Accessibility / Report Error

ELETROMIOGRAFIA E INSTRUMENTAÇÃO EM PACIENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo é relacionar a utilização da eletromiografia intraoperatória com tempo cirúrgico, posicionamento dos parafusos, tipo de curva e tempo por parafuso em cirurgias de correção de escoliose idiopática, em um grupo de cirurgiões de Belo Horizonte. Este trabalho utilizou o banco de dados de avaliação do protocolo de pacientes operados no serviço, e analisou separadamente os resultados do potencial motor e somatossensorial.

Métodos:

Estudo retrospectivo de 80 pacientes submetidos a tratamento cirúrgico para correção de escoliose idiopática no período de dezembro de 2008 e janeiro de 2015. Foi realizada a monitorização eletromiográfica (EMG) intraoperatória por um único grupo de cirurgiões de coluna de Belo Horizonte. Foi realizada EMG com estimulação dos parafusos pediculares nos pacientes submetidos à instrumentação com parafusos pediculares como elementos de fixação.

Resultados:

A amostra foi constituída por 85% sendo indivíduos do sexo feminino (média de idade de 17 anos) e 37,5% dos casos tinham classificação do tipo 1AN de Lenke. Do total de casos cirúrgicos, 60% apresentaram alteração EMG. Do casos analisados, 66,3% eram verdadeiros positivos para o resultado.

Conclusão:

A monitorização intraoperatória com EMG é uma ferramenta importante para o tratamento cirúrgico de pacientes com escoliose submetidos à instrumentação com parafusos pediculares. É possível verificar se o parafuso está localizado no trajeto correto, contribuindo para diminuição do índice de erros e propiciando correções da abordagem cirúrgica, com a mudança de estratégias. Além disso, contribui diretamente para a redução de tempo de posicionamento do parafuso e do tempo cirúrgico total.

Descritores:
Coluna vertebral; Eletromiografia; Escoliose; Parafusos pediculares

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br