Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DO TRIÂNGULO DE SEGURANÇA LOMBAR POR MEIO DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a zona triangular de segurança lombar, seus limites e sua relação com o gânglio da raiz dorsal por meio da ressonância magnética (RM).

Métodos:

Foram estudados os limites, o formato e as dimensões de 303 zonas triangulares de segurança no corte coronal de RM 3.0 Tesla de L2 a L5, incluindo o gânglio da raiz dorsal.

Resultados:

A amostra foi composta por 101 pacientes com média de idade de 32 anos. A altura da zona triangular de segurança era formada pela borda lateral da dura-máter; a largura, pelo platô superior da vértebra inferior; e a hipotenusa, pela raiz nervosa correspondente. A média das dimensões, assim como a área, variaram conforme o nível estudado. O gânglio da raiz dorsal invadiu as dimensões do triângulo em todas as imagens estudadas.

Conclusão:

Baseados nos dados e nas análises realizadas, concluímos que o conhecimento dos limites da zona triangular de segurança, por meio da imagem da RM, aumenta a segurança dos procedimentos minimamente invasivos na coluna lombar. Nível de evidência I; Estudos diagnósticos–Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Coluna Vertebral; Anatomia; Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos; Gânglios Espinais; Imagem por Ressonância Magnética

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br