Acessibilidade / Reportar erro

QUEM TEM MEDO DO PROFESSOR? O DISCURSO DE ÓDIO ENDEREÇADO A PROFESSORES NO ESPAÇO VIRTUAL

WHO IS AFRAID OF THE TEACHER? THE HATE SPEECH ADDRESSED TO TEACHERS IN VIRTUAL SPACE

¿QUIÉN LE TEME AL PROFESOR? DISCURSO DE ODIO DIRIGIDO A DOCENTES EN EL ESPACIO VIRTUAL

À QUI FAIT PEUR L’ENSEIGNANT? LE DISCOURS DE HAINE CONTRE LES ENSEIGNANTS SUR L’ESPACE VIRTUEL

Resumo

O artigo propõe analisar, à luz do arcabouço teórico-metodológico da análise do discurso pecheutiana, o modo como o lugar discursivo do sujeito-professor tem sido (re)posicionado a partir de narrativas de ódio produzidas no espaço virtual. As análises evidenciam a produção de efeitos de animalização e de demonização da posição que aqui designamos de professor-educador, que opera o/no discurso a fim de justificar tanto a violência contra essa posição quanto seu extermínio, dado que ela é projetada como figura abjeta, indigna e nociva. O exercício analítico empreendido constitui um gesto problematizador da conjuntura contemporânea, procurando (d)enunciar as práticas pelas quais a categoria docente tem sido estigmatizada e descredibilizada em um momento sócio-histórico de crescente ultraconservadorismo e de afirmação do ódio.

ÓDIO; PROFESSORES; ANÁLISE DE DISCURSO; ESPAÇO VIRTUAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br