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CoDAS, Volume: 31, Número: 5, Publicado: 2019
  • O Cuidado em Saúde e o Modelo Biopsicossocial: apreender para agir Carta Ao Editor

    Castaneda, Luciana
  • Correlação entre escalas de avaliação da cicatrização e as alterações miofuncionais orofaciais em pacientes com queimaduras de cabeça e pescoço Artigo Original

    Magnani, Dicarla Motta; Sassi, Fernanda Chiarion; Vana, Luiz Philipe Molina; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a correlação entre duas escalas para avaliação das cicatrizes pós-queimaduras com as alterações miofuncionais orofaciais em pacientes queimados. Método Participaram do estudo 16 adultos com sequelas de queimaduras de terceiro grau em cabeça e pescoço. As etapas de coleta de dados envolveram: aplicação das escalas de avaliação da cicatrização Patient and Observer Scar Assessment Scales (POSAS) e Vancouver Scar Scale, aplicação da Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandidos (AMIOFE-E) e avaliação da mobilidade mandibular. Resultados Os resultados indicaram correlação negativa moderada entre os itens de deglutição, respiração, escore total de funções e escore total na AMIOFE-E e as escalas de cicatriz, indicando que, quanto mais grave a pontuação nessas escalas, menor a pontuação nos itens do AMIOFE-E (indicativo de maior alteração). Não foram observadas correlações entre os itens da avaliação clínica da motricidade orofacial e a escala de gravidade da cicatriz preenchida pelos pacientes. Conclusão Os resultados do presente estudo sugerem que existe uma correlação entre a gravidade da cicatriz de pacientes queimados, medida por meio de escalas médicas, e as alterações miofuncionais orofaciais. Pacientes que apresentarem pontuação indicativa de cicatrizes patológicas em região de cabeça e pescoço devem ser imediatamente encaminhados para avaliação miofuncional orofacial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the correlation between two scar assessment scales and the presence of orofacial myofunctional disorders (OMD) in patients with head and neck (H&N) burns. Methods Participants of this study were 16 adult individuals with H&N full-thickness burns. Data were collected through assessment of mandibular range of movement and application of the following instruments: Patient and Observer Scar Assessment Scale (POSAS), Vancouver Scar Scale, and Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores (OMES). Results Results showed moderate negative correlation between the variables deglutition, breathing, total score of the functions, total score on the OMES and scores on the scar assessment scales, indicating that the higher (more severe) the scores on these scales, the lower the scores on the items of the OMES (indicative of greater OMD severity). No correlations were observed between the items of the OMES and the POSAS Patient scale. Conclusion Results suggest that there is correlation between scar severity in burn patients, measured through clinical scales, and presence of OMD. Patients who present scores indicative of H&N pathological scars should be immediately referred to orofacial myofunctional assessment.
  • Fonoaudiólogos Doutores no Brasil: perfil da formação no período de 1976 a 2017 Artigo Original

    Ferreira, Léslie Piccolotto; Ferraz, Pablo Rodrigo Rocha; Garcia, Ana Carla Oliveira; Falcão, Ana Regina Graner; Ragusa-Mouradian, Claudia Aparecida; Herrero, Elaine; Passos, Priscila Silva; Fichino, Silvia Napole

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo investigar, no grupo de fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores, as variáveis sexo, ano de defesa da tese, tipo e localização da instituição de ensino, inserção do programa em que a tese foi desenvolvida e temática da mesma. Método os dados foram levantados por meio de consulta à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico − CNPq (1976-2017). Filtros foram acionados para seguir os critérios de inclusão: ter formação em Fonoaudiologia, ser brasileiro e ter se titulado doutor. As variáveis estabelecidas foram registradas no programa STATA/IC 14.2 e foi realizada análise descritiva dos dados e da tendência de crescimento do número de teses. Resultados dentre os 1.125 profissionais que compuseram a amostra, a maioria era do sexo feminino, titulou-se em instituição de ensino superior pública, localizada na região Sudeste, e defendeu temática em Programa pertencente à área de Ciências da Saúde, sobre Linguagem e Audiologia. Conclusão o perfil encontrado se assemelha a levantamentos realizados anteriormente e evidencia o contínuo crescimento significativo de fonoaudiólogos doutores, fato que garante a inserção do fonoaudiólogo em atividades de pesquisa e produção científica qualificada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association of variables gender, year of the thesis defense, type and location of the teaching institution, the thesis subject and the program in which the thesis was developed. Methods Data were collected through consultation of the Lattes Platform of the National Council for Scientific and Technological Development (1976-2017). Filters were activated to follow the inclusion criteria: is Brazilians with a degree in Speech-Language Therapy, and also with a PhD degree. The established variables were recorded in the STATA/IC 14.2 software, and a descriptive analysis of the data and trend of them were performed. Results Most of the 1,125 subjects who composed the sample were female, graduated in a public higher education institution, located in the Southeast region, and defended their thesis in a Program related to ​​Health Sciences, or in Speech-language therapy. Conclusion The profile found is similar to the profile of previous studies, and it shows the significant growth of speech-language therapists with PhD degrees in research activities and qualified scientific production.
  • Os efeitos da bandagem elástica no músculo trapézio em adultos saudáveis Artigo Original

    Silva, Andréa Pereira da; Carvalho, Adriana Rahal Rebouças de; Sassi, Fernanda Chiarion; Andrada e Silva, Marta Assumpção de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito da bandagem elástica no músculo trapézio, por meio da eletromiografia e de um questionário autorreferido em adultos saudáveis. Método Participaram 51 adultos saudáveis, de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 e 35 anos. Os sujeitos foram divididos em três grupos: G1, que utilizou a bandagem elástica com tensão; G2, que utilizou a bandagem elástica sem tensão; e G3, grupo controle, que não utilizou a bandagem. A aplicação da bandagem ocorreu no músculo trapézio, bilateralmente. Para a mensuração dos resultados, foram coletados sinais eletromiográficos antes, durante e depois do uso da bandagem, e foi aplicado um questionário qualitativo. Resultados Não houve diferenças significativas nos achados eletromiográficos antes e depois do uso da bandagem, em cada grupo e na comparação entre os grupos. Na confrontação G1 com G2, nos momentos antes e durante o uso da bandagem, foi verificada uma diferença estatisticamente significante na variável contração voluntária máxima do lado esquerdo. No questionário, a maioria dos sujeitos relatou sensação de relaxamento com o uso da bandagem. Conclusão Os sujeitos da amostra que utilizaram a bandagem não apresentaram diferenças estatisticamente significantes na eletromiografia. Em relação ao questionário, a maioria dos sujeitos pesquisados afirmou sensação de relaxamento após o uso da bandagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the elastic therapeutic tape effects on the trapezius muscle in healthy adults, using data from surface electromyography and a self-reported questionnaire. Methods A total of 51 across sex healthy adults were enrolled in this study, whose age range was 20 to 35 years.. The individuals were divided into three groups: G1, who wore the elastic therapeutic tape applied with tension; G2, who wore the elastic therapeutic tape applied with no tension; and G3, control group, who did not wear the elastic therapeutic tape. The elastic therapeutic tape was bilaterally applied on the trapezius muscle. For measuring results, surface electromyography signals were collected before, while and after the elastic therapeutic tape was worn, and a qualitative questionnaire was applied. Results There were no significant differences in either pre- or post-electromyography findings within each group, or when groups were compared. When comparing G1 and G2 moments before and while the elastic therapeutic tape was worn, a statistically significant difference was noted during the maximum voluntary contraction variable on the individuals’ left side. When answering the questionnaire, most individuals mentioned a relaxing feeling while wearing the elastic therapeutic tape. Conclusion The individuals wearing the elastic therapeutic tape in this sample did not present any significant differences during the surface electromyography assessment. As for the questionnaire, most of the individuals investigated reported a relaxing feeling after wearing the elastic therapeutic tape.
  • Bilinguismo e reconhecimento de fala no silêncio e no ruído em adultos Artigo Original

    Ferreira, Geise Corrêa; Torres, Enma Mariángel Ortiz; Garcia, Michele Vargas; Santos, Sinéia Neujahr; Costa, Maristela Julio

    Resumo em Português:

    RESUMOObjetivo: Comparar a habilidade de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído em indivíduos normo-ouvintes monolíngues, falantes do português brasileiro e, bilíngues, falantes do português brasileiro e do alemão, e do português brasileiro e italiano, bem como analisar a influência do período de aquisição da segunda língua no desempenho dos bilíngues. Método Participaram da pesquisa 87 indivíduos entre a faixa etária de 18 e 55 anos de idade, normo-ouvintes, os quais foram distribuídos em: grupo controle, composto de 30 monolíngues falantes do português brasileiro; grupo estudo alemão, 31 bilíngues simultâneos falantes do português e do alemão como segunda língua; grupo estudo italiano, formado por 26 bilíngues sucessivos, falantes do português e do italiano como segunda língua. Por meio do teste Listas de Sentenças em Português Brasileiro, foram obtidos seus Limiares de Reconhecimento de Sentenças no Silêncio e no Ruído. Resultados No silêncio, não houve diferenças estatisticamente significantes de desempenho tanto quando comparados os indivíduos bilíngues e monolíngues como quando comparados os grupos bilíngues. Por sua vez, no ruído, verificou-se diferença significante entre os grupos bilíngues, em relação ao monolíngue. Entretanto, quando comparado o desempenho dos grupos bilíngues, não se observou diferença significante entre eles. Conclusão O bilinguismo influenciou positivamente o desenvolvimento de habilidades auditivas, que repercutiram em desempenhos superiores dos bilíngues no reconhecimento de fala na presença de ruído, e o período de aquisição da segunda língua não influenciou o desempenho dos bilíngues.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To compare the ability to recognize sentences in silence and in noise in monolingual normal-hearing Brazilian Portuguese speakers, and bilingual speakers of Brazilian Portuguese and German, and bilingual speakers of Brazilian Portuguese and Italian, as well as to analyze the influence of age of second language acquisition on the performance of bilinguals. Methods 87 normal-hearing individuals aged between 18 and 55 years participated of this research. They were categorized into: Control Group, composed by 30 monolingual Brazilian Portuguese speakers; German Research Group, 31 simultaneous bilingual native speakers of Portuguese and speakers of German as a second language and; Italian Research Group, consisting of 26 successive bilinguals, native speakers of Portuguese and speakers of Italian as a second language. The Sentence List Test in Brazilian Portuguese was used to measure their Sentence Recognition Thresholds in Silence and Noise. Results In silence, there were no statistically significant differences in performance when comparing the bilingual to the monolingual individuals, and when comparing the bilingual speakers among themselves. On the other hand, in noise, there was a significant difference between the bilingual groups and the monolingual one. However, there were no significant differences between the bilingual groups when their performance was compared. Conclusion Bilingualism positively influenced the development of language and listening skills, which led the bilinguals to outperform in speech recognition in the presence of noise. Also, the period of a second language acquisition did not influence bilingual performance.
  • Sintomas vocais na população pediátrica: Validação da versão brasileira do Questionário de Sintomas Vocais Pediátrico Artigo Original

    Ribeiro, Lívia Lima; Verduyckt, Ingrid; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    ResumoObjetivo: Validar o Questionário de Sintomas Vocais Pediátrico (QSV-P) para o português brasileiro. Método Aprovado pelo Comitê de Ética (758.309). Participaram desta pesquisa 716 indivíduos, dos quais 367 eram crianças e adolescentes, com e sem alteração vocal, entre 6 e 18 anos, e 349 eram pais/responsáveis, que responderam à versão final do instrumento. Entre os respondentes dessa versão, 272 participaram do teste-reteste, e 32, da sensibilidade. As crianças e os adolescentes entre 6 e 18 anos responderam à versão de autoavaliação do QSV-P, e seus pais/responsáveis, à versão parental do QSV-P. Resultados O QSV-P apresentou confiabilidade e reprodutibilidade aceitáveis para a população brasileira e sensibilidade ao tratamento vocal. Conclusão O QSV-P foi validado para o português brasileiro, sendo um bom instrumento de autoavaliação vocal, tanto na versão parental quanto na versão autoavaliativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To validate the Pediatric Vocal Symptoms Questionnaire (PVSQ) for Brazilian Portuguese. Methods The study was approved by the Ethics Committee (758,309). A total of 716 individuals participated in this research, of which 367 were children and adolescents, with and without vocal alteration, aged 6-18 years, and 349 were parents/guardians, who responded to the final version of the instrument. Among the interviewed of this version, 272 participated in the test-retest, and 32, of the sensitivity. Children and adolescents aged 6-18 years responded to the self-evaluation version of the PVSQ, and their parents/guardians to its parental version. Results The PVSQ showed acceptable reliability and reproducibility for the Brazilian population and sensitivity to vocal treatment. Conclusion The PVSQ was validated for Brazilian Portuguese, being a good instrument of vocal self-evaluation, both in the parental version and in the self-evaluation version.
  • Uso del TEVI-R para describir el vocabulario pasivo en niños de la etnia Mapuche Artículo Original

    Ugarte, Lisette Fuentes; Mondaca, Carolina; Ortiz, Camila; Quiroz, Jorge; Vásquez, Krisly; Morales, Camilo

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Describir el nivel de vocabulario pasivo en niños y niñas pertenecientes a la etnia mapuche, utilizando el Test de Vocabulario en Imágenes versión Revisada (TEVI-R). Método Se llevó a cabo un estudio de corte transversal. Participaron 26 niños, de ambos géneros cuyas edades fluctuaron entre 4 y 7 años de edad. Se midió el desempeño de vocabulario pasivo mediante la aplicación del TEVI-R, analizando las variables edad y género, además de realizar un análisis de los ítems con mayor cantidad de errores. Resultados El rendimiento de estos niños no se ve influenciado ni por género, ni por edad. Existen potenciales fuentes de error en los ítems de los instrumentos relacionados a la pertinencia cultural, geográfica y a la calidad gráfica de los mismos. Conclusión No se observó asociación por género ni diferencias por edad en la población estudiada. Se discute la posibilidad de elaborar nuevos instrumentos o revisar los disponibles, dadas las características de su lengua materna, con la finalidad de recabar resultados fiables y respetar los elementos que forman parte de los marcadores propios de su cultura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the level of passive vocabulary in boys and girls belonging to the Mapuche ethnic group, using the Vocabulary Test in Images Revised version (TEVI-R). Methods A cross-sectional study was carried out. Twenty-six children, both gender, between 4 to 7 years old participated in the study. The performance of passive vocabulary was measured through the application of the TEVI-R, analyzing the variables age and gender, as well as performing an analysis of the items and the number of errors. Results The performance of these children is not influenced by gender or age. There are potential sources of error in the items of the instruments related to the cultural, geographical relevance and graphic quality of them. Conclusion No association was observed by gender or differences by age in the study population. The possibility of developing new instruments or revising the available ones is discussed, given the characteristics of their native language, obtaining reliable results and respecting the elements that are part of their culture.
  • Percepção quanto à qualidade do cuidado de usuários da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Artigo Original

    Dias, Thalita Evaristo Couto; Friche, Amélia Augusta de Lima; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a percepção de usuários da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais quanto à qualidade do cuidado. Método Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado com 871 informantes, usuários e acompanhantes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais. Foram realizadas entrevistas com base em três instrumentos: Roteiro de Entrevistas com Usuários e Critério de Classificação Econômica Brasil para caracterização sociodemográfica, clínica e assistencial, além do Quality of Care Scale para avaliação da qualidade do cuidado. Resultados A maioria dos usuários participantes é do sexo masculino, solteiro, não trabalha e possui renda de um salário mínimo. A maior proporção tem ensino fundamental incompleto, é de cor branca, com renda domiciliar maior que um e até dois salários mínimos. A idade média dos usuários foi de 28,6 anos, dos quais 50,0% tinham até 14 anos. A maioria declarou possuir um tipo de deficiência sem comorbidade associada. Quanto à qualidade do cuidado referida, pelo menos um quarto dos entrevistados avaliou negativamente os eixos Acesso, Necessidades Sociais e Informações Recebidas. Conclusão É necessário melhorar o tempo de espera para receber atendimento e a oferta de serviços no local onde o usuário reside, facilitar o acesso às consultas, contribuir de forma intersetorial em atividades de lazer e sociais e melhorar a comunicação com os usuários para aumentar a qualidade do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose verify the perception of Care Network users for People with Disabilities in Minas Gerais regarding the quality of care. Methods This is an observational, descriptive and cross-sectional study of 871 informants, users and caregivers of Care Network for People with Disabilities in Minas Gerais. Interviews were carried out based on three instruments, the User Interview Roadmap and Brazil's Economic Classification Criteria for sociodemographic, clinical and care characterization, as well as the Quality of Care Scale to assess the quality of care for the interviewees. Results the majority of users were male, single, unworked and had income of a minimum wage. A higher proportion of elementary school is incomplete, white in color, with household income greater than one and up to two minimum wages. The average age of 98.9% of the users was 28.6 years, of which 50.0% was up to 14 years. The majority reported having a type of disability with no associated comorbidity. Regarding the quality of care referred to, at least a quarter of the interviewees evaluated negatively the Access, Social Needs and Received Information axes. Conclusion It will be necessary to improve the waiting time to receive care and also the services offer where the user resides, to facilitate access to consultations, to contribute intersectorally in leisure and social activities and to improve communication with users to increase the quality of care.
  • Aplicação da Escala RDLS para caracterização do perfil da linguagem oral de crianças usuárias de implante coclear Artigo Original

    Pedrett, Mariana dos Santos; Costa, Maria Beatriz Pedrett

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar e caracterizar a linguagem oral de um grupo de crianças, participantes de um programa de reabilitação auditiva, usuárias de implante coclear (IC) há, no mínimo, cinco anos, com base nas habilidades de linguagem receptiva e expressiva, mensuradas por meio da Escala de Compreensão Verbal da RDLS. Método Estudo prospectivo transversal, no qual foram avaliadas seis crianças, com idade entre 8 e 11 anos, surdez profunda sensorioneural bilateral, cuja média de tempo de uso de IC foi de, no mínimo, cinco anos. Utilizou-se como instrumento a Escala RDLS, uma versão brasileira da escala americana conhecida como Reynell Developmental Language Scales (RDLS). É composto das Escalas de Compreensão e de Expressão, além das Subescalas Estrutura, Vocabulário e Conteúdo. Resultados As habilidades de nomeação apresentaram-se evidentemente melhores em comparação às habilidades que envolveram funções pragmáticas de linguagem, demonstradas nas Subescalas de Conteúdo e Estrutura, como a descrição de uma figura com elaboração de sentenças mais longas ou a organização sintática comparada à identificação de objetos, palavras e figuras. Conclusão Não houve discrepâncias significativas entre a Escala de Compreensão em relação à Escala de Expressão Verbal, no entanto nota-se que, em estruturas mais complexas, como reconhecimento de frases, os desempenhos foram mais baixos do que no reconhecimento de palavras. Tais resultados implicam possíveis implementações de programas educacionais e de reabilitação para crianças com IC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Analyze and characterize the oral language of a group of children participating in an auditory rehabilitation program, with at least five years of dispositive use, based on skills of receptive and expressive language measured trough the verbal comprehension RDLS scale. Methods Transversal and prospective study, evaluating 6 children with age between 8 and 11 years old, all with neurosensory bilateral severe deafness, average time of cochlear implant use of at least 5 years. The evaluation was performed using the RDLS scale, a Brazilian variant of the American scale known as Reynell Developmental Language Scales (RDLS). It consists of the comprehension scale, expression scale, in addition to sub-scales: structure, vocabulary and content. Results The naming skills were significantly better when compared to abilities involving pragmatic language functions, demonstrated by the sub-scales of content and structure, like the description of a figure and construction of longer sentences or syntactic organization compared to objects, words and figures identification. Conclusion There were no significant differences between the Comprehension and Expression scales; however, we noted that the performances in more complex structures, like sentences recognition, were inferior to their word recognition performances. These results imply possible implementation of educational and rehabilitation programs for children using cochlear implant.
  • Validação de conteúdo e confiabilidade do Protocolo de Avaliação dos Distúrbios Adquiridos de Fala em Indivíduos com Doença de Parkinson (PADAF) Artigo Original

    Presotto, Monia; Rieder, Carlos Roberto de Mello; Olchik, Maira Rozenfeld

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar e realizar a validação de conteúdo, assim como verificar a confiabilidade entre examinador do Protocolo de Avaliação dos Distúrbios Adquiridos de Fala em Indivíduos com Doença de Parkinson (PADAF). Método O estudo foi realizado em três etapas. Na primeira, foi elaborado o protocolo e validado seu conteúdo mediante análise de sete especialistas. Na segunda, aplicou-se o instrumento em 25 indivíduos com doença de Parkinson (DP) idiopática. Na terceira e última etapa, verificou-se a confiabilidade entre-examinador. Resultados A versão final do PADAF foi composta de 32 itens que avaliam a respiração, a fonação, a ressonância, a articulação e a prosódia. Mostrou-se válido, com índice de validade de conteúdo (IVC) bem acima daquele estabelecido na literatura e com perfeita concordância na verificação da confiabilidade entre examinador. Conclusão O PADAF para indivíduos com DP foi desenvolvido e teve seu conteúdo validado com perfeita confiabilidade do instrumento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop a protocol for the evaluation of acquired speech disorders in individuals with Parkinson's disease (PADAF) and to validate its content and determine its inter-judge reliability. Methods The study was carried out in three stages: in the first one, the protocol was prepared and its content validated through the analysis of seven specialists; in the second, the instrument was applied to 25 individuals with idiopathic Parkinson's disease (PD); in the third and last stage, the inter-judge reliability was determined. Results The final version of PADAF consisted of 32 items that evaluated breathing, phonation, resonance, articulation, and prosody. It was shown to be valid, with a content validity index (CVI) much higher than that established in the literature, and with perfect agreement in the determination of inter-judge reliability. Conclusion PADAF for PD individuals was developed and its content was validated, showing perfect instrument reliability.
  • Perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em Portugal Artigo Original

    Cruz-Santos, Anabela; Costa, Sónia Susana da Silva; Fernandes, Raquel Maria Silva; Sapage, Sara Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Contribuir para o conhecimento das perspectivas e práticas de apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem em contextos inclusivos em Portugal. Método Após revisão da bibliografia sobre o tema, foi elaborado um questionário, posteriormente aplicado a 123 professores do ensino regular. Para a análise dos dados recolhidos, foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial das variáveis dependentes, utilizando testes paramétricos. Resultados A análise descritiva revela que a maioria dos professores conhece o conceito de transtornos da linguagem e considera importante compreender o desenvolvimento da linguagem ao lidar com alunos com essa problemática. No entanto, mais da metade dos inquiridos acha que não possui formação nem informações suficientes acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e também não concorda que possua competências suficientes para contribuir para a identificação de alunos com transtornos da linguagem. Os resultados relativos à análise inferencial revelam diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito ao gênero, ao tempo de serviço e ao distrito. Os resultados obtidos demonstram boas qualidades métricas no que se refere à consistência interna. Conclusão Os resultados evidenciam a necessidade de formação e informação dos professores acerca da aquisição e do desenvolvimento da linguagem e, mais especificamente, dos transtornos da linguagem. Demonstram também que os professores do ensino regular poder-se-ão deparar com dificuldades no apoio educativo aos alunos com transtornos da linguagem e, particularmente, em delinear estratégias adequadas às suas necessidades, nomeadamente na elaboração de programas educativos individualizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze how students with Language Disorders receive remedial teaching in inclusive settings in Portugal. Methods We developed a questionnaire based on the literature review, and applied it to 123 elementary teachers in Portugal. We performed a descriptive and inferential statistical analysis of the dependent variables using parametric tests. Results Descriptive analysis revealed that most teachers know the concept of language disorders and consider it important to the development of language when supporting students with this problem. However, over half of the respondents answered that they have no training and enough information about the acquisition and development of language, and don´t consider having sufficient knowledge to contribute to the identification of students with language disorders. Results for inferential statistics showed statistically significant differences regarding gender; length of service and district, as well as a good internal consistency in relation to the questionnaire. Conclusion Results highlight the need for training and information about acquisition and development of language, and more specifically in relation to language disorders. It also showed that elementary teachers may find difficulties in intervention with students with language disorders, and particularly, to adequate strategies to their needs, particularly when developing Individualized Educational Programs for their students in a team.
  • Estudantes de teatro com e sem queixa de voz: dados sobre saúde e higiene vocal, sintomas e desvantagem vocal Artigo Original

    Cruz, Maria Rita dos Santos Amarante; Yamasaki, Rosiane; Pacheco, Claudia; Borrego, Maria Cristina de Menezes; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Obter informações sobre saúde e higiene vocal, sintomas vocais e desvantagem vocal de estudantes de teatro com e sem queixa de voz. Método Participaram da pesquisa 57 alunos de teatro que foram divididos em dois grupos: grupo sem queixa vocal (GSQ), composto por 39 alunos; grupo com queixa vocal (GCQ), composto por 18 alunos. Os participantes responderam a três protocolos de autoavaliação: 1. Questionário de Saúde e Higiene Vocal (QSHV); 2. Escala de Sintomas Vocais (ESV); 3. Índice de Desvantagem Vocal (IDV-10). Resultados Não houve diferença entre os grupos quanto aos conhecimentos de saúde e higiene vocal. Os estudantes de teatro do GCQ apresentaram maiores escores, mais sintomas vocais em todos os domínios do instrumento ESV e mais desvantagem vocal percebida no IDV-10 que os do GSQ. Quanto maior foi o conhecimento em saúde e higiene vocal (domínio total do QSHV), menores foram os sintomas vocais nos domínios emocional e total (ESV), e a desvantagem vocal foi percebida (domínio total do IDV-10) apenas no GCQ. Conclusão Não houve diferença quanto ao conhecimento sobre saúde e higiene vocal entre alunos de teatro com e sem queixa vocal. Contudo, os alunos de teatro com queixa vocal apresentaram mais sintomas vocais e referiram percepção de mais desvantagem vocal, aspectos esses que se correlacionaram negativamente com o conhecimento sobre saúde e higiene vocais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To gather information about vocal health and hygiene, voice symptoms, and voice handicap from drama students with and without vocal complaints. Methods A total of 57 drama students participated of this study. They were divided into two groups: no vocal complaints group (NCG), with 39 students; and with vocal complaints group (WCG), with 18 students. The participants answered to three self-assessment protocols: 1. Vocal Health and Hygiene Questionnaire (VHHQ), 2. Voice Symptom Scale (VoiSS); and 3. Voice Handicap Index (VHI-10). Results No difference was observed between groups related to the knowledge of vocal health and hygiene. The drama students from the WCG presented higher scores, more voice symptoms in all subscales of the VoiSS, and more voice handicap, e.g,higher VHI-10 scores than the NCG. The more knowledge on vocal health and hygiene (VHHQ total score) was followed by less voice symptoms, which represents lower scores in the VoiSS total score and, in emotional domain, and it was only perceived voice handicap (VHI-10 total score) in the NCG. Conclusion There was no difference in knowledge of vocal health and hygiene among drama students with and without vocal complaints. However, drama students with vocal complaints presented more voice symptoms and reported greater perception of voice handicap, which was negatively correlated with knowledge of vocal health and hygiene.
  • Exposição e reatividade do prematuro ao ruído em incubadora Artigo Original

    Rodarte, Milena Domingos de Oliveira; Fujinaga, Cristina Ide; Leite, Adriana Moraes; Salla, Cleomara Mocelin; Silva, Caroline Gianna da; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a exposição e a reatividade do prematuro ao ruído intenso durante o cuidado em incubadora. Método Estudo observacional prospectivo na unidade de cuidados intermediários de um hospital de Ribeirão Preto (SP). Na primeira etapa do estudo (dimensionamento do ruído) participaram 35 prematuros e na segunda (análise da reatividade diante de um ruído intenso), 20. O ruído foi mensurado durante duas horas por um dosímetro e a reatividade filmada por três câmeras conectadas no computador. Diante de Lmáx superior a 65 decibéis analisou-se a reatividade dos prematuros. Resultados Todos os prematuros apresentaram Leq acima do limite recomendado por organizações internacionais e mais da metade dos bebês esteve com Leq médios superiores ao limite permitido em incubadora pela norma brasileira. Diante do ruído intenso, grande parte dos bebês desencadeou reflexo cócleo-palpebral, sobressalto, mímica facial, modificou as atividades corporais ou apresentou padrão de sono e vigília, com diferenças estatisticamente significativas. Conclusão Os níveis sonoros mensurados foram intensos. O ruído a que os prematuros estão expostos nas incubadoras durante os cuidados recebidos constitui um evento estressante, modifica o estado comportamental e desencadeia respostas reflexas, corporais, manifestações faciais e mudança no estado de sono e vigília diante dos ruídos intensos e súbitos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate preterm infants’ exposure and reactions to intense noise during incubator care. Methods An observational and prospective study was performed in the intermediary care unit of a hospital in Ribeirão Preto (SP). Thirty-five preterm infants participated in the first stage of the study (measuring noise) and 20 in the second (analysis of responses to intense noise). Noise was measured for two hours using a dosimeter, and the responses were video recorded by three cameras connected to a computer. The preterm infants’ responses to an Lmax higher than 65 decibels were analyzed. Results Every preterm infant presented Leq above the limit recommended by international organizations, and more than half of the babies had a mean Leq above the limit permitted by the Brazilian standard. Regarding the babies’ responses to the intense noise, the majority of them showed blink reflex, startle reflex, facial mimics, changed bodily activities or changed sleep and wake state, all with statistically significant differences. Conclusion The sound levels measured were intense. The noises that preterm infants are exposed to while being cared for in incubators constitute a stressor event. Sudden, intense noises change their behavioral state and causes reflexive and bodily responses, facial manifestations and changes in their sleep and wake state.
  • Ensaio Clínico de Tratamento da Gagueira: estudo piloto com variável monitorada, participação do cão na sessão de terapia Artigo Original

    Costa, Julia Biancalana; Ichitani, Tatiane; Juste, Fabiola Staróbole; Cunha, Maria Claudia; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito da intervenção do cão na sessão regular de terapia fonoaudiológica para a gagueira do desenvolvimento em jovens adultos. Método Foram selecionados jovens adultos e adultos com diagnóstico de gagueira do desenvolvimento. Concluíram o estudo oito participantes, seis do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades variando entre 16 e 45 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos: G1 – que realizou o tratamento para gagueira com a presença de um cão terapeuta em sala de terapia e G2 – que realizou o tratamento para gagueira sem a presença do cão terapeuta. Foi incluído um grupo controle, G3 – composto por participantes fluentes, pareado em idade e sexo ao G1 e G2, para controle da variabilidade natural da fluência da fala. Resultados A análise comparativa entre os grupos indicou que o grupo que realizou o tratamento sem a presença do cão alcançou melhores índices de performance, evolução e eficácia. Conclusão Para a população pesquisada neste estudo, não foi observado efeito da intervenção do cão na terapia fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effect of dog intervention on the regular session of speech therapy for developmental stuttering in adults. Methods The study involved young adults and adults with developmental stuttering. The study sample was composed of eight participants, six males and two females, ranging in age from 16 to 45 years. Participants were divided into two groups: G1 – those who underwent treatment for stuttering with the presence of a dog-therapist in the therapy room and G2 – those who underwent treatment for stuttering without the presence of the dog therapist. We included a control group, G3, composed of fluent participants, matched in age and sex to G1 and G2 to control the natural variability of speech fluency. Results Comparative results between the groups indicated that the group that performed the treatment without the presence of the dog achieved better performance, evolution and efficacy rates. Conclusion for the population in this study, the dog intervention on speech therapy did not improve treatment.
  • Reabilitação da força da língua utilizando biofeedback: relato de caso Relato De Caso

    Maia, Aline Vargas; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Moraes, Keiner Oliveira; Amaral, Mariana Souza; Medeiros, Adriane Mesquita de; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa teve o objetivo de relatar um caso clínico em que foi realizada a reabilitação da força lingual com estratégia de biofeedback. Trata-se de uma paciente de 20 anos de idade, cuja avaliação miofuncional orofacial evidenciou diminuição grave de força do terço anterior da língua e alterações na mobilidade e na coordenação linguais. A quantificação da pressão lingual foi realizada por meio do Iowa Oral Performance Instrument durante a elevação, a protrusão e a lateralização, tendo se verificado redução nos valores obtidos em todas as direções medidas em comparação aos padrões de normalidade. Foram realizadas 11 sessões de terapia, com frequência semanal, utilizando estratégia de biofeedback que consistia em jogos computacionais acionados pela língua. Um instrumento encaixado na cavidade oral funcionava como um joystick, sendo método de entrada para jogos digitais específicos. Em casa, a paciente realizou exercícios isométricos de pressão de ponta de língua contra espátula, retração exagerada de língua, afilamento lingual e isotônico de tocar comissuras e lábios alternadamente, diariamente. Após oito sessões, em relação à pressão na elevação, houve melhora de 28,6% para o ápice e 7,1% para o dorso. Quanto à protrusão, houve melhora de 123,5%. Nas medidas de lateralizações esquerda e direita, os valores aumentaram 53,8% e 7,4%, respectivamente. Após 12 sessões, percebeu-se melhora, em relação à avaliação inicial, de 35,7%, 7,4%, 164%, 76,9% e 40,7%, para elevação de ápice, de dorso, protrusão, lateralizações esquerda e direita, respectivamente. Apesar do aumento, valores preconizados na literatura, como normalidade para o sexo e a idade, não foram atingidos com 12 sessões.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research had the objective of reporting a clinical case in which the rehabilitation of tongue strength with biofeedback strategy was performed. This case report addresses a 20-year-old patient whose orofacial myofunctional evaluation revealed a severe decrease in the force of the anterior third of the tongue and changes in lingual mobility and coordination. The measurement of tongue pressure was performed using the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI) during elevation, protrusion and lateralization, and it was verified a reduction in the values ​​obtained in all measured directions, compared with normality patterns. We performed 11 sessions of therapy, with weekly frequency, using a biofeedback strategy that consisted of computer games controlled by the tongue. An instrument embedded in the oral cavity functioned as a joystick as the input method for specific digital games. The patient performed at home the isometric exercises of pressing the tip of the tongue against a spatula, exaggerated retraction of tongue, tongue tapering, and isotonic exercise of touching the commissures and lips alternately, daily. After eight sessions, in relation to the elevation pressure, there was an improvement of 28.6% for the apex and 7.1% for the dorsum. As for protrusion, there was an improvement of 123.5%. In the measurements of left and right lateralization, the values ​​increased 53.8% and 7.4%, respectively. After twelve sessions, it was observed an improvement of 35.7%, 7.4%, 164%, 76.9% and 40.7% in relation to the initial evaluation, for apex elevation, dorsum elevation, protrusion, and lateralization to left and right, respectively. Despite the increase, values ​​recommended in the literature as normal for sex and age were not reached after 12 therapy sessions.
  • Apraxia de fala e atraso de linguagem: a complexidade do diagnóstico e tratamento em quadros sintomáticos de crianças Relato De Caso

    Catrini, Melissa; Lier-DeVitto, Maria Francisca

    Resumo em Português:

    RESUMO Define-se apraxia de fala como a inabilidade de sequenciar os movimentos necessários a uma produção articulatória acurada, cuja explicação, tradicionalmente, é remetida a um déficit na programação motora da fala. Não é infrequente que clínicos de linguagem se defrontem com casos clínicos em que a inconsistência da fala coloca questões quanto ao diagnóstico diferencial entre apraxia e quadros considerados de linguagem. O reflexo desse impasse é observado na dificuldade em estabelecer uma direção de tratamento adequada ao problema apresentado. Neste trabalho, apresentamos o relato de um caso clínico em que tanto o diagnóstico quanto o tratamento mobilizam discussões a respeito da condição apráxica de fala na infância. Nas apraxias, partimos do reconhecimento de que o corpo colocado em evidência é aquele que ultrapassa sua configuração puramente orgânica. Consequências clínicas são retiradas da premissa de que o corpo humano é aquele cuja orelha pode escutar e a boca, falar, ou seja, é estrutura orgânica posta a funcionar de maneira especial pela incidência da música da linguagem a invocar o corpo falante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Apraxia of speech is defined as the inability to sequence the movements required for accurate articulatory production, traditionally involving a deficit in speech motor programming. Language clinicians often confront about speech inconsistency clinical cases, which raise questions concerning the differential diagnosis between apraxia and language disorders. Such problem often results in the difficulty to establish an adequate treatment decision. In this work, we discuss a clinical report in which both diagnosis and treatment raise questions about the apraxic speech condition in childhood. We start from the recognition that, in apraxia, it seems imperative to consider that the body to be considered is the one that surpasses its organic functions and structure. Clinical consequences are drawn from the premise that the human body is one whose ear can listen, and mouth can speak, i.e., the organic structure is a material realm open to the incidence of language and its “music”, which creates the speaking body.
  • Tradução e adaptação cultural e linguística da Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings para o português brasileiro Comunicação Breve

    Camargo, Mônica Regina Macedo Campolim; Zambon, Fabiana; Moreti, Felipe; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Desenvolver a adaptação cultural e linguística da versão brasileira da Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings. Método O instrumento Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings foi traduzido para a língua portuguesa por duas fonoaudiólogas brasileiras bilíngues, cujas traduções foram compiladas em uma versão; posteriormente, foi realizada a retrotradução para o inglês por uma terceira fonoaudióloga brasileira, bilíngue, que não participou das etapas anteriores. Após a tradução e retrotradução, realizou-se a comparação dos itens com o instrumento original, sendo as discrepâncias modificadas por consenso, por um comitê composto por três fonoaudiólogos, chegando-se a uma única versão traduzida para o português brasileiro denominada Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal. Para a equivalência cultural da versão em português, a opção “não aplicável” foi acrescida na chave de respostas e 15 indivíduos disfônicos, com diagnóstico médico-otorrinolaringológico, responderam à Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal após a leitura das frases do protocolo de avaliação perceptivo-auditiva CAPE-V. Resultados No processo de tradução e adaptação cultural, não houve modificação e/ou eliminação de nenhuma das questões. A Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal reflete a versão original do inglês, com uma escala com variação de 0 a 10, sendo 0 “nenhum esforço vocal” e 10 o “máximo esforço vocal”. Conclusão A versão para o português brasileiro da Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings, intitulada Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal, apresenta equivalência cultural e linguística em relação ao instrumento original.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop the cultural and linguistic adaptation of the Brazilian version of the Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings. Methods The instrument Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings was translated into Portuguese by two Brazilian bilingual speech-language pathologists, whose translations were compiled into one version. Back-translation into English was performed by a third bilingual Brazilian speech-language pathologist who did not participate in the previous stages. After translation and back-translation, the items of the translated version were compared with the original instrument and discrepancies were modified by consensus of a committee composed of three speech-language pathologists, resulting in the version translated into Brazilian Portuguese entitled Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal. For cultural equivalence of the Portuguese version, the option “not applicable” was added to the categorical scale and 15 individuals with dysphonia, with otorhinolaryngological medical diagnosis, responded to the Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal after reading the perceptual-auditory evaluation protocol CAPE-V phrases. Results During the process of translation and cultural adaptation, no item was changed and/or eliminated from the questions. The Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal kept the same structure as the original, with a scale ranging from 0 to 10, with 0 being “no vocal effort at all” and 10 being “maximum vocal effort”. Conclusion The Brazilian version of the Adapted Borg CR10 for Vocal Effort Ratings, entitled Escala Borg CR10-BR adaptada para esforço vocal, presents cultural and linguistic equivalence to the original instrument.
  • Causalidade e Fonoaudiologia: abordagem epidemiológica Revisão Sistemática

    Canto-Soares, Natália; Rech, Rafaela Soares; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Revisar a literatura dos estudos fonoaudiológicos sob a ótica da epidemiologia, segundo a perspectiva da causalidade. Estratégia de pesquisa Realizou-se um levantamento nas literaturas nacional e internacional com buscas realizadas nas bases PubMed, SciELO e literatura cinzenta, conduzido segundo as instruções da Colaboração Cochrane e publicados até 8 de janeiro de 2019. A pergunta norteadora da revisão indaga se a Fonoaudiologia faz uso dos métodos epidemiológicos em suas evidências para inferir causalidade. Critérios de Seleção Foram incluídos todos os trabalhos que apresentassem abordagem epidemiológica de causalidade em fonoaudiologia, assim como se excluíram os que não apresentassem abordagem metodológica adequada à análise de causa e efeito. Análise dos dados Dois autores deste estudo, de maneira independente, revisaram todas as citações. Utilizou-se um formulário determinado a priori para extrair os seguintes dados: autor, ano de publicação, país de origem, concepção teórica, aplicação ou não do estudo e discussão central abordada no artigo. Resultados Mediante a busca realizada, foram encontrados 3.842 artigos. Contudo, destes nenhum investigou seus desfechos a partir da ótica da causalidade, não permitindo a inferência de causa e efeito. Conclusão Há escassez de estudos que evidenciem a causalidade na Fonoaudiologia, o que pode alterar a efetividade e o manuseio confiável do diagnóstico e a terapêutica fonoaudiológica, visto que ainda se baseia na associação e não na causa nem no efeito de delineamentos apropriados para tal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To review the Speech-Language Pathology literature studies from the epidemiology and causality perspective. Research strategies A national and international literature survey was carried out with searches from PubMed, SciELO and gray literature bases, conducted according to the instructions of the Cochrane Collaboration and published until January 9th, 2019. The review guiding question asks if Speech-Language Pathology uses methods in their evidence to infer causality. Selection criteria All studies that presented a causal epidemiological approach in speech therapy were included, as well as excluded those that did not present an appropriate methodological approach for cause and effect analysis. Data analysis Two authors of this study independently reviewed all citations. A priori determined form was used to extract the following data: author, year of publication, country of origin, theoretical conception, application or not of the study and central discussion addressed in the article. Results From the search performed 3842 articles were found. However, none of them investigated their outcomes from the causality point of view, not allowing cause and effect inference. Conclusion There is a shortage of studies that evidence causality in Speech-Language Pathology, which may alter the effectiveness and reliable handling of diagnosis and speech-language therapy, since it is still based on association and not on cause and effect based on studies designed to that.
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