Acessibilidade / Reportar erro

CORRELAÇÃO POR IMAGEM ENTRE LÍQUIDO FACETÁRIO E INSTABILIDADE LOMBAR

RESUMO

Objetivo

Avaliar a incidência de líquido facetário na ressonância magnética (RNM) de coluna lombossacra e a relação com instabilidade segmentar radiográfica em pacientes submetidos à cirurgia da coluna vertebral.

Métodos

Coorte retrospectivo de pacientes submetidos à cirurgia da coluna lombossacra, em um período de três anos, através da avaliação do movimento na radiografia (RX) dinâmica e presença de líquido facetário no corte axial da RNM. Considerou-se movimento excessivo a translação vertebral > 3 mm ou angulação intervertebral > 10º. Quanto ao líquido excessivo, a presença de líquido facetário >1,5 mm.

Resultados

244 pacientes preencheram critérios para análise. 47 apresentaram movimento (≤3 mm) e 31 apresentaram movimento excessivo (>3 mm). 115 apresentaram líquido facetário (≤1,5 mm) e 46 apresentaram líquido excessivo (>1,5 mm). A análise estatística não demonstrou associação significativa entre o movimento segmentar aumentado e a presença de líquido facetário (p = 0,150).

Conclusão

A incidência total de líquido facetário foi de 47,1% e de líquido excessivo 18,9%. Não houve associação entre líquido facetário na RNM e instabilidade no RX dinâmico. A RNM não substitui o RX em flexão e extensão na avaliação de instabilidade lombar. Nível de evidência III; Coorte Retrospectiva.

Coluna Vertebral; Instabilidade Articular; Espondilolistese

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br