Acessibilidade / Reportar erro

ARTRODESE COM ABORDAGEM EXTREMO LATERAL DA COLUNA TORACOLOMBAR: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes tratados com a XLIF, dados clínicos e radiológicos, incluindo o impacto na qualidade de vida, parâmetros de dor e melhora da lordose lombar.

Métodos:

Estudo longitudinal retrospectivo, em que foram revisados prontuários de pacientes submetidos à XLIF entre 2017 e 2020 no Hospital do Trabalhador/UFPR. Foram registrados os aspectos demográficos, características clínicas através de parâmetros como dor pela EVA e o índice de incapacidade pelo ODI, aspectos radiológicos incluindo o ângulo de Cobb antes da cirurgia e 12 meses após.

Resultados:

Predominou o sexo feminino (66,7%), com média de idade de 59,1 anos (35-82 anos). O tempo de internação, em mediana, foi de 3 dias e o tempo de retorno às atividades diárias foi de 3 meses. Apenas quatro pacientes (8,9%) apresentaram complicações. A análise através de questionários demonstrou diferença significativa entre as pontuações pré e pós-operatórias em todas as escalas. No ODI, houve redução média na pontuação de 39,2% e na EVA, a pontuação mediana no pós operatório foi a metade da pontuação no pré-operatório (redução de 50%; p<0,001). O ângulo da lordose teve aumento de 26,3% no pós-operatório em relação ao valor basal (p<0,001).

Conclusão:

A XLIF apresenta baixos índices de complicação, melhora da lordose lombar e permite a recuperação às atividades diárias em curto período de tempo, além de desempenhar melhora estatisticamente significativa na qualidade de vida e no quadro álgico segundo as escalas EVA e ODI, sendo, portanto, uma técnica viável e eficaz de tratamento. Nível de Evidência II; Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Coluna Vertebral; Artrodese; Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos; Medição da Dor

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br