Acessibilidade / Reportar erro

AUTORIDADE DA CIÊNCIA E CRÍTICA À TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM JOHN DEWEY

AUTHORITY OF SCIENCE AND CRITIQUE OF TRADITION: PUBLIC EDUCATION IN JOHN DEWEY

AUTORIDAD DE LA CIENCIA Y CRÍTICA DE LA TRADICIÓN: EDUCACIÓN PÚBLICA EN JOHN DEWEY

AUTORITÉ DE LA SCIENCE ET CRITIQUE DE LA TRADITION : L’ÉDUCATION PUBLIQUE CHEZ JOHN DEWEY

Resumo

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020] . Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

CIÊNCIA; CRENÇA; EDUCAÇÃO PÚBLICA; DEMOCRACIA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br