Acessibilidade / Reportar erro

RESULTADOS PRELIMINARES DA DESCOMPRESSÃO DO CANAL VERTEBRAL POR SEPARAÇÃO DO PROCESSO ESPINHOSO

RESUMO

Objetivo

A técnica da separação do processo espinhoso tem sido preconizada como técnica menos invasiva para o tratamento da estenose lombar. Objetivo é avaliar os resultados preliminares dessa técnica no tratamento cirúrgico da estenose do canal lombar.

Métodos

Vinte pacientes portadores de estenose do canal vertebral lombar e submetidos ao tratamento cirúrgico para descompressão do canal lombar, por meio da técnica da separação do processo espinhoso, foram avaliados no período pré-operatório, um, sete e trinta dias de pós-operatório, por meio da escala visual de avaliação da dor lombar e dor nos membros inferiores e avaliação radiográfica do segmento operado.

Resultados

O escore médio da escala visual analógica da dor lombar na avaliação pré-operatória foi 4,2 ± 3,37 e, respectivamente, 0,85 ± 0,88; 1,05 ± 1,19 e 1,15 ± 1,04 após um, sete e trinta dias de pós-operatório. O escore médio da escala visual analógica da dor nos membros inferiores foi 8 ± 1,72 no pré-operatório e, respectivamente, 0,7 ± 1,13; 0,85 ± 1,04 e 1,05 ± ١ após um, sete e trinta dias de pós-operatório. Não foram observados sinais radiográficos de instabilidade do segmento vertebral operado na avaliação radiográfica.

Conclusão

A descompressão do canal lombar por meio da técnica da separação do processo espinhoso nos pacientes com estenose do canal lombar apresentou bons resultados imediatos e a curto prazo, em relação à dor lombar e dor nos membros inferiores . Nível de evidência IV; Estudo Terapêutico.

Estenose Espinhal; Dor Lombar; Laminectomia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br