 dias), G1-B (9 dias) e G2-A (12 dias), quando comparados ao grupo G2-B(16 dias), evidenciaram maior chance de alta antecipada. Conclusão RNs sem intercorrências clínicas importantes apresentaram chance de alta mais breve. RNs com intercorrências clínicas, que fizeram a transição da gavagem exclusivamente no peito, tiveram tempo de transição menor que aqueles que utilizaram complementação por copo/mamadeira. A transição alimentar pela técnica sonda-peito é importante para ser preconizada na atuação fonoaudiológica em Neonatologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Measure the intervention time required for transition from gavage to exclusive oral feeding, comparing newborns exposed exclusively to the mother’s breast with those who, in addition to breastfeeding, received supplementation using a cup or baby bottle. Methods Analytical, longitudinal, cohort study conducted with 165 newborns (NB) divided into groups according to severity of medical complications (G1-with no complications; G2-with significant complications), and into subgroups according to feeding mechanism (A and B). All NBs were low birth weight, on Kangaroo Mother Care, and breast stimulated according to medical prescription and hospital routine. Regarding feeding pattern, subgroup A comprised NBs exclusively breastfed at hospital discharge, whereas subgroup B was composed of NBs fed through cup/bottle at some time during hospitalization. The number of days spent in each stage of transition was recorded for each NB. Results History of clinical complications significantly influenced total intervention time. Study participants in subgroups G1-A (10 days), G1-B (9 days), and G2-A (12 days) displayed greater chances of early discharge compared with those in subgroup G2-B (16 days). Conclusion NBs with no important history of clinical complications displayed greater chances of early hospital discharge. NBs with significant history of clinical complications that underwent gavage to exclusive breastfeeding transition presented smaller intervention time than those that required supplementation using cup/bottle. Feeding transition using the gavage-to-exclusive oral feeding technique is recommended for Speech-language Pathology practice in Neonatology.
  • Letramento em saúde e autopercepção de saúde em adultos usuários da atenção primária Artigo Original

    Marques, Suzana Raquel Lopes; Escarce, Andrezza Gonzalez; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre o letramento em saúde, determinantes sociais e autopercepção da saúde em adultos usuários da Atenção Primária à Saúde. Método Estudo observacional analítico transversal no qual foram entrevistados 380 usuários do Sistema Único de Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde. A amostra foi probabilística, estratificada por gênero, faixa etária e Unidade Básica de Saúde. O letramento em saúde foi avaliado por meio de instrumento de análise da percepção de adultos sobre o entendimento de orientações em saúde e possíveis dificuldades nesse processo (Escala de Letramento em Saúde). Foram realizadas análises descritivas e de associação (teste Qui quadrado de Pearson, p≤0,05). Resultados Verificou-se que a maioria dos entrevistados pertence às classes C1 e C2 e cursou o ensino médio. Quanto à autopercepção da saúde, considerar-se saudável e com boa saúde foram as percepções predominantes. Na Escala de Letramento em Saúde, verificou-se que a maior parte dos usuários relatou nunca apresentar dificuldades nas situações desse instrumento, exceto compreensão de orientações por escrito. Observou-se associação com significância estatística da melhor percepção de letramento em saúde com maior escolaridade e classificação econômica, bem como com a autopercepção da saúde boa. Conclusão Houve associação estatística entre letramento em saúde, determinantes sociais e autopercepção da saúde nos adultos avaliados. Ressalta-se a contribuição da Escala de letramento em saúde por enfatizar a percepção de dificuldades nas situações cotidianas da saúde. Faz-se necessário desenvolver relações dialógicas que construam processos comunicativos robustos entre equipe e usuário para favorecer as habilidades de letramento em saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between health literacy, social determinants and self-rated health in adult’s primary health care patients. Methods this is an Observational cross-sectional study in which a total of 380 patients of the Unified Health System in the context of primary health care were interviewed. The sample was probabilistic, stratified by gender, age, and Basic Health Unit. Health literacy was evaluated by an instrument of analysis of the perception of adults about the understanding of health orientations and possible difficulties in this process (Health Literacy Scale). Descriptive and association analyses were performed (Pearson’s chi-square test, p≤0.05). Results It was verified that the majority of the interviewees belongs to classes C1 and C2 and attended high school (complete or incomplete). Regarding self-rated health, to be considered healthy and with good health were the predominant perceptions. In the Health Literacy Scale, it was verified that most patients reported never presenting difficulties in the situations of this instrument, except understanding written orientations. It was observed the association with a statistical significance of the better perception of health literacy with higher educational level and economic classification, as well as with self-rated of good health. Conclusion There was a statistical association between health literacy, social determinants, and self-rated health in the analyzed adults. It is noteworthy the contribution of the Health Literacy Scale for emphasizing the perception of difficulties in everyday health situations. It is necessary to develop dialogic relationships that build more robust communication processes between professionals and healthcare patients to favor health literacy skills.
  • Potenciais evocados auditivos de curta e longa latência em indivíduos com disfunção vestibular Artigo Original

    Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos; Bruckmann, Mirtes; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a via auditiva em nível de tronco encefálico e cortical em indivíduos com disfunção vestibular periférica. Método Participaram do estudo 19 indivíduos, com idade entre 20 e 80 anos que possuíam exames vestibulares sugestivos de Disfunção Vestibular Periférica Deficitária (DVPD) ou Disfunção Vestibular (DV). Os participantes realizaram avaliação da via auditiva por meio dos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (curta latência) e dos potenciais P1, N1, P2, N2 e P300 (longa latência). Resultados Nove indivíduos apresentaram diagnóstico de Disfunção Vestibular e 10 de Disfunção Vestibular Periférica Deficitária. A média geral dos potenciais de longa latência dos participantes ficou dentro da normalidade e no de curta latência houve uma média aumentada na latência das ondas III e V da orelha esquerda, bem como no intervalo interpico I-III de ambas as orelhas. Ao relacionar os potenciais auditivos com DV e DVPD, houve significância estatística apenas no intervalo interpico III-V no potencial de curta latência da orelha direita. Ao comparar longa e curta latência nos grupos, houve diferenças nas latências entre DV e DVPD, sem significância estatística. Conclusão Não houve relação significativa de DV e DVPD com os potenciais auditivos, porém, nos potenciais de longa latência, os indivíduos com Disfunção Vestibular apresentaram maior latência em P1, N1, P2, N2 e os indivíduos com Disfunção Vestibular Periférica Deficitária, maior latência no P300. No potencial de curta latência, houve um aumento nas latências absolutas no grupo Disfunção Vestibular e nos intervalos interpicos em Disfunção Vestibular Periférica Deficitária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Evaluate the auditory pathway at the brainstem and cortical levels in individuals with peripheral vestibular dysfunction. Methods The study sample was composed 19 individuals aged 20-80 years that presented exam results suggestive of Peripheral Vestibular Disorder (PVD) or Vestibular Dysfunction (VD). Participants underwent evaluation of the auditory pathway through Brainstem Auditory Evoked Potentials (BAEP) (short latency) and P1, N1, P2, N2, and P300 cortical potentials (long latency). Results Nine individuals presented diagnosis of VD and 10 participants were diagnosed with PVD. The overall average of the long latency potentials of the participants was within the normal range, whereas an increased mean was observed in the short latency of waves III and V of the left ear, as well as in the I – III interpeak interval of both ears. Association of the auditory potentials with VD and PVD showed statistically significant correlation only in the III – V interpeak interval of the right ear for short latency. Comparison between the long and short latencies in the groups showed differences between VD and PVD, but without statistical significance. Conclusion No statistically significant correlation was observed between VD/PVD and the auditory evoked potentials; however, for the long latency potentials, individuals with VD presented higher latency in P1, N1, P2, and N2, where as participants with PVD showed higher latency in P300. In the short latency potentials, there was an increase in the absolute latencies in the VD group and in the interpeak intervals in the PVD group.
  • Desempenho de crianças com distúrbios dos sons da fala no instrumento "Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala" Artigo Original

    Keske-Soares, Marcia; Uberti, Letícia Bitencourt; Gubiani, Marieli Barichello; Gubiani, Marileda Barichello; Ceron, Marizete Ilha; Pagliarin, Karina Carlesso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Comparar o desempenho das crianças com aquisição de fala típica, desvio fonológico e com apraxia de fala na infância nas variáveis precisão de produção e consistência do instrumento “Avaliação dinâmica das habilidades motoras da fala” (DEMSS-BR). Método A amostra foi constituída por 18 crianças com idades entre 4 anos e 6 meses a 5 anos e 8 meses, de ambos os gêneros, divididas em três grupos: seis com aquisição típica de fala, seis com desvio fonológico e seis com apraxia de fala na infância. Todas foram avaliadas por meio do instrumento DEMSS-BR, e o desempenho foi observado a partir da análise das variáveis de precisão da produção e consistência da fala. Para comparação do desempenho entre grupos utilizou-se o teste U de Mann-Whitney. Resultados O grupo com apraxia de fala na infância apresentou desempenho inferior nas variáveis de precisão da produção e consistência da fala quando comparado aos demais grupos. Conclusão O grupo com apraxia de fala na infância apresentou pior desempenho no DEMSS-BR quando comparado aos de crianças típicas e com desvio fonológico. Desta forma, foi possível constatar que o DEMSS-BR auxilia no diagnóstico diferencial de crianças com distúrbios dos sons da fala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare performance between children with typical speech acquisition, phonological disorders, and childhood apraxia of speech for the variables overall articulatory accuracy and consistency of the Dynamic Evaluation of Motor Speech Skill - Brazilian Portuguese version (DEMSS-BR). Methods Study participants were 18 children of both genders aged 4 years and 6 months to 5 years and 8 months. The sample was divided into three groups: six children with typical speech acquisition (TSA), six children with phonological disorder (PD), and six individuals with childhood apraxia of speech (CAS). All participants were submitted to the DEMSS-BR and had their subscores of speech accuracy and consistency measured. Performance comparison between the groups was statistically evaluated using the Mann-Whitney U Test. Results Participants in the group with CAS presented poorer performance for the variables overall articulatory accuracy and consistency compared with those of participants in the other two groups. Conclusion The group of children with childhood apraxia of speech presented poorer performance on the DEMSS-BR compared with those of the groups with typical speech acquisition and phonological disorders. The study demonstrated that the DEMSS-BR assists with differential diagnosis of children with speech sound disorders.
  • Correlação da desvantagem vocal e qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de laringe submetidos à quimiorradioterapia Artigo Original

    Rosa, Maria Eduarda da; Mituuti, Cláudia Tiemi; Ghirardi, Ana Carolina de Assis Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a correlação entre desvantagem vocal e a qualidade de vida em deglutição de indivíduos que foram submetidos ao tratamento quimiorradioterápico para câncer de laringe. Método Estudo transversal, observacional e quantitativo do qual participaram 14 indivíduos do gênero masculino diagnosticados com câncer de laringe, que, para tratamento, fizeram uso exclusivo de quimiorradioterapia. Aplicaram-se os instrumentos Índice de Desvantagem Vocal e Protocolo de Qualidade de Vida em Deglutição SWAL-QoL. Fez-se análise descritiva e, em seguida, aplicou-se o teste de Correlação de Spearman para verificar se havia correlação entre os escores dos instrumentos aplicados. Foram considerados estatisticamente significativos os valores de p ≤ 0,05. Resultados Não houve correlação significativa entre os domínios total do IDV e global do SWAl-QoL, porém houve correlação significante entre os domínios “Funcional” do IDV e os domínios “Fadiga” e “Social” do Swal-Qol; domínio “Orgânico” do IDV com o domínio “Social” do SWAL-QoL; escore total do IDV, com o domínio de “Deglutição como um fardo” do SWAL-QoL. Além disso, foi possível observar que o tratamento quimiorradioterápico ocasionou maior impacto em relação à voz do que em relação à deglutição para os pacientes estudados. Conclusão Os dados demonstraram correlação significante entre a desvantagem vocal e o impacto da qualidade de vida em deglutição de pacientes com câncer de laringe submetidos à quimiorradioterapia, podendo afetar seu estado emocional e sua socialização, piorando assim, sua qualidade de vida de modo geral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the correlation between the voice handicap and swallowing quality of life in individuals submitted to chemoradiotherapy for laryngeal cancer treatment. Methods Cross-sectional, observational and quantitative study. Fourteen male individuals diagnosed with laryngeal cancer were submitted to exclusive chemoradiotherapy treatment. The individuals completed the Voice Handicap Index (VHI) and the Swallowing Quality of Life (SWAL-QOL) questionnaires. Data were submitted to descriptive and inferential analysis using Spearman’s Correlation Test to verify possible correlations among the scores of these instruments. Values of p ≤ 0.05 were considered statistically significant. Results No significant correlation was found between the total VHI and overall SWAL-QOL scores. However, there was significant correlation between the domain Functional of the VHI and the domains Fatigue and Social of the SWAL-QOL, between the domain Organic in the VHI and the SWAL-QOL domain Social, and total VHI score and SWAL-QOL domain Swallowing as a burden. Furthermore, chemoradiotherapy treatment had a greater impact on the voice than on the swallowing for the studied individuals. Conclusion The data showed a significant correlation between voice handicap and the impact of quality of life involving swallowing in individuals with laryngeal cancer submitted to chemoradiotherapy. This may affect individuals’ emotional and social aspects, impacting their overall quality of life.
  • Programa fonoaudiológico em compreensão leitora e ortografia: efeitos na ortografia em disléxicos Artigo Original

    Nogueira, Débora Manzano; Cárnio, Maria Silvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar um Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia e verificar seus efeitos na compreensão leitora e ortografia de escolares com Dislexia do Desenvolvimento. Método Participaram desta pesquisa onze indivíduos com diagnóstico de Dislexia do Desenvolvimento, com idades entre 9 e 11 anos, sendo oito meninos. Todos foram submetidos ao Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia, composto por 16 sessões semanais individuais. Em cada sessão, foram desenvolvidas tarefas de compreensão leitora de textos e de ortografia. Antes do início e ao término do Programa, os participantes realizaram uma avaliação específica (pré e pós-teste). Resultados Os indivíduos apresentaram dificuldade na compreensão de textos, porém a técnica de Cloze foi um instrumento útil para a remediação da compreensão leitora, havendo melhora significativa no desempenho destes no pós-teste. Os disléxicos demonstraram um desempenho inferior à escolaridade em ortografia. Após o Programa, o desempenho deles evoluiu, porém permaneceu abaixo do esperado, ocorrendo o mesmo perfil de erros no pré e no pós-teste, com erros de ortografia natural e ortografia arbitrária. Conclusão O Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia produz efeitos positivos na compreensão leitora, na ortografia e na motivação para a leitura e escrita dos participantes. Este estudo apresenta uma contribuição inédita, ao propor a estimulação conjunta da leitura e da escrita, por meio de um programa de fácil aplicabilidade e análise, em indivíduos com Dislexia do Desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Prepare a Speech-language Pathology Program for Reading Comprehension and Orthography and verify its effects on the reading comprehension and spelling of students with Developmental Dyslexia. Methods The study sample was composed of eleven individuals (eight males), diagnosed with Developmental Dyslexia, aged 09-11 years. All participants underwent a Speech-language Pathology Program in Reading Comprehension and Orthography comprising 16 individual weekly sessions. In each session, tasks of reading comprehension of texts and orthography were developed. At the beginning and end of the Program, the participants were submitted to a specific assessment (pre- and post-test). Results The individuals presented difficulty in reading comprehension, but the Cloze technique proved to be a useful remediation tool, and significant improvement in their performance was observed in the post-test evaluation. The dyslexic individuals showed poor performance for their educational level in the spelling assessment. At the end of the program, their performance evolved, but it remained below the expected, showing the same error pattern at the pre- and post-tests, with errors in both natural and arbitrary spelling. Conclusion The proposed Speech-language Pathology Program for Reading Comprehension and Orthography produced positive effects on the reading comprehension, spelling, and motivation to reading and writing of the participants. This study presents an unprecedented contribution by proposing joint stimulation of reading and writing by means of a program easy to apply and analyze in individuals with Developmental Dyslexia.
  • Aspectos fonoaudiológicos em um caso de artrogripose de cabeça e pescoço pediátrico Relato De Caso

    Trindade, Jennifer Alvares; Freitas, Jordana da Silva; Menzen, Liliane; Laux, Carolina; Barbosa, Lisiane de Rosa; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas

    Resumo em Português:

    RESUMO A artrogripose é uma síndrome múltipla congênita rara que se caracteriza por uma série de malformações congênitas e enrijecimento e contrações articulares e não possui caráter progressivo. Trata-se de um estudo de caso clínico, cujo objetivo é descrever a manifestação funcional relacionada à fonoaudiologia através do processo de avaliação em um caso de artrogripose em pediatria. Foi realizada uma análise do prontuário clínico de um paciente desde o nascimento, bem como uma avaliação clínica completa de investigação de disfagia pediátrica, na qual foi estabelecido o diagnóstico de disfagia orofaríngea de grau grave, apontada por alterações no exame funcional e estrutural. Associa-se ao quadro, uma perda auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Arthrogryposis is a rare, multiple, congenital syndrome of non-progressive nature characterized by a series of genetic malformations, as well as stiffness and joint contractures. This is a clinical case study whose objective is to describe speech-language pathology disorders through the evaluation process in a case of arthrogryposis in Pediatrics. The medical records of a patient were analyzed from birth. A complete clinical evaluation of pediatric dysphagia was performed, establishing a diagnosis of severe oropharyngeal dysphagia evidenced by functional and structural impairments. Hearing loss was detected in association with this condition.
  • Programa terapêutico fonoaudiológico para abertura de boca em pacientes com câncer de boca e orofaringe em radioterapia adjuvante: estudo piloto Comunicação Breve

    Marrafon, Caroline Somera; Matos, Leandro Luongo; Simões-Zenari, Marcia; Cernea, Claudio Roberto; Nemr, Katia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar, por meio da comparação entre a abertura máxima mandibular, a efetividade de programa terapêutico miofuncional oral em pacientes com câncer de boca ou orofaringe submetidos à radioterapia adjuvante. Método Estudo prospectivo envolvendo cinco pacientes adultos e cinco idosos em pós-operatório de cirurgia de boca/orofaringe que aguardavam início da radioterapia ou até a quinta sessão. No início e no final do programa, os participantes tiveram suas medidas de abertura máxima mandibular mensuradas por meio de paquímetro e foram selecionados cinco exercícios – dois de mobilidade e três de tração mandibular – com controle presencial durante oito semanas, perfazendo um total de dez semanas. Dados descritivos e a comparação das medidas pré e pós-fonoterapia por meio do teste de Wilcoxon foram considerados na análise dos dados. Resultados Dez pacientes finalizaram o programa terapêutico (duas mulheres e oito homens), com média de idade de 58,4 anos, mediana de 57,0 anos. Apresentaram média de abertura máxima mandibular de 31,6 ± 11,7 mm antes do tratamento e 36,4 ± 8,0 mm no pós-terapia (p=0,021). Conclusão O programa terapêutico miofuncional oral proposto promoveu aumento da abertura máxima vertical da mandíbula de pacientes submetidos à radioterapia e/ou quimioterapia adjuvante para tratamento de câncer de boca e orofaringe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Assess the effectiveness of an orofacial myofunctional therapeutic program in patients with oral or oropharyngeal cancer submitted to adjuvant radiotherapy through pre- and post-program comparison of maximum mandibular opening. Methods Prospective study involving five adult patients and five elderly patients postoperatively to oral cavity/oropharynx surgery who were awaiting the beginning of radiotherapy or had undergone fewer than five treatment sessions. The study participants had their maximum jaw opening measured using a sliding caliper at the beginning and end of the program. Two mobility exercises and three mandibular traction exercises were selected and weekly monitored presentially for 10 weeks. Descriptive data and pre- and post-therapy comparative measures were statistically analyzed using the Wilcoxon test. Results Ten patients (two women and eight men) with mean age of 58.4 years, median of 57.0 years, completed the therapeutic program. They presented mean maximum mandibular opening of 31.6 ± 11.7 and 36.4 ± 8.0 mm pre- and post-therapy, respectively (p =0.021). Conclusion The proposed orofacial myofunctional therapeutic program increased the maximum jaw opening of patients referred to adjuvant radiotherapy for oral cavity or oropharynx cancer treatment.
  • Ordenação temporal e competência leitora de palavras e pseudopalavras: estudo preliminar Comunicação Breve

    Souza, Cintia Alves de; Escarce, Andrezza Gonzalez; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a associação entre habilidades de ordenação temporal simples e complexas e tarefas de competência leitora em escolares. Método Etapa piloto de estudo transversal com amostra não probabilística, realizada com 22 escolares, na faixa etária de oito a dez anos. Foram utilizados os instrumentos de avaliação da competência leitora e de avaliação das habilidades auditivas de ordenação temporal simples e complexa. Resultados As habilidades auditivas de ordenação temporal simples, assim como os resultados do teste de competência leitora, apresentaram resultado normal na maioria dos participantes. As habilidades de ordenação temporal complexa, por sua vez, apresentaram resultado inadequado na maioria dos escolares. A associação da competência leitora com o processamento temporal não demonstrou significância estatística. Conclusão O estudo demonstrou a importância da realização de estudos mais robustos e a viabilidade de coleta de dados no cenário escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Analyze the association of simple and complex auditory temporal ordering skills with reading competence tasks in students. Methods Pilot phase of a cross-sectional study conducted with a non-probabilistic sample of 22 schoolchildren aged eight to ten years. Instruments for evaluation of reading competence tasks and simple and complex auditory temporal ordering abilities were used. Results Most participants obtained adequate results in the tests of simple auditory temporal ordering (SATO) and reading competence (RC), but inadequate results in the test of complex auditory temporal ordering (CATO). The association of reading competence with temporal processing showed no statistical significance. Conclusion The study evidenced the importance to conduct more robust studies on the theme and the viability of data collection in the school scenario.
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