Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO COMPARATIVO DO TRAJETO DO PLEXO LOMBAR NOS LADOS DIREITO E ESQUERDO ATRAVÉS DO MÚSCULO PSOAS

RESUMO

Objetivo:

Encontrar um referencial anatômico prático e seguro durante a cirurgia com a técnica de acesso à coluna ALMI (acesso lateral minimamente invasivo) e validar possíveis diferenças anatômicas entre os lados direito e esquerdo.

Método:

Foram feitas 4 medidas (cm) em 38 cadáveres: entre o plexo lombar e o processo transverso de L4L5, e entre o plexo lombar e a linha média da coluna lombar dos lados direito e esquerdo.

Resultados:

A distância média encontrada entre o plexo lombar e o processo transverso de L4L5 foi de 1,03cm e a distância até a linha média foi de 3,99 cm do lado direito. Já do lado esquerdo, as médias são 1,13cm e 3,88cm, respectivamente. Houve diferença estatística entre os lados (p<0,05) pelo teste não-paramétrico de Wilcoxon.

Conclusão:

Sugere-se como referencial anatômico o processo transverso para definir o ponto de entrada do portal de trabalho no músculo psoas. Nível de Evidência IV; Estudo Cadavérico.

Descritores:
Plexo lombossacral; Fusão vertebral; Músculos psoas; Anatomia; Região lombossacral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br