Acessibilidade / Reportar erro

HISTÓRIA NATURAL DA ESTENOSE DO CANAL LOMBAR: ASPECTOS CLÍNICOS E DO EQUILÍBRIO SAGITAL

RESUMO

Objetivo

Comparar parâmetros do AS em indivíduos portadores de EDL com indicação cirúrgica aos de uma população controle; estudar a correlação entre os questionários ODI, VAS e EQ-5D a parâmetros do AS nos portadores de EDL com indicação cirúrgica.

Métodos

Estudo transversal multicêntrico tipo caso-controle. Grupo estenose (GE) composto por portadores de EDL, confirmada por Ressonância Nuclear Magnética, com indicação cirúrgica, atendidos entre Julho de 2010 a agosto de 2016. Grupo controle (GC) sem EDL. Todos os indivíduos realizaram anamnese, responderam questionários de qualidade de vida e realizaram radiografias de coluna total. Dados clínicos, questionários e parâmetros radiográficos foram correlacionados.

Resultados

64 indivíduos formaram o GE e 14 o GC. GE apresentou valores maiores de idade média, desequilíbrio coronal, sagital vertical index (SVA), pelvic tilt (PT), sacrofemoral distance (SFD), overhang (OH), missmatch PI - LL, Owestry Disability Index (ODI), Visual Analogic Scale (VAS) e valores menores de cifose torácica, lordose lombopélvica total e regional em todas as vértebras, offset sagital em todas as vértebras avaliadas e EuroQol-5D (EQ-5D), com p < 0,05. No GE, houve correlações significativas (p < 0,05) apenas entre TK e ODI e EQ-5D, sendo que todos os outros parâmetros sagitais não apresentaram correlação significativa com os questionários de qualidade de vida.

Conclusão

GE apresentou perda dos parâmetros de AS em relação ao GC. Houve correlação direta entre diminuição da TK e piora do ODI e EQ-5D no GE. Nível de Evidência III; Estudo de Caso Controle.

Coluna Vertebral; Qualidade de Vida; Radiografia; Estenose Espinal; História Natural

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br