Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores

Collaborative distance consulting in assistive technology for teachers

Consultation collaborative en technologie d'assistance à distance pour les professeurs

Consultoría colaborativa a distancia en tecnología asistiva para profesores

David dos Santos Calheiros Enicéia Gonçalves Mendes Sobre os autores

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em avaliar um serviço de consultoria colaborativa - SCC - a distância em Tecnologia Assistiva - TA - para professores, utilizando abordagem qualitativa do tipo exploratório. As participantes foram seis professoras de alunos com paralisia cerebral - PC - e três consultoras em TA. Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído para prestar consultoria e coletar os dados obtidos na forma de respostas a questionários para consultores e professores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As evidências indicam que o SCC revelou-se benéfico para a atuação das consultoras e professoras, bem como para os estudantes com PC. A contribuição desta investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola inclusiva.

Palavras-chave:
Educação Especial; Formação de Professores; Ensino a Distância; Tecnologia Assistiva

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br