Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO EXPERIMENTAL DOS EFEITOS NEUROTÓXICOS DA TERAPIA FOTODINÂMICA NA MEDULA ESPINHAL

RESUMO

Objetivo

Avaliar os efeitos da terapia fotodinâmica (PDT) na dura-máter usando os fotossensibilizadores cloreto de alumínio ftalocianina e azul de metileno em ensaios in vivo.

Métodos

Cinquenta e seis ratos Wistar machos divididos em dois grupos; um submetido à PDT e o outro submetido aos fotossensibilizadores sem a fotoativação (controle). Os fotossensibilizadores foram aplicados sobre a dura-máter depois de laminectomia no nível T10. Os métodos de avaliação usados foram a escala de avaliação funcional de Basso, Beattie e Bresnahan (BBB) e o estudo da dura-máter por microscopia óptica.

Resultados

Não foram observadas alterações da atividade motora dos animais submetidos à PDT com relação ao grupo controle. A avaliação histológica e histopatológica não mostrou diferenças entre o grupo exposto aos fotossensibilizadores ativados e o grupo controle, com relação ao processo inflamatório e à necrose tecidual.

Conclusões

O uso conjunto de PDT e os fármacos fotossensibilizantes cloreto de alumínio ftalocianina e azul de metileno não induziu efeitos neurotóxicos clínicos e/ou alterações histológicas sobre a dura-máter dos animais estudados. Nível de evidência V; Opinião de Especialista.

Fotoquimioterapia; Dura-Máter; Azul de Metileno; Laser

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br