1. Seleção e formação |
1a. Formação (inicial e/ou continuada) |
Carvalhêdo e Honório (2013)Carvalhêdo, J. L. P., & Honório, T. C. T. S. (2013). Formação do gestor escolar: A experiência do curso de especialização em Gestão Escolar no Piauí. Revista Exitus, 3(1), 61-74.
Colares e Bryan (2014)Colares, M. L. I. S., & Bryan, N. A. P. (2014). Formação continuada e gestão democrática: Desafios para gestores no interior do Amazonas. ETD Educação Temática Digital, 16(1), 174-191.
Medeiros (2006)Medeiros, A. M. S. (2006). Formação do gestor escolar no contexto do desenvolvimento das teorias curriculares. Revista Educação em Questão, 26(12), 169-184.
Paro (2009)Paro, V. H. (2009). Formação de gestores escolares: A atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade, 30(107), 453-467.
|
1b. Seleção e formas de provimento |
Amaral (2019)Amaral, D. P. (2019). Seleção de diretores de escolas públicas: Argumentos sobre o mérito do candidato. Educação, 42(2), 308-317.
Chaves et al. (2018)Chaves, V. L. J., Novais, V. S. de M., & Guedes, G. B. (2018). A gestão escolar e formas de provimento ao cargo de diretor escolar: o Plano de Ações Articuladas em foco. Revista Eletrônica de Educação, 12(3), 653-670.
Costa e Figueiredo (2013)Costa, J. A., & Figueiredo, S. (2013). Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(79), 183-202.
Flach (2019)Flach, S. de F. (2019). A escolha dos diretores de escolas e sua relação com o princípio da gestão democrática no ensino público em municípios paranaenses. Perspectiva, 37(1), 316-338.
Hojas (2015)Hojas, V. F. (2015). Concurso público para diretor na escola estadual paulista: Expectativas dos órgãos centrais do ensino e concepções de diretores. Educação em Revista, 31(2), 309-326.
Santos e Prado (2018)Santos, I. M., & Prado, E. C. (2018). Entre a eleição e a indicação política: As relações de poder no cotidiano do gestor escolar. Revista Exitus, 8(1), 59-86.
|
1c. Ambas: seleção e formação |
Abdian et al. (2012, 2013) Luporini et al. (2011)Luporini, T. J., Matiniak, V. L., & Marochi, Z. M. L. (2011). Eleição e formação de diretores de escolas municipais: A legislação e as práticas da rede municipal de ensino de Ponta Grossa. Revista Histedbr On-line, (43), 214-222. |
2. Características dos diretores |
2a. Baseada nas avaliações de larga escala |
Amorim et al. (2017)Amorim, A., Matta, A. E., & Freitas, K. S. (2017). O retrato holográfico do gestor da escola básica e a necessidade de novas possibilidades gestoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(3), 1802-1819.
Souza (2006c)Souza, A. R. (2006c). Os dirigentes escolares no Brasil. Educação: Teoria e Prática, 15(27), 51-82.
Souza e Gouveia (2010)Souza, A. R., & Gouveia, A. B. (2010). Diretores de escolas públicas: Aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, (especial 1), 173-190.
|
2b. Baseada na autopercepção e na percepção da comunidade escolar |
Costa e Bento (2015)Costa, A. R. C., & Bento, A. V. (2015). Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(88), 663-680.
Ferreirinha (2015)Ferreirinha, I. M. N. (2015). O espelho do gestor escolar do ensino público: Relação de poder e governamentabilidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 457-473.
Silva (2011)Silva, J. M. A. de P. (2011). A construção da identidade de diretores: Discurso oficial e prática. Educação em Revista, 27(3), 211-230.
|
2c. Baseada na legislação |
Werle et al. (2009)Werle, F. O. C., Mantay, C., & Andrade, A. C. (2009). Direção de escola básica em perspectiva municipal. Educação, 32(2), 139-149.
|
3. Evolução do conceito sobre gestão escolar |
3a. Conceito sobre gestão escolar e seu impacto no trabalho do diretor |
Cária e Andrade (2016)Cária, N. P., & Andrade, N. L. (2016). Gestão democrática na escola: Em busca da participação e da liderança. Revista Eletrônica de Educação, 10(3), 9-24. Paro (2009Paro, V. H. (2009). Formação de gestores escolares: A atualidade de José Querino Ribeiro. Educação & Sociedade, 30(107), 453-467., 2010Paro, V. H. (2010). A educação, a política e a administração: Reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, 36(3), 763-778.) Pereira e Silva (2018)Pereira, R. da S., & Silva, M. A. (2018). Políticas educacionais e concepção de gestão: O que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal. Educar em Revista, 34(68), 137-160. Santos (1989)Santos, N. G. (1989). A burocracia do estado brasileiro pós-64 e a figura do “novo” administrador escolar de 1º e 2º graus. Revista Educação em Questão, 2/3, 72-91. Soares e Teixeira (2006)Soares, T. M., & Teixeira, L. H. G. (2006). Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, 17(34), 155-186. Squilasse (1997)Squilasse, M. do C. (1997). Paradigmas organizacionais em gestão escolar: Um estudo piloto. Educação: Teoria e Prática, 5(8/9), 42-52.
|
4. Burocracia e o trabalho do diretor |
4a. Reflexão sobre o trabalho do diretor dentro de uma estrutura burocrática |
Afonso (2018)Afonso, A. J. (2018). O diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola pública. Roteiro, 43(especial), 327-344. Estrada e Viriato (2012)Estrada, A. A., & Viriato, E. O. (2012). A escola enquanto organização burocrática: A gestão escolar na perspectiva dos diretores escolares de Cascavel. Revista Histedbr On-line, 12(45), 18-33. Guimarães et al. (1994)Guimarães, Á. M., Silva, J. M. A de P., & Passos, L. F. (1994). Administração escolar e processo educativo. Educação: Teoria e Prática, 2, 17-21. Parente (2017)Parente, J. M. (2017). Gestão escolar no contexto gerencialista: O papel do diretor escolar. Roteiro, 42(2), 259-280. Santos (1989)Santos, N. G. (1989). A burocracia do estado brasileiro pós-64 e a figura do “novo” administrador escolar de 1º e 2º graus. Revista Educação em Questão, 2/3, 72-91. Santos Filho et al. (1993) |
Categorias |
Subcategorias |
Autores |
5. Cotidiano dos diretores |
5a. Atual/Artes do Fazer |
Junquilho et al. (2012)Junquilho, G. S., Almeida, R. A. A., & Silva, A. R. L. (2012). As “artes do fazer” gestão na escola pública: Uma proposta de estudo. Cadernos EBAPE.BR, 10(2), Artigo 5.
Vargas e Junquilho (2013)Vargas, R. A. de A., & Junquilho, G. S. (2013). Funções administrativas ou práticas? As “artes do fazer” gestão na escola mirante. Ciências da Administração, 15(35), 180-195.
|
5b. Relato histórico |
Carvalho (2000)Carvalho, L. M. (2000). O Senhor Director: Fragmentos de uma história de actores e práticas escolares em Portugal. Educação e Pesquisa, 26(2), 31-49.
Ranzi e Silva (2004)Ranzi, S. M. F., & Silva, M. C. (2004). Múltiplos itinerários de um lente e diretor do ginásio paranaense. História da Educação, 8(16), 153-167.
|
6. Impacto da liderança |
6a. Relação liderança e desempenho de alunos |
Soares e Teixeira (2006)Soares, T. M., & Teixeira, L. H. G. (2006). Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, 17(34), 155-186.
Oliveira e Waldhem (2016)Oliveira, A. C. P., & Waldhem, A. P. S. (2016). Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: Qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(93), 824-844.
Oliveira e Carvalho (2018)Oliveira, A. C. P., & Carvalho, C. P. C. (2018). Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 23, Artigo e230015.
|
7. Outros campos de conhecimento |
7a. Administração |
Santana et al. (2012)Santana, L. L. S., Cunha, N. R. S., Ferreirinha, M. A. M., Moura, L. R. C., & Oliveira, A. R. (2012). Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: Fatores de satisfação no trabalho. Educação em Revista, 28(1), 491-520.
Trigo e Costa (2008)Trigo, J. R., & Costa, J. A. (2008). Liderança nas organizações educativas: A direcção por valores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16(61), 561-582.
|
7b. Tecnologia da informação |
Pereira e Gasque (2019)Pereira, P. R., & Gasque, K. (2019). Tomada de decisão do gestor escolar das escolas públicas de ensino médio no Distrito Federal e a interface com o letramento informacional. Em Questão, 25(3), 40-60.
|