Acessibilidade / Reportar erro

NARRATIVAS NACIONAIS DE ESTUDANTES ESPANHÓIS E PORTUGUESES1 1 O estudo em Espanha faz parte do projeto de pesquisa PGC2018-09441-B-C32 (“Las representaciones sociales de los contenidos escolares en el desarrollo de las competencias docentes”) financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidade. O estudo em Portugal faz parte da pesquisa realizada pelo segundo autor, no âmbito do Centro de Investigação Transdisciplinar sobre “Cultura, Espaço e Memória” (CITCEM) financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal.

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender como as narrativas mestras veiculadas pelas narrativas sobre a História nacional de estudantes espanhóis e portugueses de 14 a 18 anos convergem ou diferem entre si e como se relacionam com a identidade nacional e a orientação temporal. A análise dos dados foi realizada em uma abordagem qualitativa inspirada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Os resultados sugerem um modelo esquemático paralelo, mas conceitualmente convergente, focado em conquistas iniciais, um período áureo de descobertas marítimas e uma recente ditadura superada pela restauração da democracia. Algumas particularidades nas narrativas dos alunos ligadas a situações históricas específicas em cada país, bem como posturas diversificadas dos jovens em relação a “seus” estados-nação, são também discutidas neste artigo.

HISTÓRIA; ESTUDANTES; PORTUGAL; ESPANHA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br