Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA PRÉ E PÓS-OPERATÓRIA DA ARTRODESE DE COLUNA E DISCECTOMIA

RESUMO

Objetivo:

Devido à importância epidemiológica e funcional das patologias de coluna e ao grande número de cirurgias realizadas atualmente, o estudo teve como objetivo avaliar o impacto das cirurgias de artrodese de coluna vertebral e discectomia na qualidade de vida dos pacientes.

Métodos:

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e longitudinal, desenvolvido junto ao Serviço de Neurologia e Neurocirurgia de um hospital estratégico terciário do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista telefônica, aplicando-se o Questionário Oswestry (ODI) para avaliação da dor lombar em pacientes submetidos à cirurgia entre os anos de 2014 e 2015.

Resultados:

Observou-se uma melhora dos resultados do ODI em todos os períodos analisados. Quando subdivididas as avaliações por tipo cirúrgico, houve melhora absoluta nas medianas de resultados do ODI em todos procedimentos, porém, apenas o procedimento de artrodese da coluna cervical não teve significância estatística, provavelmente devido ao baixo número de procedimentos analisados (n=12).

Conclusão:

Conclui-se que a técnica cirúrgica vigente pode contribuir com a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Nível de Evidência III; Estudo retrospectivo comparativo.

Descritores:
Fusão Vertebral; Deslocamento do Disco Intervertebral; Qualidade de Vida

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br