Acessibilidade / Reportar erro

DISMETRIA DOS MEMBROS INFERIORES NA ESCOLIOSE IDIOPÁTICA DO ADOLESCENTE

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo é avaliar a discrepância no comprimento dos membros inferiores numa população com escoliose idiopática do adolescente.

Métodos

Foi realizado um estudo retrospetivo de 80 indivíduos com escoliose idiopática do adolescente (AIS). Os critérios de inclusão foram pacientes de 10 a 18 anos com radiografias coronais e sagitais extralongas, excluindo-se aqueles submetidos à cirurgia ou tratamento com coletes Milwaukee ou Boston, com outras doenças da coluna vertebral ou com exames que não cumpriam a qualidade radiográfica protocolada pelo Centro Hospitalar. Os parâmetros avaliados foram: idade, sexo, estadio de Risser (RS), cartilagem trirradiada (TC), curvaturas escolióticas diferenciadas segundo a classificação de Lenke, balanço sagital (SB), coronal (CB) e discrepância no comprimento dos membros inferiores, avaliado pelo desnível entre as cabeças femorais (LLD) e através da avaliação da obliquidade pélvica (PO).

Resultados

A maioria dos pacientes com AIS demonstrou LLD ligeira (<1 cm). A média de discrepância no comprimento dos membros inferiores foi significativamente diferente (p<0,01) entre a população escoliótica com uma curvatura toracolombar principal em relação àquela com uma curvatura lombar principal. Quando existe LLD, o membro esquerdo encontra-se encurtado na maioria dos casos e a discrepância dos membros inferiores influencia diretamente no balanço coronal (p=0,052).

Conclusão

A partir deste estudo, verificamos que, na população com AIS com pequenos valores de LLD, a magnitude do encurtamento tem um impacto de maior relevo no equilíbrio coronal e na localização do que na dimensão da curvatura escoliótica principal. Estes resultados levantam a importância de um estudo mais aprofundado sobre a importância da LLD <1 cm no desenvolvimento de AIS e no desequilíbrio coronal. Nível de evidência IV; Série de Casos.

Escoliose; Adolescente; Coluna Vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br