Accessibility / Report Error

ANÁLISE ESTATÍSTICA DA CASUÍSTICA DE UMA AMOSTRA DE DOENÇA METASTÁTICA NA COLUNA VERTEBRAL

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do trabalho é apresentar dados demográficos sobre a ocorrência de metástases na coluna vertebral no serviço onde o trabalho foi realizado e investigar a confiabilidade do escore modificado de Tokuhashi no processo de decisão em pacientes com câncer metastático na coluna.

Métodos:

Realizamos uma revisão de prontuários de todos os casos de metástase óssea vertebral, confirmadas por exame anatomopatológico, no período de janeiro de 2009 a junho de 2012. A revisão de dados incluiu detalhes demográficos, origem do câncer primário, duração dos sintomas, localização das metástases, escala de performance de Karnofsky e cálculo da sobrevida com base no escore modificado de Tokuhashi. Dividimos os pacientes em três grupos. O grupo A incluiu pacientes com expectativa de vida menor do que seis meses, grupo B incluiu pacientes com expectativa de vida entre seis e 12 meses e grupo C incluiu pacientes com expectativa de vida maior que 12 meses. Comparamos a sobrevida calculada com a atual sobrevida nos três grupos, com todos pacientes acompanhados até o mínimo de um ano ou até a morte.

Resultados:

A sobrevida prevista nos pacientes do grupo A foi de 63,6% de acordo com o escore modificado de Tokuhashi, contudo pacientes do grupo B tiveram apenas 30% de concordância.

Conclusões:

Para pacientes do grupo A, a taxa de concordância da sobrevida dos pacientes foi melhor (63,4%) que o observado em pacientes do grupo B (30%). Nossa amostra não teve nenhum paciente classificado como do grupo C.

Descritores:
Coluna vertebral; Metástase neoplásica; Osso e ossos; Análise de sobrevida; Dados demográficos

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br