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ESCOLA DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: O MODELO EDUCACIONAL-PROFISSIONAL SESP

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: EL MODELO EDUCACIONAL-PROFESIONAL SESP

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO: LE MODÈLE EDUCATIONNEL-PROFESSIONNEL SESP

Resumo

O artigo analisa a formação profissional da enfermagem pós-1930 como parte de um processo histórico que redimensionou a profissão e sua profissionalização no Brasil. Por intermédio de documentos que remetem à experiência das primeiras alunas da Escola de Enfermagem de São Paulo, considera-se que o movimento evoca uma ruptura em relação tanto às origens quanto à manutenção das representações estabelecidas. Derivadas da instalação de um novo modelo de ensino oriundo dos Estados Unidos, mudanças processadas transferem para São Paulo o núcleo intelectual da enfermagem no Brasil, que passa a ser o centro irradiador da profissionalidade preconizada e como parte de acordos bilaterais realizados durante o Estado Novo.

INTERDISCIPLINARIDADE; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; ENFERMAGEM; MODELO EDUCACIONAL

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