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CoDAS, Volume: 31, Número: 4, Publicado: 2019
  • Glendonald Auditory Screening Procedure (GASP): marcadores clínicos de desenvolvimento das habilidades de reconhecimento e compreensão auditiva em crianças usuárias de implante coclear Artigo Original

    Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Moret, Adriane Lima Mortari; Silva, Leandra Tabanez do Nascimento; Costa, Orozimbo Alves da; Alvarenga, Kátia de Freitas; Silva-Comerlatto, Mariane Perin da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a influência da idade de implantação no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento auditivo em conjunto fechado e compreensão auditiva em crianças usuárias de implante coclear unilateral, comparando grupos distintos e determinar os marcadores clínicos de desenvolvimento destas habilidades. Método Participaram do estudo 180 crianças operadas e ativadas até os 36 meses de idade e que utilizaram o IC durante, no mínimo, 60 meses. Foram analisadas as habilidades de reconhecimento auditivo em conjunto fechado e compreensão auditiva por meio das Provas 5 e 6 do GASP. Para investigar a influência da idade na implantação, as crianças foram divididas em três grupos: implantadas antes dos 18 meses (G1), entre 19 e 24 meses (G2) e entre 25 e 36 meses de idade (G3). Resultados Não houve diferença estatisticamente significante quando comparados os três grupos. As crianças desenvolveram progressivamente as habilidades auditivas, apresentando a habilidade de reconhecimento auditivo em conjunto fechado por volta dos 41±4 meses de uso do IC e a de compreensão auditiva por volta dos 53±4 meses. Conclusão Não houve correlação entre o desempenho auditivo e a idade de implantação para as crianças implantadas antes dos 36 meses de idade. Para as habilidades de reconhecimento e compreensão auditivas, o marcador clínico foi aos 41±4 e aos 53±4 meses de idade auditiva, respectivamente. Para tanto, espera-se que, por volta dos 60 meses de uso do IC, as crianças implantadas durante o período sensível possam compreender a fala sem o auxílio da leitura orofacial, alcançando as habilidades auditivas mais complexas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the influence of the age of implantation in the development of closed-set auditory recognition and auditory comprehension abilities in children using unilateral cochlear implants (CI), comparing distinct groups and determining clinical markers. Methods Participants were 180 children operated and activated until 36 months of age and who used a CI for at least 60 months. Abilities of auditory recognition in closed-set and auditory comprehension were analyzed through the GASP Tests 5 and 6. The influence of age of implantation was investigated with three groups of children: implanted before 18 months (G1), between 19 and 24 months (G2) and between 25 and 36 months of age (G3). Results There was no statistically significant difference when comparing the three groups. Children progressively developed auditory abilities, presenting auditory recognition ability together at approximately 41±4 months of CI use and auditory comprehension at 53±4 months. Conclusion There was no correlation between hearing performance and age of implantation for children implanted before 36 months of age. For the abilities of auditory recognition and comprehension, the clinical marker was 41±4 and 53±4 months of auditory age, respectively. Therefore, it is expected that, around 60 months of CI use, children implanted during the sensitive period can understand speech without the aid of orofacial reading, reaching the most complex hearing abilities.
  • Medidas cepstrais na avaliação da intensidade do desvio vocal Artigo Original

    Lopes, Leonardo Wanderley; Sousa, Estevão Silvestre da Silva; Silva, Allan Carlos França da; Silva, Itacely Marinho da; Paiva, Maxsuel Avelino Alves de; Vieira, Vinícius Jefferson Dias; Almeida, Anna Alice

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar se existe associação entre a presença, a intensidade e o tipo de desvio vocal e as medidas cepstrais em amostras de indivíduos com queixa vocal. Método Foram utilizadas 376 amostras da vogal /ε/ de indivíduos de ambos os gêneros, com queixa vocal. Utilizou-se uma escala analógico-visual para análise perceptivo-auditiva das vozes quanto à intensidade do desvio vocal (GG), graus de rugosidade (GR), soprosidade (GS) e tensão (GT), incluindo-se a determinação da qualidade vocal predominante (rugosa, soprosa ou tensa). Foram extraídas as medidas relacionadas ao Cepstral Peak Prominence-Smoothed (CPPS) e o declínio espectral das amostras vocais. Resultados Houve diferença dos valores do CPPS entre os grupos com e sem desvio vocal, assim como entre as diferentes intensidades e tipos de desvio vocal. Os valores do CPPS foram mais reduzidos em função da presença e intensidade do desvio vocal. Os valores do CPPS diferenciaram vozes rugosas x soprosas, rugosas x tensas e soprosas x tensas. O declínio espectral apenas diferenciou vozes soprosas x tensas. O CPPS se correlacionou de modo positivo e forte com os GG e GS, de modo negativo moderado com o GR, e de forma negativa fraca com o GT. O declínio espectral apresentou correlação positiva moderada com o GT e correlação negativa fraca com o GS. Conclusão Existe associação entre a presença de desvio vocal, o GG, a qualidade vocal predominante e o CPPS. De modo especial, o GG é fortemente correlacionado ao CPPS. O declínio espectral está associado apenas aos parâmetros de soprosidade e tensão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze whether there is an association between the presence, intensity and type of voice disorder and the cepstral measures in samples of individuals with voice complaints. Methods We used 376 vowel /Ɛ/ samples from individuals of both genders that had voice complaints. An analogue-visual scale was used for the auditory-perceptual analysis of voices regarding the overall grade of dysphonia (G) and the grades of roughness (R), breathiness (B), and strain (S), including a determination of voice quality (rough, breathy or strained). Measures related to cepstral peak prominence smoothed (CPPS) and spectral decline of vocal samples were extracted. Results There were differences in the CPPS values between the groups with or without voice disorders as well as between the different intensities and types of voice disorder. CPPS values were lower because of the presence and intensity of voice disorders. The CPPS values differentiated the following voices: rough x breathy, rough x strained, and breathy x strained. The spectral decline only differentiated breathy x strained voices. CPPS correlated positively and strongly with G and B; moderately and negatively with R, and negatively and weakly with S. The spectral decline had a moderate positive correlation with S and a weak negative correlation with B. Conclusion There is association between voice disorder, G, predominant voice quality, and CPPS. In particular, G is strongly correlated with CPPS. Spectral decline is associated only with the parameters B and S.
  • Análise comparativa dos métodos prescritivos NAL-NL2 e DSL v5.0a na adaptação do AASI em idosos Artigo Original

    Bertozzo, Marília Cancian; Blasca, Wanderléia Quinhoneiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar comparativamente os métodos prescritivos NAL-NL2 e DSL v5.0a de acordo com programação individualizada do AASI para o indivíduo idoso com deficiência auditiva. Método Participaram do estudo 60 indivíduos idosos com deficiência auditiva, submetidos à mensuração da RECD (Real Ear to Coupler Difference) e programação individualizada do AASI com os métodos prescritivos NAL-NL2 e DSL v5.0a. A verificação do desempenho com cada prescrição foi realizada por meio das medidas da REAR (Real Ear Aided Response), cálculo do SII (Speech Intelligibility Index) e teste HINT (Hearing In Noise Test). A análise estatística comparativa foi realizada por meio do teste “t” pareado. Resultados O método NAL-NL2 apresentou melhor desempenho na avaliação da REAR em frequências baixas e altas para sons de média e forte intensidade, em frequências altas para sons de fraca intensidade, e no cálculo do SII para sons fracos. O método DSL v5.0a apresentou melhores resultados na avaliação da REAR em frequências médias para sons médios, em frequências baixas e médias para sons fracos, no cálculo do SII para sons médios e fortes, e no teste HINT no silêncio e ruído. Conclusão Os achados deste estudo apontam para um desempenho equivalente entre os métodos DSL v5.0a e NAL-NL2 na adaptação do AASI em idosos com deficiência auditiva. A amplificação calculada pela DSL v5.0a forneceu melhor percepção de fala no silêncio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To comparatively analyze the NAL-NL2 and DSL v5.0a prescriptive methods according to the hearing aids individualized programming for the elderly with hearing loss. Methods The study included 60 elderly individuals with hearing loss, who underwent RECD (Real Ear to Coupler Difference) measurement and hearing aids individualized programming by NAL-NL2 and DSL v5.0a prescriptive methods. The performance verification for each prescription was performed using REAR measurements (Real Ear Aided Response), SII calculation (Speech Intelligibility Index) and HINT (Hearing In Noise Test). The comparative statistical analysis was performed using the paired t-test. Results The NAL-NL2 method presented a better performance in the REAR evaluation in low and high frequency bands for medium and loud intensity input sounds, in the high frequency range for low intensity input sounds, and in the SII calculation for soft input sounds. The DSL v5.0a presented better results in the REAR evaluation in medium frequencies for medium input sounds, in low and medium frequencies for soft input sounds, in the SII calculation for medium and loud input sound, and in the HINT test in silent and noisy situations. Conclusion The findings of this study point to an equivalent performance between the DSL v5.0a and NAL-NL2 procedures in the adaptation of hearing aids in the elderly with hearing loss. The amplification calculated by DSL v5.0a provided better speech perception in silence.
  • Mensuração do esforço auditivo com o uso de um paradigma de tarefa dupla do Português Brasileiro: estudo-piloto Artigo Original

    Guijo, Laura Mochiatti; Horiuti, Mirella Boaglio; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar o esforço auditivo com o uso de um paradigma de tarefa dupla de memória operacional e analisar a significância clínica do desempenho de indivíduos normo-ouvintes. Método Participaram 10 adultos jovens, entre 18 e 30 anos, de ambos os gêneros, normo-ouvintes classificados segundo a média quadritonal (500, 1000, 2000 e 4000Hz) e com nível sociocultural similar. Os participantes foram submetidos à anamnese audiológica, meatoscopia e audiometria tonal limiar. Para a mensuração do esforço auditivo, utilizou-se um paradigma de tarefa dupla, composto por tarefas de percepção de fala e memória operacional de logatomas, palavras reais e sentenças sem sentido. Anteriormente à mensuração, o paradigma de tarefa dupla foi realizado no silêncio com o intuito de treinar os participantes a desempenharem as tarefas adequadamente. Após a fase de treinamento, este paradigma foi realizado em duas situações de escuta distintas, nas relações sinal/ruído de +5 e -5dB, com o ruído do tipo White Noise. Resultados A comparação do desempenho por orelha, direita ou esquerda, nas duas relações sinal-ruído demonstrou efeito significante para as tarefas de percepção de fala de logatomas e sentenças sem sentido em ambas as orelhas, porém para a tarefa de esforço auditivo e memória operacional houve diferença significante apenas para a orelha direita. Conclusão Foi possível mensurar o esforço auditivo com o uso do paradigma proposto e este instrumento demonstrou ser sensível para a quantificação deste parâmetro auditivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To measure listening effort using of a dual-task paradigm of working memory and analyze the clinical significance of the normal-hearing individuals’ performance. Methods Participants were 10 young adults with similar socio-cultural level, aged 18-30 years, of both genders, classified as normal-hearing individuals based on the quadritonal average (500, 1000, 2000 and 4000 Hz). The participants were submitted to audiological anamnesis, meatoscopy, and pure tone audiometry. Listening effort was measured using a dual-task paradigm comprising the tasks of speech perception and working memory with logatomes, real words, and meaningless sentences. Prior to measurement, the dual-task paradigm was carried out in audiometric booth in order to train the participants to perform the tasks properly. After the training stage, this paradigm was conducted under two different hearing situations with white noise: signal-to-noise ratios of +5 and -5dB. Results Performance comparison per ear, right or left, for the two signal-to-noise ratios significantly influenced the speech perception tasks with logatomes and meaningless sentences in both ears; however, significant difference was observed only for the right ear in the tasks of listening effort and working memory. Conclusion Listening effort can be measured using the paradigm proposed, and this instrument was proven sensitive for the quantification of this auditory parameter.
  • Equivalência cultural da versão Brasileira do protocolo The Levels of Speech Usage Artigo Original

    Yotoko, Amanda; Moreti, Felipe; Vaiano, Thays; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Realizar equivalência cultural da versão brasileira do protocolo The Levels of Speech Usage (LSU), por meio de adaptação linguística e cultural. Método Inicialmente realizou-se a tradução do LSU para o Português brasileiro por três fonoaudiólogos fluentes na língua inglesa, retrotradução para o inglês por um quarto fonoaudiólogo, comparação com o protocolo original e aprovação de um comitê de fonoaudiólogas não participantes das etapas anteriores; chegou-se ao protocolo LSU-Br. Assim como o instrumento original, a versão traduzida para o Português brasileiro contém cinco opções de resposta: “restrito”, “eventual”, “frequente”, “intenso”, “extremo”, com apenas uma opção de escolha que cabe ao uso de voz no último ano, sendo a opção escolhida o resultado do protocolo. O LSU-Br foi aplicado em 31 sujeitos da população geral, com o acréscimo da opção “não se aplica”, para identificação de questões não compreendidas ou não apropriadas para a população-alvo e a cultura brasileira. Resultados O protocolo foi aplicado em 31 sujeitos no total. Não foram encontradas barreiras culturais e conceituais. Conclusão Foi verificada equivalência cultural entre o LSU e sua versão traduzida para o Português brasileiro, LSU-Br. A validação do LSU para o Português brasileiro está em andamento após a conclusão dessa etapa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Perform the cross-cultural equivalence of the Brazilian version of the Levels of Speech Usage (LSU) self-report categorical rating scale. Methods First, the LSU was translated into Brazilian Portuguese by three speech-language pathologists fluent in English. Next, a back-translation was performed by another speech-language pathologist. A committee of speech-language pathologists compared the translated protocol with its original version and approved it with the name LSU-Br. The Brazilian Portuguese version also contains five answer options: “restrito” (undemanding), “eventual” (intermittent), ”frequente” (routine), “intenso” (extensive), and “extremo” (extraordinary) from which only one must be chosen considering the speech usage of the individual in the past year, and the response chosen is the protocol result. A total of 31 individuals responded to the LSU-Br. The option “does not apply” was added in order to identify any questions that could be misunderstood by the target population or that were not appropriate to the Brazilian culture. Results Thirty-one individuals answered the protocol. No cultural or conceptual barriers were founded. Conclusion The cross-cultural equivalence between the Levels of Speech Usage scale and its Brazilian version (LSU-Br) was verified. Validation of the LSU-Br is under progress.
  • Interferência do ruído no foco atencional e no desempenho em testes de leitura e escrita Original Article

    Fernandes, Renata Adams; Vidor, Deisi Cristina Gollo Marques; Oliveira, Alcyr Alves de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar os efeitos de dois níveis de ruído sobre tarefas de atenção e de escrita e leitura em estudantes de três níveis de escolaridade. Método 162 sujeitos entre o 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental foram alocadas em três grupos conforme a escolaridade: controle (GC), experimental A (GEA) e experimental B (GEB). Todos os grupos foram submetidos aos testes de Atenção Concentrada de Cambraia; Avaliação de Leitura e Palavras Isoladas; Subteste Escrita sob Ditado do International Dyslexia Test. Os grupos GEA e GEB realizaram os testes em ambiente com ruídos de 20 dB e 40dB respectivamente. Os resultados foram analisados com teste de Kruskal-Wallis e correlação de Spearman com significância em 5%. Resultados Foi observado que quanto maior o escore no teste de atenção, menor o tempo gasto na leitura e menor o número de erros no ditado. Não houve diferenças nos três anos de escolaridade para o grupo GEA quanto à influência do ruído sobre a atenção e o desempenho de leitura e escrita. O grupo GEB apresentou decréscimo nos testes de atenção com aumento de erros no ditado. Comparando a escolaridade no teste de leitura, o 4º ano diminuiu o tempo de leitura enquanto os sujeitos dos 3º e 5º ano gastaram mais tempo de leitura. Conclusão A interferência auditiva é capaz de influenciar a capacidade de foco de atenção assim como o desempenho de leitura e de escrita em níveis de ruído mais intenso. Não foram observadas influências da escolaridade sobre os efeitos distratores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study investigated the effects of two levels of noise on the performance of young students of three educational levels and tested their ability to maintain attentional focus in reading and writing tasks. Methods 162 school children in the third, fourth and fifth grades were placed in three groups according to their educational level: Control Group (CG), Experimental Group A (GEA) and Experimental Group B (GEB). All groups were submitted to a Sustained Attention Test, Reading Assessment and Isolated Words Test and Writing Dictation Sub-test (part of the International Dyslexia Test). The GEA and GEB performed the tests in a noisy environment: 20dB and 40dB, respectively. The CG was assessed in the usual school environmental noise at the same time of the day. The data was submitted to an ANOVA, the Kruskal-Wallis test and Spearman correlation test. Results The higher the score on the Sustained Attention Test, the shorter the time spent reading and fewer errors in the dictation task. There were no differences across the three grades within the GEA (lower levels of noise) with regard to the effect of noise on attention and in the reading and writing task performance. The higher levels of noise for the GEB, however, decreased the attention levels, therefore increasing mistakes on the dictation test. Comparing the performance across educational levels on the reading tasks, the fourth grade presented decreased reading time, while the third and fifth grades spent more time reading. Conclusion Auditory interference can influence the ability to focus attention as well as worsen performance in reading and writing tasks at more intense noise levels.
  • Desenvolvimento e aplicação de um game sobre saúde e higiene vocal em adultos Artigo Original

    Roza, Ana Paula; Gielow, Ingrid; Vaiano, Thays; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver um game sobre saúde e higiene vocal (VoxPedia) e aplicá-lo em adultos, para investigar o conhecimento em cuidados vocais e compreender a autoavaliação vocal dos respondentes. Método Participaram 293 adultos, 204 mulheres e 129 profissionais da voz, convidados através de mídias digitais. Os participantes responderam: 1) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); 2) Dados de Identificação; 3) Protocolo do Índice de Desvantagem Vocal (IDV-10); 4) Questionário de Saúde e Higiene Vocal (QSHV); 5) Aplicação do quiz VoxPedia. Resultados O VoxPedia foi desenvolvido com questões simples e com dinâmica que permitiu aos participantes conhecerem seu desempenho em tempo real. Os dados adquiridos através do quiz mostram que os profissionais da voz relataram menos desvantagem vocal e acertaram mais itens no QSHV e questões do VoxPedia. Profissionais da voz ou não, os participantes que erraram a natureza do impacto dos aspectos de saúde no QSHV referiram maior desvantagem vocal no IDV-10. Contudo, apesar da desvantagem autorreferida, a maioria não relata problemas de voz. Em contrapartida, quando o respondente relatou problemas de voz, nem sempre houve desvantagem percebida ou busca por terapia vocal. Conclusão O VoxPedia apresentou alguns conceitos de saúde e higiene vocal aos participantes. Além disso, possibilitou o estudo das relações entre conhecimento em cuidados vocais e autoavaliação vocal. Os dados sugerem que os indivíduos com mais conhecimento em cuidados vocais têm melhor autoavaliação de voz; participantes com pior autoavaliação vocal não percebem problemas de voz; e aqueles que percebem problemas vocais não necessariamente procuram cuidados profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a game on vocal health and hygiene (VoxPedia) and apply it to adults aiming to investigate knowledge about vocal health and the vocal self-assessment in this population. Methods The study sample was composed of 293 adults, of which 204 were women and 129 were voice professionals, invited to participate through digital media. Participants completed to the following forms and instruments: 1) Informed Consent Form (ICF); 2) Identification Data form; 3) Voice Handicap Index: 10 (VHI-10) protocol; 4) Vocal Health and Hygiene Questionnaire (VHHQ); 5) VoxPedia quiz. Results The VoxPedia quiz was developed using simple and dynamic questions that allowed the participants to know their performance in real time. Data collected through this quiz showed that voice professionals reported reduced voice handicap and had higher scores in the VHHQ and VoxPedia. Voice professionals or not, participants who answered wrongly to the nature of impact of health aspects in the VHHQ reported increased voice handicap in the VHI-10; however, despite the self-reported handicap, most of them did not report voice complaints. In contrast, when voice complaints were reported, the participants not always perceived handicap or searched for vocal therapy. Conclusion The VoxPedia quiz presented some concepts on vocal health and hygiene to the participants. In addition, it enabled the study of the relation between knowledge about vocal care and voice self-assessment. The data suggest that individuals with greater knowledge about vocal health and hygiene show better voice self-assessment, those with worse voice self-assessment do not perceive voice problems, and those who perceive voice problems do not necessarily seek professional assistance.
  • Níveis de pressão sonora em salas de aula de uma Universidade e seus efeitos em alunos e professores Artigo Original

    Dias, Fernanda Abalen Martins; Santos, Bárbara Alves dos; Mariano, Hully Cecília

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Mensurar os níveis de pressão sonora em salas de aula de uma Universidade, bem como verificar a autopercepção do ruído e sua influência nas atividades desempenhadas por alunos e professores universitários. Método Trata-se de um estudo realizado em dez salas de aula do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participaram do estudo 279 alunos e 20 professores. Alunos e professores responderam a um questionário destinado ao levantamento de informações sobre a autopercepção do ruído nas salas de aula, seus impactos nas atividades acadêmicas e presença de sintomas associados à exposição ao ruído. Foi realizada também medição dos níveis de pressão sonora nas salas de aula, em pontos selecionados de acordo com o recomendado pela literatura e conforme consta na legislação. Resultados As salas de aula do turno da manhã apresentaram o maior nível de ruído. O primeiro andar apresenta maior nível de ruído mensurado, sendo classificado como o andar mais ruidoso. O ruído é percebido tanto por alunos quanto pelos professores como fator interferente nas atividades desempenhadas dentro das salas de aula, entretanto professores apresentam maior percepção da interferência do ruído em suas atividades que os alunos. Não foi observada ocorrência significativa de sintomas associados à exposição ao ruído. Conclusão O ruído está presente em todas as salas de aula com valores superiores ao preconizado pela legislação nacional. Este ruído é percebido por alunos e professores e interfere negativamente nas atividades de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Measure the sound pressure levels in classrooms of a university as well to verify the self-perception of noise in the educational environment and its influence on the activities carried out by students and professors. Methods The study was carried out with students and professors who answered a questionnaire regarding self-perception of noise in the classroom, as well as the presence of auditory and non-auditory complaints. Measurement of sound pressure levels was performed in ten classrooms of Pontifical Catholic University of Minas Gerais. The points for measuring the sound pressure level inside the classrooms were selected according to the literature and legislation: three distinct points, totaling nine measurements in each room. Results Participated in this study students and professors from the Institute of Biological and Health Sciences. The classrooms of the morning shift had the highest noise measurement. Classrooms at lunch time had the lowest average noise. The first floor has the highest average noise, being classified as the noisiest floor. Noise is perceived by both students and professors as an interfering factor in the activities performed inside the classrooms, however, professors have a greater perception of noise interference in their activities than students. Conclusion Noise is present in all classrooms with values higher than those recommended by national legislation. This noise is perceived by students and professors and negatively interferes in the teaching-learning activities.
  • Aquecimento e desaquecimento vocal em professores: estudo quase-experimental controlado Artigo Original

    Masson, Maria Lúcia Vaz; Fabbron, Eliana Maria Gradim; Loiola-Barreiro, Camila Miranda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar os efeitos de uma estratégia de aquecimento (AV) e desaquecimento vocal (DV) em professores. Método Estudo exploratório quase-experimental, cego ao avaliador, com grupo controle composto por professores de uma escola pública de ensino médio. Os professores, alocados no grupo experimental (GE), realizaram AV prévio e DV posterior à aula. Os professores do grupo controle (GC) não realizaram AV prévio e ficaram em repouso vocal após a aula. Compararam-se os dados intergrupos (GE vs. GC) e intragrupos (pré vs. pós-teste), segundo avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e desconforto autorreferido. Calcularam-se as médias dos indicadores acústicos e de desconforto; o percentual de melhora ou piora na avaliação perceptivo-auditiva, considerando-se p<0,05 como nível de significância. Resultados GE e GC não diferiram entre si na análise intergrupos em nenhum dos indicadores avaliados. Na análise intragrupos, AV melhorou a qualidade vocal e reduziu o grau de desconforto no corpo; DV diminuiu tanto a frequência fundamental (f0) quanto o grau de desconforto, particularmente nos aspectos relacionados à voz. O repouso vocal não revelou diferença estatística. Conclusão AV demonstrou efeitos positivos na avaliação perceptivo-auditiva e no desconforto autorreferido (corpo). DV impactou f0 e desconforto autorreferido (voz). Devido ao caráter exploratório do estudo, não houve poder suficiente para demonstrar diferença na comparação entre GE e GC. Porém, os resultados obtidos indicam potencial proteção para a voz de professores, podendo ser incorporados no cotidiano de trabalho docente. Novos estudos controlados, com amostra aleatória e maior número de participantes, devem ser realizados para se comprovar tais resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effects of vocal warm-up (VWU) and vocal cool-down (VCD) strategies on teachers. Methods A quasi-experimental exploratory blind-evaluator study with control group that included teachers from a public secondary school. Teachers assigned to the experimental group (EG) performed VW prior to classes and VCD after classes. Teachers in the control group (CG) did not perform VWU and simply got voice rest after classes. Intergroup (EG vs. CG) and intragroup (pre-test versus post-test) comparisons were drawn from an auditory-perceptual evaluation, acoustic analysis, and self-reported discomfort. The mean acoustic and discomfort indicators and the percentage of improvement or worsening of vocal quality were calculated with a statistically significance level of p<0.05. Results EG and CG did not differ from each other in the intergroup analysis. The intragroup analysis showed that VWU improved voice quality and decreased the degree of body-related discomfort. VCD decreased both the fundamental frequency (f0) and the degree of discomfort, particularly in relation to the voice aspects. Vocal rest did not show any statistical difference. Conclusion VWU showed positive effects on the auditory-perceptual evaluation and self-reported discomfort (body). VCD impacted f0 and self-reported discomfort (voice). Due to the exploratory nature of the research, the statistical power was not enough to demonstrate a difference in the comparison between EG and CG. However, the results indicate a potential for protecting teachers’ voice and may be incorporated into daily work settings. Further controlled studies with random samples and greater numbers of participants should be conducted to confirm these results.
  • Linguagem, neurodesenvolvimento e comportamento na Síndrome de Angelman: relato de caso Relato De Caso

    Teodoro, Ana Teresa Hernandes; Chaves, Daphyne Yachel; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo é apresentar achados de linguagem, comportamento e neurodesenvolvimento de uma menina com diagnóstico da Síndrome de Angelman, avaliada aos três e aos oito anos. Método Os instrumentos de avaliação foram Observação do Comportamento Comunicativo, Early Language Milestone Scale (ELM) e Teste de Screening de Desenvolvimento DENVER-II (TSDD-II). Resultados No caso apresentado, verifica-se a presença dos sinais fenotípicos da SA, tais como boca larga, dentes espaçados, língua protuberante, estrabismo, fissuras palpebrais ascendentes e sialorreia. Na avaliação de linguagem, foram verificados déficits expressivos e receptivos, com ausência de oralidade e prejuízos na compreensão. O TSDD-II e a ELMS indicaram grave comprometimento de todas as habilidades avaliadas aos três e aos oito anos. O desempenho encontrado, nas duas avaliações, foi muito semelhante em todas as áreas do desenvolvimento infantil. Ao longo dos anos, verificou-se pouca evolução, apesar do grande investimento terapêutico e educacional. Conclusão A presença de um quadro complexo como a SA demanda necessidades clínicas de alta complexidade, situação agravada frente à escassez de recursos terapêuticos que possam minimizar os impactos deletérios da síndrome, culminando em comprometimento da qualidade de vida da população com a SA, bem como de suas famílias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to present findings on language, behavior, and neurodevelopment in a girl diagnosed with Angelman Syndrome, evaluated when she was three and eight years old. Methods The following evaluation instruments were used: Observation of Communication Behavior, Early Language Milestone (ELM) Scale, and Denver Developmental Screening Test, 2nd edition (DDST-II). Results In this case report, presence of AS phenotype signals such as wide mouth and wide-spaced teeth, tongue thrusting, strabismus, up slanting palpebral fissures, and sialorrhea are verified. Expressive and receptive deficits were verified in the language assessment, with the absence of orality and loss of comprehension with very similar performances in both evaluations. The ELM and DDST-II tests indicated severe impairment of all abilities evaluated at both three and eight years of age. Performance was quite similar in both evaluations in all areas of child development. Little progress was observed over time despite the great therapeutic and educational investment. Conclusion The presence of a complex scenario such as AS demands high complexity clinical needs, a situation that is worsened due to scarcity of therapeutic resources that could minimize the harmful impacts of AS and culminate in increased quality of life for the AS population and their families.
  • Treinamento auditivo no transtorno do espectro autista: relato de caso Case Report

    Ferreira, Laís; D’Agostini, Ayra Renata; Pichini, Fernanda dos Santos; Pazini, Eduarda; Rechia, Inaê Costa; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi mensurar o efeito do treinamento auditivo computadorizado em um adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Processamento Auditivo. Participou do estudo um adolescente de 14 anos, do sexo masculino, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. O sujeito foi submetido à avaliação audiológica básica, avaliação do processamento auditivo central e avaliação eletrofisiológica da audição pré e pós-intervenção. A avaliação do processamento auditivo foi composta do Teste de Fala Comprimida (FC), Randon Gap Detection Test (RGDT), Staggered Spondaic Words (SSW), Teste de Padrão de Frequência (TPF) e Teste de Padrão de Duração (TPD). Na avaliação eletrofisiológica, utilizou-se o Potencial Evocado Auditivo Cognitivo (P300). Na avaliação do processamento auditivo central pré-intervenção terapêutica, observou-se alteração nas habilidades de fechamento auditivo, figura-fundo e ordenação temporal. Na habilidade auditiva de resolução temporal, o sujeito da pesquisa demonstrou desempenho dentro dos padrões de normalidade. Na realização do processamento auditivo central, foi possível observar melhora nos resultados de todas as habilidades auditivas citadas anteriormente, exceto na habilidade de figura-fundo, que permaneceu alterada. Quantos aos achados da avaliação eletrofisiológica da audição, verificou-se diminuição da latência do componente P300 na comparação dos resultados pré e pós-treinamento auditivo. Este estudo demonstrou que a utilização de treinamento auditivo trouxe como efeito uma melhora das habilidades auditivas avaliadas de um adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to measure the effects of a Computer-based Auditory Training Program (CBATP) on an adolescent diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Central Auditory Processing Disorder (CAPD). This is the case report of a male, 14-year-old adolescent diagnosed with ASD. The individual was submitted to basic audiological evaluation, central auditory processing assessment and hearing electrophysiology (EP), pre- and post-therapeutic intervention. Central auditory processing (CAP) was assessed by means of the following instruments: Time-compressed Speech Test (TCST), Random Gap Detection Test (RGDT), Staggered Spondaic Word Test (SSWT), Frequency (Pitch) Pattern Sequence Test (FPST), and Duration Pattern Test (DPT). The P300 component of the Event-related Potential (ERP) was used in the hearing EP. Pre-intervention assessment of CAP showed changes in the auditory skills of closure, figure-ground and temporal ordering, but normal temporal resolution ability. Post-intervention evaluation of CAP showed improvement in all previously mentioned auditory skills, except for the figure-ground ability, which remained unchanged. Regarding the findings of the hearing EP, a decrease in the latency of the P300 component was observed pre- and post-intervention. This study demonstrated that the use of a CBATP resulted in improvement in the hearing abilities assessed in an adolescent diagnosed with ASD.
  • Efeitos de um programa educacional breve sobre afasia (PEBA) na sobrecarga e qualidade de vida de familiares cuidadores de pessoas com afasia Brief Communication

    Magnus, Bruna Homem; Dias, Roberta Freitas; Beber, Bárbara Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver um programa educacional breve sobre afasia (PEBA) para familiares e cuidadores de pessoas com afasia, e verificar o efeito deste programa na sobrecarga e na qualidade de vida destes participantes. Método Este estudo se caracteriza como experimental quantitativo. Foram incluídos neste estudo familiares de cuidadores de pessoas com afasia. Todos participantes realizaram a escala de sobrecarga do cuidador de Zarit e o WHOQOL-bref nos momentos pré e pós intervenção. A intervenção foi constituída de um programa educacional breve sobre afasia e foi administrada em grupo durante dois encontros didáticos. Resultados Quatro participantes foram incluídos no estudo. Na análise de grupo, não foi encontrada diferença significativa em nenhuma das medidas. Porém, quando as performances foram analisadas individualmente, todos participantes apresentaram uma tendência para melhora em quase todos escores. Conclusão É possível que familiares cuidadores de pessoas com afasia sejam beneficiados pelo PEBA. É importante que os estudos futuros incluam amostras maiores e considerem novas estratégias para melhorar a inclusão de participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a short educational program about aphasia (SEPA) for family caregivers of people with aphasia and verify its effect in their burden and quality of life. Methods This is a quantitative experimental study. The participants included in the study were family caregivers of people with aphasia. They completed the Zarit interview scale and WHOQOL-Bref instruments pre- and post-intervention. The intervention was a short educational program about aphasia, administered in a group setting and conducted in two didactic sessions. Results Four participants were included in the study. In the group analysis, there was no significant difference in any measure. However, looking into the individual performances, all participants presented a trend for improvement in most of the scores. Conclusion Possibly, family caregivers of people with aphasia might benefit from the SEPA. It would be relevant for future studies to include larger samples and consider new strategies to improve inclusion of participants.
  • Evidência da terapia miofuncional orofacial em pacientes com asma e rinite: Uma revisão sistemática Systematic Review

    Araújo, Brenda Carla Lima; Simões, Silvia de Magalhães; Moreira, Marcela Gama Santana; Mendes, Amanda Louize Félix; Martins-Filho, Paulo Ricardo Saquete

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo avaliar a eficácia da terapia miofuncional orofacial na melhora das funções orofaciais, na respiração nasal em pacientes com asma e rinite e, consequentemente, alcançar o controle clínico das doenças. Estratégia de pesquisa Utilizamos a estratégia PICOT (população, intervenção, comparação, resultado e tipo de estudo) para definir os critérios de elegibilidade: (1) População: pacientes com asma e rinite; (2) Intervenção: terapia miofuncional orofacial, para melhora da mastigação, deglutição e respiração; (3) Comparação: grupo controle sem terapia miofuncional orofacial; (4) Desfechos pré-definidos: controle clínico da asma e melhora das funções orofaciais e respiração nasal; (5) Tipo de estudo: ensaios clínicos. Os dados foram coletados no PubMed, SCOPUS, Web of Science, Science Direct, LILACS, Google Scholar, Cochrane Central Register de Ensaios Controlados (CENTRAL), OATD, Open thesis, Novembro de 2018. Critérios de seleção Ensaios controlados randomizados publicados em versões de texto completo, sem restrição de idioma, nenhum filtro foi utilizado. Análise dos dados Foram avaliadas as características demográficas dos participantes do estudo, diagnóstico específico de asma e medicação de controle, tipo, duração, intensidade, acompanhamento da terapia miofuncional orofacial e dados do desfecho. O risco de viés foi avaliado de acordo com as diretrizes da Cochrane para ensaios clínicos. Resultados Um estudo atendeu aos critérios de elegibilidade. Embora o estudo tenha mostrado melhora do controle funcional e escores clínicos da asma, as evidências são baixas. Conclusão Não há evidências científicas sobre a eficácia da terapia miofuncional orofacial na melhora do controle clínico, funções orofaciais e respiração nasal em pacientes com asma e rinite.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to evaluate the efficacy of orofacial myofunctional therapy in improving orofacial function and nasal breathing in patients with asthma and rhinitis and, consequently, achieve clinical control of these conditions. Research strategies We used the elements of the PICOT method (study population, intervention, comparison, outcomes and type of studies) to define the eligibility criteria: (1) Population: patients with asthma and rhinitis; (2) Intervention: orofacial myofunctional therapy to improve chewing, swallowing, and breathing; (3) Comparison: control group without orofacial myofunctional therapy; (4) Predefined outcomes: clinical control of asthma and improvement of orofacial functions and nasal breathing; (5) Study type: clinical trials. The data were collected from PubMed, SCOPUS, Web of Science, Science Direct, LILACS, Google Scholar, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), OATD, and Open Thesis, in November 2018. Selection criteria Randomized controlled trials published in full-text versions without language restriction, no filter was used. Data analysis Demographic characteristics of study participants, specific diagnosis of asthma and control medication, type, duration, intensity and follow-up of orofacial myofunctional therapy, and outcome data. The risk of bias was assessed according to the Cochrane guidelines for clinical trials. Results One study met the eligibility criteria: although the study has shown an improvement of functional control and clinical scores of asthma, the evidence is very low. Conclusion There is no scientific evidence on the efficacy of orofacial myofunctional therapy in improving clinical control, orofacial function, and nasal breathing in patients with asthma and rhinitis.
  • Estimulação elétrica no tratamento da hipossalivação induzida pela radioterapia Revisão Sistemática

    Paim, Émille Dalbem; Berbert, Monalise Costa Batista; Zanella, Virgilio Gonzales; Macagnan, Fabricio Edler

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar os efeitos da eletroestimulação sobre o fluxo salivar de pacientes com hipossalivação induzida por radioterapia em região de cabeça e pescoço. Estratégia de pesquisa Utilizaram-se as bases de dados Medline (via Pubmed), Cochrane Library, Scopus e Lilacs. Critérios de seleção Foram selecionados os ensaios clínicos que avaliaram objetivamente o fluxo salivar, publicados nos últimos 10 anos em português, inglês ou espanhol. Análise dos dados Para avaliação metodológica dos estudos, foi utilizada a escala PEDro. Resultados A estratégia de busca resultou em 21 publicações, sendo que 17 foram excluídas, selecionando-se assim 4 artigos. Os estudos incluídos contaram com um total de 212 participantes, sendo que todos demonstraram aumento do fluxo salivar, tanto por meio do método de eletroacupuntura quanto pela estimulação aplicada diretamente sobre as glândulas salivares. A pontuação obtida por meio da escala PEDro foi baixa, evidenciando qualidade metodológica baixa e com consideráveis riscos de viés. Conclusão os estudos incluídos demonstram o potencial clínico da TENS no aumento do fluxo salivar de pacientes com câncer de cabeça e pescoço tratados com RT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the effects of electrical stimulation on the salivary flow of head and neck cancer patients with radiotherapy-induced hyposalivation. Research strategies Searches were made in the Medline (via Pubmed), Cochrane Library, Scopus and Lilacs databases. Selection criteria Selection included clinical trials that evaluated salivary flow objectively, published in the last 10 years in either Portuguese, English or Spanish. Data analysis The PEDro scale was used for the methodological evaluation of the studies. Results The search strategy resulted in 21 publications, 17 of which were excluded, hence there were 4 articles left. The included studies had a total of 212 participants, all of whom had an increase in salivary flow, both through the electroacupuncture method and direct application on the salivary glands. The score obtained through the PEDRo scale was low, evidencing questionable methodological quality and risk of bias. Conclusion The included studies demonstrate the clinical potential of TENS to increase the salivary flow of head and neck cancer patients treated with RT.
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