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ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE E SIMILARES: CLASSIFICAÇÃO TRIDIMENSIONAL

RESUMO

Objetivo:

Criar uma nova Classificação para escoliose idiopática do adolescente e similares, abrangente, tridimensional e aplicativa.

Métodos:

Criou-se a Classificação Tridimensional com três componentes: o primeiro denominado de fator quantitativo, que divide-se em três tipos de acordo com o número de curvas; o segundo, o fator localizador evidencia o ponto mais estruturado da curva e o terceiro é o fator sagital que avalia globalmente o plano sagital. Para testar a nova Classificação, estudou-se as imagens de 99 pacientes, comparando o índice de concordância e reprodutibilidade intra e interobservador da Classificação Tridimensional com a de Lenke.

Resultados:

Pode-se afirmar que, no geral, o índice de concordância dos três avaliadores em relação a Classificação Tridimensional e a de Lenke nessa casuística foi considerada muito boa.

Conclusões:

O estudo da casuística evidenciou diferenças significativas dos percentuais entre as duas Classificações, referente a avaliação da cifose torácica, a Classificação Tridimensional apresentou 26,6% de hipercifose e normal 61,6%, ao passo que a Classificação Lenke evidenciou 6,06% de hipercifose e 84,18% normal. Contudo, na análise comparativa global, com os métodos Tridimensional e Lenke, apresentou-se estatisticamente os mesmos níveis de concordância, uma vez que os valores dos intervalos de confiança se sobrepõem. Nível de Evidência II; Estudo retrospectivo.

Descritores:
Escoliose; Classificação; Análise quantitativa

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