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Editorial

No último número de 2015, publicamos seis artigos em torno do produtivismo acadêmico e da qualidade da pesquisa, que são apresentados ao início da seção Tema em Destaque.

Na seção Artigos, antiga seção Outros Temas, publicamos cinco textos. Em pesquisa nos microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010, Amélia Artes e Arlene Martinez Ricoldi analisam as transformações no perfil étnico-racial de estudantes de cursos de graduação, envolvendo as taxas de acesso e as áreas de formação. Em estudo apoiado na metodologia da história oral, Arilda Arboleya, Fernando Jose Ciello e Simone Meucci identificam a educação como elemento articulador da ascensão social, no percurso de docentes universitários negros, envolvendo o significado do mérito, as barreiras socioestruturais e a consciência histórica da desigualdade. Mariane Campelo Koslinski e Julia Tavares de Carvalho discutem políticas de matrícula em diferentes países e, por meio de bases de dados da Prova Brasil (2005, 2007 e 2009) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009 e 2010), e de entrevistas com diretores de escolas, estudam a distribuição e o acesso às escolas daquele município. Adriano Souza Senkevics e Marília Pinto de Carvalho apresentam pesquisa de inspiração etnográfica, em que se observaram e foram entrevistadas crianças do 3º ano do ensino fundamental, em São Paulo, perscrutando o papel da socialização familiar em relação ao desempenho escolar de meninas e meninos. Ivanderson Pereira da Silva e Luis Paulo Leopoldo Mercado fazem um levantamento sobre artigos envolvendo os temas da educação a distância e das tecnologias da informação e da comunicação (EAD e TIC), nos 36 periódicos constantes da biblioteca eletrônica Educ@, tabulando informações e produzindo gráficos e nuvens de palavras, para constatar mudanças de foco e o aumento do interesse por esses temas.

Na seção Resenhas, Luiz Fernando de Oliveira escreve sobre o livro de Jean-Claude Kaufmann, que enfoca a entrevista compreensiva no trabalho de campo da pesquisa social; e João da Silveira Guimarães, Ingrid Dittrich Wiggers e Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins, sobre livro de Renee Hobbs e David Cooper Moore que trata de experiências de mídia-educação com crianças nos Estados Unidos.

No Espaço Plural, homenageamos Adolpho Ribeiro Netto, falecido em 25 de outubro deste ano, que presidiu a Fundação Carlos Chagas de 1969 a 1986

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2015
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