Acessibilidade / Reportar erro

Espaço plural

ESPAÇO PLURAL

A historiadora Maria Lucia de Barros Mott, falecida recentemente aos 63 anos, foi uma das precursoras da articulação dos estudos de gênero e dos estudos históricos no Brasil. Iniciou sua carreira acadêmica na Fundação Carlos Chagas; entre 1976 e 1988 foi responsável pela área de artes e meios de comunicação na primeira Bibliografia Anotada sobre mulher brasileira; colaborou com Miriam Moreira Leite na elaboração de Mulher na obra dos viajantes estrangeiros no Rio de Janeiro no século XIX. Foi assistente editorial dos Cadernos de Pesquisa. No quadro do programa de dotações para pesquisa sobre mulher brasileira desenvolveu duas pesquisas inovadoras, a primeira pesquisa sobre a trajetória de Ercília Cobra e a segunda, que resultou em sua tese de doutoramento na Universidade de São Paulo, em 1998, sobre Parto, parteiras e parturientes no século XIX: Mme. Durocher e sua época, lhe valeu reconhecimento e notoriedade.

De perfil discreto, essa pesquisadora apaixonada dedicou-se ao estudo de instituições e profissionais de saúde, filantropia e gênero. Entre outras publicações, inclusive romances, deixa um belo livro sobre Pérola Byington e a Cruzada Pró- Infância.

À Cuca, como carinhosamente era chamada, nosso tributo e nossa saudade.

Maria Lucia Mott

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    Ago 2011
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br