Acessibilidade / Reportar erro

MERITOCRACIA, EXCELÊNCIA E EXCLUSÃO ESCOLAR: UMA SCOPING REVIEW

MERITOCRACY, EXCELLENCE AND SCHOOL EXCLUSION: A SCOPING REVIEW

MERITOCRACIA, EXCELENCIA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR: UNA SCOPING REVIEW

MÉRITOCRATIE, EXCELLENCE ET EXCLUSION SCOLAIRE: UNE SCOPING REVIEW

Resumo

A meritocracia escolar é um mecanismo de distinção de alunos com supostos benefícios para a motivação e o reconhecimento do esforço, mas também com uma dimensão negativa associada à intensificação e estratificação das desigualdades. Assim, o principal objetivo deste estudo é a análise da literatura sobre meritocracia escolar e as lógicas de ação das escolas nesse contexto. O método adotado é uma scoping review, com a pretensão de selecionar, analisar e sintetizar a literatura encontrada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, RCAAP e Google Scholar. Os resultados mostram uma necessidade de reflexão sobre os conceitos de justiça e exclusão escolar, associada à ideologia meritocrática na lógica da igualdade de oportunidades.

MERITOCRACIA; MÉRITO; JUSTIÇA EDUCACIONAL•; IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br