Acessibilidade / Reportar erro

MEDICAMENTOS PARA MANEJO DA DOR EM PACIENTES COM SÍNDROME DA FALHA DA CIRURGIA NA COLUNA TRATADOS COM NEUROMODULAÇÃO

Resumo:

Objetivo:

Comparar o uso de medicamentos para o controle da dor lombar nos períodos pré e pós-operatórios entre pacientes com Síndrome da Falha da Cirurgia na Coluna (FBSS) submetidos à neuromodulação.

Métodos:

Estudo observacional retrospectivo de análise de prontuários dos pacientes com FBSS submetidos à neuromodulação, acompanhados ambulatorialmente no período de 2018 a 2020. Foram avaliadas as características dos pacientes; o uso de medicamentos; a qualidade de vida através dos resultados do Questionário Short Form 36 Health Survey Questionnaire (SF- 36) e a capacidade funcional utilizando o Oswestry Disability Index (ODI) nos períodos pré-cirúrgico e pós-cirúrgicos (06 meses, 01 ano). O critério para estabelecer significância estatística foi valores de p≤0,05.

Resultados:

Foram avaliados 56 pacientes. Verificou-se redução do uso de medicamentos para o controle da dor após a instituição da neuromodulação, inclusive na classe dos opioides (d=0,81). Observou-se ainda melhora nos escores do ODI (p<0,001) e de todos os domínios do SF-36 (p<0,02) nos períodos pós-operatórios investigados.

Conclusão:

Os dados sugerem que a neuromodulação teve impacto positivo na dor de coluna em termos de redução no uso de medicamentos, melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida. Nível de Evidência IV; Estudo Retrospectivo, Observacional.

Descritores:
Dor; Dor Crônica; Dor Lombar; Dor Pós-Operatória; Medição da Dor

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br