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TRANSITANDO ENTRE UNIVERSIDADE E TRABALHO: TRAJETÓRIAS DESIGUAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS1 1 Este texto beneficiou-se de financiamentos concedidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio dos projetos: “Educational inequalities, work transitions and social inclusion in Brazil” (Proc.2013/50.891-9-Fapesp/University of Texas), Fapesp/Cepid/Cem (2013/07616-7) e INCT/Cem (2008/57843-1). Agradecemos o apoio da Comissão Permanente para os Vestibulares da instituição estudada.

Resumo

O artigo analisa o processo de transição entre o ensino superior e o mercado de trabalho realizado por graduados oriundos de instituição de alto prestígio, uma das pioneiras em programa de ação afirmativa. Para tal, construiu-se um painel para acompanhar os percursos ocupacionais dos graduados das duas primeiras gerações do programa (ingressados em 2005 e 2006). O texto se compõe de quatro sessões, em que são apresentados o caso, a construção metodológica do painel, os resultados, sublinhando a diversidade das trajetórias e das chances de acesso a empregos de qualidade entre beneficiários, ou não, da política de inclusão, e os efeitos do programa sobre o destino ocupacional dos egressos.

AÇÕES AFIRMATIVAS; ANÁLISE LONGITUDINAL; RELAÇÕES EDUCAÇÃO-TRABALHO; BRASIL

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