Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO RADIOGRÁFICA DA ESTABILIDADE DA TRANSIÇÃO TORACOLOMBAR UTILIZANDO DOIS MODELOS DE ÓRTESES

RESUMO

Objetivo:

Avaliar radiograficamente a estabilidade da transição toracolombar comparando os dois tipos de órteses toracolombosacras (OTLS) mais utilizadas em nosso meio: o colete de Jewett e o colete de Boston.

Métodos:

após aprovação do comitê de ética, nove participantes foram submetidos à radiografias em perfil, com raios centrados em T12 na posição ortostática, flexão máxima sem colete e flexão máxima com a órtese de Jewett e com a de Boston. Foi realizada a medida do angulo de Cobb da transição toracolombar (T10-L2) e os valores comparados utilizando o teste T de Student (p<0,05).

Resultados:

O colete de Boston promoveu maior estabilização da transição toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett (p<0,05). Além disso, não houve diferença estatística do angulo de Cobb da transição na posição ortostática (neutro) e na flexão utilizando o colete de Boston.

Conclusão:

O colete de Boston apresenta maior estabilização da região toracolombar durante a flexão do tronco em relação ao colete de Jewett. Nível de Evidência II; Estudo prospectivo comparativo.

Descritores:
Aparelhos ortopédicos; Traumatismos da coluna vertebral; Radiografia; Resultado do tratamento

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br