Open-access DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL

BIOGRAPHICAL DIMENSIONS, COMMUNITY RESPONSES: TENSIONS OF A SOCIOEDUCATIONAL POLICY IN PORTUGAL

DIMENSIONS BIOGRAPHIQUES, RÉPONSES COMMUNAUTAIRES: TENSIONS CONCERNANT UNE POLITIQUE SOCIO-ÉDUCATIVE AU PORTUGAL

DIMENSIONES BIOGRÁFICAS, RESPUESTAS COMUNITÁRIAS: TENSIONES EN UNA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA EN PORTUGAL

Resumo

Neste artigo 1 debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

GOVERNAÇÃO; FRACASSO ESCOLAR; ABANDONO ESCOLAR; DESIGUALDADES SOCIOEDUCATIVAS

location_on
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro